Processo Seletivo 2012 Cursos Concomitantes / Subsequentes

Atenção!
Não abra este caderno antes de ser autorizado pelo fiscal.
Você está recebendo um CADERNO DE QUESTÕES e um CARTÃO DE RESPOSTAS personalizado, que contém a FOLHA DE REDAÇÃO. O CADERNO DE QUESTÕES consta de 14 (catorze) páginas, numeradas sequencialmente, contendo 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha, sendo 10 (dez) de Língua Portuguesa e 15 (quinze) de Matemática, além da proposta de Redação.

Instruções
1

CADERNO DE QUESTÕES

Verifique se os seus dados estão corretos no CARTÃO DE RESPOSTAS e assine-o no local indicado. Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Caso ocorra qualquer erro, notifique o fiscal. Cada questão de múltipla escolha tem o valor de 4 (quatro) pontos e a Redação, o valor de 20 pontos, totalizando 120 (cento e vinte) pontos. Resolva, primeiramente, as questões que considerar mais fáceis. Depois, retorne às questões em que você encontrou maior dificuldade. Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa que adequadamente responde a cada uma delas. Marque a resposta no CARTÃO DE RESPOSTAS, cobrindo fortemente, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o seguinte exemplo:

2 3

4

A

C

D

5

As respostas só serão consideradas se marcadas no CARTÃO DE RESPOSTAS e a Redação, se transcrita para a FOLHA DE REDAÇÃO. O CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Em hipótese alguma, haverá a substituição do referido cartão. Você dispõe de 3 (três) horas para fazer esta prova. Você só poderá sair do local de realização da prova decorridos 60 (sessenta) minutos do seu início. Os 3 (três) últimos candidatos permanecerão sentados até que todos concluam a prova ou que termine o seu tempo de duração, devendo retirar-se juntos. Ao término da prova, entregue ao fiscal o CARTÃO DE RESPOSTAS e o CADERNO DE QUESTÕES. Você só poderá levar o CADERNO DE QUESTÕES se sair do local de realização da prova nos 30 minutos que antecedem o seu término.

6 7 8 9 10

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Língua Portuguesa

Disponível em: <http://www.irancartoon.com/2010/daily/dailyjuly2011/indexday067.htm>. Acesso em: 04 out. 2011.

O texto e as questões desta prova expõem consequências da escassez de um dos principais recursos naturais do qual o ser humano depende — a água. As leituras aqui desenvolvidas encaminharão você para o tema da redação a ser produzida.

Texto I
Tráfico de água doce brasileira Chico Terra Até pode parecer ficção, mas é coisa séria: estão roubando água doce do Brasil. A hidropirataria — como é chamado o tráfico de água brasileira para outros países — é um assunto pouco conhecido de muitos, mas já observado e estudado por pesquisadores, inclusive da Petrobras. O assunto é tão sério que hoje uma audiência pública discute medidas contra o tráfico de água doce de rios brasileiros. 5 De acordo com denúncia da revista jurídica Consulex 310, de dezembro de 2009, é grande o interesse pela fartura da água brasileira, considerando que é mais barato tratar águas usurpadas (US$ 0,80 o metro cúbico) do que realizar a dessalinização das águas oceânicas (US$ 1,50). Logo, a lucratividade do negócio está no custo do tratamento dessa água. Empresas engarrafadoras, tanto da Europa como do Oriente Médio, trabalham com um custo por litro tratado muito inferior aos processos de dessalinização de águas subterrâneas 10 ou oceânicas. Além disso, livram-se do pagamento das altas taxas de utilização das águas de superfície existentes, principalmente dos rios europeus. Longe de qualquer sensacionalismo, é preciso observar alguns dados para reflexões mais profundas. Para isso, basta comparar os preços entre os derivados de petróleo, como a gasolina e o diesel, com o valor da água mineral vendida aqui mesmo no Brasil. Ainda de acordo com a revista, o transporte internacional de água já é realizado por meio de grandes 15 petroleiros, que saem de seus países de origem carregados de petróleo e retornam com água. Exemplo disso são os navios-tanque que partem do Alasca (Estados Unidos) — primeira jurisdição a permitir a exportação de água — com destino à China e ao Oriente Médio carregando milhões de litros de água. Estimativas apontam que cada embarcação é abastecida com 250 milhões de litros de água doce para engarrafamento.
(continua)

1

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Texto I
(continuação)

A hidropirataria também é conhecida dos pesquisadores da Petrobras e de órgãos públicos estaduais do Amazonas. A informação desse novo crime chegou, de maneira não oficial, ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), órgão do governo local. Segundo a Consulex 310, a ausência de fiscalização facilita o contrabando da água brasileira que é feita por petroleiros na foz do rio ou já dentro do curso de água doce. Somente o local do deságue do Amazonas no Atlântico tem 320 km de extensão e fica dentro do território do Amapá. Nesse lugar, a profundidade média é em torno de 50m, o que suportaria o trânsito de um grande navio 25 cargueiro. O contrabando é facilitado pela ausência de fiscalização na área. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia é considerada a grande reserva de água do planeta para os próximos mil anos. Cálculos apontam que 12% da água doce de superfície se encontra no território amazônico. Mas algumas estimativas são menos conservadoras e defendem que 26% da água do planeta estaria aqui. Apenas 3% dos dois terços de água de nosso planeta são de água doce, isso 30 sem excluir o percentual encontrado no estado sólido, como nas geleiras polares e nos cumes das grandes cordilheiras, e acrescido das águas subterrâneas. Atualmente, a água em estado líquido representa menos de 1% desse total disponível. Existem previsões que dizem que, num período entre 100 e 150 anos, as guerras sejam motivadas pela detenção dos recursos hídricos. Por esse prisma, a região Amazônica — por ter a maior bacia de água existente na Terra e deter a mais complexa rede hidrográfica do planeta, com mais de mil 35 afluentes — se torna um ponto estratégico. As águas amazônicas representam 68% de todo o volume hídrico existente no Brasil. Entre 1970 e 1995, a quantidade de água disponível para cada habitante do mundo caiu 37% e, atualmente, cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso à água limpa. Segundo a Water World Vision, somente o Rio Amazonas e o Rio Congo podem ser qualificados como limpos.
20
Disponível em: < http://www.portosenavios.com.br/site/noticiario/navegacao/3856-trafico-de-agua-doce-brasileira-e-tema-deaudiencia-publica-em-brasilia> Acesso em: 04 out. 2011. (Adaptação)

Questão 1
O objetivo do texto “Tráfico de água doce” é (A) demonstrar o valor da água brasileira em mercados exteriores. (B) defender que a água brasileira não seja consumida no exterior. (C) delatar a intransigência do governo brasileiro com outros países. (D) denunciar o tráfico de água doce potável de que o Brasil é vítima.

Questão 2
O tom inicial da reportagem presume certa surpresa ao iniciar uma análise do tema da matéria. Assinale a passagem que melhor representa tal surpresa com relação ao tráfico de água doce do Brasil. (A) Até pode parecer ficção, mas é coisa séria: estão roubando água doce do Brasil. (linha 1) (B) O assunto é tão sério que hoje uma audiência pública discute medidas contra o tráfico de água doce de rios brasileiros. (linhas 3-4) (C) Longe de qualquer sensacionalismo, é preciso observar alguns dados para reflexões mais profundas. (linhas 11-12) (D) Segundo a Water World Vision, somente o Rio Amazonas e o Congo podem ser qualificados como limpos. (linhas 37-38)

2

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Questão 3
A hidropirataria — como é chamado o tráfico de água brasileira para outros países — é um assunto pouco conhecido de muitos [...]. (linhas 1-2) A expressão entre travessões tem a função de (A) contestar a informação divulgada por uma revista. (B) esclarecer o significado da palavra hidropirataria. (C) denunciar a falta de importância dada à hidropirataria. (D) demonstrar a opinião do autor sobre o problema exposto.

Questão 4
Após a leitura do artigo de Chico Terra, pode-se dizer que o principal motivador para a hidropirataria no norte do Brasil seria (A) o fato de o Rio Amazonas ser navegável por navios de grande porte. (B) a falta de fiscalização no perímetro em que o rio deságua no Oceano Atlântico. (C) o fato de apenas 1% da água doce do planeta estar no estado líquido. (D) o baixo custo do tratamento e a alta taxação do uso de águas de superfície.

Questão 5
O texto apresenta algumas expressões que exprimem circunstâncias diversas. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a expressão destacada à circunstância atribuída. (A) Estimativas apontam que cada embarcação é abastecida com 250 milhões de litros de água doce para engarrafamento. (linhas 17-18) - circunstância de lugar (B) A informação desse novo crime chegou, de maneira não oficial, ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas [...]. (linhas 20-21) - circunstância de modo (C) Nesse lugar, a profundidade média é em torno de 50m, o que suportaria o trânsito de um grande navio cargueiro. (linhas 24-25) - circunstância de tempo (D) Cálculos apontam que 12% da água doce de superfície se encontram no território amazônico. (linhas 2728) - circunstância de causa

Questão 6
O assunto é tão sério que hoje uma audiência pública discute medidas contra o tráfico de água doce de rios brasileiros. (linhas 3-4) Nessa frase, há uma relação de sentido de (A) tempo e espaço. (B) hipótese e condição. (C) objeto e finalidade. (D) causa e consequência

3

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Questão 7
Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Assinale a alternativa que apresenta um neologismo. (A) hidropirataria (linha 1) (B) dessalinização (linha 9) (C) sensacionalismo (linha 11) (D) engarrafamento (linha 18)

Questão 8
[...] é um assunto pouco conhecido de muitos, mas já observado e estudado por pesquisadores, inclusive da Petrobras. (linhas 2-3) Nessa passagem, o conectivo sublinhado pode ser alterado por outro, sem modificar o sentido da sentença. Assinale-o. (A) Portanto (B) Que (C) Porém (D) Porque

Questão 9
Observe esta charge, publicada originalmente no site Humortadela:

Disponível em: <http://agua98.zip.net/>. Acesso em: 04 out. 2011.

As duas principais críticas promovidas pelo humor dessa charge são (A) a precarização do sistema de saúde do Brasil e a seca em certas regiões do país. (B) a seca em certas regiões do Brasil e a má distribuição das riquezas do país. (C) a desigualdade social entre algumas regiões do Brasil e o preconceito racial. (D) a seca em certas regiões do país e a precarização do sistema educacional brasileiro.
4

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Questão 10
Observe o seguinte trecho do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, publicado em 1938: Fabiano tomou a cuia, desceu a ladeira, encaminhou-se ao rio seco, achou no bebedouro dos animais um pouco de lama. Cavou a areia com as unhas, esperou que a água marejasse, e, debruçando-se no chão, bebeu muito. Saciado, caiu de papo para cima, olhando as estrelas, que vinham nascendo.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas, 1938.

Esse trecho do romance denuncia a escassez de água no Sertão do Nordeste brasileiro e cria, através das características e do comportamento do personagem Fabiano, a imagem de um sertanejo que (A) encontra, no meio ambiente, recursos suficientes para uma vida saudável. (B) se revolta com as condições precárias as quais é submetido. (C) possui conhecimento científico para explicar a seca no Sertão nordestino. (D) age como os animais por estar desprovido de recursos básicos de existência.

Redação
Observe a charge abaixo, do cartunista Pelicano.

Disponível em: <http://www.portaliab.org/do/Conteudo/1098/dia_mundial_da_agua_tera_doacao_e_plantio_de_mudas>. Acesso em: 04 out. 2011.

Com base nessa imagem e nas reflexões desenvolvidas nesta prova e ainda em seu conhecimento pessoal, produza um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: A escassez de água potável e a importância deste recurso natural para a vida do planeta Siga as seguintes instruções: a) Escreva um texto entre 8 e 20 linhas. Texto com menos de 8 linhas será considerado em branco. b) NÃO elabore um poema. c) Use a norma culta da língua portuguesa. d) Atribua um título ao texto. e) NÃO copie em sua redação partes do texto desta prova. f) Transcreva o seu texto à caneta para a FOLHA DE REDAÇÃO. O rascunho não será considerado.
5

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Rascunho
Redação

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________
5

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

10

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

15

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

20

_________________________________________________________________________

6

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Matemática

Questão 11
Durante a época de fortes chuvas, diz-se que, por exemplo, choveram 3mm. Isso ocorre porque a quantidade de água que cai em determinada região, durante uma tempestade, é medida apenas pela altura da coluna de água recebida por aquela região. O instrumento que mede essa quantidade de água recebida pelas chuvas chama-se pluviômetro. Estudantes do IFRJ confeccionaram 4 pluviômetros denominados P1; P2; P3 e P4. Num dia de chuva, os quatro pluviômetros foram colocados no pátio. Três horas depois, ao recolhê-los, todos parcialmente cheios, os estudantes mediram o nível da água contida em cada um deles, encontrando H1, H2, H3 e H4, respectivamente, para os pluviômetros P1; P2; P3 e P4. Pode-se afirmar que (A) H1 = H2 = H3 = H4. (B) H1 > H2 > H3 > H4. (C) H1 < H2 < H3 < H4. (D) H1 = H2 < H3 > H4.

Questão 12
Há quase 30 anos surgiu a represa de Juturnaíba, causando, até hoje, um visível impacto ambiental. Essa represa, responsável pelo abastecimento de água de toda a Região dos Lagos (RJ), submergiu a antiga lagoa, matas ribeirinhas e fazendas. A área alagada passou de 8 km2 para 43km2. A diferença entre a área da represa e a antiga área da lagoa é de (A) 3,5 m2. 2 (B) 35 hm . 2 (C) 3500 hm . (D) 35000 m2.

Questão 13
Segundo dados coletados no Greenpeace, a Amazônia brasileira é um impacto para os olhos. Por seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos espalha-se uma biodiversidade sem paralelos. Só de árvores, são pelo menos 5 mil espécies. Pensando-se nas variedades de espécies de árvores nessa região e no seu possível plantio, a área reservada para cada espécie será de (A) 237 Km². (B) 1 380 Km². (C) 1 470 Km². (D) 2 346 Km².

7

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Questão 14
Na cidade de Osório (RS) existe o maior Parque fornecedor de energia eólica da América Latina. O Parque possui 75 torres com pás giratórias cujas extremidades se localizam sobre os vértices de um triângulo equilátero, conforme esta figura.

Disponível em:< www.osorio.rs.gov.br>. Acesso em: 19 set. 2011.

Admita que essa estrutura das pás dá uma volta completa em torno de seu eixo, a cada 6 segundos, e considere o seguinte esquema:

Se a extremidade de uma das pás está localizada no ponto A, após 75 minutos, a mesma extremidade estará em (A) A. (B) B. (C) C. (D) O.

Questão 15
Analise a situação a seguir.

Maurício de Souza, 2000

Os responsáveis pela derrubada das árvores adotaram a técnica de cortar, a partir do segundo dia, sempre o dobro de árvores do dia anterior. Sabendo que, no quinto dia, foram derrubadas 384 árvores, não sobrando árvore alguma para ser cortada, assinale o número de árvores que havia na floresta. (A) 100 (B) 359 (C) 744 (D) 1056
8

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Questão 16
A sociedade tem promovido muitos debates que visam à conscientização da população, diante de uma crise energética. Por conta disso, Ricardo substituiu seu chuveiro elétrico por um aquecedor a gás. Ele verificou que no primeiro mês após essa modificação, sua conta com energia elétrica foi de R$ 44,37, o que significou uma redução de 42% em relação ao mês anterior. Ricardo obteve uma economia de (A) R$ 33,92. (B) R$ 32,13. (C) R$ 24,79. (D) R$ 19,15.

Questão 17
Deu no jornal Folha de São Paulo, em 14 de setembro de 2011. Preço do petróleo continuará alto, diz presidente da Petrobras. [...] O futuro não acabou. As pessoas continuarão andando de avião, de navio; as cargas serão transportadas, as pessoas vão usar ar condicionado; os ônibus e caminhões vão continuar andando; óleo lubrificante será usado. E precisamos de petróleo para tudo isso, disse José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras. [...] O petróleo tipo Brent - de referência na Europa - operava próximo dos US$ 115,00 nesta quinta-feira, enquanto o petróleo nos EUA era negociado perto dos US$ 90,00. Se a proporção entre os preços do petróleo tipo Brent e o dos EUA for mantida, quando o preço cobrado nos EUA for US$ 108,00, o preço do tipo Brent será de (A) US$ 130,00. (B) US$ 135,00. (C) US$ 138,00. (D) US$ 140,00.

Questão 18
O despejo de esgoto em nossos rios polui e torna a água imprópria para o consumo. O gráfico abaixo faz a comparação do número de dois tipos de bactérias, A e B, encontradas em uma amostra do rio Paraíba do Sul. Sabe-se que uma espécie é responsável pela existência da outra e o crescimento entre os dois tipos pode ser estudado pelo seguinte gráfico:
bactéria do tipo B

bactéria do tipo A

Nessa cultura, quando o número de bactérias do tipo B for igual a 1565, o número de bactérias do tipo A será igual a (A) 1435. (B) 1675. (C) 1725. (D) 1865.
9

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Questão 19
Atualmente, a porcentagem das novas fontes renováveis de energia ainda é baixa, apesar de sua grande procura. Observe estes dados. Principais Fontes de Energia Primária
Fonte Petróleo (P) Carvão (C) Gás natural (GN) Energia nuclear (EM ) Outros* Parte do Total Produ zido (% ) 35,8 23,7 20 6,7 13,8

* Combustíveis renováveis e de resíduos(CR)-(11,1%), energia hidroelétrica(EH) - (2,3% ), geotérmica, solar e eólica(G/S/E)-(0,4% ).

Agência Internacional de Energia

Assinale a alternativa em que o gráfico aponta os indicadores corretos da tabela. (A) (C)

(B)

(D)

Questão 20
Segundo o Jornal Valor Econômico (edição de 15/09/11), a Alemanha é um dos países que mais importa minério de ferro do Brasil. Em 2000, importou o equivalente a US$ 6,94 bilhões e em 2010, US$ 20,69 bilhões. Imaginando-se o crescimento descrito, de modo linear, como uma função do 1º grau, e preservado esse crescimento nos anos seguintes, assinale o valor aproximado, em bilhões de dólares, que se deve estimar para o ano de 2011. (A) 20,70 (B) 21,69 (C) 21,94 (D) 22,07
10

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Questão 21
Uma das alternativas de fonte de energia é a eólica. Renata resolveu fazer reparos em alguns aerogeradores (denominação das turbinas eólicas). Ela pediu dois orçamentos à mesma empresa. No primeiro orçamento (custando R$ 33000,00) constava o preço de um rotor, três turbinas e um sistema de freio aerodinâmico. O outro orçamento (no valor de R$ 76000,00) apresentava o preço de dois rotores, sete turbinas e dois sistemas de freios aerodinâmicos. Porém, ela necessitava saber, tão somente, o preço de um rotor, uma turbina e um sistema de freio aerodinâmico. Usando o seu conhecimento matemático, calcule o valor encontrado por Renata. (A) R$ 11.000,00 (B) R$ 13.000,00 (C) R$ 15.000,00 (D) R$ 17.000,00

Questão 22
Os recursos naturais representam a denominação aplicada a todas as matérias-primas, tanto as renováveis (como é o caso do vento, por exemplo) como as não renováveis (petróleo, por exemplo), obtidas diretamente da natureza, e aproveitáveis pelo homem. Considere os conjuntos: A={ferro; energia solar} e B ={renovável; não renovável}. Se f é uma função com domínio em A e contradomínio em B, cuja lei de formação classifica cada um dos recursos naturais apresentados, assinale o número de elementos do conjunto imagem de f. (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 4

Questão 23
O consumo médio diário de água por pessoa é de 150 litros. Como forma de conscientização do uso da água, uma companhia de abastecimento orienta seus consumidores com as seguintes informações: Lave seu carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de água. Se você usar balde, o consumo cairá para 60 litros.

Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos.

Bruno lava seu carro com esguicho a cada 15 dias e toma um banho de 5 minutos todos os dias. Considerando o ano com 360 dias e a média anual de consumo por pessoa, Bruno estará usando, aproximadamente, a seguinte porcentagem de água: (A) 33 %. (B) 50 %. (C) 73 %. (D) 94 %.

11

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Questão 24
Usar a luz solar para aquecer água pode significar uma grande economia de energia e, consequentemente, uma diminuição no valor da sua conta. A SoSol (Sociedade do Sol) ensina uma forma econômica de construir um Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC).
1- Caixa de água 2- Coletores 3- Chuveiro elétrico com misturador 4- Sistema geral de tubos

Para que os coletores de energia solar atinjam sua eficiência máxima, é necessário que sua posição seja inclinada em relação ao solo, como mostra esta figura.

Base de apoio

O coletor de 1 m estará apoiado sobre uma haste de 60 cm, perpendicular ao solo. O tamanho da base de apoio dessa placa deve, aproximadamente, ser (A) 45,2 cm. (B) 66,5 cm. (C) 75 cm. (D) 80 cm.

Questão 25
Sendo a água um recurso natural muito valioso, é importante que haja uma preocupação de toda a sociedade com seu uso. Numa cidade do interior, Clarice deverá transportar manualmente água pelas estradas que ligam quatro localidades designadas por A, B, C e D. Para evitar desperdício da água em seu transporte, deve passar, uma única vez, por cada uma das sete estradas (a, b, c, d, e, f, g) indicadas no esquema abaixo.

Clarice percebeu que seria impossível percorrer esse caminho, caso começasse por A, B ou C. Se partir do ponto D, de quantas maneiras ela poderá fazer esse percurso? (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3
12

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Rascunho

13

IFRJ Processo Seletivo 2012 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio

Rascunho

14

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful