You are on page 1of 19

Sylvio Motta– Direito Constitucional

Questões FCC
PODER LEGISLATIVO

1. (Procurador TCE/MA – 2005) - É da competência exclusiva do Congresso Nacional, independentemente de sanção do Presidente da República, (A) autorizar a decretação de estado de defesa e intervenção federal. (B) dispor sobre fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas. (C) eleger membros do Conselho da República. (D) autorizar referendo e convocar plebiscito. (E) julgar o Presidente da República, nos crimes de responsabilidade.

2. (Procurador – TCE/PI – 2005) - Sobre o Tribunal de Contas da União, é correto afirmar que (A) dois terços de seus membros serão escolhidos pelo Presidente da República com a necessária aprovação do Senado Federal. (B) é órgão auxiliar do Congresso Nacional no controle interno dos poderes da República. (C) seus membros gozam das mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça. (D) por ter caráter jurisdicional, das suas decisões não cabe recurso ao Poder Judiciário. (E) compete a ele apreciar, Governadores dos Estados. anualmente, as contas prestadas pelos

1

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar – e você?

considere as afirmações abaixo.Em relação aos Deputados e Senadores. 2 http://www. palavras ou votos. para um mandato de quatro anos.Quanto ao Congresso Nacional. IV. (Técnico Judiciário – Área Administrativa– TRE/RN – 2005) . que se compõe do Senado Federal e da Assembleia Legislativa. Perderá o mandato o Senador Federal que foi investido no cargo de Secretário de Estado. salvo em flagrante de crime inafiançável. (D) II e II I. (C) A representação de cada Estado no Senado Federal será renovada de oito em oito anos. 4. II. (Analista Judiciário – Área Administrativa– TRE/RN – 2005) . II e IV. por um e dois terços. Desde a expedição do diploma. Os Deputados Federais devem testemunhar sobre informações recebidas em razão do exercício do mandato. (C) I.br Eu Vou Passar – e você? . I. OS Deputados e Senadores são invioláveis. os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos. II e III. (E) I.com. por quaisquer de suas opiniões.3. civil e penalmente. (B) II e IV. III. (B) O Poder Legislativo federal é bicameral e exercido pelo Congresso Nacional. é correto afirmar: (A) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Deputados Federais. Estão corretas APENAS (A) I e IV.euvoupassar. alternadamente.

alternadamente. (C) apreciar o veto do Presidente da República a projetos de lei. (B) aprovar o regimento interno das Casas respectivas. por um e dois terços. (D) aprovar o relatório final das Comissões Parlamentares de Inquérito. renovável em igual período. (Analista Judiciário – Área Judiciária – TRT 3ª Região – 2005) . (B) dos Estados e do Distrito Federal. o princípio da publicidade deva nortear o desempenho das atividades no Poder Legislativo. com mandato de quatro anos.euvoupassar. (C) exclusivamente dos Estados. eleitos pelo principio majoritário. sendo tal representação renovada a cada legislatura. eleitos pelo principio proporcional. 6. com mandato de oito anos. eleitos pelo principio majoritário. do Distrito Federal e dos Municípios. antes do término do seu mandato.com. com mandato de quatro anos. 3 http://www. sendo tal representação renovada a cada oito anos.(D) O Senado Federal é composto por oitenta e um Senadores. em caso de flagrante de crime inafiançável.Embora. (D) do povo brasileiro em geral. (Técnico Judiciário – Área Judiciária – TRT 3ª Região – 2005) . como regra. (E) decidir sobre a exoneração do Procurador-Geral da República e do Advogado-Geral da União. a Constituição Federal admite o sigilo nas votações em que os parlamentares devam (A) resolver sobre a prisão de seus pares.br Eu Vou Passar – e você? . com mandato de oito anos. eleitos para um mandato de oito anos. eleitos pelo principio proporcional à população de cada região. (E) Os Deputados Federais serão eleitos segundo o princípio majoritário e os Senadores pelo sistema proporcional. sendo a representação no Senado renovada de quatro em quatro anos.O Senado Federal é composto de representantes (A) dos Estados. 5.

alternadamente. com mandato de quatro anos. nas duas Casas. eleitos segundo o princípio majoritário.br Eu Vou Passar – e você? . eleitos pelo sistema proporcional. dispõe a Constituição federal que. representantes do Distrito Federal. por um e dois terços. (D) a representação de ambas as Casas se renovar de quatro em quatro anos. o número de representantes eleitos em cada Estado. (A) O número de Deputados Federais de cada Estado. 8. (E) As deliberações no Senado e na Câmara Federal e em suas comissões serão sempre tomadas por maioria dos votos.(E) dos Estados. (C) os membros das duas Casas serem eleitos pelo sistema de representação proporcional. (Técnico Judiciário – Área Administrativa – TRT 3ª Região – 2005) . eleitos pela respectiva Assembleia Legislativa pelo principio majoritário. presente a maioria simples dos seus membros. (B) O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal. proporcionalmente à população.No Brasil o Poder Legislativo da União é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. (D) Os Estados elegerão três Senadores. nunca será inferior a quatro ou superior a quarenta e cinco Deputados. cada um deles eleito com um suplente.com. (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRE AP/2006) . que têm em comum o fato de (A) ser igual. (E) haver. 7.euvoupassar. sendo tal representação renovada de quatro em quatro anos. (B) serem ambas Casas de representação do povo. 4 http://www. (C) Cada Território elegerá seis Deputados Federais. em ambas as Casas.No que concerne à organização do Poder Legislativo Federal.

O Tribunal de Contas encaminhará ao Congresso Nacional. eleitos pelo sistema majoritário. de forma integrada. IV. ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo. O Tribunal de Contas da União.No que concerne ao Poder Legislativo é correto afirmar que (A) as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria de votos. quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional.com. sistema de controle interno. (C) os Deputados e Senadores não poderão. relatório de suas atividades. tem sede no Distrito Federal.9. (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT 24ª Região/2006) Considere as seguintes assertivas sobre a Fiscalização Contábil. (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT 24ª Região/2006) . III. Distrito Federal e Territórios. 10. Financeira e Orçamentária da União e das Entidades da Administração direta e indireta: I. presente a maioria simples de seus membros. Executivo e Judiciário manterão. II e III 5 http://www. a cargo do Congresso Nacional.br Eu Vou Passar – e você? . salvo disposição constitucional em contrário. II. (E) após a proclamação do resultado do pleito. desde a expedição do diploma. bimestral e anualmente. (D) as imunidades de Deputados ou Senadores poderão ser suspensas durante o estado de sítio. integrado por onze Ministros. O controle Externo.euvoupassar. em cada Estado. será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União. (B) a Câmara Municipal compõe-se de representantes do povo. um candidato eleito para o cargo de Deputado Federal que cometer crime será julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Os Poderes Legislativo. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I e II (B) I.

A imunidade dos deputados federais e senadores somente se aplica às opiniões e palavras proferidas no recinto do Congresso nacional. II.De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre os Tribunais de Contas dos estados. A imunidade os deputados federais e senadores somente se aplica em matéria penal. podendo o constituinte estadual elevar este numero para nove. (Procurador MP TC AM/2006) .(C) I. (C) Devem ser compostos por. III e IV.euvoupassar. quatro devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e três pelo Chefe do Poder executivo estadual. os deputados federais e senadores serão processados penalmente pelo Supremo Tribunal federal. Os vereadores não gozam de imunidade processual.com. II. (B) Dentre seus sete conselheiros. após prévia autorização da respectiva casa legislativa. III e IV 11. no mínimo. 12. é correto afirmar que (A) Sua organização e composição não precisam ser simétricas às do Tribunal de Contas da União. III e IV. b) Apenas II. (E) Tem competência para executar suas próprias decisões. Estão corretas a) I. IV. III. (Procurador MP TC AM/2006) . Após a diplomação. III e IV (D) II e III (E) II. I.br Eu Vou Passar – e você? . (D) Não podem apreciar a constitucionalidade das leis e atos do poder público no exercício de suas atribuições. já que seus membros gozam de prerrogativas semelhantes às dos membros do Poder Judiciário. 6 http://www. sete conselheiros. à semelhança do modelo federal.Considere as afirmações abaixo.

c) Apenas III e IV. nunca será inferior a quatro ou superior a quarenta e cinco Deputados. dispõe a Constituição Federal que (A) o número de Deputados Federais de cada Estado. (Procurador de Roraima/2006) . serão submetidos a julgamento perante o respectivo conselho de Ética.Acerca dos parlamentares. (C) cada Território elegerá seis Deputados Federais. embora militares e ainda que em tempo de guerra.br Eu Vou Passar – e você? . desde a expedição do diploma. d) Apenas III. (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRE AMAPÁ – 2006) .euvoupassar. b) Os deputados e Senadores. nem mesmo flagrante de crime inafiançável e com autorização da Casa respectiva. os membros do Congresso nacional não poderão ser presos. c) As imunidades de Deputados e Senadores subsistirão durante o estado de defesa e o sítio não podendo ser suspensas nem mesmo nos caso de atos praticados fora do Congresso Nacional.No que concerne à organização do Poder Legislativo Federal. eleitos pelo sistema proporcional. (B) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal. 14. d) Desde a expedição do diploma. e) Apenas II.com. e) A incorporação às Forças Armadas de Deputados e Senadores. 7 http://www. não depende de prévia licença da Casa respectiva. nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações. dispõe a constituição federal que: a) Os deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato. 13. eleitos segundo o princípio majoritário.

apenas.br Eu Vou Passar – e você? . Está correto o que se afirma em (A) II.Sobre o princípio da separação de poderes. 15. (Defensor Público – SP – 2006) . Entre 1989 e 1998. ao prescrever a independência e harmonia entre as diversas funções do Estado (legislativa. cada um deles eleito com um suplente. A teoria dos checks and balances prevê que a cada função foi dado o poder para exercer um grau de controle direto sobre as outras. mediante a autorização para o exercício de uma parte. executiva e judiciária). presente a maioria simples dos seus membros. embora limitada. bem como um sistema de controles recíprocos. (E) as deliberações no Senado e na Câmara Federal e em suas comissões. é possível afirmar que: I. serão sempre tomadas por maioria dos votos. (C) I e II. apenas. A cláusula da separação de poderes prevista no inciso III do parágrafo 4o do artigo 60 torna inconstitucional emendas que modifiquem o arranjo de separação de poderes existente no texto constitucional. apenas. 14% das leis aprovadas foram de autoria de deputados e senadores ou de comissões parlamentares o que demonstra a preponderância do poder executivo na função legislativa no Brasil. (B) III. III. (E) I.euvoupassar. 8 http://www. II e III. com mandato de quatro anos.(D) os Estados elegerão três Senadores. II. das outras funções. apenas. (D) I e III.com.

17. (Procurador do Município de Jaboatão dos Guararapes – 2006) A Constituição Federal outorga às Comissões Parlamentares de Inquérito poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. III. (E) declarada pela Justiça Eleitoral. (Procurador do Município de Salvador – 2006) A perda do mandato de Deputado Federal e de Senador será (A) decidida pelo Congresso Nacional. (C) decidida pela Casa respectiva. quando houver prática de procedimento declarado incompatível com o decoro parlamentar. e não apenas declarada pela Mesa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. na hipótese de perda ou suspensão dos direitos políticos. (D) decidida pela Casa respectiva. determinar o afastamento de cargo ou função pública enquanto pendente a investigação. (B) decidida pelo Congresso Nacional. e não apenas declarada por sua Mesa. quando o parlamentar infringir qualquer das proibições constitucionais ao exercício do mandato.euvoupassar. determinar a indisponibilidade de bens. Está correto SOMENTE o que se afirma em (A) I e III.16. entre os quais o de I. quando houver condenação criminal transitada em julgado.br Eu Vou Passar – e você? .com. (C) II. no caso de excesso de faltas do parlamentar às sessões ordinárias. (D) II e III. IV. (B) I e IV. e não apenas declarada por sua Mesa. e não apenas declarada pela Mesa do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados. determinar a quebra de sigilo fiscal e bancário. 9 http://www. decretar a prisão preventiva. II. e não pela Mesa da respectiva Casa.

quando em substituição a Ministro. 19. relatório de execução do seu orçamento. nos termos do tratado constitutivo.com. (C) fixar. (D) compete-lhe. no todo ou em parte. é correto afirmar que (A) é órgão auxiliar de controle interno da Câmara dos Deputados. semestral e anualmente. limites globais para o montante da dívida consolidada dos Municípios. dentre outras. (Procurador do Município de Jaboatão dos Guararapes – 2006) Compete à Câmara dos Deputados (A) processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade.br Eu Vou Passar – e você? . a fiscalização das contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe. de forma direta ou indireta. terá as mesmas garantias e impedimentos de juiz de Tribunal Regional Federal.(E) II e IV. (E) encaminhará ao Senado Federal. (D) suspender a execução. (B) o auditor. (TRT4 – Analista Judiciário – Área Administrativa – 2006) Em relação ao Tribunal de Contas. 10 http://www. 18. inconstitucional por decisão do Supremo Tribunal Federal. (C) é integrado por sete ministros. com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos de idade. (B) autorizar operações externas de natureza financeira de interesse dos Municípios. por proposta do Presidente da República. quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro do prazo constitucionalmente previsto. de lei declarada (E) proceder à tomada de contas do Presidente da República.euvoupassar.

II e III. II. (B) a Câmara Municipal compõe-se de representantes do povo. (TRT24 – Analista Judiciário – Área Administrativa – 2006) No que concerne ao Poder Legislativo é correto afirmar que (A) as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria de votos. em cada Estado. um candidato eleito para o cargo de Deputado Federal que cometer crime será julgado pelo Supremo Tribunal Federal.euvoupassar. Os Poderes Legislativo. integrado por onze Ministros. O controle Externo. desde a expedição do diploma. O Tribunal de Contas encaminhará ao Congresso Nacional. presente a maioria simples de seus membros. (E) após a proclamação do resultado do pleito. Executivo e Judiciário manterão. 21.com. bimestral e anualmente.br Eu Vou Passar – e você? . eleitos pelo sistema majoritário. a cargo do Congresso Nacional. ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo. (C) I. Distrito Federal e Territórios. tem sede no Distrito Federal. III. sistema de controle interno. será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União. (C) os Deputados e Senadores não poderão. III e IV. (D) as imunidades de Deputados ou Senadores poderão ser suspensas durante o estado de sítio. quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional. (TRT24 – Analista Judiciário – Área Administrativa – 2006) Considere as seguintes assertivas sobre a Fiscalização Contábil. de forma integrada. (B) I. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I e II.20. 11 http://www. relatório de suas atividades. IV. Financeira e Orçamentária da União e das Entidades da Administração direta e indireta: I. salvo disposição constitucional em contrário. O Tribunal de Contas da União.

dispor sobre todas as matérias de competência da União. (C) estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados. dizem respeito. (E) sistema tributário. salvo (A) telecomunicações e radiodifusão. com atribuições definidas no regimento comum. (B) fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas. à Comissão (A) especial e mista. do Distrito Federal e dos Municípios. e as comissões instituídas durante o recesso parlamentar. III e IV. dentre outras. (TRT4 . (Analista Judiciário – Área Judiciária – TRE – SP – 2006) As comissões próprias do Poder Legislativo com atribuições. seus limites de emissão e montante da dívida mobiliária federal.Analista Judiciário – Área Judiciária – 2006) Cabe ao Congresso Nacional. de realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil.(D) II e III. respectivamente. 22. (E) representativa e especial.euvoupassar. (D) parlamentar de inquérito e permanente.br Eu Vou Passar – e você? . com a sanção do Presidente da República. (E) II.com. (C) mista e parlamentar de inquérito. arrecadação e distribuição de rendas. eleitas pelas Casas do Congresso Nacional na última sessão ordinária do período legislativo. 12 http://www. (B) permanente e representativa. 23. (D) moeda.

br Eu Vou Passar – e você? . excluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Federal. operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta. inclusive do Distrito Federal.24. ao qual compete (A) apreciar as contas prestadas trimestralmente pelo Presidente da República. acordo ou ajuste. (C) fiscalizar as contas supranacionais das empresas nacionais de cujo capital social os Estados ou os Municípios participem com mais de um terço de suas cotas. em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas.SP – 2006) Nos termos da Constituição Federal. mediante controle externo. a cargo do Congresso Nacional.euvoupassar. (D) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo. financeira. Território e o Distrito Federal elegerão dois Senadores. eleitos segundo o princípio proporcional. (TRT4 .Técnico Judiciário – Área Administrativa – 2006) Em relação ao Congresso Nacional. a fiscalização contábil. Territórios e do Distrito Federal. será exercida com o auxílio do Tribunal de Contas da União. multa proporcional ao dano causado ao erário. Estadual ou Municipal. em cada Estado. (E) julgar as contas dos administradores públicos ou privados responsáveis por valores públicos ou privados da administração direta. é correto afirmar que (A) cada Estado. aos Municípios. (D) aplicar aos responsáveis. com mandato de seis anos. as sanções previstas em lei. eleitos. pelo sistema proporcional. 25. que estabelecerá.com. (B) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados. entre outras cominações. 13 http://www. em cada Território e no Distrito Federal. seus Ministros e Governadores dos Estados. (C) cada Território elegerá dois Deputados e um Senador. (Técnico Judiciário – Área Administrativa – TRE . mediante parecer prévio que deverá ser elaborado até doze meses após findo o exercício fiscal. (B) fiscalizar a aplicação de recursos repassados pelos Estados mediante convênio.

euvoupassar. por dois e um terço. (C) estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados e Municípios. 26. acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional. por voto secreto. (E) pelo Supremo Tribunal Federal. alternadamente. o Presidente da República deverá efetuar junto ao Congresso Nacional. (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 2° Região/2007) . as contas devem ser tomadas (A) pela Comissão de Orçamento do Senado Federal.com. os membros do Conselho Nacional do Ministério Público. (E) autorizar operações externas de natureza financeira.(E) a representação de cada Estado. (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 2° Região/2007) . dentro de 60 (sessenta) dias após a abertura da sessão legislativa anual.Além de outras competências. (B) pela Controladoria-Geral da União. após arguição. Em caso de descumprimento de tal disposição. dos Territórios e do Distrito Federal no Senado Federal será renovada de cinco em cinco anos. a escolha de Procurador-Geral da República. 27. (B) aprovar previamente.Nos termos da Constituição Federal. a apresentação de contas referentes ao exercício anterior. (C) pela Câmara dos Deputados. de interesse dos Estados e dos Municípios. (D) resolver definitivamente sobre tratados. cabe exclusivamente ao Congresso Nacional (A) processar e julgar. (D) pelo Tribunal de Contas da União. nos crimes de responsabilidade. 14 http://www.br Eu Vou Passar – e você? .

este será declarado vago. De acordo com a Constituição Federal de 1988. Financeira e Orçamentária. tocantemente aos Poderes Legislativo e Executivo. (A) se decorridos dez dias da data fixada para a posse o Presidente ou o VicePresidente. (D) II e IV. integrado por onze Ministros. III e IV. quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional.euvoupassar. (E) III e IV. II.br Eu Vou Passar – e você? . impedimentos. IV. vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça. III e IV. A fiscalização contábil.28. segundo os critérios de antiguidade e merecimento. 29.com. Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias. I. e pelo sistema de controle interno de cada Poder. 15 http://www. com aprovação do Senado Federal. (Analista Judiciário – Execução de Mandados – TRT 23° Região/2007) Analise as assertivas em relação à Fiscalização Contábil. orçamentária. salvo motivo de força maior. financeira. (C) II. III. II e III. O Tribunal de Contas da União. mediante controle externo. economicidade. prerrogativas. Dois terços dos Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos pelo Presidente da República. aplicação das subvenções e renúncia de receitas. é correto o que se afirma APENAS em (A) I. indicados em lista tríplice pelo Tribunal. (Analista Judiciário – Área Judiciária – TRE PB/2007) . não tiver assumido o cargo. tem sede no Distrito Federal.Na estrutura federativa brasileira. será exercida pelo Congresso Nacional. legitimidade. operacional e patrimonial da União quanto à legalidade. sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal. (B) I.

III e IV. IV. A fiscalização contábil.(B) os Deputados e Senadores não poderão. indicados em lista tríplice pelo Tribunal. vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça.euvoupassar. (B) I. integrado por onze Ministros. operacional e patrimonial da União quanto à legalidade. é correto o que se afirma APENAS em (A) I. economicidade. quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional. 30. será exercida pelo Congresso Nacional. III. sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal. financeira. (E) perderá o mandato o Deputado ou Senador que deixar de comparecer à quarta parte das sessões ordinárias e extraordinárias da Casa a que pertencer. I. orçamentária. 16 http://www. II e III. (D) o Presidente da República. ser diretores de empresa que gozem de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público ou nela exercer função remunerada. (Analista Judiciário – Área Judiciária – TRT 23° Região/2007) .br Eu Vou Passar – e você? . mediante controle externo. nos crimes comuns e de responsabilidade. (C) compete privativamente ao Senado Federal eleger e nomear os membros do Conselho da República e do Conselho de Política Econômica. O Tribunal de Contas da União. impedimentos. II. legitimidade. Financeira e Orçamentária. desde a expedição do diploma.com. prerrogativas. Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias. aplicação das subvenções e renúncia de receitas. somente será afastado das suas funções após a sua condenação pelo Senado Federal. Dois terços dos Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos pelo Presidente da República. De acordo com a Constituição Federal de 1988. tem sede no Distrito Federal. segundo os critérios de antiguidade e merecimento.Analise as assertivas em relação à Fiscalização Contábil. com aprovação do Senado Federal. e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

em cada Estado. (C) nenhuma das unidades da Federação terá menos de dez ou mais de setenta Deputados Federais. (D) física privada que utilize. (D) cada Território elegerá quatro Deputados Federais e três Senadores. a Constituição da República estabelece que (A) cada Deputado Federal será eleito com dois suplentes. financeira e orçamentária. todas de sua 17 http://www. (B) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados. Territórios e do Distrito Federal. de autorizações. eleitos segundo o princípio majoritário. 31. (C) jurídica pública que gerencie bens e valores pelos quais a União responda.br Eu Vou Passar – e você? .A respeito da composição das Casas que integram o Congresso Nacional. (Inspetor de Controle Externo – TCE MG/2007) . bens e valores públicos. observa-se que NÃO é exigida. (D) II e IV. (Analista Judiciário – TJ PE/2007) . (E) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo. de aprovações. a prestação de contas ao órgão público competente.Tendo em vista a fiscalização contábil.euvoupassar.(C) II. 33. (E) III e IV. guarde bens e valores públicos. 32.com. (Oficial de Justiça TJ PE/2007) . (E) física ou jurídica em suas operações civis ou comerciais.As atribuições do Congresso Nacional consistente na prática de atos concretos. dentre outras. Território e no Distrito Federal. (B) jurídica privada que administre dinheiro. III e IV. de sustação de atos. de fixação de situações. arrecade. eleitos pelo sistema proporcional. dentre outros casos. por parte de pessoa (A) física pública que gerencie bens e valores pelos quais a União responda.

euvoupassar. com a finalidade. tecnicamente. em sessão ordinária.Nos termos da Constituição do Estado de Minas Gerais. (B) não encerrará a sessão legislativa ordinária sem a aprovação do projeto da Lei Orçamentária Anual. (E) reúne-se. (C) fará reuniões preparatórias. de 1o de fevereiro a 18 de julho e de 1o de agosto a 20 de dezembro de cada ano. na Capital do Estado. 34. vale dizer. de acordo com as normas regimentais. (C) meramente deliberativas. (Técnico Judiciário – Área Administrativa – TRF 2° Região/2007) . 37. entre os dias 1o e 15 de fevereiro. são classificadas. (E) legislativas. 18 http://www. quando ocorrer intervenção em Município. (Técnico de Controle Externo TCE MG/2007) . sem a participação do Presidente da República. importam crime de responsabilidade.competência exclusiva. sendo que a recusa ou o não atendimento por parte deste.com. entre outras. de eleger a Mesa da Assembleia para mandato de dois anos. vedada recondução para o mesmo cargo na eleição subsequente. (D) poderá ser convocada para realização de sessão extraordinária. (D) de julgamento de crimes de responsabilidade. no prazo de 20 dias. a Assembleia Legislativa (A) poderá encaminhar a Secretário de Estado pedido escrito de informação. como atribuições (A) de fiscalização e controle. estabelece a Constituição Federal que (A) os Deputados serão submetidos a julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça e os Senadores pelo Conselho Nacional de Justiça. ainda que sem a aprovação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. mas não estará impedida de interrompê-la.br Eu Vou Passar – e você? .Quanto aos Deputados e Senadores. independentemente de convocação. pelo Governador do Estado. (B) constituintes.

da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. por voto secreto. Tais competências são privativas. do Senado Federal e do Congresso Nacional. Processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal nos crimes de responsabilidade. a escolha de Presidente e Diretor do Banco Central. respectivamente. dentre outras hipóteses. II. após arguição pública. (E) do Senado Federal. Autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País quando a ausência exceder a quinze dias. (E) em tempo de guerra.(B) os Deputados não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato. (C) perderá o mandato o Senador. (C) do Congresso Nacional. (B) da Câmara dos Deputados. (D) perderá o mandato o Deputado investido no cargo de Ministro de Estado. 19 http://www. do Conselho de República e da Câmara dos Deputados.com. Aprovar previamente. ainda que sem trânsito em julgado.br Eu Vou Passar – e você? . (A) da Câmara dos Deputados.euvoupassar. III. que sofrer condenação administrativa. (Técnico Judiciário – Área Administrativa – TRF 2° Região/2007) Considere: I. (D) do Senado Federal. 38. do Congresso Nacional e do Conselho de República. a incorporação de Senador militar não dependerá de prévia licença do Senado Federal. da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.