You are on page 1of 38

Palestra

FACULDADE SANTO AGOSTINHO

15:50
O crime da Menina-Vampiro
Autor: Eneas Barros
Teresina, 1 de Setembro de 2012

CRIMES NA LITERATURA:
O CASO DA MENINA-VAMPIRO DO PIAUÍ

Truman Capote costumava dizer que “A Sangue Frio” inaugurou um novo gênero literário: o “Romance de Não-Ficção”.Oscar de melhor ator pelo filme “Capote”. em 2005. .

brutalmente assassinados. e dos dois criminosos executados cinco anos depois.A história dos quatro membros da família Clutter. .

.Limites entre relato jornalístico e relato ficcional. uma das mais arrasadoras reflexões sobre a violência na América.

poesia. divulgação científica.FICÇÃO Descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícios. Dicionário Aurélio . fábulas. etc. contos. narrativas históricas. em contraposição a romances. biografias. crônicas. numa transposição da vida para um plano artístico. ensaios. memórias. novelas. Dicionário Aurélio NÃO FICÇÃO Designação genérica de obras literárias tais como. entre outras. críticas.

.

.

.

A HISTÓRIA DE EMA. A MENINA-VAMPIRO 23 de Novembro de 1998 15:50 .

PREPARE-SE PARA O MUNDO OCULTO DO VAMPIRISMO .

.PORFIRIA A DOENÇA DO CONDE DRÁCULA É um desarranjo na síntese dos corantes vermelhos do sangue e distúrbios mentais em que as pessoas passam a agir como animais e a ter comportamentos suspeitos. como busca do isolamento.

de Munique. Em cada cadáver havia uma ferida no pescoço e o sangue de todos eles tinha sido drenado. Em cada caso ele tinha algemado a vítima e estuprado. foi sentenciado à morte por estuprar sete mulheres e por lhes beber o sangue. de Brisbane. 1992: Deborah Joan Finch foi julgada pelo assassinato de um vizinho. 1916: Bela Kiss. . mais de quarenta mulheres. 1985: John Crutchley Manteve uma prisioneira e bebeu grande parte do seu sangue. 1991: Tracy Wigginton. para em seguida mordê-la e chupar o sangue de seu seio. Argentina. Uma mulher fingiu-se de morta enquanto ele bebia o seu sangue. 1960: Florencio Roque Fernandez. Confessou que beber o sangue das vítimas lhe dava imensa satisfação. 1987: Um homem que praticava cooper em um parque foi seqüestrado e mantido por uma hora em um furgão. 1969: Stanislav Modzieliewski. Itália. mordeu várias pessoas e chupou-lhes o sangue através da ferida. de Varsóvia. do Rio de Janeiro. 1979: Richard Cottingham foi detido por estuprar.VAMPIROS EXISTEM 1861: Martin Dumollard de Montluel. de Czinkota. 1991: Marcelo de Andrade. 1984: Renato Antônio Cirilo foi julgado por estupro e por morder. prisão perpétua. 1971: Wayne Boden. 1952: Estelita Forencio de Pacce. Alemanha. matou pelo menos doze pessoas e bebeu seu sangue através das mordidas feitas em seus pescoços. Foi executado. Polônia. Achava sangue delicioso. Invadia os quartos de mulheres. Hungria. 1982: Julian Koltun. França. foi sentenciado por assassinar diversas meninas cujo sangue bebeu. Esfaqueou uma vítima e em seguida bebeu o seu sangue. 1963: Alfred Käser. Foi finalmente capturado. após o que bebeu seu sangue e comeu parte de suas carnes. Polônia. 1980: James P. condenado e executado. 1897: Joseph Vacher de Bourg. mordia-as e bebia-lhes o sangue. Riva matou sua avó a tiros e bebeu o sangue que saía do ferimento. enquanto um homem bebia seu sangue. de Manteros. em uma província das Filipinas. foi julgado por ter esfaqueado um menino de 10 anos e bebido o sangue pelo pescoço. esfaquear e beber o sangue de uma jovem prostituta. em estilo vampírico. França. de Lodz. 1872: Vincenzo Verzeni de Bottanauco. Esfaqueou a vítima 27 vezes e em seguida bebeu o sangue que fluía. Austrália. matou onze meninos.

NÃO FICOU COMPROVADO QUE EMA FOSSE PORTADORA DE PORFIRIA .

O termo «assassino em série» ou «serial killler» foi primeiramente usado em casos como o de Ted Bundy e David Berkowitz. David Berkowitz Jeffrey Dahmer Ted Bundy .

Danny Rolling A defesa argumentou que ele matava porque sofreu abusos de seu pai. . O júri no entanto achou que ele sabia o que estava fazendo quando matou 5 estudantes e os crimes foram premeditados e carregados de prazer sexual.CRIMES AO REDOR DO MUNDO Condessa Elizabeth Báthory foi considerada a maior assassina em massa da história. Sentenciado à morte. Torturou e matou pelo menos 650 garotas e se banhava com o sangue ainda quente para se manter bonita.

Ficou conhecido como BTK. por conta de um disquete. Tinha por hábito enviar cartas para a polícia. . Em novembro de 1995 foi condenado à morte. Dennis Lynn Rader Nasceu em 1945 e matou 10 pessoas no estado do Kansas entre 1974 e 1991.Willie Foi condenado pela morte de 12 prostitutas e responsabilizado por pelo menos mais 22 mortes. Foi preso em 2005.

responsável pelo assassinato de 17 pessoas. Foi condenado à morte.Jeffrey Dahmer Em 16 anos se transformou no mais famoso assassino em série da América. . desmembrando-as e guardando parte dos corpos das vítimas como troféu.

rancheiros e crianças adotadas. A sua esposa o considerava um homem maravilhoso e os seus filhos acreditavam que ele era o modelo ideal de um pai.Herman Webster Mudgett (16 de maio de 1860 a 7 de maio de 1896). Assassinou centenas de convidados no seu hotel em Chicago. . assassino em série e canibal. Albert Fish (assassinatos entre 1919 e 1930) Foi um dos maiores pedófilos americanos. Foi acusada de matar muitos de seus maridos. para ficar com o seguro. Belle Sorenson Gunness (assassinatos entre 1900 e 1908).

exumava corpos e decorava a casa com partes dos corpos das vítimas.Ed Gein (assassinatos entre 1947 e 1957). Foi um assassino em série que tirava a pele das vítimas. Pele humana era usada para fazer latas de lixo. mobília e roupas. destacando “Psicose”. de Alfred Hitchcock. . Tornou-se um dos maiores inspiradores de filmes do gênero assassino. dentre outros. e “O massacre da serra elétrica” e semelhanças com Hannibal Lecter em "O silêncio dos inocentes".

FACES DE CHICO PICADINHO Uma das suas “obras de arte” .

foi o terror dos anos 60. Chamado de «o homem mais perigoso» e “o diabo”.Charles Manson (assassinatos em 1969). que ele manipulava para cometer assassinatos brutais. É um assassino em série condenado que no final da década de 60 fundou uma comunidade hippie conhecida como “a família”. .

O MUNDO DE EMA .

15:50 23 de novembro de 1998 Segunda-feira Floriano. Piauí Uma adolescente de 17 anos de idade agrediu uma tia e duas primas de forma fria e com requintes macabros. .

.

AMBIENTES DO CRIME .

.

.

VIZINHO Primeira pessoa a chegar ao local. Foi ele quem ligou para a Polícia. .

VÍTIMAS DE EMA Prima de 4 anos. Leito do Hospital Getúlio Vargas. 28/11/2008. Foto: Jornal Meio Norte. 7 MACHADADAS . em Teresina. única sobrevivente.

28/11/2008. 3 MACHADADAS . em Floriano. Necrotério do Hospital Tibério Nunes. morte imediata.VÍTIMAS DE EMA Prima de 3 anos. Foto: Jornal Meio Norte.

faleceu em Teresina no dia seguinte. Foto: Jornal Meio Norte. 28/11/2008.VÍTIMAS DE EMA Tia de 27 anos. 9 MACHADADAS .

PARA ENCERRAR Um pouco do autor .

.

.

.

Obrigado! .

Related Interests