You are on page 1of 11

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD.

202)

Leia atentamente o texto a seguir para responder s questes de 01 a 04. TEXTO: Homens X Mulheres como eles esto ficando

10

Durante a infncia, as diferenas entre meninos e meninas so mnimas. Mas j d para reconhecer aquelas caractersticas que durante tanto tempo foram responsabilizadas pelas diferenas intelectuais entre os gneros. Meninas falam mais cedo e usam mais palavras para se comunicar, j a partir do primeiro ano de idade. Tambm conversam com frases mais complexas ("Me d boneca", em vez de s "Bola"), o que rendeu a elas a fama de matracas injustamente. Meninos, por sua vez, mostram, desde cedo, uma facilidade com questes espaciais, aquelas que exigem rotaes mentais de objetos. Essa habilidade, alis, a que deu fundamento teoria de que homens so melhores em matemtica do que mulheres. (Em 2005, at mesmo o reitor de Harvard insinuou isso o que acabou provocando sua sada do cargo.) E foi usada para explicar por que homens e mulheres escolhem carreiras diferentes para trabalhar: eles vo para a engenharia, elas vo para a psicologia, como se fossem geneticamente predestinados para isso. O problema aqui no est na dificuldade com nmeros (que, alis, as mulheres no tm: resolver problemas espaciais jamais foi correlacionado facilidade para estudar matemtica). Est nas consequncias da escolha da profisso.

Homens X Mulheres como eles esto ficando. In: Superinteressante. Disponvel em: <http://super.abril.com.br/ cotidiano/homens-xmulheres-eles-estao-ficando-632124.shtml >. Acesso em: 18 dez. 2011. Adaptado.

Questo 01 (Peso 1) O texto em destaque permite afirmar: A) A inexistncia de diferenas significativas na educao dada s meninas e aos meninos nos primeiros anos de vida um fato. B) Algumas caractersticas que diferenciam, cognitivamente, o homem da mulher so reconhecidas apenas depois da infncia. C) As mulheres no conversam mais que os homens, elas apenas no apresentam a mesma habilidade com questes espaciais. D) A escolha profissional de homens e de mulheres est vinculada a conceitos culturais e de gnero que se vo formando ao longo dos tempos. E) A mulher no se sente capaz de escolher profisses que lhe exijam clculos matemticos, j que isso no uma caracterstica peculiar do gnero feminino. Questo 02 (Peso 2) Infere-se da leitura do texto que A) tanto homens quanto mulheres so trabalhados, culturalmente, como seres semelhantes, embora sejam diferentes. B) as distines biolgicas entre os dois gneros levam constatao de que homens so mais inteligentes que as mulheres. C) o discurso generalizado de que mulheres so matracas tem seu fundamento no fato de elas aprenderem a falar muito cedo. D) as diferenas culturais estabelecidas entre os dois gneros so fundamentadas, erroneamente, a partir de suas distines biolgicas. E) os homens e as mulheres escolhem carreiras profissionais que desconstroem a tese de que homens so mais inteligentes que mulheres.

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Questo 03 (Peso 3) A anlise dos aspectos lingusticos que compem o texto permite afirmar: A) A expresso Durante a infncia (linha 1) apresenta a mesmo valor sinttico e semntico de que, durante tanto tempo, foram responsabilizadas pelas diferenas intelectuais entre os gneros (linha 2-3). B) A palavra mnimas (linha 1) completa o sentido da forma verbal so (linha 1), funcionando, portanto, como objeto direto. C) Os conectores e (linha 3) e para (linha 3), embora pertenam a mesma classe de palavras, estabelecem diferentes relaes no perodo, ou seja, oposio e direo respectivamente. D) Os termos aquelas (linha 6) e Essa habilidade (linha 7) retomam o mesmo elemento textual: questes espaciais (linha 6). E) O vocbulo alis (linha 7) introduz, na frase, uma ponderao, ao adicionar uma nova ideia relacionada com a facilidade dos homens quanto s questes espaciais. Questo 04 (Peso1) O uso das aspas em Me d boneca (linha 4) justifica-se por ser A) B) C) D) E) uma ironia em relao ao comportamento feminino. um indcio de frase retirada de outro contexto escrito. a nfase dada a uma ideologia com a qual o articulista no concorda. uma citao da fala feminina, tomada como exemplo da afirmao anterior. uma caracterizao do discurso indireto de indivduos que pensam diferente do articulista.

Questo 05 (Peso 1)

LAERTE. Piratas do Tiet. Folha de S. Paulo, domingo, 4 de dezembro de 2011. Disponvel em:< http://www1.folha.uol.com.br/ fsp/quadrin/12748-piratas-do-tiete.shtml>. Acesso em: 18 dez. 2011.

A leitura dessa tira permite inferir que a A) B) C) D) E) burocracia pode gerar atitudes irracionais e intolerantes. perda de tempo, no servio pblico, com funes inteis, uma realidade. soluo para a demanda do servio pblico o aumento do quadro de funcionrios. manuteno das normas burocrticas, mesmo diante de uma situao constrangedora, fundamental. quantidade de trabalho para o funcionrio pblico, por ser demasiada, gera o descontentamento da populao.

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Leia atentamente o texto a seguir para responder s questes de 06 a 08. TEXTO: Democracia de teto e paredes

10

Ningum mora na rua; antes, quem est na rua no mora. Quem est fora dos bsicos direitos constitucionais est excludo da sociedade. E muito mais alm da Constituio, est excludo pelo prprio status com que medido. O status de morador de rua apenas um modo de incluir os excludos na ordem do discurso acobertadora do fascismo prtico de cada dia, oculto sob o vu da autista sensibilidade burguesa. Se o princpio de autoconservao a qualquer custo a base da ao de indivduos unidos na massa, est imediatamente perdida a dimenso do outro sem a qual no podemos dizer que haja tica ou poltica. Mesmo sob o status de morador de rua, o mendigo da nossa esquina a prova do fracasso de todos os sistemas. Se as estatsticas no mudarem comprovando que a tendncia da exceo pode ser a regra, talvez a democracia de teto e paredes no sirva mais a ningum em breve. S que s avessas.

TIBURI, Mrcia. Ningum mora onde no mora ningum. Pequena reflexo sobre as pessoas abandonadas nas ruas das grandes cidades. Revista Cult. Disponvel em: <http://revistacult.uol.com.br/home/2011/03/ninguem-mora-onde-nao-mora-ninguem/>. Acesso em: 18 dez. 2011. Adaptado.

Questo 06 (Peso 1) Segundo a articulista, quem est na rua no mora porque A) acaba por fazer parte de um grupo que est alm da prpria Constituio. B) se trata de uma condio que j virou uma regra social frequente, diante do contingente de moradores de rua. C) representa, embora esteja fora dos parmetros constitucionais, a classe includa no que se chama morador de rua. D) no se apropria dos direitos considerados essenciais para qualquer cidado e apenas contempla um discurso socialmente mascarado. E) no passa de uma situao que explicita unicamente o fracasso social e moral do indivduo diante da prpria sociedade em que est inserido. Questo 07 (Peso 3) A anlise lingustica do texto em evidncia permite afirmar: A) O vocbulo antes (linha 1) denota, no contexto em que est inserido, o sentido de algo contrrio a um discurso comumente utilizado. B) A expresso pelo prprio status (linhas 2 e 3) completa o sentido da locuo verbal est excludo (linha 2), classificando-se, portanto, como objeto indireto. C) A palavra apenas (linha 3) restringe o sentido da frase e sugere excluso, assim como o termo S que (linha 10). D) A forma verbal est (linha 6) apresenta o mesmo sujeito da forma verbal haja (linha 7). E) A pista lingustica mais (linha 9) completa a forma verbal sirva (linha 9), expressando a ideia de quantidade.

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Questo 08 (Peso 3) Se o princpio de autoconservao a qualquer custo a base da ao de indivduos unidos na massa, est imediatamente perdida a dimenso do outro sem a qual no podemos dizer que haja tica ou poltica. (linhas de 5 a 7) A reestruturao do perodo em destaque, sem comprometimento semntico, est correta na alternativa A) Enquanto o princpio de autoconservao a qualquer custo est na base da ao da unio de indivduos em massa, est imediatamente perdida a dimenso do outro, de modo que no se pode dizer que se tem tica ou poltica. B) No caso de o princpio de autoconservao a qualquer custo ser a base da ao de indivduos unidos na massa, a dimenso do outro, sem a qual no podemos dizer que exista tica ou poltica, est perdida imediatamente. C) Est perdida imediatamente a dimenso do outro, quando no podemos dizer que houve tica ou poltica, j que o princpio de autoconservao a qualquer custo a base da ao de indivduos unidos na massa. D) Como o princpio da autoconservao , a todo custo, a base da ao de indivduos unidos pela massa, est perdida mediatamente a dimenso do outro, pois no podemos dizer que existam tica ou poltica. E) Caso o princpio de autoconservao seja, a qualquer custo, a base da ao de indivduos na massa, imediatamente a dimenso do outro est perdida, enquanto no pudermos dizer que houve tica ou poltica. Questo 09 (Peso 2)

MOTTA. Renato de Mattos. Poeminha difcil. Disponvel em:< http://www.overmundo.com.br/banco/poeminha-dificil>. Acesso em: 21 dez. 2011.

A imagem que se constri no ltimo verso, devidamente contextualizado, sugere que o poema A) B) C) D) E) retrata o estado emocional do prprio sujeito potico. ilustra um exemplo de texto elaborado somente por causa do puro sentimento. sintetiza um exemplo de poesia que, para a voz potica, representa o verso engajado e social. transmite que a poesia sem expresso sentimental est condenada falta de beleza e de prazer. deve sempre ser feito a partir da preocupao formal em detrimento da valorizao do sentimento lrico.

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Questo 10 (Peso 2) possvel alimentar sete bilhes de pessoas? necessria uma segunda revoluo verde, na qual os consumidores incorporem hbitos cotidianos diferentes dos atuais, mais conscientes dos impactos ambientais.
BOFF, Leonardo. possvel alimentar sete bilhes de pessoas? Opinio. Site Congresso em foco. Disponvel em:< http:// congresso em foco.uol.com.br /opiniao/colunistas/e-possivel-alimentar-sete-bilhoes-de-pessoas/>. Acesso em: 21 dez. 2011.

A leitura atenta do discurso do telogo e filsofo Leonardo Boff est em consonncia com os versos presentes na alternativa A) Cad a flor que estava aqui?/ Poluio comeu./ E o peixe que do mar?/ Poluio comeu/ E o verde onde que est ?/ Poluio comeu/ Nem o Chico Mendes sobreviveu (Xote Ecolgico - Luiz Gonzaga). B) Tanto amor perdido no mundo/ Verdadeira selva de enganos/ A viso cruel e deserta de um futuro de poucos anos/ Sangue verde derramado/ O solo manchado, feridas na Selva/ A lei do machado (Amaznia - Roberto Carlos e Erasmo Carlos). C) guas escuras dos rios que levam a fertilidade ao serto/ guas que banham aldeias e matam a sede da populao...(Planeta gua - Guilherme Arantes). D) Anda!/ Quero te dizer nenhum segredo/ Falo nesse cho, da nossa casa/ Vem que t na hora de arrumar... (Sal da Terra - Beto Guedes). E) A vida e a natureza sempre merc da poluio/ Se invertem as estaes do ano/ Faz calor no inverno e frio no vero/ Os peixes morrendo nos rios/ Esto se extinguindo espcies animais/ E tudo que se planta, colhe/ O tempo retribui o mal que a gente faz (Planeta Azul - Xoror e Aldemir). Questo 11 (Peso 1) Para intensificar as aes de combate dengue, a Secretaria de Sade de um municpio consultou 15 de seus servidores sobre a possibilidade de estender-se a visitao s residncias dos moradores aos finais de semana. Dos servidores consultados, sabe-se que cinco podem trabalhar apenas aos domingos; trs no podem trabalhar nos finais de semana; trs deles, pelo menos, podem trabalhar tanto aos sbados quanto aos domingos. Assim sendo, pode-se concluir que o nmero de servidores consultados que podem trabalhar apenas aos sbados , no mximo, igual a A) B) C) D) E) 3. 4. 5. 6. 7.

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Questo 12 (Peso 1) Em um torneio de futebol, a cada vitria, o time ganha 3 pontos, a cada empate, ganha 2 pontos e, a cada derrota, perde 1 ponto. Sabe-se que o time X jogou oito partidas, fez um total de 13 pontos e, desses jogos, venceu dois, empatou trs e perdeu um. Com base nessas informaes, correto afirmar que, relativamente s outras partidas, X A) B) C) D) E) venceu ambas. empatou ambas. venceu uma e perdeu a outra. empatou uma e perdeu a outra. empatou uma e venceu a outra.

Questo 13 (Peso 2) Em um almoxarifado, as caixas de mesmo tamanho so armazenadas, empilhadas umas sobre as outras.

Aps a retirada de algumas caixas cbicas, de arestas iguais a 40cm, de uma de uma dessas pilhas, ela ficou na forma indicada na figura. Ento, o volume total das caixas restantes, em m , igual a A) B) C) D) E) 3.44.10-3. 3.43.10-2. 4 -2. 4 .10 2 4 -3 3 .4 .10 . 4.34.10-1.
3

Questo 14 (Peso 3) Em uma viagem de carro entre duas cidades, um quarto do trajeto foi percorrido com um rendimento de 8 km por litro de combustvel, e o restante do trajeto foi percorrido com um rendimento de 10 km por litro. Nessas condies, pode-se afirmar que o rendimento de todo o trajeto foi, em km por litro, aproximadamente igual a A) B) C) D) E) 9,4. 9,5. 9,6. 9,7. 9,8.

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Questo 15 (Peso 1) Um capital de R$12000,00 foi aplicado a uma taxa trimestral de juros simples de 3,5%. O prazo dessa aplicao, para que seja obtido um montante de R$14940,00, dever ser de um ano e A) B) C) D) E) cinco meses. seis meses. sete meses. oito meses. nove meses.

Questo 16 (Peso 3) Dois trabalhadores receberam juntos R$1800,00 por x dias de trabalho. Um deles recebeu 2x reais por dia de trabalho, enquanto o outro, por ser mais especializado, recebeu R$10,00 a mais que o primeiro por dia de trabalho. Com base nessas informaes, pode-se afirmar que A) B) C) D) E) o menos especializado recebeu um total de R$ 700,00. o menos especializado recebeu um total de R$ 850,00. o mais especializado recebeu um total de R$ 1000,00. o mais especializado recebeu um total de R$ 1050,00. a soma das dirias recebidas pelos dois trabalhadores de R$ 100,00.

Questo 17 (Peso 2) Um tcnico em informtica resolveu fazer uma poupana mensal para atualizar alguns equipamentos que utiliza em seu trabalho. De acordo com seus clculos, guardando R$100,00 no primeiro ms e, nos meses subsequentes, o valor poupado no ms anterior acrescido de uma cota fixa x, ao final de um ano, teria o valor necessrio. Nessas condies, pode-se calcular o valor poupado nesse perodo, atravs da expresso indicada em A) B) C) D) E) S(x) = 1100 + 11x. S(x) = 1100 + 12x. S(x) = 1200 + 11x. S(x) = 1200 + 66x. S(x) = 1200 + 72x.

Questo 18 (Peso 3) Uma rea que normalmente iluminada por seis lmpadas quatro de 20W e duas de 40W seu consumo de energia reduzido a 80W de n maneiras distintas. Nessas condies, o valor de n igual a A) B) C) D) E) 3. 6. 8. 12. 14.

pode ter o

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Questo 19 (Peso 2) A avaliao dos candidatos inscritos em um concurso feita em trs etapas distintas, sendo a mdia final obtida atravs da mdia ponderada da pontuao obtida em cada uma delas. Sabendo-se que os pesos da primeira, segunda e terceira etapas so, respectivamente, 3, 4 e 2, pode-se afirmar que a mdia final de um candidato que fez 65 pontos na primeira etapa, 51 pontos na segunda e 75 pontos na terceira foi igual a A) B) C) D) E) 58. 61. 64. 67. 70.

Questo 20 (Peso 3)

Os nomes de P1 e P2 tm sido citados como pr-candidatos ao cargo de prefeito de um municpio nas eleies de 2012 e, por essa razo, um instituto de pesquisas resolveu entrevistar um grupo de eleitores do municpio quanto sua inteno de voto. Analisando-se os resultados obtidos e representados no grfico, pode-se afirmar que o nmero de eleitores entrevistados que votariam em P1 ou em P2 igual a A) B) C) D) E) 195. 299. 403. 494. 598.

Questo 21 (Peso 1) O servidor pblico municipal do municpio de Dom Macedo Costa ter direito, na forma da Lei Orgnica Municipal, remunerao do servio extraordinrio em valor superior a A) B) C) D) E) 50% (cinquenta por cento) do normal. 40% (quarenta por cento) do normal. 30% (trinta por cento) do normal. 20% (vinte por cento) do normal. 10% (dez por cento) do normal.

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Questo 22 (Peso 2) O salrio do servidor pblico municipal do Municpio de Dom Macedo Costa, na forma da Lei Orgnica Municipal, ser fixado por A) decreto, de acordo o cargo ou funo correspondente ao seu nvel, podendo o servidor ser promovido merecimento ou antiguidade, atravs de decreto do Poder Executivo Municipal. B) decreto, de acordo o cargo ou funo correspondente ao seu nvel, podendo o servidor ser promovido merecimento, atravs de decreto do Poder Executivo Municipal. C) decreto, de acordo o cargo ou funo correspondente ao seu nvel, podendo o servidor ser promovido antiguidade, atravs de decreto do Poder Executivo Municipal. D) lei, de acordo o cargo ou funo correspondente ao seu nvel, podendo o servidor ser promovido merecimento, atravs de decreto do Poder Executivo Municipal. E) lei, de acordo o cargo ou funo correspondente ao seu nvel, podendo o servidor ser promovido antiguidade, atravs de decreto do Poder Executivo Municipal. Questo 23 (Peso 3) De acordo com a Lei Orgnica Municipal, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O servidor pblico municipal do Municpio de Dom Macedo Costa, em exerccio de mandato eletivo, investido no cargo de prefeito, ser afastado do exerccio do cargo, podendo optar pela sua remunerao e, no exerccio do cargo de vereador, havendo compatibilidade de horrio, perceber a remunerao de vereador e de sua funo de origem. ) livre a associao profissional ou sindical do servidor pblico municipal, na forma da lei municipal. ) O servidor pblico municipal estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado. ) O regime jurdico nico do servidor municipal ser estatutrio ou celetista. ) O direito de greve assegurado ao servidor pblico municipal no se aplica ao que exerce atividade essencial, assim definida em lei federal e estadual. por por por por por

( ( ( (

A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a A) B) C) D) E) VVVVV FFFVV FVVVF VVVFF VFFFV

Questo 24 (Peso 1) O sucesso de um evento est intimamente ligado ao grau de elaborao de seu planejamento e organizao. Quanto maior for o empenho dos organizadores nessa etapa, maiores sero as possibilidades de se atingir os objetivos e as metas esperadas. So etapas fundamentais para a realizao e sucesso de um evento: A) B) C) D) E) Ideia e oramento. Servio de buffet e ornamentao. Logstica e acompanhamento dos participantes. Planejamento, organizao, execuo e avaliao. Acompanhamento da mdia e publicao de notcias.

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Questo 25 (Peso 2) Em uma frase, pode-se dizer que Redao Oficial a maneira pela qual o poder pblico redige atos normativos e comunicaes. A Redao Oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. So considerados documentos oficiais A) B) C) D) E) as cartas e os outdoors. os boletins e as agendas. os recibos e os contratos. os certificados, os diplomas e as cartas. os ofcios, as atas, os avisos e os memorandos.

Questo 26 (Peso 1) Reunies exigem planejamento e organizao. O planejamento dever ocorrer somente no caso de reunies A) B) C) D) E) ordinrias ou extraordinrias. convocadas pela autoridade maior do rgo. anuais e solicitadas pelo governo estadual. solicitadas pelo sindicato dos servidores pblicos. previstas, mas com um nmero mnimo de participantes, ou seja, trinta pessoas.

Questo 27 (Peso 2) O sistema de arquivo pblico compreende concepes atuais de arquivstica que controlam todos os documentos desde sua elaborao. Modernamente esse sistema de organizao do documento pblico compreende etapas bem definidas. O sistema de arquivo dos documentos pblicos obedece Teoria A) B) C) D) E) das Trs Idades. do Arquivo Pblico. Documental Moderna. do Documento Pblico. do Funcionalismo Pblico.

Questo 28 (Peso 3) A correspondncia oficial deve ser sempre feita de modo impessoal. De acordo com o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, isso acontece porque a comunicao escrita A) B) C) D) E) sempre em nome do servio pblico. ser para funcionrio de baixo escalo. ser para a mais alta autoridade do rgo. desburocratiza e moderniza o servio pblico. no se sabe qual funcionrio do rgo que a receber.
Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

10

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DOM MACEDO COSTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CD. 202)

Questo 29 (Peso 2) Determinados eventos demandam o uso de mesa diretiva e, desse modo, os organizadores devem optar pela mesa mais adequada atividade. A mesa Inglesa pode ser utilizada em reunies de trabalho. Ela se caracteriza por ser organizada A) B) C) D) E) com cabeceira qudrupla, j que se trata de uma mesa quadrada. com cabeceiras nas extremidades mais distantes, ou seja, nas pontas. com lugares marcados somente para o assento dos anfitries do evento. sem qualquer cabeceira, pois todos os assentos so igualmente importantes. de modo que as cabeceiras fiquem no centro da mesa e no nas suas extremidades.

Questo 30 (Peso 3) Segundo o Manual de Redao Oficial da Presidncia da Repblica, os fechos das comunicaes oficiais, alm da finalidade bvia de arrematar o texto, devem saudar o destinatrio. Para simplific-los e uniformiz-los, so empregados somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicao oficial. Um deles utilizado para A) B) C) D) E) autoridades superiores, inclusive o Presidente da Repblica: Respeitosamente. autoridades superiores, inclusive o Presidente da Repblica: Atenciosamente. autoridades superiores, inclusive o Presidente da Repblica: Cordialmente. superintendentes de rgos pblicos e chefes de gabinete: Cordialmente. funcionrios de setores ou chefes de gabinete: Respeitosamente.

Realizao: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa e Fundao CEFETBAHIA

11

www.pciconcursos.com.br

You might also like