Escola Básica e Secundária Coelho e Castro Ciências Naturais Alexandra Gomes 9ºD Nº2

como por exemplo aspirinas e ibuprofeno. refrigerantes. × Bactéria H.O que são úlceras pépticas? Úlceras pépticas são lesões que surgem espontaneamente na parede interna do estômago (úlcera gástrica) ou duodeno (úlcera duodenal). quando o álcool chega ao estômago altera o pH da região e faz o organismo produzir mais ácido gástrico × Tabaco. estudos comprovam que o tabaco aumenta a produção de ácido gástrico no estômago . Pylori (presente no estômago da maioria das pessoas que contraem úlceras) pode interferir nas defesas normais contra o ácido gástrico e produzir uma toxina que contribui para a formação das úlceras. Figura 1 – Localização de uma úlcera gástrica e de uma úlcera duodenal Causas de úlceras no estômago × Corrosão das paredes desta estrutura pelo suco gástrico. × Alteração genética. comidas processadas e muito gordurosas. × Medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides. o que é mais provável acontecerem em idosos. alimentos ácidos ou picantes. normalmente causadas devido ao excesso de ácido gástrico. × Má alimentação. indivíduos que possuam casos de gastrite e úlcera na família têm maior probabilidade de desenvolver esta doença. × Excesso de bebidas alcoólicas. demoram mais tempo a serem digeridos e podem favorecer a formação da úlcera.

Quando a quantidade de suco gástrico no duodeno aumenta estes sucos neutralizantes não têm capacidade para proteger o interior do intestino que acaba por corroer e formar úlceras. Figura 3 – Omeprazol. duodeno e estômago. que permitirá a visualização do esófago. o mais indicado é a realização de uma endoscopia. por exemplo. localizando o local da úlcera e consequentemente atribuir o tratamento adequado. devem-se exclusivamente à passagem do suco gástrico do estomago para o duodeno. Genérico utilizado no tratamento de úlceras . o Omeprazol. com o objectivo de evitar que o suco gástrico utilizado na digestão aumente o tamanho e a gravidade da ferida. A adoção de bons hábitos alimentares completa o tratamento. Como tratar uma úlcera? Uma úlcera péptica pode ser tratada através de medicamentos anti-ácidos receitados por um médico.Causas das úlceras no duodeno As úlceras no duodeno. Normalmente. Também são utilizados analgésicos para controlar a dor e antibióticos para destruir a bactéria. Figura 2 – Imagem endoscópica de uma úlcera duodenal Como diagnosticar uma úlcera? Para o diagnóstico da doença. este suco chega ao duodeno em quantidades moderadas misturado com o quimo que posteriormente são neutralizadas pelos sucos lançados no duodeno.

Bibliografia http://www.com.medipedia.org/wiki/%C3%9Alcera http://zerohora.html × http://www.php?module=artigoEnc&id=26 × × × .clicrbs.tuasaude.wikipedia.com/como-se-forma-uma-ulcera/ http://pt.pt/home/home.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/02/saiba-como-tratar-a-ulcera4045855.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful