You are on page 1of 9

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO

Joo Alves dos Santos

Aula 2: A Palestina no Perodo Intertestamentrio


Introduo Chama-se Perodo Intertestamentrio ou Interbblico o espao de quatrocentos anos (ou pouco mais) decorridos desde a profecia de Malaquias at a vinda de Cristo. tambm conhecido como o perodo do silncio, pois nenhuma profecia divina foi dada nele at que viesse Joo Batista. Os livros de Macabeus (apcrifos) e os escritos de Josefo, historiador do 1 sculo da era crist, so as principais fontes de informao sobre esse perodo. A profecia de Daniel anunciou alguns dos acontecimentos que tiveram lugar nessa poca. Ele viveu durante a ascenso da Babilnia como potncia mundial e viu esse reino sucumbir e ser substitudo pelo dos medo-persas. Sua ltima viso deu-se no terceiro ano de Ciro, rei da Prsia (Dn 10:1). Nessa viso, foi-lhe anunciado que trs reis governariam a Prsia (Cambises, Pseudo-Smerdis e Dario) antes que um quarto rei (Xerxes) gastasse todos os seus recursos combatendo os gregos (Dn 11:2). Depois desses reis, vieram as eras de Alexandre, dos Ptolomeus do Egito, dos Selucidas da Sria, dos Macabeus e finalmente dos Romanos, que so os dominadores que encontramos no perodo do Novo Testamento. Estudar um pouco do que aconteceu nesses quatrocentos anos vai nos ajudar a conhecer melhor a histria dos judeus e a entender o contexto em que os encontramos nos dias de Cristo. Ainda que no nos seja possvel guardar todos os detalhes dessa histria, vale a pena conhec-la.

A. O ltimo Perodo sob a Prsia (450-332 a.C.)


A histria do povo de Israel encerra-se no AT com o Imprio Persa no poder. Ciro permitiu o retorno dos judeus Palestina para reconstruir o templo em 538 a.C.. Ester, judia, havia chegado condio de rainha nesse reino persa em 470 a.C. e Esdras e Neemias haviam voltado ao seu pas por volta de 458 a.C. e 444 a. C, respectivamente, para as obras de reforma que esto narradas nos livros que levam seus nomes. Aps o retorno Palestina, os judeus reorganizaram sua vida poltica e religiosa. Reconstruram os muros de Jerusalm e reavivaram o culto a Deus, no templo. O segundo templo foi construdo. Leis rgidas contra casamentos mistos foram colocadas em vigor. Mas a Palestina continuava debaixo do domnio persa. Seus representantes polticos junto Prsia (governadores) eram os sumo-sacerdotes. Pouco sabemos acerca dos desenvolvimentos polticos e histricos deste perodo

B. O Perodo sob o Domnio Grego (332-323 a.C.)


Felipe da Macednia j havia estendido o seu imprio at a Grcia e se preparava para uma grande batalha contra a Prsia, quando foi assassinado. Seu filho, Alexandre o Grande, sucedeu-o em 335 e em pouco tempo conquistou a Sria, a Palestina, o Egito e a prpria Prsia. A conquista da Palestina se deu em 332, sem que houvesse resistncia por parte dos judeus. Desta forma, o domnio dos judeus mudou das mos dos persas para os gregos. Alexandre tinha um programa de helenizao para os seus domnios, que consistia em

difundir a lngua grega, as artes, as religies e a filosofia. Mas no proibia que os seus vassalos preservassem as suas instituies e a sua religio (templo e culto).

C. O Perodo sob o Domnio Egpcio ( 323- 204 a.C. - a era dos Ptolomeus)
Depois da morte de Alexandre em 323, na Babilnia (com apenas 32 anos), quatro de seus generais dividiram o Imprio e estabeleceram suas prprias dinastias. Dois deles so relevantes para o nosso estudo por terem se envolvido no governo da Palestina. Foram Ptolomeu I (Ster) e Seleuco I. Formaram, ento, a dinastia dos Ptolomeus, no norte da frica (Egito - Alexandria) e a dos Selucidas, na Grcia e no oeste da sia (Sria Antioquia). Dois imprios opostos. A Palestina esteve debaixo dos Ptolomeus at 204 a.C. (ou 198, conforme alguns). No incio Ptolomeu I (Ster) foi rigoroso para com os judeus, mas mais tarde tratou-os com brandura, chegando a empregar alguns deles em altos postos do seu governo. Seu sucessor, Ptolomeu Filadelfo, foi amigo dos judeus e foi durante o seu governo que as Escrituras do AT foram traduzidas para o grego (LXX) em Alexandria. Com o tempo, a rivalidade entre os reis do Egito (Ptolomeus) e os reis da Sria (Selucidas) foi se agravando at atingir o clmax nos reinados de Ptolomeu Filpater (222-204 a.C.) e de Antoco III, chamado o Grande, da Sria (223-187 a.C.). Antoco III fez vrias incurses vitoriosas em territrios egpcios, mas foi derrotado, numa batalha em Rfia, perto de Gaza (217 a.C.), e obrigado a voltar para Antioquia. Depois de vencer a Antoco, Ptolomeu Filpater comeou a fazer oposio tambm aos judeus, que tambm lhe faziam oposio, retirando privilgios e perseguindo-os. Quando morreu em 204 a.C., sucedeu-o seu filho Ptolomeu Epifnio, de apenas cinco anos de idade. Antoco, o Grande, da Sria, aproveitou a ocasio para assumir o controle da Palestina, tirando-a das mos dos egpcios. Assim os judeus, mais uma vez, passaram para outra dominao - a dos selucidas.

D. O Perodo sob o Domnio Srio (204-166 a.C. - a era dos Selucidas)


Com a morte de Antoco o Grande, numa incurso ao oriente para financiar a guerra contra os egpcios (enquanto saqueava um templo de Jpiter), sucedeu-o Seleuco Filpater, sem maiores conseqncias para a histria da Palestina. Com a ascenso de Antoco IV Epifnio (ou Epfanes) comeou um dos piores perodos para o povo de Israel. Nessa ocasio era sacerdote em Jerusalm um homem digno, chamado Onias. Epifnio comeou, ento, um processo de helenizao do povo judeu, tirando o cargo de Onias e vendendo-o a seu irmo (de Onias), que mudou seu nome de Jesus para Jaso e passou a ser um colaborador de Epifnio no intento de implantar a lngua, a cultura e a religio gregas entre os judeus. Os judeus foram obrigados a participar dos jogos em homenagem a Hrcules e oferecer sacrifcios em seu altar. As prticas religiosas judaicas foram abolidas ou, pelo menos, desestimuladas. O sacerdcio foi, mais tarde, transferido a outro irmo de Jaso, Menelau, que ofereceu por ele mais do que Jaso, o qual intensificou ainda mais o ataque contra a religio e a cultura judaicas. Tendo Antoco Epifnio ido ao Egito para tentar anex-lo ao seu domnio (170 a.C.), correu um boato de que ele fora morto, o que foi motivo de grande comemorao pelos judeus. Foi nessa ocasio que Jaso, que estava foragido, tentou reconquistar o seu posto, invadindo Jerusalm, combatendo os seus prprios concidados, mas no sendo bem sucedido.

Tomando conhecimento do fato, Epifnio veio a Jerusalm, tomou a cidade e massacrou quarenta mil judeus. Profanou o templo, entrando no Santo dos Santos, sacrificando uma porca no altar e aspergindo o sangue sobre o edifcio. Grande parte destes acontecimentos est registrada em 2 Macabeus 5:1-16. O templo foi declarado de Zeus, deus do Olimpo, e o culto e os sacrifcios judaicos foram proibidos, sendo substitudos pelos rituais pagos. A circunciso foi proibida, assim como a leitura da Torah. Cpias da Torah foram confiscadas e queimadas e os seus possuidores executados.

E. A Revolta dos Macabeus ( 166 - 142 a.C. - A Independncia Asmonia)


Houve resistncia por parte de muitos judeus, que pagaram o preo de sua prpria vida, 2 Macabeus 5: 10-11; 6: 18- 7:42. Um grupo de resistentes (que se supe de cerca de mil pessoas) foi atacado enquanto praticava seu culto s escondidas e exterminado sem esboar qualquer gesto de defesa, por ser um sbado. Eleazar, um idoso escriba, foi morto por se recusar a comer carne de porco. Uma me e seus sete filhos foram lanados, um aps outro, num tacho fervente, depois de terem a lngua cortada e os dedos das mos e dos ps amputados. Essa situao durou trs anos. Nesta poca surgiram os Hasidim, (devotos) judeus conservadores que se revoltaram contra a helenizao da Judia. Foram os antecessores dos fariseus, segundo pensam alguns, ou dos saduceus, segundo outros. A resistncia organizada comeou sob a liderana de uma famlia de classe sacerdotal denominada "asmonia", mais conhecida, porm, como os "macabeus", constituda de Matatias e seus cinco filhos (dos quais os mais famosos e influentes foram Judas, Jnatas e Simo). Matatias recusou-se a adorar os deuses pagos e matou o cidado que se apresentou para oferecer sacrifcios pagos no altar. Fugiu com um grupo para o mesmo deserto para onde Davi, h muitos anos, havia fugido de Saul, e ali organizou a resistncia, com um nmero cada vez maior de adeptos. Depois da morte de Matatias, pouco tempo depois, assumiu a resistncia seu filho Judas, alcunhado Macabeu. Os srios tentaram, por trs vezes, reprimir o levante, mas sem xito. Na primeira das investidas os judeus levaram a pior, mas depois Judas derrotou duas vezes os srios e os expulsou de Jerusalm. O templo foi purificado e construdo um novo altar. Uma festa foi estabelecida para comemorar o acontecimento. Judas Macabeus conquistou as terras a leste do Jordo e conseguiu a independncia da Palestina. Depois da morte de Antoco Epifnio, pouco depois da derrota dos srios, a guerra foi continuada pelo seu sucessor, Antoco V. Judas pediu ajuda a Roma, mas morreu em combate antes que a ajuda chegasse, e foi sucedido por seu irmo Jnatas. Jnatas tambm morreu assassinado e foi sucedido por Simo, seu irmo, que tambm buscou socorro em Roma. As hostilidades com a Sria continuaram at 142 a.C., quando Simo foi reconhecido por Demtrio II (da Sria) como aliado, o qual lhe deu liberdade poltica e iseno de todos os impostos Os judeus ganharam, ento, a sua independncia e cessaram as batalhas dos Macabeus. Simo unificou a Judia e foi declarado pelos judeus e seus sacerdotes "o seu chefe" (o governador poltico e civil da Palestina), como tambm "sumo-sacerdote para

sempre, at que surgisse um profeta fiel" (1 Mc 14:41). possvel que nesta ocasio um grupo de hasidims (fariseus ou saduceus) tenha se retirado em protesto contra Simo, que no era zadoquita (de linhagem sacerdotal), para os desertos. Foram estes, provavelmente, os fundadores da seita dos essnios.

O Perodo sob os Asmoneus (142- 37 a.C. - A Era Macabia)


O governo de Simo foi breve mas prspero. Um tratado negociado com Roma e confirmado em 139 a.C. reconhecia a independncia dos judeus e os recomendava amizade de todos os sditos e aliados de Roma. Foi um perodo de prosperidade econmica, de despertamento religioso e relativa paz externa. As lutas que os judeus enfrentaram neste perodo, superior a cem anos, foram mais de carter interno. Disputas de poder levaram ao assassinato traioeiro de Simo e de dois de seus filhos por Ptolomeu, seu genro, em 135 a.C. Joo Hircano (135-104 a.C.), filho sobrevivente de Simo, apoderou-se de Jerusalm e no deixou que Ptolomeu a tomasse. Os judeus, porm , no puderam resistir a Antoco VII, da Sria, que tinha sitiado Jerusalm, e viram-se por um tempo forados a pagar tributos Sria. Com a morte deste, a Sria foi mergulhada em guerra civil pelos pretendentes do trono e Joo Hircano aproveitou a oportunidade para libertar a Judia e inclusive aumentar os seus territrios, conquistando a Idumia, ao sul, os Samaritanos, ao norte, Medeba e outras cidades vizinhas, a leste do Jordo. Tornou-se sumo-sacerdote e governador, fundando a dinastia asmonia. Vrios conflitos internos se seguiram em disputa pelo poder, depois da morte de Hircano, com Jud Aristbulo (Aristbulo I-104), Alexandre Janeu (103-76), Alexandra (76-67), Hircano II (67) e Aristbulo II (66-63) sucedendo-se no trono at que os romanos (sob o comandado de Pompeu), percebendo o caos em que se encontravam a Palestina e a Sria, atacaram Jerusalm e a colocaram sob o governador da Sria, tambm j subordinado a Roma, em 63 a.C.. A dinastia asmonia havia se enfraquecido internamente, vindo a cair debaixo do poder de Roma. O que deu ocasio para a invaso foi uma luta pelo poder entre os dois irmos asmoneus, Aristbulo II e Hircano II. Ambos invocaram a ajuda do general romano Pompeu, e este no perdeu tempo. Marchou para Jerusalm com seus exrcitos. Aristbulo e seus seguidores lhe ofereceram resistncia, enquanto que Hircano lhe foi favorvel. Os romanos preferiram Hircano II a Aristbulo II, e tornaram a nome-lo lder civil e sumo-sacerdote, levando Aristbulo II e sua famlia cativos para Roma. Os essnios viam os Romanos como os Quitim, que foram usados por Deus para castigar os asmoneus por haverem usurpado o sumo-sacerdcio. Hircano II ajudou a Jlio Csar na guerra civil entre este e Pompeu, em 49 a.C. e recebeu como recompensa a nomeao como chefe principal da nao judaica. Antpatro, da Idumia, foi nomeado procurador sob as ordens de Hircano (espcie de ministro) e recebeu a cidadania romana. Antpatro foi o que hoje chamamos de "eminncia parda" (o poder atrs do trono). Conseguiu de Csar a nomeao de seu filho Fasael (ou Faselo) como governador da Judia e de outro seu filho, Herodes, como governador da Galilia. Comeou ai a dinastia herodiana. Antpatro foi envenenado no ano seguinte e trs anos mais tarde Jlio Csar foi assassinado em Roma.

Um novo triunvirato formado por Otvio (sobrinho de Csar), Marco Antnio e Lpido (o primeiro fora formado por Pompeu, Crasso e Jlio Csar, antes de Jlio Csar ser o imperador nico) passou a governar Roma. Marco Antnio governava a Sria e o Oriente e favoreceu muito a Herodes, levando essa famlia idumia ascenso ao poder. Herodes e seu irmo, Fasael, foram nomeados por Marco Antnio governadores da Judia. Herodes conseguiu manter-se no poder em meio s constantes mudanas decorrentes das guerras civis romanas. Sempre conseguia as graas do partido vitorioso. Casou-se com Mariana I, neta de Hircano e, assim, tornou-se membro da famlia macabia. Enquanto Marco Antnio estava no Egito, os Partos atacaram Jerusalm, capturando Hircano e Fasael, em 40 a.C.. Herodes conseguiu fugir da cidade para a fortaleza de Masada, perseguido que foi por Antgono, filho de Aristbulo, que tinha sido nomeado governador dos Partos. Herodes depois foi a Roma, descreveu a situao reinante, conseguiu a ajuda do exrcito romano, foi nomeado rei e derrotou, finalmente, a Antgono (enviando-o preso para Antioquia, onde foi degolado), acabando com a dinastia dos asmoneus (macabeus). Quadro cronolgico do Perodo Intertestamentrio

Palestina/Judia
Esdras volta a Jerusalm

Data a.C.
458

Prsia

Neemias volta a Jerusalm 444 Comea o ministrio de Malaquias 430 Grcia Alexandre toma Jerusalm das mos da Prsia 332 Morte de Alexandre 323 Egito Comea o governo de Ptolomeu Ster 323 Simo feito sumo-sacerdote 300 Eleazar feito sumo-sacerdote 291 Comea o governo de Ptolomeu Filadelfo 285

Onias II feito sumo-sacerdote 250 Comea o governo de Ptolomeu Evrgetes 247 Comea o governo de Ptolomeu Filpater 222 Comea o governo de Ptolomeu Epifnio 204 Sria Antoco o Grande anexa a Palestina 198 Comea o governo de Seleuco IV 187 Onias III feito sumo-sacerdote 180 Comea o governo de Antoco IV Epifnio 175 Jaso compra o sumo-sacerdcio 170 Intensifica-se a opresso aos judeus 168 O Templo profanado 167 Os macabeus comeam a revolta contra o governo srio; Judas Macabeus assume a liderana

166 Comea o governo de Antoco V Euptor 164 Comea o governo de Demtrio I Ster 162

Morte de Judas Macabeus 161 Jnatas Macabeu toma o lugar de Judas Jnatas assassinado 144 Simo Macabeu sucede a Jnatas Comea o governo de Antoco VII Sdetes 143 Simo assassinado 135 Joo Hircano sucede a Simo

Os srios so expulsos 130 Aristbulo I sucede a Joo Hircano 104 Alexandre Janeu sucede a Aristbulo I 103 Morte de Alexandre Janeu 78 Alexandra, viuva de Alexandre Janeu, torna-se sua sucessora 76 Morte de Alexandra 69 Hircano II sucede a Alexandra 68 Aristbulo II entra em conflito com Hircano II (68-40 a.C.) Roma A Judia cai nas mos de Roma 63 Forma-se o Primeiro Triunvirato: Pompeo, Csar e Crasso 59 Crasso saqueia o Templo 54 Morte de Pompeo 48 Antpatro nomeado governador da Galilia 47 Jlio Csar assassinado 44 Morte de Antpatro 37 Herodes torna-se rei da Judia Estoura a guerra entre Otaviano e Antnio 33 Suicdio de Antnio e Clepatra 31 Herodes assassina Mariana I, sua esposa 29 Otaviano torna-se Csar Augusto 27 Pompeo estabelece o protetorado romano

Herodes comea a reconstruir o Templo 19 Nascimento de Joo Batista 6 Nascimento de Jesus Cristo 5

Nota: Extrado de O Mundo do Novo Testamento, de J.I.Packer, Merril C. Tenney e William White Jr., da Editora Vida. O quadro inclu tambm parte do perodo a ser estudado na prxima aula. Implicaes Prticas A falta de novas revelaes nesse perodo estudado e at quase quarenta anos mais tarde, quando nasceram Joo Batista e Jesus, no significou que Deus estivesse inativo ou esquecido do seu povo. O silncio de Deus no significa ausncia ou abandono. A providncia do Deus soberano estava supervisionando todos os acontecimentos e levandoos ao cumprimento dos seus propsitos que , mais tarde, ficaram claros. O povo tinha revelao, sim! Toda a revelao dada anteriormente, pela qual deveria guiar os seus caminhos e confiar no soberano Senhor. Muito do que aconteceu nesse perodo tinha sido profetizado por Daniel, como descrito no captulo 11 do seu livro, particularmente a profanao do templo por Antoco Epifnio (vv. 30-31). Na viso de Daniel, o reino de Deus triunfaria sobre as foras inimigas. O futuro seria de sofrimento para os judeus, por algum tempo (Dn 11:40-45), mas no final o povo de Deus haveria de triunfar (Dn 12:1-3). Sabemos que no fcil confiar quando Deus parece estar silente e as coisas no vo bem. a que a f testada. Queremos "coisa palpvel", "audvel", "revelao atual", ainda que seja para confirmar a antiga. Isso falta de f. Se Deus julgou suficiente a revelao que deu ao seu povo naquele perodo, quando ainda somente a primeira parte dela havia sido dada (AT), quanto mais devemos dar-nos por satisfeitos com toda a revelao que temos hoje (completa para o que precisamos saber) e confiar no Deus soberano que nos tem dado "grandes e preciosas promessas" e que, "nestes ltimos dias", falou-nos pelo seu prprio Filho. Ainda que tenha sido h dois mil anos atrs! A obra de Deus no nosso meio e em ns mostra que ele est presente e atuando. Na prxima aula estudaremos "A Palestina sob o Domnio Romano". At l! Veja as leituras obrigatrias e opcionais no cone "References". Bibliografia: Para leituras complementares (no obrigatrias) sobre esse perodo recomendamos as seguintes obras:
1. J. I. Packer, Merrill C. Tenney & William White Jr., O Mundo do Antigo Testamento, Editora Vida, 4 edio,1996, pp. 167-185. 2. J. I. Packer, Merrill C. Tenney & William White Jr., O Mundo do Novo Testamento, Editora Vida, 4 edio,1996, pp. 7-57.

3. Merrill C. Tenney, O Novo Testamento: Sua Origem e Anlise, Edies Vida Nova. 3 edico,1995, pp. 43-62. 4. Reicke, Bo, Histria do Tempo do Novo Testamento, Paulus, 1996, pp. 1-126.

You might also like