You are on page 1of 5

CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE CEAMA FACULDADE ATENAS MARANHENSE FAMA CURSO DE ADMINISTRAO EM ANLISE DE SISTEMAS TURMA: 132

32 MATUTINO PROFESSORA: REGYSANE BOTLHO

WLADIMIR ABOUD SILVA RAMOS

FUNDAMENTOS DE GRAMTICA E LINGUA PORTUGUESA

SO LUIS MA 2009

REFERNCIAS MOYSS, Carlos Alberto. Nveis de Linguagem. In: MOYSS, Carlos Alberto. Lngua portuguesa: atividades de leitura e produo de textos. So Paulo: Saraiva, 2005. Cap. 1. p.1-3. BAGNO, Marcos. A norma culta: lngua & poder na sociedade brasileira. So Paulo: Parbola Editorial, 2003.

1. Variedades da lngua. Uma lngua no uma unidade homognea e uniforme. Ela poderia ser definida como um conjunto de variedades. (MOYSS, 2005, p.1) Comentrio: As variaes que ocorrem na lngua tm origem, nas diferenas sociais existentes entre os indivduos. Estes falam a mesma lngua, porm em nveis diferentes. Aqueles que detm um maior conhecimento lingstico so capazes de utilizar plenamente o nvel culto da lngua enquanto aqueles que no possuem maiores conhecimentos lingsticos utilizam o nvel popular da lngua. Isso mostra que a lngua no uma unidade e sim um conjunto de variedades. 2. Lngua oral e lngua escrita. Falamos de um modo e escrevemos de outro, pois lngua escrita e lngua falada so duas modalidades diferentes de comunicao. (MOYSS, 2005, p.3) Comentrio: A lngua oral e a lngua escrita so duas modalidades diferentes da comunicao. A lngua falada est acompanhada de outros elementos como gestos, olhares e expresses, enquanto que a escrita, resume-se apenas a palavras, por isso devese ter cuidado ao escrever, tendo em vista que no se pode escrever da mesma forma de se fala, logo se deve levar em considerao elementos como pontuao, ortografia, colocao das palavras, etc. 3. Nveis de linguagem. As condies sociais so determinantes no modo de falar das pessoas. (MOYSS, 2005, p.1) Comentrio: O fato de pessoas falarem a mesma lngua de forma diferente pode ser justificado pelas condies sociais de cada indivduo. Outro fator que influencia a fala a localizao geogrfica, pois cada regio possui um sotaque caracterstico e que o torna deferente. 4. Adequao lingstica. natural que se pergunte o que considerado certo e o que errado em um determinado idioma. Na verdade, devemos pensar a lngua em termos de adequao. (MOYSS, 2005, p.2)

Comentrio: Levando em considerao os diversos nveis de linguagem, o modo com que se utilizam cada uma, depende do local e da ocasio em que o indivduo se encontra, mostrando assim que em termos de linguagem no existe certo ou errado e sim o adequado. 5. Gramtica normativa. Somos levados a utilizar a norma gramatical em todas as situaes. (MOYSS, 2005, p.3) Comentrio: A todo o momento nos deparamos com regras e normas a serem seguidas, e na linguagem no diferente. Existe a gramtica normativa que tem por objetivo estabelecer estas normas. 6. Norma culta. A outra definio que se d ao rtulo norma culta, se refere linguagem concretamente empregada pelos cidados que pertencem aos segmentos mas favorecidos da nossa populao. (BAGNO, 2003, p.51) Comentrio: O padro culto da lngua est limitado quelas pessoas que esto mais bem colocadas socialmente, pois estes tem maior acesso ao conhecimento, se sobressaindo em relao s outras pessoas menos favorecidas. 7. Norma Popular. Esta norma popular, como j vimos, predomina nos ambientes rurais, onde o grau de escolaridade nulo ou muito baixo. (BAGNO, 2003, p.64) Comentrio: A norma popular caracterizada pelo baixo nvel de escolaridade ou pela falta desta. predominante na zona rural onde o acesso a educao restrito. Est presente tambm nas periferias, ou seja, a norma popular est ligada a condies scioeconmicas. 8. Norma Padro. Para designar o modelo ideal de lngua certa, muitos lingistas tm proposto o termo norma-padro. (BAGNO, 2003, p.64) Comentrio: Para se referir a forma ideal da lngua usa-se o termo norma padro, visto que est no possui manifestaes lingsticas concretas e logo no pode ser denominada

lngua. A forma ideal de se utilizar a lngua muito relativa, pois leva em considerao aspectos temporais, locais, sociais e econmicos.

You might also like