You are on page 1of 4

PROVA 639/8 Pgs.

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO


12. Ano de Escolaridade
(Decreto-Lei n. 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro) Durao da prova: 120 minutos 2. FASE

2007 PROVA ESCRITA DE PORTUGUS / PORTUGUS B

Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. No pode utilizar dicionrio. interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corrector. As cotaes da prova encontram-se na pgina 8. Grupos I e III Deve riscar, de forma inequvoca, tudo aquilo que pretende que no seja classificado. Se apresentar mais do que uma resposta ao mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Grupo II Relativamente aos itens deste grupo, h que atender aos princpios a seguir indicados. 1. Para cada um dos itens de escolha mltipla (1.1., 1.2., 1.3. e 1.4.), SELECCIONE a alternativa CORRECTA e, na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. 2. Para o item de associao (2.), ESTABELEA as correspondncias CORRECTAS entre os elementos das duas colunas e, na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item, bem como o NMERO da coluna A e a LETRA da coluna B por cuja associao optou. atribuda a classificao de zero (0) pontos s respostas em que apresente: mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correcta); o nmero e/ou a letra ilegveis. Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido frente, de modo bem legvel.

V.S.F.F. 639/1

GRUPO I A Leia, atentamente, o texto a seguir transcrito.

Em toda a noite o sono no veio. Agora Raia do fundo Do horizonte, encoberta e fria, a manh. Que fao eu no mundo? Nada que a noite acalme ou levante a aurora, Coisa sria ou v. Com olhos tontos da febre v da viglia Vejo com horror O novo dia trazer-me o mesmo dia do fim Do mundo e da dor Um dia igual aos outros, da eterna famlia De serem assim. Nem o smbolo ao menos vale, a significao Da manh que vem Saindo lenta da prpria essncia da noite que era, Para quem, Por tantas vezes ter sempre sperado em vo, J nada spera.
Fernando Pessoa, Poesias, 15. ed., Lisboa, tica, 1995

10

15

Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem. 1. Caracterize os momentos temporais representados na primeira estrofe do poema.

2. Refira um dos sentidos produzidos pela interrogao Que fao eu no mundo? (v. 4).

3. Atente nos trs primeiros versos da terceira estrofe. Explicite, sucintamente, a relao entre a noite e a manh estabelecida nos versos 14 e 15.

4. Tendo em conta todo o poema, identifique duas das razes do sentimento de horror referido no verso 8. 639/2

Os cenrios de resposta que a seguir se apresentam consideram-se orientaes gerais, tendo em vista uma aferio de critrios. Deve, por isso, ser classificada, em igualdade de circunstncias com respostas compreendidas nos cenrios fornecidos, qualquer interpretao que, no coincidindo com as linhas de leitura apresentadas, seja julgada vlida pelo professor classificador.

A
1. ........................................................................................................................................ Critrios especficos de classificao Aspectos de contedo ............................................................................. 12 pontos Interpretao fundamentada no texto e em pressupostos de conhecimento metaliterrio Aspectos de organizao e correco lingustica ..................................... 8 pontos Estruturao do discurso .......................................................... (4 pontos) Correco lingustica* ............................................................... (4 pontos) Cenrio de resposta Os momentos temporais representados so: a noite (passado recente), caracterizada como um tempo longo, de viglia, de insnia Em toda a noite o sono no veio. (v. 1); a madrugada (instante presente), descrita por meio dos dois adjectivos encoberta e fria Agora / Raia do fundo / Do horizonte, encoberta e fria, a manh. (vv. 1-3). 2. ........................................................................................................................................ Critrios especficos de classificao Aspectos de contedo ............................................................................... 9 pontos Interpretao fundamentada no texto e em pressupostos de conhecimento metaliterrio Aspectos de organizao e correco lingustica ..................................... 6 pontos Estruturao do discurso .......................................................... (3 pontos) Correco lingustica* ............................................................... (3 pontos) Cenrio de resposta A interrogao produz, entre outros, os seguintes sentidos: sublinha um dos temas centrais do poema o autoquestionamento do eu sobre o valor da sua existncia; enfatiza o desespero e a angstia do sujeito potico face ao seu lugar no mundo; acentua o estado de agitao interior do eu (agravado pela insnia);
Nota Recorda-se que o enunciado do item requer a explicitao de um dos sentidos produzidos pela interrogao.

20 pontos

15 pontos

*Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de composio curta e de composio extensa (p. C/2).

639/C/4

3. ........................................................................................................................................ Critrios especficos de classificao Aspectos de contedo ............................................................................... 9 pontos Interpretao fundamentada no texto e em pressupostos de conhecimento metaliterrio Aspectos de organizao e correco lingustica ..................................... 6 pontos Estruturao do discurso .......................................................... (3 pontos) Correco lingustica* ............................................................... (3 pontos)

15 pontos

Cenrio de resposta Os versos 14 e 15 representam a noite como o lugar de onde emerge a manh ou, de forma mais precisa, a manh surge como uma realidade gerada na noite e que, saindo lentamente de dentro desta, a anula. 4. ........................................................................................................................................ Critrios especficos de classificao Aspectos de contedo ............................................................................. 12 pontos Interpretao fundamentada no texto e em pressupostos de conhecimento metaliterrio Aspectos de organizao e correco lingustica ..................................... 8 pontos Estruturao do discurso .......................................................... (4 pontos) Correco lingustica*............................................................... (4 pontos) Cenrio de resposta As razes do horror referido pelo sujeito potico no verso 8 so, entre outras, as seguintes: a certeza de que cada novo dia lhe traz sempre a mesma vivncia deceptiva (o mesmo dia do fim / Do mundo e da dor vv. 9-10); a conscincia da indiferenciao do tempo, da repetio incessante dos dias sempre iguais (Um dia igual aos outros, da eterna famlia / De serem assim vv. 11-12); o cansao de tantas vezes ter sempre sperado em vo (v. 17), levando desistncia total de qualquer tipo de esperana (Para quem / [...] / J nada spera vv. 16 e 18);
Nota Recorda-se que o enunciado do item requer a explicitao de duas das razes.

20 pontos

*Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de composio curta e de composio extensa (p. C/2).

V.S.F.F. 639/C/5

You might also like