You are on page 1of 3

1 Universidade do Estado do Pará Artur Cortinhas Alves

Prof. Dr. Erik

MÓDULO 1: ESTRUTURA E FUNÇÃO DAS BIOMOLÉCULAS EXERCÍCIO DE REVISÃO
Parte I. Aminoácidos e Proteínas 1. Descreva 4 funções dos aminoácidos? 2. Desenhe em forma de esquema a estrutura geral dos aminoácidos. 3. Represente a estrutura primária do polipeptídeo Ser-Gly-Tyr-Ala-Leu, identificando na cadeia polipeptídica: a) as cadeias laterais (grupo R), b) as ligações peptídicas. 4. Por que a Glicina não apresenta atividade ótica? 5. O que é pI de um aminoácido e como é calculado? 6. TITULAÇÃO DA GLICINA: Para cada uma das afirmativas abaixo identifique os pontos chave na titulação. a) Em que ponto a glicina estará presente predominantemente na forma +H3N-CH2-COOH. b) Em qual ponto a carga líquida média da glicina é igual a zero. c) Em qual ponto metade dos grupos carboxila está ionizada. d) Em qual ponto a forma predominante é +H3N-CH2-COO-. e) Em qual ponto da titulação a espécie predominante é H2N-CH2-COOf) Se deseja usar a glicina como tampão eficiente, quais pontos apresentam os melhores valores de pH para capacidade tamponante. 7. O que é um peptídio? 8. Como são classificados os peptídeos de acordo com o n o de aminoácidos? 9. Escolha três aminoácidos quaisquer e monte um peptídio. Classifique os aminoácidos representados abaixo nos seguintes grupos: a) Aminoácido apolar b) Aminoácido polar neutro d) Aminoácido polar ácido c) Aminoácido polar básico

10. Dê exemplos de aminoácidos não-protéicos, fonte bioquímica e função. 11. O que são e quais são os aminoácidos essenciais?

” Questões a) Esquematize separadamente a molécula de glicerol. Quais os níveis de organização estrutural que seriam danificados durante o processo de desnaturação de uma proteína? Parte II. 11. b) Identifique a porção polar e apolar. Cite 4 ácidos graxos constituintes dos lipídeos 2. lecitinas são usadas na preparação de chocolates. para síntese do neurotransmissor acetilcolina. Nos sucos de frutas industrializados são adicionadas várias vitaminas: A. Erik 10. Caracterize detalhadamente os diferentes níveis estruturais de organização das proteínas. É também um dos principais componentes dos tenso-ativos naturais e uma das formas de reserva de colina. B12. transporte e absorção de gorduras. envolvendo o alimento arroz armazenado em ambiente úmido. Lipídeos 1. 6. entre outras coisas. “A fosfatidilcolina é um glicerofosfolipídio sintetizado a partir de glicerol (Figura ao lado). O Béri-béri é uma doença de carência nutricional que causa polineurite. sorvetes. Os C1 e C2 são ocupados por diferentes ácidos graxos. no entanto. descrevendo as forças responsáveis pelos mesmos. Explique por que esses sucos devem ser embalados dessa forma. Dr. Qual a importância dos lipídeos para as células 5. A fosfatidilcolina é um dos principais fosfolipídios que compõem a membrana plasmática da célula. um nutriente essencial. facilitando a emulsificação. com 38 mortes. Dessas duas qual a melhor forma de absorção para o organismo? Justifique 4. A fosfatidilcolina é secretado na bile. 1 2 3 . legumes.Grãos. dentre elas podemos citar a ingestão através dos alimentos ou a utilização de suplementos. Por que os lipídeos são considerados moléculas anfipáticas? 3. Qual o nutriente associado ao Beri-beri? Qual é a função dessa vitamina? Parte III. e 603 casos. carnes e ovos são algumas das fontes alimentares das quais é possível obter lecitina. B6. Vitaminas são substâncias essenciais que não são sintetizadas pelo organismo. 2. O nome químico usual de fosfatidilcolina é lecitina. Quais os principais lipídeos estruturais? E de reserva 4. uma vez que esta é uma molécula anfipática.2 Universidade do Estado do Pará Artur Cortinhas Alves Prof. E e ácido fólico. Na indústria. no Maranhão. Vitaminas 1. perturbações do sistema nervoso e hipertrofia do coração. Existem várias formas de se obter vitaminas. queijos. cremes hidratantes. Esta doença causou um surto em 2006. C. Deve ser embalado em caixas Tetra Pack para impedir trocas com o meio ambiente e passagem da luz.comercialmente este nome é usado para denominar uma mistura de lipídios que pode conter concentrações variadas de fosfatidilcolina. etc. enquanto a posição 3 é ocupada por uma fosfocolina. suplementos nutricionais. Explique a principal função das vitaminas no metabolismo celular. D. os ácidos graxos e a fosfocolina.

Enumere as funções de lipídios. 7. Exemplifique. enantiômeros e epímeros. Quais são as partículas lipoprotéicas? Indique qual o transporte que cada uma realiza. . Parte IV. Dê um exemplo de lipídio para cada função. Explique a importância desses carboidratos. qual a justificativa de possuírem funções tão distintas? 8. Se a celulose e o amido são constituídos de polímeros de glicose. Defina esteroisômeros. Quais os monossacarídeos que constituem os dissacarídeos: maltose. cite suas classes e as diferenças entre elas 2. Quais as principais funções dos polissacarídeos? Exemplifique 7. Quais as principais funções biológicas dos carboidratos? Exemplifique 3. Carboidratos 1. 5. Erik Artur Cortinhas Alves c) Qual parte da molécula da fosfatidilcolina será encontrada no interior da bicamada lipídica? 6. Defina carboidratos.3 Universidade do Estado do Pará Prof. 6. Como os monossacarídeos são classificados considerando o grupo funcional? Cite exemplos de monossacarídeos compostos de 3 a 6 átomos de carbono de ambos os grupos funcionais 4. Diferencie amido de glicogênio. lactose e sacarose. Dr.