You are on page 1of 35

2013

lgebra | Caderno 01

68

www.ednaldoernesto.com.br

MENSAGEM FINAL

LEGENDA: Resoluo em multimdia, disponvel no site www.ednaldoernesto.com.br

lgebra | Caderno 01

67

www.ednaldoernesto.com.br

NDICE
Pgina 01 - Histrico 02 Conceitos primitivos 7 7 11

03 - Formas de representao de um conjunto 04 - Uso dos conectivos 05 - Cardinal de um conjunto 06 - Igualdade de conjuntos 07 - Subconjuntos de um conjunto dado 08 - Operaes com conjuntos 09 - Complementao 10 - Proposies e Conjuntos 11 - Nmero de elementos da reunio de conjuntos

12 14 16 17 19 23 26 28

lgebra | Caderno 01

66

www.ednaldoernesto.com.br

40. Dados os intervalos A = (-

; 2 ] e B = ] 1 ; + ), calcule:

Representao Geomtrica dos intervalos

a) A

b) A

c) A - B e) C A B g) CIA R

d) B - A
B f) C A

h) CI B R

41. Dados os intervalos A = [ 2 ; -1) e B = [ 2 , 3 ], calcule: Representao Geomtrica dos intervalos

a) A

b) A

c) A - B e) C A B g) CIA R

d) B - A
B f) C A

h) CI B R

lgebra | Caderno 01

65

www.ednaldoernesto.com.br

38. Dados os intervalos A = [1/2 ; 3] e B = ] 3/4 ; 3 [ , calcule os intervalos abaixo e d as respostas utilizando o mtodo da compreenso. Representao Geomtrica dos intervalos.

MENSAGEM INICIAL JUVENTUDE


Por Nuno Cobra O maior sonho de todo mundo conquistar a juventude eterna. E, por mais estranho que possa parecer, esse desejo est muito longe de ser impossvel: ela realmente eterna enquanto dura a vida. A juventude no apenas um conjunto de traos fsicos. um estado de esprito que prevalece apesar do tempo, e pode ser adquirido em qualquer fase. Conheo pessoas com vinte e poucos anos que j so velhas, e chego a me espantar com a juventude de certas pessoas com avanadssima idade cronolgica. Todos temos a oportunidade de escolher se vamos nos colocar diante da vida como velhinhos encarquilhados ou atravess-la sorrindo. Cabe a ns esta opo. Deus nos d a chance de estar do lado que preferirmos, mas poucos se do conta disso. O jovem aquele que vive o lado encantador das coisas e passa os seus dias em uma contnua alegria. otimista, tem sempre um sorriso no rosto e um ideal no peito. atirado, corajoso e acredita ter muitas experincias maravilhosas pela frente... mesmo sendo um sexagenrio. No tem pensamentos negativos, at porque falta tempo para isso. O velho aquele que se faz pessimista, tem o rosto pesado o peito angustiado e perspectivas limitadas. Est triste e cansado antes mesmo de chegar aos trinta anos de idade. Quem pensa como velho acaba ficando assim. Afinal, no fundo somos o resultado de tudo que pensamos. Por outro lado, uma mente jovem influencia o corpo a se manter como tal. Esse tipo de pessoa com uma sintonia to positiva a que busca (e acaba encontrando) maneiras de diminuir a velocidade de envelhecimento do corpo. Torna o seu organismo mais eficiente e, por conseqncia, fica mais resistente a todo tipo de doena. Voc j percebeu que existem pessoas que nascem velhas? Que viver lhes parece um fardo quase impossvel de carregar? Isso porque acham a vida dura e ingrata, reclamam demais, s vem o lado ruim das coisas. Tudo muito difcil e trabalhoso. Em vez de aproveitar cada minuto e cada experincia para crescer, elas apenas acumulam mgoas e acabam atraindo para si um furaco de desastres mentais. Ser jovem sentir, vibrar, amar, assumir a vida intensamente a cada momento nunca ficar espera de momentos especiais porque especial mesmo o agora. valorizar o presente e sonhar alegre com um futuro maravilhoso.

a) A

b) A

c) A - B e) C A B g) CIA R

d) B - A
B f) C A

h) CI B R

39. Dados os intervalos A = (-4 ; 1] e B = (Representao Geomtrica dos intervalos

; 2], calcule:

a) A

b) A

c) A - B e) g)

d) B - A f) C
B A B

A B

A C IR

h) C IR

lgebra | Caderno 01

64

www.ednaldoernesto.com.br

36. Dados os intervalos A = [-1; 2] e B = [0; 7 [ , calcule os intervalos abaixo dando a resposta utilizando o mtodo da compreenso. Representao Geomtrica dos intervalos.

a) A

b) A

c) A - B e) C A B g) CIA R

d) B - A
B f) C A

h) CI B R

37. Dados os intervalos A ={x IR x > 2 } e B ={x IR 1 < x e d as respostas utilizando a notao de intervalos. Representao Geomtrica dos intervalos.

4} , calcule os intervalos abaixo

a) A

b) A

c) A - B e) C A B g) CIA R

d) B - A
B f) C A

h) CI B R

lgebra | Caderno 01

63

www.ednaldoernesto.com.br

Nota: Os intervalos ilimitados tambm podem ser chamados de Incomensurveis (pois os mesmos no podem ser medidos, ou seja, estes intervalos no possuem amplitude que, por definio, o comprimento do mesmo. Convenes: I. A bolinha cheia ( ) no extremo de um intervalo indica que o nmero associado a esse extremo pertence ao intervalo. II. A bolinha vazia ( o ) no extremo de um intervalo indica que o nmero associado a esse extremo no pertence ao intervalo. III. Usaremos sempre a denominao aberto nas extremidades que tendem a + e - .

NOES SOBRE CONJUNTOS


1. HISTRICO
Em 3 de maro de 1845, na cidade russa de S. Petersburgo, nasce Georg Ferdinand Ludwig Philip Cantor, garoto de famlia simples, que no imaginava tornar-se um dos maiores matemticos da histria. Aos 11 anos transferiu-se para a Alemanha, onde doutorou-se em matemtica em 1869 pela Universidade de Berlim e depois passou a trabalhar como professor na pequena cidade alem de Halle, quando por volta de 1872 desenvolveu a Teoria dos conjuntos. Esta teoria, alm de padronizar a linguagem em todos os ramos da matemtica, nos trouxe outras grandes contribuies, como, por exemplo, uma definio mais precisa da ideia de infinito, ideia que amedrontara tantos filsofos e matemticos desde a antiguidade. Embora criticado por alguns matemticos de sua poca, seu trabalho foi bastante bem recebido por outros, destacando o clebre matemtico David Hilbert, que certa vez exclamou, defendendo sua teoria: Ningum nos expulsar do paraso que Cantor criou para ns. Morreu em janeiro de 1918, plido e abatido, na Halle Nervenklinik, clnica mental na cidade de Halle. Seu trabalho s foi compreendido e aceito pela comunidade cientfica algum tempo aps a sua morte e at hoje responsvel por grande parte dos fundamentos da matemtica.
Georg Cantor o criador da clebre teoria dos conjuntos. As suas ideias estavam muito adiantadas para o seu tempo e deram origem a grandes controvrsias. No detalhe, Cantor em 1917, poucos meses antes de sua morte.

EXERCCIOS
35. Represente pelo mtodo da compreenso e utilizando a notao especfica, os intervalos representados geometricamente abaixo:

2. CONCEITOS PRIMITIVOS
CONJUNTO

CONCEITOS INICIAIS

ELEMENTO

PERTINNCIA Segundo Georg Cantor: Chama-se conjunto o grupamento num todo de entes, pouco importando a natureza dos mesmos, bem definidos e discernveis, de nossa percepo ou de nosso entendimento, chamados de elementos do conjunto. lgebra | Caderno 01

62

www.ednaldoernesto.com.br

Conforme percebemos na conceituao de Cantor preciso que haja bastante clareza e preciso acerca dos entes que esto sendo agrupados para no haver ambigidade. Exemplo: Pergunta: Brasil um conjunto ? Resposta: Depende...

07. INTERVALOS
Conjuntos densos representam pedaos de reta, isto , intervalos reais. Chamamos intervalo qualquer subconjunto contnuo de R ., geometricamente os intervalos reais correspondem a segmentos ou semi-retas que tm como reta suporte a reta real.

Se agruparmos regies polticas: Norte, Sul, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste e chamarmos tal agrupamento de Brasil. Ento teremos:

Se agruparmos Estados: Pernambuco, So Paulo, Amazonas, Maranho...e chamarmos de Brasil. Ento teremos:

Intervalo aberto

Intervalos Limitados
Intervalo semi-aberto (semi-fechado)

Intervalo semi-aberto (semi-fechado)

Conjunto: BRASIL Elemento: CADA REGIO

Conjunto: BRASIL Elemento: CADA ESTADO

Todavia: Se no tivermos agrupado ou ainda no soubermos o que foi agrupado no faz sentido matematicamente afirmar que Brasil um conjunto. Os entes que foram agrupados para formar o conjunto so denominados elementos

Intervalos Ilimitados

lgebra | Caderno 01

61

www.ednaldoernesto.com.br

Vejamos como posicionar os Irracionais

2 ,

3 e seus simtricos na reta real:

Exemplo: o conjunto das vogais latinas : V = {a; e; i; o; u} ou V = {e; i; a; u; o} ou V = { a; e; o; i; u}

Vimos que conjunto um conceito primitivo. Compreenderemos mais profundamente o significado de um conceito primitivo medida que formos trabalhando com cada um deles. Podemos imaginar que um conjunto seja como um pacote de supermercado que contenha em seu interior os elementos.

Em nosso exemplo, a visualizao de {a; e; i; o; u} seria:

Vejamos agora um mtodo intuitivo para a localizao do nmero Irracional

na reta real:

Exemplo: Considere dois pacotinhos de letras, V e C, o primeiro com as vogais e o segundo com as consoantes:

V=

C=

Esses pacotinhos correspondem a conjuntos cujos elementos so, respectivamente, as vogais e as consoantes. lgebra | Caderno 01

60

www.ednaldoernesto.com.br

Os nmeros racionais, entretanto, no preenchem completamente a reta, isto , h Coloquemos esses pacotinhos dentro de um outro pacote, que chamaremos de A: pontos da reta que no representam racional algum. Por exemplo, entre os pontos 1,41 e 1,42 fica um ponto que representa
2 = 1,414215... (irracional).

Quando representamos tambm sobre a reta os nmeros irracionais, cada ponto da reta OU passa a representar necessariamente um nmero racional ou irracional (portanto, real), isto , os reais preenchem completamente a reta.

Em linguagem de conjuntos poderamos escrever: V = {a; e; i; o; u} ; C = {b; c; d; f; ...; x; y; z} e A = {V; C}

Portanto, o conjunto A tem dois elementos, V e C. Como V elemento de A, V A; como C elemento de A, C A. Isto nos leva a concluir que um conjunto pode ser elemento de outro. Um ente qualquer pode ou no ser elemento de um certo conjunto para fazer tal indicao temos a relao de pertinncia:

Esta reta, que representa R , chamada reta real ou reta numrica.

O conjuntos dos Nmeros Reais denso, tal e qual os conjuntos dos Racionais e dos Irracionais, porm o ; nico dentre estes a apresentar continuidade, pois entre dois nmeros reais diferentes existem infinitos nmeros reais e apenas nmeros reais.

AFIRMATIVA

NEGATIVA

X
O ente

A
O conjunto O ente

A
O conjunto

ELEMENTO DE

NO ELEMENTO DE

Esta notao devida ao matemtico italiano Giuseppe Peano (1859 - 1932).

lgebra | Caderno 01

10

59

www.ednaldoernesto.com.br

34. Classifique em verdadeiro ou falso as afirmaes abaixo:

Exemplo: a {a; b}; {a; b} {{a; b}; {a; c}} mas a {a; c}} so conjuntos e no letras. {{a; b}; {a; c}}, pois os elementos de {{a; b};

a) o quociente entre um racional e um irracional pode ser racional (

b) o quociente entre um racional no-nulo e um irracional ( nesta ordem ) sempre irracional ( ) ) ) ) {{a; b}; {a; c}} visualiza e no

c) o produto entre um racional e um irracional pode ser irracional ( d) o produto entre um racional e um irracional pode ser racional (

e) o produto entre um racional no-nulo e um irracional sempre irracional ( f) a soma entre dois reais sempre real ( ) ) ) ) ) )

g) a soma entre dois reais pode no ser real (

03. FORMAS DE REPRESENTAO DE UM CONJUNTO


1 Forma: POR EXTENSO (FORMA TABULAR OU ANALTICA) Enumeram-se seus elementos, escrevendo-os entre chaves e separando-os por vrgula ou ponto e vrgula. ) Exemplos: A = {1; 2; 3} ou A = {1; 2; 3} O conjunto A possui trs elementos. B = { 1; 2,3} O conjunto B possui dois elementos: o nmero 1 e o nmero 2,3. C = {1; 3} O conjunto C possui dois elementos: o nmero 1; e o nmero 3. 2 Forma: POR COMPREENSO (FORMA SINTTICA OU CONSTRUTIVA)

h) a diferena entre dois reais sempre um real ( i) a diferena entre dois reais pode no ser real ( j) o produto entre dois reais sempre um real ( l) o quociente entre dois reais sempre um real (

m) o quociente entre um racional qualquer e um irracional sempre um real ( n) o produto de dois irracionais sempre real ( )

06. A RETA REAL


Como os nmeros reais resultam da unio dos nmeros racionais com os nmeros irracionais, pode-se estabelecer uma correspondncia biunvoca entre os pontos da reta e os nmeros reais: cada ponto representar um nico nmero real e cada nmero real ser representado por um nico ponto.

O conjunto ser representado por meio de uma propriedade que caracteriza os seus elementos. Observe que a propriedade que caracteriza o conjunto permite estabelecer se um dado elemento pertence ou no ao conjunto. 3 Forma: POR DIAGRAMAO (DIAGRAMA DE VENN) Quando utilizamos uma curva fechada simples para representar um conjunto chamado diagrama de Venn. Por exemplo, o conjunto A = {1; 2; 3; 4} pode ser representado por: Os elementos de A so indicados por pontos internos a esta curva.

.2
A

.3 .1

lgebra | Caderno 01

58

11

www.ednaldoernesto.com.br

EXERCCIOS
01. Dado o conjunto A = {1;{1}; 2; {1; 2}; {{3}}; {4}; {{2; 3}}} e a seguir preencha os parnteses com V para as verdadeiras e F para as falsas. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) {1} f) {{1}} g) {2} A( A( A( A( A( A( A( ) ) ) ) ) ) ) j) {{3}} k) {4} l) {{4}} m) {1; 2} n) {{1; 2}} o) {1; 3} p) {{1 ;3}} A( A( A( A( A( A( A( ) ) ) ) ) ) ) s) {2; 3} t) {{2; 3}} u) {{{2; 3}}} v) A( ) A( ) ) A( ) ) A( A( w) {1; 2; 3; 4} x) {1; 1} y) {2; 1} A( A( A( ) ) )

33. Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F): A) o produto entre dois racionais pode no ser racional ( ) ) )

B) o produto entre um racional e um inteiro sempre um inteiro ( C) o produto entre um racional e um inteiro pode ser um inteiro ( D) a diferena entre dois irracionais sempre um irracional ( E) a diferena entre dois irracionais pode ser um racional ( F) a diferena entre dois irracionais pode ser um irracional ( ) ) )

G) a diferena entre um racional e um irracional pode ser racional (

) )

h) {{2}} A ( ) i) {3} A ( ) Concluses:

q) {1; 4} A ( ) r) {{1; 4}} A ( )

z) {1; 1; 2; 2; 2}

H) a diferena entre um racional e um irracional sempre um irracional ( I) a soma entre dois irracionais pode ser um irracional ( J) a soma entre dois irracionais pode ser um racional ( ) ) ) )

1) Se alterarmos a ordem dos elementos o conjunto no se altera. 2) Podemos, mas no devemos, repetir elementos em um conjunto, pois a repetio no corresponde a outros elementos.

L) a soma entre um racional e um irracional sempre racional ( M) a soma entre um irracional e um racional sempre irracional ( N) a diferena entre dois irracionais sempre irracional ( O) a diferena entre dois irracionais pode ser racional ( P) a diferena entre dois irracionais pode ser irracional ( ) ) )

Q) a diferena entre um racional e um irracional sempre irracional (

04. USO DOS CONECTIVOS E'' E OU


Conectivo "E" ( ) p Colocando o conectivo entre duas proposies p e q, obtemos uma nova proposio, q, que s verdadeira se ambas as proposies forem verdadeiras. Conectivo "OU" ( ) p Colocando o conectivo entre duas proposies p ou q, obtemos uma nova proposio, q, que s falsa se ambas as proposies forem falsas.

R) o produto entre dois irracionais sempre irracional ( S) o produto entre dois irracionais pode ser racional ( T) o produto entre dois irracionais pode ser irracional ( ) )

U) o quociente entre dois irracionais sempre irracional ( V) o quociente entre dois irracionais pode ser irracional ( X) o quociente entre dois irracionais pode ser racional ( )

) )

Z) o quociente entre um racional e um irracional pode ser irracional (

lgebra | Caderno 01

12

57

www.ednaldoernesto.com.br

32. Classifique as afirmaes abaixo em verdadeiras ou falsas: a) a soma de dois naturais sempre um natural ( ) ) ) ) ) )

Resumimos estas informaes nas tabelas abaixo: Conectivo e p V V F F q V F V F p V F F F q

b) a diferena entre dois naturais pode ser um natural ( c) a diferena entre dois naturais sempre um natural ( d) o produto entre dois naturais sempre um natural ( e) o quociente entre dois naturais sempre um natural ( f) o quociente entre dois naturais pode ser um natural ( g) a soma de dois inteiros sempre um inteiro ( ) )

h) a soma de dois inteiros pode no ser um inteiro (

Conectivo ou ) ) ) p V V F F q V F V F p V V V F q

i) a soma entre um inteiro e um natural sempre um natural ( j) a soma entre um inteiro e um natural pode ser um natural ( l) a soma entre um inteiro e um natural sempre um inteiro ( m) o produto de dois inteiros sempre um inteiro ( n) o produto entre dois inteiros pode ser um natural ( ) )

o) o produto entre um inteiro e um natural sempre um inteiro ( p) o quociente entre dois inteiros sempre um inteiro ( q) a soma de dois racionais sempre um racional ( r) a soma de dois inteiros sempre um racional ( s) a soma de dois racionais pode no ser racional ( ) ) ) ) )

EXERCCIOS
02. Classifique as afirmaes abaixo em verdadeiras ou falsas. a) Recife uma cidade e cavalo bpede. ( ) h) 2 no par e 5 < 2. b) 3 > 2 ou 6 nmero par. ) ) ( )

( ) i) Morango no mineral ou mosca vegetal. ( ) ( ) ( ) ( ) 2 ( ) ( )

t) a diferena entre dois racionais sempre um racional (

u) o quociente entre dois racionais quaisquer sempre um racional ( v) o quociente entre dois racionais no-nulos sempre um racional (

c) Pernambuco estado e Brasil cidade. ( ) j) Macaco fruta ou galinha no ave. d) Tringulo polgono ou 4 < 1 e) Julho ms e o Sol estrela f) O leo selvagem e formiga inseto. g) O leo no selvagem ou 3 = 4. ( ) k) 5 4 e
4 = -2 4 =2 4 =

x) o quociente entre um dividendo racional qualquer e um divisor racional no-nulo sempre racional ( ) )

( ) l) 5 - 2 = 3 ou ( ) m) (-2)2 = 4 e ( ) n)
4

z) o produto entre dois racionais sempre um racional (

-2 e ovelha inseto.

lgebra | Caderno 01

56

13

www.ednaldoernesto.com.br

05. CARDINAL DE UM CONJUNTO


O cardinal de um conjunto por definio a quantidade de elementos deste conjunto. Exemplo: A={x IN | x par e menor que 8}

o) existe racional que natural ( p) existe racional que inteiro (

) ) ) )

q) existe racional que inteiro mas no natural ( r) existe racional que natural mas no inteiro ( s) um racional pode no ser real ( t) todo racional real ( ) ) )

O conjunto A possui quatro elementos apenas, logo seu cardinal quatro.

Representao:

n (A) = 4

u) todo natural inteiro e racional ( v) todo irracional real ( ) )

x) existe irracional que inteiro (

CONJUNTOS EQUIPOTENTES
Por definio dois ou mais conjuntos so eqipotentes entre si quando possuem o mesmo cardinal.

Observe: O conjunto A dos dedos da mo esquerda e o conjunto B dos dedos da mo direita esto em correspondncia biunvoca. Nessas condies, dizemos que esses conjuntos A e B so eqicardinais ou eqipotentes, ou de mesma cardinalidade, e traduzimos tal fato, escrevendo:

31. Classifique as afirmaes em verdadeiras ou falsas: a) todo real ou racional ou irracional ( ) ) )

b) se um real for inteiro, obrigatoriamente, racional ( c) se um real for racional, obrigatoriamente natural ( d) um irracional nunca ser inteiro ( e) um irracional pode ser natural ( ) ) ) )

f) se um real no for inteiro pode ser irracional ( Exemplo: A = {1; 2; 2; 2; {1; 2}} n (A) = 3 Logo: Os conjuntos A e B so eqipotentes entre si ou eqicardinais. e B = {1; {1}; {{1}}} n (B) = 3

g) todo natural inteiro, que racional, que real (

lgebra | Caderno 01

14

55

www.ednaldoernesto.com.br

29. Classifique em racional ou irracional, cada um dos seguintes nmeros reais: a) 2,7 c) 0,616616661... e)

CLASSIFICAO DOS CONJUNTOS QUANTO CARDINALIDADE

25

g)

1 2 1 16

CONJUNTO VAZIO todo conjunto que tiver cardinal zero. Exemplos:

b) 0,666..

d)

f)

10

h) 4

Podemos ter um pacote sem nada dentro. Esse pacote corresponde ao conceito de conjunto vazio, cuja representao matemtica { } ou a letra grega .

A={ }= n(A) = 0 B = {x | x habitante lunar} n(B) = 0 C = {x N|x + 4 = 2} n(C) = 0 D = {x R | x2 - 2x + 5 = 0} n(D) = 0


30. Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: a) todo natural inteiro ( b) todo natural racional ( c) todo natural irracional ( d) todo natural real ( ) ) ) ) ) CONJUNTO UNITRIO todo conjunto que tiver cardinal 1(um) Exemplos: ) )

A=

e) existe natural que irracional ( f) todo inteiro natural (

A que idia corresponderia C = { }? Vimos que o conjunto vazio, que corresponde a um pacote sem nada dentro. Assim, a idia de C, conjunto que tem por elemento , um pacote em cujo interior h outro pacote, este ltimo nada contendo.

g) existe inteiro que natural ( h) todo inteiro racional ( i) todo inteiro irracional ( ) )

A = {2} n(A) = 1 B = {3; 3; 3; 3} n(B) = 1 D = {{1; 2; 3; 4}} n(D) = 1 E = {x IR|x2 - 4x + 4 = 0} n(E) = 1

C=
C=

j) existe inteiro que irracional ( l) todo inteiro real ( ) ) )

) CONJUNTOS FINITO E INFINITO Dizemos que um conjunto A finito, quando existe um nmero natural n tal que n o cardinal do conjunto A. Exemplos de Conjuntos Finitos

m) todo racional natural ( n) todo racional inteiro (

A = {x | x dia da semana} n(A) = 7 B = {x | satlite natural da terra} n(B) = 1 C = {x IN|2 x 5} n(C) = 4 D = {x IN|x < 5} n(D) = 5
lgebra | Caderno 01

54

15

www.ednaldoernesto.com.br

Se um conjunto A no finito ser dito um conjunto infinito. Exemplos de Conjuntos Infinitos A = {x B = {x IN|x > 5} IR| 2 x 5}

Os nmeros naturais e os nmeros inteiros tambm so nmeros reais, pois:

Em diagrama, temos:

O conjunto C dos pontos de uma reta. O conjunto D das retas de um plano. Entre os subconjuntos de * = - {0} alm de , , e
r,

convm destacar:

EXERCCIOS
03. Dados os conjuntos abaixo determine seus cardinais (quando for possvel) e classifique-os quanto a cardinalidade. a. b. c. d. e. A = {x B = {x E = {x F = {x G = {x N |x < 3} N | x > 3} N | -4 < x < 3} Z|-4 < x < 3} R | -1 < x < 3}

+ = conjunto dos nmeros reais no negativos - = conjunto dos nmeros reais no positivos *

= conjunto dos nmeros reais positivos

* = conjunto dos nmeros reais negativos

OBSERVAO:
Convm observar que em IR todas as operaes so possveis, exceto a diviso por zero a radiciao de ndice par com radicando negativo.

f.

H=

2;

4 ; 2

4;

8 3 ; 8; 4

1000 500

EXERCCIOS
28. Analise as afirmaes abaixo, classificando-as em verdadeiras ou falsas.

06. IGUALDADE DE CONJUNTOS


Dois conjuntos A e B so iguais se, e somente, todo elemento de A tambm elemento de B e vice-versa. A=B ( x A x B) ( x B x A)

a) d) g) j) n)
+

b) e) h) = l) o)
+

c) f) =

i) m) = p)

OBS.: Dois conjuntos iguais so sempre equipotentes entre si. lgebra | Caderno 01

16

53

www.ednaldoernesto.com.br

5. CONJUNTO DOS NMEROS REAIS ( )


A unio do conjunto dos nmeros racionais, , com o conjunto dos nmeros irracionais, constitui o conjunto dos nmeros reais, que ser indicado com . 04. Complete com = ou

EXERCCIOS

= {x x racional ou x irracional}

a) { 3; 7; 8; 9} b) {3; 7; 8; 9} c) {3; 7; 8; 9} d) {3; 7; 8; 9}

{3; 7; 8; 9} {7; 3; 9; 8} {3; 3; 3; 7; 8; 8; 9} {3; 9; 8} {1} {-1}

g) {x|x2 = 1} h) {x|x3 = 1} i) {x|x3 = 1} j) {x|x3 = 1}

{-1; 1} {1} {-1} {1; -1} {r, a}

Assim, so nmeros reais: os nmeros os nmeros os nmeros os nmeros naturais. inteiros. racionais. irracionais. . .

e) {x |x2 = 1} f) {x |x2 = 1}

k) {x|x letra da palavra arara}

1) 0 um nmero real, pois 0

07. SUBCONJUNTO DE UM CONJUNTO DADO


.
r

2) 1,131331... um nmero real, pois 1,131331... 3) 4)


1 1 um nmero real, pois 2 2

Dizemos que um conjunto A um subconjunto de um conjunto B se todo elemento, que pertencer a A, tambm pertencer a B. Exemplo:

2 um nmero real, pois

5) -0,425425... um nmero real, pois -0,425425... A interseco do conjunto dos nmeros racionais com o conjunto dos nmeros irracionais igual ao conjunto vazio, ou seja, eles so disjuntos. Escrevemos: Em diagrama, temos:

SUBCONJUNTO DE PARTE DE
r

CONJUNTO A

UNIVERSO DE INCLUI

CONJUNTO B

lgebra | Caderno 01

52

17

www.ednaldoernesto.com.br

RELAO DE INCLUSO AFIRMATIVA A B NEGATIVA A B

H nmeros que podem ser escritos na forma decimal com infinitas casas decimais e no peridicos. Verifica-se que esses nmeros no so racionais ( no podem ser obtidos por diviso de dois inteiros). Eles so denominados nmeros irracionais. So exemplos de nmeros irracionais:

A subconjunto de B. A no subconjunto de B. Todo elemento de A elemento de B. Existe elemento de A que no elemento de B.

2 = 1,4142135...

10 = 3,1622776...
4 6 = 1,5650845...

PROPRIEDADES DA INCLUSO
Sendo A, B e C trs conjuntos, valem as seguintes propriedades:

= 3,1415926... (razo entre o comprimento e o dimetro de uma circunferncia). e = 2,7182818284... (conhecido como nmero de Euler - Leonhard 1707 - 1783). O nmero irracional mais famoso o nmero , que se obtm dividindo o comprimento C de qualquer circunferncia pelo seu respectivo dimetro, e que dado aqui, como curiosidade, com suas 50 primeiras casas decimais: = 3,14159265358979323846264338327950288419716939937510...

P1) P2) A

A A

P3) (A P4) (A

BeB BeB

A) C)

A=B A C

EXERCCIOS
05. Complete com ou : Resumindo: Todo nmero irracional pode ser escrito de duas formas:

a) {7; 8} {7} b) {7; 8} {7; 8; 9} c) {7; 8; 9} {8; 7; 7; 9; 8;} d) {7} e) {8} f) 06. Classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes sentenas: a) 8 b) {8} c) {8} d) {8} {1; 2; 8} {1; 2; 8} {1; 2; 8} {1; 2; 8; {8}} e) {8} g) h) {1; 2; 8; {8}} {1; 2; 8; {8}} {1; 2; 8; {8}} {1; 2; 8; {8}} i) j) l) { } {1; 2; 8; {1; 2; { }} {1; 2; { }} }

1) DECIMAL

com uma infinidade de casas decimais aperidicas. Exemplo: 2,14397394... ; 3,495619 ...

2) FORMA DE RADICAL

f) {8; {8}}

radicais quadrticos, cbicos, ... cujos radicandos no so quadrados, cubos, ... perfeitos.

Exemplo:

37

4 2 ...

lgebra | Caderno 01

18

51

www.ednaldoernesto.com.br

f) 0, 3 =

08. OPERAES COM CONJUNTOS


REUNIO
O conjunto reunio de dois conjuntos A e B o conjunto formado por todos os elementos que pertencem a A ou B. Designamos a unio de A e B por A B (l-se: A unio B)

g) 1,4949 ... =

h) 32,555 ... =

,4 = i) 1
A j) 0, 721 = Em diagramas teremos: A m) 0,72 1 = B B = {x x A ou x B}

l) 0,721 =

UNIO

n) 3,1444 ... =

INTERSECO

04. CONJUNTO DOS NMEROS IRRACIONAIS ( ; r; )


Uma pergunta surge: Ser que todas as decimais ilimitadas so peridicas ? A resposta no, pois, alm das decimais limitadas e das decimais ilimitadas peridicas, podemos ter decimais ilimitadas no peridicas, como por exemplo: 0,101001000100001... 0,11101010001010... 2,718281824...

A interseco de dois conjuntos A e B o conjunto formado pelos elementos que so comuns a A e B, isto , pelos elementos que pertencem a A e tambm pertencem a B. Designamos a interseco de A e B por A B (l-se A inter B) A A B B = {x x Aex B}

INTER A B

lgebra | Caderno 01

50

19

www.ednaldoernesto.com.br

Priscila e Emerson conversavam: Quando A B = , os conjuntos A e B so chamados disjuntos.

DIFERENA
A diferena de dois conjuntos A e B um conjunto cujos elementos pertencem a A e no pertencem a B. Designamos a diferena de A e B por A - B (l-se: A menos B). A - B = {x x Em diagramas teremos: Aex B}

A B

DIFERENA

A-B
(Extrado do livro de Manoel Paiva - Editora Moderna)

B-A EXERCCIOS
07. Dados dois conjuntos quaisquer A e B, hachure o que se pede: a) A B A B b) A B A B

EXERCCIOS
27. Obter as representaes fracionrias dos racionais abaixo: a) 0,24 =

b) 0,001 =

c) 34,1 =

c) A - B A B

d) B - A A B

d) 14,3 =

e) 0,222 .... =

lgebra | Caderno 01

20

49

www.ednaldoernesto.com.br

Exemplos: a) 0, 28 =
7 9 28 99

08. Dados dois conjuntos tais que A subconjunto de B, hachure o que se pede: a) A B A B b) A B A B

b) 0, 7 =

c) A - B
3449 452 c) 3, 452 = 3 + 0,452452452... = 3 + = 999 999

d) B A A B A B

3. De Dzimas peridicas compostas: Regra: A geratriz de uma dzima peridica composta (de parte inteira nula) uma frao cujo numerador a diferena entre o nmero formado pelo anteperodo seguido do perodo e o anteperodo; e tem por denominador um numero formado de tantos noves quantos so os algarismos do perodo e de tantos zeros quanto so os algarismos do anteperodo.

09. Dados dois conjuntos tais que B parte de A, hachure o que se pede: a) A B B A b) A B B A

c) A - B B A

d) B - A B A

Exemplos: a) 0, 32 =
32 3 29 = 90 90

10. Dados dois conjuntos A e B, disjuntos entre si, hachure o que se pede: a) A B A b) A B B A B

452 4 448 b) 0, 452 = = 990 990

c) 0,1 36 =

136 13 123 = 900 900

c) A - B A B

d) B - A A B

45 4 221 41 d) 2, 45 = 2 + 0,4555... = 2 + = 2 + = 90 90 90

lgebra | Caderno 01

48

21

www.ednaldoernesto.com.br

11. Dados os conjuntos: A = {0; 1; 2; 3; 4} Determine: a) b) c) d) e) f) g) h) i) A A A B= B= D= B = {0; 2} C = {2; 3; 4; 5} D = {3; 4; 5; 6}

REPRESENTAO DECIMAL DE UM RACIONAL


Alm de poder ser escrito na forma fracionria, os nmeros racionais, admitem ainda a representao decimal. Exemplos:
5 = 2,5 2

2 , 5 Forma Decimal Dzima ou parte decimal Forma Fracionria parte inteira do nmero

A-B= B-A= D-B= A-D= (A C) - B = D) = (D - C) =

1 5 = 2,5 = 2 + 2 2
Frao geratriz da dzima.

A - (B

OBTENO DAS GERATRIZES EM


1. De nmeros cujas dzimas so limitadas:

j) (A - B) k) [(A - B) l) (D C)

(C - D)] [(B - A)

B= n de casas decimais = n de zeros do denominador seguindo o algarismo 1. (C - B)] = Exemplo: 0,26 =


26 100

12. Dados os conjuntos a seguir, hachure o conjunto indicado em cada item. a) (A - C) B b) A (B C)

2. De dzimas peridicas simples: Regra: A geratriz de uma dzima peridica simples (de parte inteira nula) uma frao cujo numerador o perodo; e tem por denominador um numero formado de tantos noves quantos so os algarismos do perodo.

lgebra | Caderno 01

22

47

www.ednaldoernesto.com.br

Por exemplo, a equao 2x = -8 tem soluo, enquanto a equao 2x = - 7 no tem soluo em . Da a necessidade de ampliar o conjunto , introduzindo as fraes no aparentes, e estudar o conjunto dos nmeros racionais.

c) C (A

B)

d) (A

B)

03. CONJUNTOS DOS NMEROS RACIONAIS ( )


(Ampliao dos inteiros) Quando acrescentamos as fraes no aparentes positivas e negativas aos nmeros inteiros, obtemos os nmeros racionais. Assim, por exemplo, so nmeros racionais: e) (A B) - C f) C (A B)

2,

3 1 1 1 3 5 , 1, , , 0 , , , 1, , 2 2 2 4 2 4 3
p , com p, q q
eq 0.

Todo nmero racional relativo tem a forma

Conhecidos os nmeros racionais e indicando por temos:

o conjunto que os representa,

09. COMPLEMENTAO
Se B A, diferena A - B denomina-se complementar de B em relao a A e indica-se CAB. Usando o diagrama de Euler-Venn, e representando por sombreamento o complementar de B em relao a A, temos:

= {x x =

p onde p q
:

e q

*}

Assim, simbolicamente, temos:

Subconjuntos Notveis de * = {x _= {x * = {x
+

= A - B, com B

Q x 0} Q x 0} Q x < 0} Q x 0} Q x > 0}

conjunto dos nmeros racionais no nulos. conjunto dos nmeros racionais no positivos. conjunto dos nmeros racionais negativos. conjunto dos nmeros racionais no negativos. conjunto dos nmeros racionais positivos. Quando quisermos o complementar de A em U, podemos usar uma das notaes:
A A U = CA = A =

= {x = {x

lgebra | Caderno 01

46

23

www.ednaldoernesto.com.br

EXERCCIOS
13. Dados os conjuntos: A = {0; 1; 2} Determine: a) B = {1; 2; 3; 4; 5} C = {4; 5} D = {0; 1; 2; 3; 4; 5; 6}

que pode ser escrito tambm como:

= {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...}

Podemos observar que b) o que nos permite identificar

: como parte de , ou seja, .

Subconjuntos Notveis de c) *= - {0} + = {0; 1; 2; 3; 4; ...} - = {0; -1; -2; -3; -4;...} * = {1; 2; 3; 4; 5; ...} +
* = {-1; -2; -3; -4; ...} -

conjunto dos inteiros no negativos conjunto dos inteiros no positivos conjunto dos inteiros positivos conjunto dos inteiros negativos

d)

e) Fechamento em

ADIO M ULTIPLICAO SUBTRAO

f)

No conjunto

sempre possvel efetuar a adio, a multiplicao e a subtrao, ou continuam em:

seja, a soma, o produto e a diferena de dois nmeros inteiros sempre um nmero inteiro. E todas as propriedades das operaes em g) (-8) : (+2) = -4 (-7) : (+2) = ? possvel em no possvel em

lgebra | Caderno 01

24

45

www.ednaldoernesto.com.br

Subconjunto Notvel de *=

14. Nos itens abaixo hachure o que se pede: a) ADIO MULTIPLICAO B A b) A B

-{0} = {1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; ...}


Fechamento em

Em sempre possvel efetuar a adio e a multiplicao, ou seja, a soma e o produto de dois nmeros naturais sempre um nmero natural. J a subtrao entre dois nmeros naturais nem sempre um nmero natural; a subtrao 3 - 4, por exemplo, no possvel em . Por exemplo, a equao x + 4 = 3 no tem soluo em , pois x = 3 - 4 no pertence a .

02. CONJUNTO DOS NMEROS INTEIROS ( )


(Ampliao dos Naturais) Veja este recorte: c) C A A B d) C

B Todos nmeros abaixo de zero menor que zero, e recebe tambm o nome de nmero negativo. Todo nmero acima de zero maior que zero, e recebe tambm o nome de nmero positivo. O zero na sucesso ... -3; -2; -1; 0; 1; 2; 3; ... no positivo nem negativo.

= {...; -4; -3; -2; -1; 0; +1; +2; +3;...}


lgebra | Caderno 01

44

25

www.ednaldoernesto.com.br

10. PROPOSIES E CONJUNTOS


Algumas dessas noes sobre conjuntos, que estamos estudando, podem contribuir para a compreenso de certas proposies lgicas. Foi Euler quem, por volta de 1770, utilizou essas noes em suas Cartas a uma princesa da Alemanha, para explicar, atravs de expressivos diagramas, o significado das quatro proposies bsicas a seguir: a) b) c) d) Todo a b. Algum a b. Nenhum a b. Algum a no b.

CONJUNTOS NUMRICOS
Para organizarmos o estudo dos nmeros vamos classific-los em conjuntos:

Chamemos de A o conjunto formado por todos os possuidores da propriedade a. Ele representado esquematicamente pelos pontos de uma regio limitada do plano, fora da qual ficam os no-possuidores da propriedade a. Temos ento os seguintes diagramas: Proposio Diagrama de Euler Exemplo Todos os atletas (A) so famosos (F). Todo a b.

01. CONJUNTOS DOS NMEROS NATURAIS ( )


(Processos de Contagem) Podemos caracterizar nmero natural como sendo todo aquele que resulta da contagem de unidades; por exemplo, todo nmero que resulta da contagem de pessoas um nmero natural (relatrios recentes da ONU (Organizao das Naes Unidas) acusaram que cerca de 1000000000 de pessoas no mundo vivem em estado de misria absoluta; o nmero 1000000000 um nmero natural - assustador!). Os antigos pastores para contarem suas ovelhas estabeleciam uma correspondncia Biunvoca entre as mesmas e pedras que conduziam, em uma mochila, para se livrarem de tal incmodo desenvolveram a primeira idia seqencial de nmeros naturais.

Algum atleta famoso. ou Existem atletas famosos. Algum a b.

Atletas famosos

Nenhum atleta famoso. Nenhum a b.

= {0; 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; ...}

lgebra | Caderno 01

26

43

www.ednaldoernesto.com.br

Algum atleta no famoso. Ou Existem atletas no-famosos. Algum a no b.

Atletas no-famosos

Complementando o estudo das relaes entre conjuntos e proposies, lembremos que o conjunto formado pelos elementos que pertencem a pelo menos um dos dois conjuntos A e B, ou seja, os elementos que pertencem a A ou a B (ou inclusivo), a reunio, ou unio, de A com B, representado por A B. s A A B s B

EXERCCIOS
15. Dadas as premissas: (I) Todos os mdicos so pobres. (II) Todos os artistas so chatos. (III) Margarido mdico. (IV) Nenhum chato pobre.

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as sentenas abaixo: a) b) c) Alguns pobres so chatos Margarido no artista Existe pelo menos um mdico que artista d) Alguns artistas so pobres e) Todos os chatos so artistas f) Margarido pobre

16. Todos os alunos de matemtica so, tambm, alunos de ingls, mas nenhum aluno de ingls aluno de histria. Todos os alunos de portugus so tambm alunos de informtica, e alguns alunos de informtica so tambm alunos de histria. Como nenhum aluno de informtica aluno de ingls, e como nenhum aluno de portugus aluno de histria, ento: a) pelo menos um aluno de portugus aluno de ingls. b) pelo menos um aluno de matemtica aluno de histria. c) nenhum aluno de portugus aluno de matemtica. d) todos os alunos de informtica so alunos de matemtica. e) todos os alunos de informtica so alunos de portugus.

lgebra | Caderno 01

42

27

www.ednaldoernesto.com.br

11. NMERO DE ELEMENTOS DA UNIO DE CONJUNTOS


COM DOIS CONJUNTOS

Sendo nA o nmero de elementos de A e nB o nmero de elementos de B, temos: U A B

n(A B) = n(A) + n(B) - n(A B)

A OBSERVAO

Ao subtrairmos os elementos comuns n(A B), evitamos que eles sejam contados duas vezes.

NDICE
Pgina 01 - Conjunto dos nmeros naturais

COM TRS CONJUNTOS

43
44 46

Analogamente, para trs conjuntos A, B e C, temos:

02 - Conjunto dos nmeros inteiros 03 - Conjunto dos nmeros racionais 04 - Conjunto dos nmeros irracionais 05 - Conjunto dos nmeros reais

n(A B C) = n(A) + n(B) + n(C) n(A B) n(A C) n(B C) + n(A B C)

50 52 58 61

06 - A reta real 07 - Intervalos


U

lgebra | Caderno 01

28

41

www.ednaldoernesto.com.br

EXERCCIOS
17. (PUC/Campinas-SP) Numa comunidade constituda de 1800 pessoas, h trs programas de tev favoritos: esporte (E), novela (N) e humorismo (H). A tabela a seguir indica quantas pessoas assistem a esses programas:
Programas Nmero de telespectadores E 400 N 1220 H 1080 EeN 220 NeH 800 EeH 180 E, N e H 100

Atravs desses dados, verifica-se que o nmero de pessoas da comunidade que no assistem a qualquer dos trs programas : a) 100 b) 200 c) 900 d) Os dados do problema esto incorretos e) n.d.a.

18. (Cesgranrio) Em uma universidade so lidos dois jornais A e B. Exatamente 80% dos alunos lem o jornal A; e 60%, o jornal B. Sabendo que todo aluno leitor de pelo menos um dos jornais, o percentual de alunos que lem ambos : a) 48% b) 140% c) 60% d) 80% e) 40%

lgebra | Caderno 01

40

29

www.ednaldoernesto.com.br

19. Em uma escola, foi feita uma pesquisa entre os alunos para saber que revista costumam ler e o resultado foi que, dos alunos consultados: 40% lem a revista Olhe 37% lem a revista Pois 17% lem Olhee Pois a) Quantos por cento no lem nenhuma das duas? b) Quantos por cento lem apenas Olhe ? c) Quantos por cento lem apenas uma das duas revistas?

20. Numa sociedade existem: - 35 homens - 18 pessoas que usam culos - 15 mulheres que no usam culos - 07 homens que usam culos. a) Qual o nmero de pessoas que compem a sociedade? b) Quantas pessoas so homens ou quantas usam culos?

lgebra | Caderno 01

30

39

www.ednaldoernesto.com.br

21. Numa escola mista existem 42 meninas, 24 crianas ruivas, 13 meninos no ruivos e 9 meninas ruivas. Pergunta-se: a) Quantas crianas existem na escola? b) Quantas crianas so meninas ou so ruivas?

22. Depois de n dias de frias, um estudante observa que: (1) choveu 7 vezes, de manh ou tarde; (2) quando chove de manh no chove tarde; (3) houve 5 tardes sem chuva; (4) houve 6 manhs sem chuva. Ento n igual a:

lgebra | Caderno 01

38

31

www.ednaldoernesto.com.br

23. (Unesp) Considere os pacientes da AIDS classificados em trs grupos de risco: hemoflicos, homossexuais e toxicmanos. Num certo pas, de 75 pacientes, verificou-se que: - 41 so homossexuais; - 9 so homossexuais e hemoflicos, e no so toxicmanos; - 7 so homossexuais e toxicmanos, e no so hemoflicos; - 2 so hemoflicos e toxicmanos, e no so homossexuais; - 6 pertencem apenas ao grupo de risco dos toxicmanos; - O nmero de pacientes que so apenas hemoflicos igual ao nmero de pacientes que so apenas homossexuais; - O nmero de pacientes que pertencem simultaneamente aos trs grupos de risco a metade do nmero de pacientes que no pertencem a nenhum dos grupos de risco. Quantos pacientes pertencem simultaneamente aos trs grupos de risco?

n) Quantas pessoas lem O Estado ou A Folha, e no lem O Dirio?

o) Quantas pessoas lem O Estado e A Folha, e no lem O Dirio?

24. Num avio encontravam-se 122 passageiros dos quais 96 eram brasileiros, 64 homens, 47 fumantes, 51 homens brasileiros, 25 homens fumantes, 36 brasileiros fumantes e 20 homens brasileiros fumantes. Calcule: a) O nmero de mulheres brasileiras no fumantes, b) O nmero de homens fumantes no brasileiros, c) O nmero de mulheres fumantes.

p) Quantas pessoas lem A Folha, e no lem O Dirio ou O Estado ?

lgebra | Caderno 01

32

37

www.ednaldoernesto.com.br

j) Quantas pessoas no lem A Folha ou O Estado?

25. Sabe-se que num avio os passageiros so de quatro nacionalidades: argentinos, bolivianos, colombianos e dominicanos, nas seguintes propores: 20% de argentinos, 85% de no-colombianos e 70% de no-dominicanos: a) Qual a porcentagem de bolivianos entre os passageiros? b) Qual a porcentagem de argentinos ou colombianos entre os passageiros? c) Qual a porcentagem de passageiros no-argentinos ou no-colombianos?

k) Quantas pessoas no lem A Folha e O Estado?

l) Quantas pessoas lem O Dirio e A Folha, ou no lem O Estado ?

26. Foi feita uma pesquisa entre 3.600 pessoas sobre os jornais que costumam ler e o resultado foi que: Conjunto Universo 1.100 lem O Dirio 1.300 lem O Estado 1.500 lem A Folha 300 lem O Dirio e O Estado 500 lem A Folha e O Estado 400 lem A Folha e O Dirio 100 lem A Folha, O Dirio e o O Estado
Dirio Estado

Folha

m) Quantas pessoas lem O Dirio ou A Folha, e lem O Estado? a) Quantas pessoas lem apenas O Dirio ?

lgebra | Caderno 01

36

33

www.ednaldoernesto.com.br

b) Quantas pessoas lem um jornal?

f) Quantas pessoas lem trs jornais?

g) Quantas pessoas lem O Dirio e O Estado ? c) Quantas pessoas lem apenas um dos jornais?

h) Quantas pessoas lem O Dirio ou O Estado? d) Quantas pessoas lem dois jornais?

i) Quantas pessoas no lem O Estado ? e) Quantas pessoas lem apenas dois jornais?

lgebra | Caderno 01

34

35

www.ednaldoernesto.com.br

You might also like