You are on page 1of 11

1. COMPREENDENDO A VELHICE A questo de ser velho um fenmeno mundial que vem se construindo os ltimos 30 anos.

. No Brasil a discusso sobre envelhecer vem ocorrendo com preocupao nacional a partir de 1.970, atravs de estudos e pesquisas com o intuito de compreender esse fenmeno, destacando a necessidade de profissionais especializados para atuarem no atendimento especfico ao idoso. De acordo com MARTINEZ (1994) apud BRANCO (1999, p. 107) ele dinmico, progressivo e irreversvel, caracterizado por diversas manifestaes nos campos biolgicos, psquico e social, que ocorrem ao longo da vida de forma diferenciada em cada indivduo. De acordo com a ONU Organizao das Naes Unidas idoso aquele indivduo de 60 anos ou mais. Esse conceito fundamental para estabelecercritrios referentes aposentadorias, benefcios ou acesso s polticas sociais. Contudo, considerar a idade cronolgica como nico fator que define a velhice pode apresentar alguns riscos, visto que o processo de envelhecimento varia de indivduo para individuo, no sendo, portanto, suficiente para defini-la. Diante disso, preciso compreender a velhice como uma etapa da vida na qual, em decorrncia da alta idade cronolgica, ocorrem modificaes de ordem biopsicossocial que afetam a relao do individuo com o meio (SALGADO, 1982, p. 29). Pode-se considerar o envelhecimento como o conjunto de processos que contribuem para aumentar progressivamente a probabilidade de doenas degenerativas. Isto , o envelhecimento no um processo de adoecimento porque enquanto envelhecemos estamos experimentando mudanas normais, esperadas e associadas idade. Mas a probabilidade de adoecer aumenta com a idade, porque estas mudanas nos tornam mais vulnerveis a doenas que, na juventude, seriam combatidas com maior facilidade.
1

2. APONTAMENTOS DA LEI N 10.741, DE 1 DE OUTUBRO DE 2003. ESTATUTO DO IDOSO Aps tramitar por cinco anos no Congresso Nacional, o Estatuto do Idoso foi aprovado por unanimidade pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Foi sancionado no dia 1 de outubro de 2003 e algumas dessas garantias j eram asseguradas pela Constituio Federal de 1988. considerada idosa a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. A famlia, a comunidade e o poder pblico tm o dever de garantir ao idoso, com absoluta prioridade, os direitos assegurados pessoa humana. Os direitos assegurados na Constituio de 1988, na rea de assistncia pessoa idosa foram regulamentados atravs da Lei Orgnica de Assistncia Social (Lei n7.882 de 07.12.1993) e posteriormente a Poltica Nacional do Idoso (Lei n8.842/94 de 03.06.96). A Constituio Federal, logo no art. 1 declara que so princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, a cidadania e a dignidade humana (incisos I e II). A pessoa idosa tambm ser humano, e, portanto, possui status de cidado, e por conseqncia, devendo tambm ser contemplado por todos os instrumentos asseguradores da dignidade humana aos brasileiros, sem qualquer distino. O poder pblico, no traar de suas generalidades, ficou por ltimo nas atribuies que lhe competiriam. Em primeiro lugar foi convocada a famlia, depois a comunidade e em seguida a sociedade. A obrigao familiar uma decorrncia de princpios maiores. Ela, no contgio com a lei ordinria, age por contaminao, material e moralmente. A prova da afirmao est contida no art. 230 da Lei Constitucional:
Art. 230. A famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bemestar e garantindolhes o direito vida.

Importante ressaltar o art. 3 do Estatuto. Vide.


Art.3 obrigao da famlia, da comunidade, da sociedade e do Poder Pblico assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivao do direito vida, sade, alimentao, educao, cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, ao respeito e convivncia familiar e comunitria. Pargrafo nico. A garantia de prioridade compreende: I atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos rgos pblicos e privados prestadores de servios populao; II preferncia na formulao e na execuo de polticas sociais pblicas especficas; III destinao privilegiada de recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo ao idoso; IV viabilizao de formas alternativas de participao, ocupao e convvio do idoso com as demais geraes; V priorizao do atendimento do idoso por sua prpria famlia, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que no a possuam ou caream de condies de manuteno da prpria sobrevivncia; VI capacitao e reciclagem dos recursos humanos nas reas de geriatria e gerontologia e na prestao de servios aos idosos; VII estabelecimento de mecanismos que favoream a divulgao de informaes de carter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento; VIII garantia de acesso rede de servios de sade e de assistncia social locais. IX prioridade no recebimento da restituio do Imposto de Renda.

A garantia de prioridade de que trata o pargrafo nico (art 3 do Estatuto), tem uma analogia com as metas da Poltica Nacional do Idoso, erigida sob a lei n 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Tal lei, em seus artigos 4 e 6, descreveu que os quatro Conselhos: Nacional, Estadual, Distrito Federal e Municipal, permanentes, paritrios e deliberativos, tero a atribuio de supervisionar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a poltica nacional do idoso, no mbito das respectivas instncias poltico-administrativo. assegurada pelo Sistema nico de Sade (SUS) ateno integral e especial sade do idoso, devendo tambm ser objeto de preferncia em tratamentos pelo SUS com relao as doenas que os afetam. O idoso com dificuldade de locomoo tem o direito de atendimento domiciliar, seja na cidade ou no campo. Tambm obrigao do poder pblico oferecer
3

gratuitamente medicamentos, prteses, rteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitao ou reabilitao aos membros da terceira idade, independente de sua classe social, sendo necessrio para isso que o idoso solicite tratamento pelo SUS. Nos ltimos anos, a Poltica Social brasileira foi marcada por uma preocupao crescente de atendimento populao idosa. Pela primeira vez em nossa histria, durante o perodo de 1976, as comunidades se mobilizaram, tendo em vista o encontro de solues para os seus problemas mais urgentes, o que resultou na incluso formal do problema da terceira idade na lista das prioridades os rgos pblicos, especialmente daqueles que se ocupam de previdncia social. As polticas de atendimento devem estar voltadas para garantir as necessidades bsicas dos idosos, vulnerabilizados pelo prprio ciclo de vida, pela pobreza e pela excluso social. vedada a discriminao do idoso nos planos de sade pela cobrana de valores diferenciados em razo da idade (3, Art. 15). proibida a discriminao por idade, inclusive em concursos pblicos, excetuando-se os casos que o cargo o exigir. Em caso de empate em concurso, h preferncia para quem tem maior idade. A lei garante o desconto de 50% e acesso preferencial em atividades e eventos, que proporcionem a concretizao dos direitos. Ao governo cabe incentivar a abertura das universidades aos idosos, bem como a publicao de livros e peridicos, de contedo e padro editorial adequado aos maiores de 60 anos. O exerccio de atividade profissional, respeitando seus limites fsicos e psquicos. Cabe ao poder pblico estimular a iniciativa privada a contratar os idosos. Nos programas de habitao pblica ou subsidiada com recursos pblicos, sero reservados 3% das unidades para idosos.

assegurada a gratuidade do transporte coletivo pblico urbano e semi-urbano, 10% das vagas so reservados aos idosos, exceto nos servios seletivos. No transporte coletivo interestadual ser assegurado duas vagas
4

gratuitas aos idosos e desconto de 50%, no mnimo, aos membros da terceira idade que excedem as vagas gratuitas. Para esse direito, requisito que os usufruturios no tenham renda superior a dois salrios mnimos. Casos em que o idoso necessite de proteo, ou seus direitos no estejam sendo cumpridos; as reclamaes devero ser comunicadas a qualquer dos seguintes rgos: autoridade policial, Ministrio Pblico, Conselho Estadual do Idoso ou Conselho Nacional do Idoso. Profissionais de sade, responsvel por estabelecimento de sade ou responsveis por instituio de longa permanncia que deixarem de comunicar autoridade competente crimes contra os idosos, sero penalizados. A omisso diante de atos que possam causar leso fsica ou moral no idoso punvel pelo cdigo penal. Referente s casas-lares, h algumas obrigaes impostas estas pelo Estatuto, elencadas em seus artigos 35; 37; 2 e 3 dentre outros artigos. Estas so fiscalizadas pelos Conselhos Municipais, pela Vigilncia Sanitria e pelo Ministrio Pblico. As casas-lares devem manter as condies adequadas; tm que ter vesturios compatveis, enfim, devem ter uma srie de exigncias feitas para essas casas de abrigos para os idosos. No caso de entidades filantrpicas, o benefcio recebido pelo idoso poder ser recebido pela entidade, para auxlio no custeio do idoso, mas somente o percentual de 70%, ou seja, vedado o recebimento integral, os 100% do benefcio (artigo 35, 2do Estatuto do Idoso). As entidades de atendimento aos idosos, ou melhor, dizendo, as casas-lares, abrigos e casas de repouso para idosos, so fiscalizadas pelo Ministrio Pblico, pela Vigilncia Sanitria e pelos Conselhos Municipais.

3. CASA LAR DO VOV HORCIO MAGALHES

A entidade com perfil filantrpico foi fundada em 1974 e h cerca de cinco anos funciona provisoriamente em um prdio no bairro mecejana, atrs da SETRABES (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), responsvel pela instituio. Tal entidade a nica do Estado que acolhe idosos. A equipe de profissionais da Casa do Vov faz um trabalho de resgate familiar, para tentar reaproximar os idosos da famlia, no caso dos poucos que tem famlia em Roraima e tambm tenta reencontrar os familiares que moram em outros Estados. A maioria dos idosos internos, ao contrrio do que muitos pensam, no foi abandonada pela famlia, e sim saram de seus lares a procura de melhores condies de vida, se aventurando nos garimpos de Roraima. O ambiente conta com refeitrio, leitos com guarda-roupa, ventiladores, banheiros, camas e colches de acordo com a necessidade de cada um. No local tambm foi possvel observar que existem cadeiras de rodas e equipamentos que facilitam a locomoo daqueles que precisam de auxlio na hora de se deslocar dentro ou fora da casa.

A instituio conta ainda, segundo o coordenador do local, com dois veculos adaptados para atender os idosos que necessitam sair da unidade para tratamento mdico ou qualquer outra atividade que exija deslocamento externo. Ao longo do dia, nossos velhinhos buscam entretenimento por meio de atividades de artesanato, colagens, pinturas e de jogar domin (a preferida entre eles). De acordo com informaes de funcionrios, a instituio faz parcerias com escolas e faculdades, para a realizao de atividades de teatro, canto, entre outras apresentaes de alunos no prprio local da instituio, devido os idosos no poderem se locomover muito.

A equipe multidisciplinar da Casa do Vov faz questo de festejar as datas comemorativas e, principalmente, o aniversrio de cada interno. Isso se d de forma a melhorar a auto-estima dos velhinhos e tambm para que se fortalecem suas memrias lembrando de datas to importantes esquecidas ao longo do tempo. Dentre os moradores, encontramos o senhor Humberto Fernandes da Silva, de 83 anos que nos chamou ateno por seu amor arte da poesia. Nos versos, lembranas romnticas de algum que ficou no passado. Ele mora na entidade desde sua fundao, em 1974. H muitos anos atrs, ele deixou a famlia em Manaus e percorreu diversos Estados e pases trabalhando como biscate. Conheceu a Venezuela, Guiana e Peru, at vir parar em Roraima, onde trabalhou com os missionrios e ndios. Logo, verifica-se a importncia do comparecimento de todos nsalunos da Faculdade Estcio Atual; na casa dos idosos. Ampliando nosso conhecimento e ainda, e mais importante, alimentando, no s com doaes, mas com esperana e alegria queles que tanto se dedicaram cuidar de uns e hoje so cuidados por outros.

CONSIDERAES Muitos idosos ainda enfrentam no dia a dia a falta de respeito em relao aos direitos reservados no Estatuto do Idoso. Um dos maiores problemas a falta de educao dos mais jovens. Os desrespeitos que mais comuns so das pessoas que no obedecem s filas preferenciais em bancos ou supermercados e os que estacionam nas vagas de estacionamento reservadas aos idosos. Tambm comum encontrar jovens sentados nos acentos reservados aos idosos nos transportes pblicos. Outra questo relevante para a qualidade de vida na terceira idade a qualidade das caladas. No que diz respeito qualidade das caladas, cabe aos rgos pblicos cobrar dos proprietrios e no pode existir nenhum obstculo arquitetnico. Dois dos direitos mais usuais e freqentemente desrespeitados encontram-se elencados nos artigos 3 e 41 do Estatuto do Idoso, sendo respectivamente, a obrigao da famlia, da comunidade, da sociedade e do Poder Pblico, garantir ao idoso, com absoluta prioridade o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos rgos pblicos e privados prestadores de servio populao; e a reserva de 5% das vagas nos estabelecimentos pblicos e privados, as quais devero ser posicionadas de forma a garantir melhor comodidade o idoso. Diante do exposto, atualmente podemos observar que ainda est longe de ser totalmente colocado em prtica, tais direitos e garantias dos senhores de idade avanada. No se pode, no entanto, deixar de admitir que o Estatuto do Idoso foi um avano para nossa legislao. A maioria dos idosos no conseguem continuar desempenhando uma vida ativa, mesmo com sade. Quando a pessoa envelhece, existem alguns fatores psicossociais que interferem na qualidade de vida, como as condies mnimas de sobrevivncia e, consequentemente, limita a

participao dos idosos em eventos sociais.

A solido, pois muitas das vezes um companheiro dirio. Os idosos tm pouco contato com outras pessoas devido dificuldade de transporte adequado, problemas financeiros, incapacidade fsica e falta de companhia associada ao medo. Por isso h a importncia da socializao, da participao e integrao dos idosos no meio ao qual pertencem. Com a urbanizao, houve um processo de desagregao das grandes famlias, surgindo o modelar nuclear, estruturado em torno do pai, me e filhos, tendo como principais caractersticas, segundo Porter (1979, p. 18), a privacidade, a intensidade emocional e o planejamento familiar. Diante disso, verifica-se uma nova estruturao das famlias a partir da introduo de novos valores, como a crescente insero da mulher no mercado de trabalho, o aumento do nmero de divrcios, as mulheres assumindo o sustento das famlias, enfim, nesta reorganizao nem sempre resta um lugar para o idoso. H uma alterao do papel do idoso, que passa a viver sozinho, em instituies ou ainda, quando permanece com familiares, no participa de maneira efetiva na dinmica familiar. Contudo evidente que no basta apenas a edio do Estatuto do Idoso, pois a lei por si s no far milagres, ou seja, no basta apenas o fato de estar legalizado os direitos dos idosos para que estes sejam cumpridos, pois no se mudam do dia para a noite as mentalidades e situaes objetivas de carncia. A velhice deve ser considerada como a idade da vivncia e da experincia, que jamais devem ser desperdiadas. O futuro ser formado por uma legio de indivduos mais velhos e se no estivermos conscientes das transformaes e preparados para enfrentar esta nova realidade, estaremos fadados a viver em uma civilizao solitria e totalmente deficiente de direitos e garantias na terceira idade. O Estatuto do Idoso a concretizao de um sonho para milhes de idosos que vivem na misria e no abandono sem ter acesso sequer aos direitos fundamentais presentes na nossa Constituio. O Estatuto pretende humanizar e aproximar cada vez mais o idoso da sua famlia e da sociedade. Todos tm um papel fundamental para a
9

garantia dos direitos presentes neste Estatuto, a famlia, a comunidade, o Poder pblico. Conclumos, portanto que, se articuladas todas as polticas de atendimentos, no s ao idoso, mas ao ser humano, e se juntamente com sociedade civil e Estado, as instituies direcionassem o atendimento pessoa idosa efetivamente dentro da Poltica Nacional do Idoso, Poltica Estadual do Idoso, Lei Orgnica da Assistncia Social e o Estatuto do Idoso; as instituies teriam condies de atender com qualidade as demandas que se lhes apresentam.

10

REFERNCIAS

VILAS BOAS, Marco Antonio. Estatuto do Idoso comentado. Rio de Janeiro: Forense, 2009. BRASIL. Poltica Nacional do Idoso: Declarao universal dos direitos humanos. Braslia: Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, 1998.

http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/moradias/casa-lar-do-vovo-temapenas-dois-banheiros-para-26-idosos.html> Acesso em 02/12/2012.

http://www.idoso.caop.mp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo =66> Acesso em 02/12/2012.

http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Social/article/viewFile/578/558> Acesso em 02/12/2012.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/10/direitos-previstos-peloestatuto-do-idoso-ainda-sao-desrespeitados.html> Acesso em 02/12/2012.

11

You might also like