Metrologia etrologia

Industrial ndustrial

Confiabilidade Metrológica
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA

Samuel Mendes Franco Osni Paula Leite Luiz Alberto Bálsamo Agosto/2008

Introdução
Implantação de Sistemas de Qualidade
ou

Certificação de produtos

Qualidade Competitividade

Qualidade Normalização Confiabilidade Metrológica .

Confiabilidade Metrológica Certificado de Calibração Rastreabilidade .

Métodos e Procedimentos de Medição Comprovação Metrológica Confiabilidade Metrológica Condições Ambientais Técnicos Qualificados Erros de Medição Incerteza de Medição .

O Processo de Medição Medir Sistema de Medição GM Número (unidade) Informações confiáveis Sistema de Medição Processo de medição .

Erros de Medição Influências que geram erros nos resultados de medição Sistema de Medição Operador Perturbações externas Técnicas de operação Variações da grandeza a medir .

yv onde: n = erro y = medida yv = valor verdadeiro Prático: n = y .Definição de Erro Teórico: n = y .yvc onde: yvc = valor verdadeiro Convencional .

Tipos de Erros Erros aleatórios Erros sistemáticos ns na ym .

Erro Sistemático Erro sistemático Corrigido ym .

a relação entre os valores indicados por um sistema de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. sob condições específicas.Calibração A calibração é um conjunto de operações que estabelece. .

Requisitos Garantia da Qualidade .

• calibração • manutenção • re-calibração • lacração ou etiquetagem .Comprovação Metrológica Conjunto de operações necessárias para assegurar que um dado equipamento de medição esteja em condições de conformidade com os requisitos para uso pretendido.

Equipamento de Medição O equipamento de medição deve ter as características metrológicas requeridas para o uso pretendido. Exatidão Faixa de operação Estabilidade Resolução. .

.Incerteza de Medição Ao efetuar medições e ao relatar e fazer uso dos resultados de medição. o laboratório deve levar em conta todas as incertezas significativas no processo de medição.

Condições Ambientais Os padrões e equipamentos de medição devem ser calibrados e operados em ambiente controlado. . para assegurar a validade dos resultados das medições.

quando disponíveis.Rastreabilidade da Medição e Calibração As medições executadas devem ser rastreadas a padrões nacionais ou internacionais. .

Calibração e Métodos de Ensaio O laboratório de metrologia deve ter instruções documentadas sobre o uso e operação de todos os equipamentos. .

. relatório de ensaio ou Certificado de ensaio e devem incluir todas as informações necessárias para a interpretação dos resultados ou ensaio e toda informação exigida pelo método usado.Certificados e Relatórios de Calibração O resultado de cada calibração deve ser relatado num certificado de calibração.

Intervalos de Comprovação Um aspecto importante da operação eficiente de um sistema de comprovação é o estabelecimento e ajuste de periodo entre sucessivas comprovações de padrões e equipamentos de medição. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful