You are on page 1of 3

AGENTES DO SAGRADO SACERDOTE

AULA 4 - ENSINO RELIGIOSO
. A partir disto vimos o primeiro destes agentes do sagrado que são Em nossa última aula vimos a importância de compreendermos os elementos que estão presentes na procura do o homem por Hoje veremos quem são os sacerdotes e qual a sua importância para o processo de os profetas2.

compreender

transcendente.

Vimos o significado de religião (religio – dolatim, religar o homem a Deus. ) A religião é, portanto,

desenvolvimento da compreensão do fenômeno religioso.

Sacerdote uma humana compreender tentativa Sacerdotisa de latim o

ou (do –

Sacerdos

sagrado; e otis – que chamamos de fenômeno religioso1. representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular. Eles também têm a

Neste afã, algumas elementos são utilizados para explicar isso como textos sagrados, símbolos sagrados e ritos sagrados.

2 1

Um ou fenômeno é um acontecimento observável, particularmente algo especial (literalmente "algo que pode ser visto", derivado da palavra grega phainomenon = "observável")

Profeta no feminino profetisa (do grego: [1] πρoφήτης, prophétes) pode significar a pessoa que é capaz de predizer acontecimentos futuros (veja Divinação); ou ainda uma pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus.

Prof. Esp. David Lima

1

conhecidos desde os primórdios dos tempos e mesmo em sociedades mais primitivas. Em outros casos. exigindo total também se aplicar a essas pessoas dedicação. coletivamente. como também. cristianismo. xintoísmo. no entanto. Esp. os ritos de sacrifício e Em expiação de uma religiões. como visto na saga de Hrafnkell. os chefes eram também goði. nem divindades da religião e muitas vezes os outros crentes pedem Prof. no início da história da Islândia. Eles existem em todos ou alguns ramos do judaísmo.AGENTES DO SAGRADO AULA 4 . ou ofício Seu sacerdote cargo ou posição é ou chamado de sacerdotisa é um trabalho de Sacerdócio. é um trabalho Sacerdotes e sacerdotisas são ocasional. hinduísmo. são geralmente trabalho de um sacerdote consistia apenas de oferecer sacrifícios periódicos para considerados como tendo um bom contato com a divindade ou deuses e deusas do Norte. o de o muitas espirituais a eles. Mas. divindade divindades. em especial. um termo que pode tempo integral. Por exemplo. uma palavra equivalente a "sacerdote". David Lima 2 . e muitas outras religiões.ENSINO RELIGIOSO autoridade ou o poder de conselhos sobre questões administrar os ritos religiosos. não sendo um trabalho de tempo integral.

o sacerdócio é herdado em linhas familiares. enquanto em outras. Prof. como um casta. Esp. Em algumas religiões.ENSINO RELIGIOSO envolvendo ordenação.AGENTES DO SAGRADO AULA 4 . David Lima 3 . EXERCÍCIO 1. cite 3 exemplos de sacerdotes como agentes do sagrado. tornar-se um sacerdote ou uma sacerdotisa é feito por eleição.Diante de seu conhecimento de sobre os sacertotes.