You are on page 1of 33

Bolo Prestígio

O bolo prestígio é quase uma unanimidade entre aqueles que gostam de comer bolos, de encomendar para festas ou simplesmente fazer em casa para a família. Eu particularmente não sou muito fã de bolo de chocolate, prefiro os bolos brancos com recheios de frutas, baba de moça, cremes, etc. Mas como eu já havia prometido há muito tempo e ainda não tinha colocado o passo a passo, aqui vai a receita. Tomei o cuidado de tirar várias fotos, para deixar bem explicado. Espero que gostem.

DIFICULDADE: Média TEMPO DE PREPARO: 1 h e 10 min. RENDIMENTO: Bolo de 3 quilos (serve 25 pessoas, + ou -) Ingredientes:
       

6 ovos (gemas e claras separadas) 2 xícaras de açúcar 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo 1 xícara de chocolate em pó (não achocolatado) 1 xícara de leite 1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1 colher de sopa de fermento em pó químico

Modo de Preparo: Passo 1: Forre uma forma de 23 cm de diâmetro com papel toalha (daqueles rolos de papel de cozinha). Eu não unto a forma, só uso o papel. Também não unto as beiradas, para o bolo subir mais reto, sem formar aquela "barriga" para cima. Acenda o forno em 225 ºC para ir pré-aquecendo.

Passo 2: Comece colocando as claras na vasilha da batedeira. Bata por uns dois minutos até ficar bem aerada e macia.

Passo 2: Adicione o açúcar e bata mais uns 3 minutos, na velocidade média.

Passo 3: Adicione as gemas e bata por 15 minutos em velocidade alta. Esse passo é essencial para que o bolo cresça bastante e fique macio.

Passo 4: Transfira esse creme batido de ovos para uma vasilha grande.

Passo 5: Aqueça o leite até ficar morno e coloque a manteiga dentro desse leite morno para que ela derreta. Na vasilha acrescente a farinha de trigo, o bicarbonato, o chocolate e o leite morno com a manteiga. Mexa delicadamente, de baixo para cima com um fouet (batedor de arame). Não pode bater a massa, pois o crescimento cai.

Passo 6: Acrescente o fermento em pó royal e mexa com o fouet, delicadamente.

Passo 7: Despeje a massa pronta na forma que foi forrada com papel toalha.

Passo 8: Depois de 40-45 minutos o bolo está pronto, bem macio. Teste com o palito só depois de 40 minutos de forno. Se o palito ainda sair sujo, deixe mais tempo no forno.

Passo 9: Corte os aros do

bolo depois de frio.

Passo 10: Faça uma calda com 500 ml de água, 3 colheres de sopa de conhaque e 2 colheres de sopa rasas de açúcar. Leve ao fogo e desligue quando iniciar a fervura.

Preparo do recheio: Passo 1: Numa panela coloque 1 lata de leite condensado, 4 gemas peneiradas (é necessário que sejam peneiradas senão o recheio ficará com cheiro de ovo), 300 g de coco ralado fresco, 1 colher de manteiga sem sal, 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo.

Passo 2: Mexa durante todo o tempo do cozimento, sem parar.

Passo 3: Quando o creme engrossar e começar a fazer bolhas grandes (tipo vulcão), conte mais uns dois minutos e desligue o fogo. Adicione 1 colher de sopa de conhaque ou rum e uma colher de café de essência de baunilha.

Montagem de bolo: Passo 1: Coloque um aro do bolo dentro da própria forma onde foi assado o bolo.

Passo 2: Regue com a calda. Eu gosto de bastate calda, mas é importante que não seja demais, senão o bolo fica vazando depois, e fica feio de ver. Para cada aro do bolo coloco umas 10 colheres de sopa de calda.

Passo 3: Coloque metade do recheio de côco preparado.

Passo 4: Coloque mais um aro de bolo e regue novamente com a calda.

Passo 5: Coloque o restante do recheio de côco.

Passo 6: Coloque o

último aro de bolo.

Passo 7: Cubra com um saco plástico de cozinha e leve à geladeira por umas 3 horas no mínimo. Depois de 3 horas tire o bolo da geladeira, passe uma faca em volta da forma para soltar o bolo e desenforme-o no prato onde irá decorá-lo.

Passo 8: Cubra com chantilly (use de base vegetal, pois não há o risco de virar manteiga enquanto bate. Existem várias marcas no mercado, uso geralmente a Hu-lá-lá).

Passo 9: Prepare uma ganache de chocolate, utilizando 250 g de chocolate meio amargo e uma caixinha de creme de leite. Leve a uma derretedeira de chocolate ou em banho maria ao fogo. Mexa devagar enquanto derrete. Não deixe a água da derretedeira ou do banho maria ficar muito quente.

Passo 10: Quando estiver bem derretido, jogar sobre o chantilly.

Passo 11: Com as costas de uma colher ir, vagarosamente, empurrando o chocolate para que ele caia por alguns pontos na beirada do bolo.

Passo 12: Para fazer as folhas é necessário derreter chocolate fracionado, que endurece fácil depois que sair do fogo. Derreta-o em banho maria.

Passo 13: Pincele folhas verdadeiras (não venenosas) na parte de trás, onde estão os veios da folha. Coloque as folhas em cima de um papel alumínio e leve ao freezer ou congelador por alguns segundos.

Passo 14: Só tente descolar o chocolate das folhas quando ele estiver duro e tiver perdido o brilho.

Passo 15: Aplique no centro do bolo e termine a decoração com chantilly (bico pitanga ou miosótis grande).

Bolo prestigio

          

Creme: 3 claras 1/2 xícara de chá de açúcar 1 lata de creme de leite 2 xícaras de chá de coco em flocos seco Massa: 1/2 xícara de chá de manteiga 1 xícara e meia de chá de açúcar 6 ovos 1/2 xícara de chá de leite 1 xícara e meia de chá de farinha de trigo

           

1 xícara de chá de chocolate em pó solúvel 1/2 colher de sopa de fermento em pó Manteiga para untar Farinha de trigo para polvilhar Cobertura: 1 lata de creme de leite 1 tablete de chocolate meio amargo Montagem: 1/2 xícara de chá de leite 2 colheres de sopa de leite de coco Coco seco ralado para decorar Raspas de chocolate para decorar

Bolo Prestígio de Festa

Aguarde...
5

Regular Bom Muito Bom Ótimo Excelente 169 votos

Bolo de chocolate, com recheio cremoso de coco e cobertura de Chocolate Meio Amargo.
Ingredientes  Creme
   

3 claras meia xícara (chá) de açúcar 1 lata de Creme de Leite NESTLÉ® 2 xícaras (chá) de coco em flocos seco

 Massa
        

meia xícara (chá) de manteiga 1 xícara e meia (chá) de açúcar 6 ovos meia xícara (chá) de leite 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES® meia colher (sopa) de fermento químico em pó manteiga para untar farinha de trigo para polvilhar

 Cobertura
 

1 lata de Creme de Leite NESTLÉ® 1 tablete de NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo picado

 Montagem
   

meia xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de leite de coco coco ralado para decorar raspas de chocolate para decorar

Modo de Preparo Creme: Em uma panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para aquecer (cerca de 3 minutos), sem deixar ferver. Retire do fogo e transfira ainda quente para uma batedeira, batendo até que a tigela da batedeira esfrie e forme um merengue. Junte o Creme de Leite, o coco e misture delicadamente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o momento de rechear o bolo. Massa: Em uma batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar uma mistura esbranquiçada. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater até obter um creme homogêneo. Adicione a farinha de trigo e o Chocolate em Pó, aos poucos, intercalando com o leite e misture. Por último, junte o fermento e as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Despeje em uma forma redonda (28 cm de diâmetro), untada e polvilhada e leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Desenforme o bolo ainda quente e reserve. Cobertura:

Em um recipiente, junte o Creme de Leite e o Chocolate Meio Amargo e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre até formar um creme liso e homogêneo. Retire do fogo e reserve. Montagem: Corte o bolo já frio em três partes, no sentido horizontal. Forre uma forma redonda (28 cm de diâmetro) com filme plástico, coloque uma das partes do bolo e umedeça com o leite misturado com o leite de coco . Espalhe metade do creme de coco , cubra com outra parte de bolo e volte a umedecer. Coloque o restante do creme e termine com a última camada de bolo. Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 3 horas. Desenforme o bolo sobre um prato de servir, espalhe a cobertura, decore com fitas de coco fresco e sirva a seguir.

Bolo Prestígio Massa: 6 ovos (gemas e claras separadas) 2 xícaras de açúcar 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo 1 xícara de chocolate em pó (não achocolatado) 1 xícara de leite 1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1 colher de sopa de fermento em pó *Misture a farinha com o chocolate e o bicarbonato. Reserve *Leve o leite e a manteiga para o fogo, até a manteiga derreter, não precisa ferver. Vai ser usado morno.Reserve Bata as claras por +- 2 minutos, até ficar bem fofo; acrescente o açúcar e bata bem, depois coloque as gemas e bata mais um pouco. Coloque essa mistura em uma vasilha grande e junte a

mistura de farinha e o leite morno. Com um fuet misture de baixo para cima, movimento circular, até ficar homogênio. Depois acrescente o fermento em pó e misture delicadamente. *Coloquei em forma forrada com papel manteiga, fiquei com medo de colocar o papel toalha, como o Beto ensinou. Assei em forno médio por +- 40/45 minutos. Como a receita é grande tive que assar em duas assadeiras e fazer dois bolos. Depois de frio fatiei o bolo, coquei no aro vazado, reguei com a calda, coloquei o recheio, outra fatia de bolo e mais calda. Levei para geladeira por umas 2 horas. Depois tirei o aro, cobri o bolo com chantilly, coloquei na geladeira por mais 30 minutos e depois coloquei a cobertura de chocolate. Calda: 500 ml de água 3 colheres de sopa de conhaque 2 colheres de sopa rasas de açúcar - coloquei um pouco mais Leve ao fogo e desligue quando iniciar a fervura Recheio: 1 lata de leite condensado 4 gemas peneiradas 300 g de coco ralado fresco - usei de saquinho - tem que hidratar antes de usar 1 colher de manteiga sem sal 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

Misture tudo e leve ao fogo, misturando sempre. Quando engrossar e começar a fazer bolhas grandes ,conte mais uns dois minutos, sempre misturando, desligue o fogo e adicione: 1 colher de sopa de conhaque ou rum 1 colher de café de essência de baunilha Misture bem. Chantilly: Usei uma caixinha pequena de 200ml. Cobertura de chocolate: 1 caixinha de creme de leite 250 gr de chocolate meio amargo - só coloquei 180 gr (um tablete) Levar ao banho maria, até o chocolate derreter.

Parece super doce né!? Mas não é! É um bolo super equilibrado, o doce do recheio é quebrado pelo amargo da cobertura, e a massa por usar chocolate e não achocolatado fica na medida certa.

Beijinhos e até logo!!
Bolo Prestígio

Ingredientes para o bolo
2 xícaras de açúcar 5 ovos 1/2 xícara de óleo 2 1/2 xícaras de farinha de trigo 1/3 xícara de chocolate em pó 1 xícara de água 1 colher de sopa de fermento em pó

Açúcar

Ovo

Óleo

Farinha de trigo

Chocolate em pó

Água

Fermento em pó

Ingredientes para o recheio
2 latas de leite condensado 150g de coco ralado 1 colher de sopa de manteiga

Leite condensado

Coco ralado

Manteiga

Ingredientes para a cobertura
100g de chocolate para cobertura em barra 1/3 xícara de chá de creme de leite fresco 100g de coco em raspas 200g de chocolate granulado Água quente

Chocolate p/ cobertura

Crreme de leite fresco

Coco em raspas

Chocolate granulado

Água quente

Para preparar a forma de bolo
Óleo spray Farinha de trigo Se preferir: papel manteiga

Óleo spray

Farinha de trigo

Papel manteiga

Modo de fazer Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare o tabuleiro: Unte uma assadeira média com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la. Prepare as claras: Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

DICA: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de
claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras. Prepare o bolo: Numa panela pequena misture o chocolate em pó com a água, leve a ferver e reserve. Numa tigela bata bem o açúcar com as gemas até ficar cremoso. Depois adicione o óleo e continue a bater. Junte a calda ainda quente de chocolate e misture bem. Depois acrescente a farinha aos poucos mexendo sempre para ficar homogênio. Para evitar que pequenas bolinhas fiquem inteiras, peneire com um coador pequeno o fermento em pó por cima da massa e misture bem. Por último junte delicadamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou

preparada com papel manteiga. Asse o bolo: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 40 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo. Se não tiver usado papel manteiga, use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Vire a fôrma em cima de um prato grande e desvire novamente o bolo. Caso tenha usado o papel manteiga, basta virar o bolo num prato grande e puxar cuidadosamente o papel. Ele se soltará com facilidade e a forma ficará sem resíduos. Vire o bolo de cabeça para cima.

DICA: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se
sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos. Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora. Prepare o recheio: Para o recheio é necessário fazer uma receita de docinho de coco com ponto mais mole. Pode ser feito no fogão ou no microondas. No fogão: Em uma panela ponha o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Cozinhe o tempo todo em fogo médio para evitar que o doce agarre e queime. Mexa sempre até que o recheio comece a engrossar. Quando começar a aparecer o fundo da panela à medida que vai mexendo, já estará pronto. Não deixe cozinhar mais tempo, para o recheio não ficar duro. No microondas: Coloque numa tigela alta o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Misture tudo e leve ao microondas em potência máxima por 2 minutos. Retire, mexa vigorosamente com uma colher e torne a voltar com o recheio para o microondas por mais 2 minutos. Repita essa operação mais uma vez, até completar 6 minutos ao todo. Nesse ponto o recheio estará pronto. Recheie o bolo: Com uma faca comprida ou um cortador próprio para bolos, corte-o ao meio, separe a duas partes e recheie a parte de baixo. Depois recoloque a tampa e reserve. Prepare a cobertura: Em uma panela pequena ponha água até a metade para ferver. Em uma tigela menor um pouco, que caiba dentro dessa panela, quebre o chocolate em pedacinhos. Coloque a tigela sobre a água bem quente e aguarde um pouco até que o chocolate comece a derreter. Com uma colher mexa o chocolate até que esteja completamente derretido. Acrescente, então, o creme de leite fresco aos poucos e misture até ficar homogêneo. Posicione o bolo em cima de uma grade e um prato grande e, ainda quente, despeje a cobertura sobre todo o bolo deixando que ela escorra pelas laterais. O excesso escorrerá para o prato debaixo da grade. Depois decore toda a lateral do bolo com chocolate granulado e a parte de cima com o coco em flocos. Salpique ainda um pouco de chocolate granulado por cima do coco. Se quiser decore o prato ao redor do bolo com um pouco de coco em flocos também.

BOLO PRESTIGIO
Publicado12/09/2008 De Receitinhas e Frescurinhas (Visitar o site)
Ads by Google Celulares 4 Chips R$109 Aproveite esta oferta compre seu Celular com TV, MP3. Frete Grátis! celular.MpxShop.com/Oferta_4_Chips
138417
(4.06/5 - 261 votes)

Esse bolo eu fiz para o dia das mães, não sou chocólatra mas esse é muuuuiiiiiitttttttoooo bom... Vale a pena. A Receita eu ganhei da minha amiga Elaine (Laine) fiz umas adaptações e chegou a isso... Ingredientes da Massa: - 2 xícaras (chá) de açúcar - 1 xicara (chá) de água filtrada - 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - 1 xícara (chá) de maizena - 1 colher (sopa) de fermento em pó - 4 ovos (claras em neve) - 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó Modo de preparo Na batedeira, bata as gemas com a água. Acrescente o açúcar e bata bem até formar um creme homogênio. Junte a farinha, maizena e o chocolate batendo bem, dissolva o fermento em um pouco de água e misture a massa não bata mais...coloque as claras em neve mexendo delicadamente até incorporar bem. Coloque em forma untada e enfarinhada. Leve para assar

em forno pré-aquecido. PS. 1 - Eu sempre uso forma redonda, mas pode-se usar retangular. É que acho o bolo redondo mais bonito, chique... PS.2 - A forma depois de untada pode ser forrada com papel manteiga, se tiver medo que a massa grude na forma, eu nunca uso. Ingredientes do recheio: - 1 pacote de coco ralado de 100 grs - 2 latas de leite condensado - 3 gemas - 1 colher (sopa) de margarina - 1 caixinha de creme de leite (200g) Modo de preparo Em uma panela leve ao fogobaixo: o leite condensado, coco, gemas, margarina mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela (como se fosse um beijinho) desligue e adicione o creme de leite. Espere esfriar para usar. Ingredientes da Cobertura: - 1 lata de leite condensado - 1 coher de margarina - 3 colheres de achocolatado (nescau) - 1 caixinha de creme de leite Modo de preparo: Leve ao fogo baixo mexendo sempre até o ponto de brigadeiro mole (quando começa a desgrudar do fundo). Desligue e acrescente o creme de leite. Espere esfriar bem. Montagem: 1 - Corte o bolo em 3 partes. 2 - Em um prato para bolo coloque 1 parte da massa 3 - Umedeça com calda, ou leite com açúcar eu geralmente uso guaraná que não interfere no sabor do recheio. 4 - coloque metade do recheio de coco 5 - outra metade do bolo molhe também 6 - o restante do recheio 7 - a outra parte da massa 8 - cubra com a cobertura de brigadeiro espalhando delicadamente com uma espátula ou as

costa de uma faca grande 9 - Decore com granulado...ou como a sua criatividade mandar. 10 - Conserve em geladeira. De preferência sirva no dia seguinte, o sabor fica mais acentuado enfim fica maravilhooooossso...