You are on page 1of 7

COMUNICAO BILNGE ELEMENTOS FACILITADORES E COMPLICADORES NA DISLEXIA Lidia Becker Introduo A comunicao um processo complexo de interao que faz

z uso de todo o sistema nervoso, ativando os nossos sentidos e harmonizando aspectos estruturais e anatmicos aos cognitivos, culturais e emocionais. Seres humanos se comunicam atravs de lnguas, que correspondem a cdigos convencionados e aceitos por uma determinada comunidade lingstica. O sistema nervoso tem uma dimenso sensorial e perceptiva e outra motora e expressiva, estudadas separadamente por razes didticas, mas que caminham juntas e so interdependentes. A percepo gera um processamento, um input constante de uma srie de estmulos do ambiente: visuais, auditivos, olfativos, gustativos, tteis e cinestsicos. Tais estmulos penetram no crebro, gerando sensaes e estas, por sua vez, geram memrias, que ficam registradas em nossas clulas, participando do complexo funcionamento cerebral. Os estmulos percorrem um longo caminho, revivendo emoes e memrias at se organizarem em forma de mensagem compreensvel, que permite ao indivduo chegar expressividade: uma resposta corporal e vocal. Como fonoaudiloga, especialista em voz, dedico-me ao trabalho de detectar e minorar dificuldades de expresso do portugus brasileiro em indivduos estrangeiros ou ao aperfeioamento da expressividade de brasileiros que desejam comunicar-se em idiomas estrangeiros. Com base no estudo da lingstica torna-se possvel identificar com rigor os elementos fonticos, fonolgicos e prosdicos das diferentes lnguas, enriquecendo o olhar fonoaudiolgico na interveno clnica ou esttica neste tipo de demanda. Comunicao quer dizer tornar comum, compartilhar uma idia com o outro. Para que a comunicao acontea plenamente, preciso entend-la de forma mais abrangente e perceb-la em todos os seus aspectos. Fala-se com os rgos vocais, mas comunica-se com o corpo inteiro, a partir de gestos, olhares, expresses faciais e posturas socialmente percebidas. na fala, efetivamente, que se define a relao do indivduo com o mundo. A fala reflete um pensamento organizado, portanto, as dificuldades de expresso esto intimamente ligadas dificuldade de abstrao e organizao do pensamento. Vasta literatura deixa claro que o ato de falar e expressar-se em outro idioma incorre em novas possibilidades de conexes cerebrais, modificaes comportamentais e vocais. Parte-se do princpio de que voz e fala representam canais expressivos altamente imbricados, que sero aqui considerados como unidade intrinsecamente ligada ao processo de leitura. O presente artigo pretende demonstrar, atravs de novas tcnicas de visualizao do crebro, que cada idioma solicita da rede neuronal um exerccio distinto, elucidando interessantes perspectivas para o desenvolvimento de novos estudos sobre a compreenso e o tratamento da dislexia.

Idiomas ativam partes diferentes do crebro A compreenso das lnguas se processa no crebro em reas compartimentadas, que possuem localizao e funes especficas, responsveis pelo processamento dos estmulos sensoriais advindos do meio exterior. Para efeito didtico, o crebro humano se fragmenta em subreas que interagem no sentido vertical e horizontal, ou seja, tanto na superfcie, quanto na profundidade do tecido enceflico. As reas primrias de organizao da linguagem no crebro so:

4 1 3

2
1)Lobo frontal: pensamento abstrato, planejamento, clculo, raciocnio, resoluo de problemas e alguns aspectos da fala e do movimento voluntrio; 2) Lobo temporal: reconhecimento de estmulos auditivos; 3) Lobo occipital: rea primria da viso; 4) Lobo parietal: percepo sensorial - tato, presso, temperatura e dor, olfato e paladar.

Todas estas funes se organizam em dois sistemas complexos: um plo receptivo, representado pelas regies temporal, parietal e occipital e um plo expressivo, representado essencialmente pelas regies frontal e pr-frontal. Cada funo cognitiva corresponde formao de uma rede de sinapses, gerando diferentes nveis de energia que permeiam as reas primrias e as circundantes, denominadas reas secundrias e tercirias, promovendo a integrao de todos os segmentos um verdadeiro trabalho em equipe! Novas tcnicas desenvolvidas pela cincia tm oferecido excelente contribuio para a compreenso dos processos cerebrais, entre elas a Tomografia de Eltrons de psitrons (TEP), criada h aproximadamente 20 anos nos Estados Unidos (PET SCAN, nos EUA) e utilizada no Brasil somente em nvel de pesquisa. Trata-se da introduo de um ativo qumico colorido no sangue do paciente que provoca intenso metabolismo de glicose, gerando energia que literalmente ilumina as reas do crebro solicitadas para a realizao de determinada ao, portanto, imagens fascinantes do crebro vivo e em movimento:

Ouvindo palavras

Vendo palavras

Ouvindo e pensando

Sentindo

Fonte: (Nature, Petersen, Fox, Posner, Mintun, & Raichle, 1988).

Ao observar estas imagens pode-se perceber claramente a regio do lobo temporal e suas adjacncias sendo solicitadas para o processamento da audio, bem como a rea do lobo frontal sendo solicitada para o raciocnio, logo aps a audio. Percebe-se igualmente a rea occipital sendo solicitada para o processamento da viso e a rea parietal para as sensaes. Tal visualizao permite mapear o movimento cerebral. Conhecer a funo ntegra ajuda na estratgia de reabilitao de funes dificultadas. No caso da dislexia, caberia perguntar: que partes do crebro queimam mais glicose durante o processo de leitura? Que relaes se fazem necessrias para que o indivduo possa decodificar corretamente os elementos de cada lngua? Uma experincia fascinante foi publicada na revista Nature Science, comparando dois grupos de informantes submetidos TEP, com a mesma idade e o mesmo nvel de QI. (Realizao conjunta do Institute of Neurology, em Londres e Institute H. SanRafaele, em Milo, Nature, V.3, no 1, 2000). O primeiro grupo reuniu ingleses lendo em ingls. O segundo, italianos lendo em italiano ambos os grupos operando, portanto, em suas respectivas lnguas nativas. Grupo 1 Grupo 2

O resultado do grupo 1, apresentado esquerda, revela clara solicitao da rea frontal, enquanto que o grupo 2, direita, mostra imagem distinta, onde esta mesma rea praticamente no foi iluminada. Os resultados apontam ainda maior velocidade de leitura no grupo 2, indicando que os italianos, curiosamente, apresentavam um processamento fonolgico mais facilitado.

Fonemas correspondem a sons lingsticos e grafemas so representaes grficas destes sons. Para realizar a leitura preciso fazer a converso da ortografia em complexos fonolgicos, ou seja, fazer a converso de grafemas em som. Entender esta relao essencial para o processamento da leitura (Adams, 1990; Anderson et al.). Resultados Diante dos resultados obtidos, os cientistas envolvidos nesta pesquisa estabeleceram o pressuposto de que para poder realizar a tarefa de ler preciso acessar noes lxicas e ortogrficas em casos de ambigidades relativas atribuio do som para a pronncia. Observou-se que a relao grafema/fonema nas duas lnguas abordadas nesta pesquisa se apresenta bastante distinta. O italiano, lngua romnica, tem correspondncia clara e simples, sem maiores ambigidades. Trata-se de uma lngua cujo ncleo silbico sempre uma vogal, grafada de forma regular, sem deixar dvida quanto sua sonoridade. J o ingls, lngua teutnica, cujo padro fontico se distingue fortemente do italiano, apresenta maior complexidade, obrigando o leitor, mesmo o nativo, a buscar recursos em sua memria para atribuir um som ao grafema e, conseqentemente, palavra, como nos seguintes exemplos: plumb,stink, spring, palavras monosslabas com quatro e cinco consoantes, respectivamente, para cada uma, terminando em articulao consonantal um padro bem diferente de estruturao de palavras. Acredita-se que, pelo mesmo motivo, observa-se um mesmo e persistente erro em alguns indivduos brasileiros ao pronunciarem os sons lingsticos do ingls, devido dificuldade de perceber e assimilar o padro fontico. Ao tentar falar, repetem o padro fontico e silbico do portugus dando uma espcie de acabamento s slabas anglo-fnicas, tais como: five>/fivi/ - speak> chpiki/ nine>naini/, demonstrando uma clara dificuldade de absorver outras regras. Tornam-se claras, portanto, de um lado, a importncia da audio no processo da leitura e da fala, na medida em que padres fonticos so enfatizados pelos nveis de freqncia, intensidade, ritmo, velocidade e direcionamento da fala encadeada a compreenso est intimamente ligada capacidade de isolar, agrupar e classificar palavras ou grupos sonoros e de outro, a noo de que a prosdia se estrutura a partir de um contexto lingstico, em que o contedo da palavra adquire uma determinada e especfica forma de expresso.

Fonte: (Massachussets Institute, 2006)

A figura acima permite visualizar os nveis de interao lingstica necessrios para o bom desempenho da leitura/fala. Observa-se um feed-back contnuo, tanto direcionado para o ouvido do falante/leitor, quanto do ouvinte, harmonizando aspectos fisiolgicos e psicolgicos com os de natureza lingstica, particularmente os fenmenos acsticos e fonticos, formando um circuito eltrico complexo que percorre as reas corticais e subcorticais. Consideraes finais Diante dos resultados apurados, conclui-se que o ingls exige uma rota mais extensa para a traduo de smbolos ortogrficos em signos fonolgicos, por sua complexidade semntica e fontica, uma vez que os grafemas anglo-fnicos representam sons voclicos de vrias sonoridades, por exemplo: Cough /cf/ Bough /bao/ Tough /tf/ Way /wei/ Small /sml/ Cat /kt/

A referida pesquisa atribui o fato de que as reas frontais so mais solicitadas na leitura em ingls porque o processamento exige maior abstrao, vez que necessrio primeiro contextualizar o significado da palavra para depois atribuir-lhe um determinado som. Da a velocidade de leitura menor e a maior complexidade, enfrentando ambigidades. A leitura/fala no ocorre a menos que os componentes da linguagem sejam incorporados ao sistema emocional e cognitivo, em nvel de conexes neurais, integridade do sistema perceptivo, capacidade de ajustes motores bucofonatrios, metodologia de aprendizagem, aspectos culturais, recursos de esttica vocal, dico e prosdia, enfim, a apreenso de todo um universo lingstico. Pode-se acrescentar, sem dvida, que a nova tecnologia permite maior otimizao das avaliaes clnicas, maior compreenso das causas de dificuldades e das diferenas individuais, gerando novas abordagens e melhor elaborao das estratgias teraputicas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Obras publicadas AUSTIN, J.L. Quando dizer fazer. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. BACOT, M. C. FACAL, M.L.; VILLAZUELA, G. El uso adecuado de la voz. Buenos Aires: Mrgenes, S.R.L., 1995. BLOCH, Pedro. Falar viver. Rio de Janeiro: Nrdica, 1980. BOONE, Daniel Is your voice telling you? San Diego: Singular Publishing Group, 1981. COOPER, M. Winning with your voice. Hollywood: Fell, 1990. COLTON, R. & CASPER, Janina. Compreendendo os problemas de voz. Porto Alegre: ART MED, 1996. DE MARINIS, Marco. The language of emotion. New York: Academic Press, 1969. GONALVES, Neide. A importncia do falar bem. A expressividade do corpo, da fala e da voz valorizando a comunicao verbal. So Paulo: Lovise, 2000. KYRILLOS, Leny (org.). Expressividade. Da teoria prtica. So Paulo: Revinter, 2005. MALMBERG, Bertil. La phontique. Paris: Presses Universitaires de France, 1954. MARTINET, Andr. Elementos de Lingstica Geral. Lisboa: S da Costa Editora, 1985. NOVARINA, Valre. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7 Letras , 2003. QUINTEIRO, Eudsia. Esttica da voz: uma voz para o ator. So Paulo: Summus, 1989. TOMASELLO, Michael; Josep Call. Primate Cognition. New York: Oxford University Press,1997. TROUBETZKOY, N.S. Principes de phonologie. Paris: Librairie Klincksieck, 1964. VYGOTSKY, L. S. (1962). Thought and Language. Cambridge, MA: The MIT Press.

Artigos em peridicos BENZON, William. First Person: Neuro-Cognitive Notes on the Self in Life and in Fiction. Psyart Creative Consulting, Journal of the Psychological Study of Arts, 2007. CIARAMITARO, Vivian Maria et al. Spatial and cross-modal attention alter responses to unattended sensory information in early visual and auditory human cortex. SNL, The Salk Institute, 10010 North Torrey Pines Rd, La Jolla, California, 92037, United States.

HURFORD, James. Language Evolution and Computation Research Unit. Linguistics Department, University of Edinburgh. In: Behavioral and Brain Sciences 23(6), 2003. PAULESU, E. A cultural effect on brain function. Nature America Incorporation.http://sci.nature.com PETERSEN et all. How do we lean to read? Nature Science, (see Petersen, Fox, Posner, Mintun, & Raichle, 1988 by MacMillan Magazines Limited.) POLDRACK, Russel et al. Relations Between the Neural Bases of Dynamic Auditory Processing and Phonological Processing: Evidence from fMRI. Journal of Cognitive Neuroscience 13(5):687-697, 2001. RICHARDS, Todd et al. Dyslexic children have abnormal brain lactate response to reading-related language tasks. American Journal of Neuroradiology, 20, 1393-1398, September, 1999. THOMPSON, Paul. D. Brain Imaging. Journal of UCLA School of Medicine, 2001.

You might also like