You are on page 1of 67

Contabilidade

Prof. Nelson Bravo

UNISEB Centro Universitrio

19/10/2012

Mdulo 2.2 Unidade 1

UNISEB Centro Universitrio

Atividades
PORTAL DA DISCIPLINA... Duas atividades de auto estudo por aula (leituras, resumos, entrevistas, visitas, redaes, etc.); Expandindo o conhecimento (textos optativos no obrigatria a impresso, sites interessantes, bibliografias, etc.)

Atividades
Duas atividades avaliativas ao longo da disciplina (nota de participao atribuda pelo tutor local, data de entrega); FRUM formao do profissional que trabalha em Instituio Financeira e outras empresas (textos e idias para promover a discusso e a troca de idias entre os alunos)

Contabilidade para Administradores

13

Conceitos Fundamentais

14

Evoluo histrica da contabilidade


Antes

de CRISTO: os povos primitivos tinham controles e registros contbeis empricos apenas para medir o patrimnio familiar.

XIII d.C.: com o desenvolvimento do comrcio, surgiu o Mercantilismo, a Burguesia. Com o Renascimento, os estudos da contabilidade desenvolveram-se muito lentamente, durante sculos.
15

Sculo

Evoluo histrica da contabilidade


1.494: impresso o primeiro livro contbil de autoria do Frei Luca Paciolo/Pacioli. Incio da Escola Contbil Italiana com a TEORIA DAS PARTIDAS DOBRADAS, em substituio s partidas simples. Cada registro explicava a causa e o efeito das operaes: DBITO e CRDITO. Seguiram-se vrias correntes tericas em outros pases, porm essas descobertas eram apenas derivaes das Partidas Dobradas: Teoria das Contas, Teoria Personalista, Teoria Materialista, Teoria Matemtica, Teoria Patrimonialista etc.
16

Evoluo histrica da contabilidade


EUA - 1929: formao da Escola contbil norteamericana. Fatores: crescimento do mercado de capitais; investimentos em pesquisas na rea contbil surgindo a Auditoria, a Controladoria e a Anlise de Balanos (grande desenvolvimento da contabilidade). BRASIL- 1902: Criados os primeiros cursos comerciais: Escolas de Comrcio de So Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Em 1946, foi inaugurada a Faculdade de Economia e Administrao da USP em So Paulo: primeiro curso superior em contabilidade. - 27/05/1946: O Decreto n 9.295 regulamentou a profisso de contador; Criao do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais nos Estados.

17

Conceitos de contabilidade
CINCIA QUE ESTUDA E CONTROLA O PATRIMNIO DE QUALQUER ENTIDADE.

TERMMETRO CAPAZ DE MEDIR A SADE DAS EMPRESAS, FORNECENDO ELEMENTOS INDISPENSVEIS DE CONTROLE E OS DADOS NECESSRIOS PARA A TOMADA DE DECISES GERENCIAIS.
18

A importncia da contabilidade
QUEM A UTILIZA ? Toda e qualquer organizao utiliza-se da contabilidade, independentemente de seu tamanho, finalidade ou constituio jurdica.

19

A importncia da contabilidade
ATRAVS DO QU ? das informaes teis extradas da contabilidade: onde esto aplicados os recursos e como foram obtidos; qual foi o desempenho econmico e qual a posio atual da entidade.
20

A importncia da contabilidade (objetivos)

PARA QU ? para ajudar os usurios dessas informaes contbeis a conhecer mais sobre a empresa, fazer previses e tomar a melhor deciso relativa a situao futura.
21

Como funciona a contabilidade na empresa?


COLETA DE DADOS: DOCUMENTOS DIRIOS DE ENTRADAS E SADAS, CLASSIFICADOS POR UM PLANO DE CONTAS. REGISTRO: ESCRITURAO NOS LIVROS CONTBEIS E FISCAIS. RELATRIOS: Elaborao de Balancetes, do Balano Patrimonial, da DRE e outras demonstraes, cujas informaes sero utilizadas pelos USURIOS (internos e externos).
22

O qu a contabilidade dever registrar ?


PAGAR COMPRAR RECEBER

OPERAES CONTBEIS

EMPRESTAR

VENDER

TOMAR EMPRESTADO
23

Por qu registrar ?
DUPLA FINALIDADE: CONTROLAR E ORIENTAR
CONTROLAR O QU ? A quantidade monetria do dinheiro em caixa e das mercadorias em estoque; o total dos haveres, dvidas e seus prazos etc. ORIENTAR A QUEM ? Aos administradores, acionistas, fornecedores, bancos, fisco etc.
24

Como registrar ?
Atravs das TCNICAS CONTBEIS, que so: ESCRITURAO: registro dos documentos em ordem cronolgica. DEMONSTRAES CONTBEIS: elaborao dos relatrios. ANLISE DE BALANOS: decomposio analtica dos dados constantes no Balano e na DRE, para sua interpretao. AUDITORIA: emisso de parecer comprovando a exatido contbil.

25

Tipos de empresas
*Novo Cdigo Civil Lei n 10.406, em vigor desde 11.01.2003: EMPRESRIO (art. 966): Substituiu a firma individual. aquele que exerce profissionalmente atividade econmica organizada, tendo assegurado por lei tratamento diferenciado ao empresrio rural e ao pequeno empresrio. Opo pelo Simples: ME, EPP. SOCIEDADE SIMPLES (antiga sociedade civil): quando dois ou mais scios contribuem com bens ou servios para o exerccio de atividade econmica e partilham entre si os resultados. No tem atividade prpria de empresrio.

26

Sociedade empresria
SOCIEDADE LIMITADA (NCC - art. 967): constituda por um contrato social; mnimo de dois scios com fins de lucro; responsabilidade dos scios restrita (limitada) ao valor de suas quotas. SOCIEDADE ANNIMA (NCC - art. 982): constituda pelo estatuto social; o capital dividido em aes (Ordinrias e Preferenciais); gesto realizada pelo Conselho de Administrao, cujas decises so formalizadas em Assemblia Geral Ordinria; podem ser do tipo: Companhia Aberta (negocia as aes na Bolsa) Companhia Fechada (no capta recursos do pblico) Sociedade de Economia Mista (o Estado mantm controle acionrio parcial).

27

Atuao do contador
NAS EMPRESAS: analista financeiro, gerente ou supervisor contbil, contador de custos, contador gerencial (controller), assessor, auditor interno, escriturao contbil ou fiscal, executor subordinado e outros cargos administrativos. NO ENSINO: educador, escritor, pesquisador, professor ou conferencista, articulista, redator, revisor etc.

28

Atuao do contador
EM RGOS PBLICOS: (aprovado em concurso pblico) contador fazendrio, legislador, controlador de arrecadao, fiscal de tributos, fiscal do Tribunal de Contas, consultor tributrio etc. COMO PROFISSIONAL INDEPENDENTE: contador autnomo, auditor externo, perito-contador, peritoassistente tcnico, conselheiro de entidade contbil, proprietrio de empresa de servios contbeis etc.
29

A Contabilidade

1.

A Contabilidade Conceito. Aplicao da contabilidade. Usurios da contabilidade. Para quem mantida a contabilidade. O profissional contbil. Pilares da contabilidade. Atividades sugeridas.
30

A Contabilidade
CONCEITO A Contabilidade o instrumento que fornece o mximo de informaes teis para a tomada de decises dentro e fora da empresa. Ela muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decises. Com o passar do tempo, o governo comea a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatria para a maioria das empresas.

Uma empresa sem contabilidade como um barco deriva ao sabor dos ventos.
31

A Contabilidade
APLICAO DA CONTABILIDADE Contabilidade Geral Contabilidade Financeira

Diversos ramos de atividade:

Comercial Industrial Pblica Bancria Hospitalar Agropecuria de Seguros


etc.

Contabilidade Comercial Contabilidade Industrial Contabilidade Pblica Contabilidade Bancria Contabilidade Hospitalar Contabilidade Agropecuria Contabilidade Securitria
32

A Contabilidade
USURIOS DA CONTABILIDADE
Fornecedores Investidores
Bancos

Funcionrios

EMPRESA

Sindicatos

Concorrentes Governos

rgos de Classe Outros


33

A Contabilidade
PARA QUEM MANTIDA A CONTABILIDADE

A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Fsica ou Pessoa Jurdica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigaes. PESSOA FSICA a pessoa natural, todo ser humano, todo indivduo (sem qualquer exceo).
34

A Contabilidade
PARA QUEM MANTIDA A CONTABILIDADE? POSTULADOS ( PILARES ) PESSOA JURDICA a unio de indivduos que, atravs de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurdicas podem ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais etc.) ou no (cooperativas, associaes culturais, religiosas etc.). Normalmente, as pessoas jurdicas denominam-se empresas. Entidade Contbil Pessoa para quem mantida a contabilidade, podendo ser pessoa jurdica ou fsica.
35

A Contabilidade
PILARES DA CONTABILIDADE Regras bsicas da Contabilidade Postulados, princpios e convenes contbeis. Entidade contbil Uma pessoa para quem mantida a contabilidade. Scios e Empresa so pessoas distintas. No se deve confundir o dinheiro da empresa com o dinheiro dos scios.
36

A Contabilidade Pilares
Entidade contbil Uma pessoa para quem mantida a contabilidade. Continuidade Refere-se entidade que est funcionando com prazo indeterminado; algo em andamento; no est em fase de extino ou liquidao.

37

Como voc conceitua a Contabilidade ? O que a Contabilidade Financeira ? Cite pelo menos trs usurios da Contabilidade ? Comente a respeito da diferena entre Entidade Contbil e Continuidade ?

38

Postulados, princpios e convenes


Representado por um edifcio (construo)
Telhado: Convenes (Restries). Limitaes s paredes. Norteiam a conduta do profissional contbil, limitando seu campo de ao. Parede: Princpios (est limitada pelo telhado e suportada pelo alicerce; por colunas chamadas postulados). Alicerces: Postulados (so verdades indiscutveis, axiomas, que do suportes).
39

Livro Teoria da Contabilidade Sergio de Iudicibus Ed Atlas

Princpios Contbeis

Conceito
Princpios Contbeis so premissas bsicas acerca dos fenmenos e eventos contemplados pela Contabilidade Cristalizao da anlise e observao da realidade econmica, social e institucional
40

Princpios Contbeis
No mbito da complexa realidade, o observador analisa as caractersticas principais do sistema e chega a certas concluses quanto a seu funcionamento Tais concluses, se aceitas pela classe contbil, tornam-se os princpios aos quais toda a prtica contbil deve ater-se

41

Quando um Princpio aceito


So duas as condies bsicas: Deve ser considerado praticvel e objetivo pelo consenso profissional Deve ser considerado til (em Contabilidade, utilidade deveria sempre estar associado ao termo relevncia)

42

Alguns Princpios Contbeis Aceitos

1 2 3 4 5 6

Entidade Continuidade Realizao Custo como Base de Valor Confrontao das Despesas com as Receitas Denominador Comum Monetrio
43

Algumas Convenes Contbeis Aceitas

Consistncia (uniformidade) Conservadorismo (prudncia)

3 Materialidade (relevncia)
Objetividade

4
44

Princpios Contbeis
PRINCPIO DA ENTIDADE

Consolida a importante distino entre pessoas fsicas (donos da empresa) e pessoas jurdicas (prpria empresa) Entidade, em Contabilidade, todo o ncleo capaz de manipular recursos econmicos e que tenda a adicionar valor aos recursos manipulados
45

Princpios Contbeis
PRINCPIO DA CONTINUIDADE Assume que os negcios da empresa continuaro a existir por um tempo longo e indeterminado tempo no futuro (salvo boa evidncia do contrrio) Sendo adotada a filosofia da continuidade da empresa, devemos ater-se ao custo histrico para avaliao do empreendimento

Captulo 10 Princpios Contbeis: Introduo

46

Princpios Contbeis
PRINCPIO DA REALIZAO

Como norma geral, a receita reconhecida no perodo contbil em que realizada A realizao usualmente ocorre quando bens ou servios so fornecidos a terceiros em troca de dinheiro ou de outro ativo
47

Princpios Contbeis
PRINCPIO DO CUSTO COMO BASE DE VALOR

Na conceituao ortodoxa, os elementos do ativo entram nos registros contbeis pelo preo pago para adquiri-los ou fabriclos Com exceo dos elementos do ativo sujeitos amortizao, depreciao ou exausto, uma vez registrados, seu valor no alterado
48

Princpios Contbeis
CONFRONTAO DAS DESPESAS COM AS RECEITAS

Esse princpio demonstra que as despesas so atribudas aos perodos de acordo com as receitas a que se referem As despesas so alocadas de acordo com o seu fato gerador e no conforme o pagamento em dinheiro
49

Princpios Contbeis
PRINCPIO DO DENOMINADOR COMUM MONETRIO

A Contabilidade preocupa-se em captar e registrar eventos e transaes suscetveis de avaliao monetria Embora avaliao monetria possam estar subjacentes consideraes de natureza fsica e de quantidades, o denominador comum a avaliao monetria
50

Convenes Contbeis
Conveno da Consistncia (Uniformidade) Uma vez adotado determinado processo, entre os vrios possveis, ele no dever ser mudado em demasia A constante mudana de processos prejudica a comparabilidade dos relatrios contbeis Se houver necessidade inadivel de se mudar determinado critrio, dever ser informado em nota explicativa
51

Convenes Contbeis
Conveno do Conservadorismo (Prudncia) Sempre que existir alternativas vlidas de atribuio de valores, o contador dever optar pelo mais baixo para o ativo e o mais alto para o passivo Deve-se tambm considerar a despesa do exerccio a maior possvel e a receita o menor montante possvel O custo a base de valor para a Contabilidade mas, se o valor do mercado for menor, dever ser adotado
52

Convenes Contbeis
Conveno da Materialidade (Relevncia) Devem-se registrar na contabilidade apenas os eventos dignos de ateno e na ocasio oportuna O julgamento quanto materialidade tambm se relaciona com qual informao devemos evidenciar, cuja excluso dos relatrios pode comprometer a as anlises Normalmente, a materialidade e a relevncia andam juntas
53

Convenes Contbeis
Conveno da Objetividade Entre um critrio subjetivo de valor, mesmo pondervel, e outro objetivo, o contador dever optar pelo segundo A finalidade desta conveno eliminar ou restringir reas de excessivo liberalismo na escolha de critrios Em suma, nem s o que material, palpvel, tem a qualidade de ser objetivo
54

ESTUDO DE CASO:

55

O FAZENDEIRO O Sr.Constanildo Furtado ficou decepcionado com o relatrio apresentado pelo contador, pois sua Fazenda Pau Dgua apresentou prejuzo no perodo. O auditor Vivaldino Dinmico constatou que havia uma srie de defeitos na contabilidade. O principal deles, argumentou o auditor : que todos os gastos do Sr.Constanildo Furtado e de sua famlia estavam contabilizados como se fossem gastos da Fazenda Pau Dgua. Nesse caso, o contador deixou de obedecer a uma regra contbil importantssima. Indique qual essa regra e como dever ser feita a contabilidade ?
56

Objeto e Finalidade
OBJETO O objeto da contabilidade o patrimnio das entidades. FINALIDADE Controle o acompanhamento das atividades da organizao. Planejamento o conjunto de linhas de ao e a maneira de execut-las para alcance dos objetivos.
57

IMPORTNCIA E OBJETIVO DA CONTABILIDADE


Na atuao como administradora (a), voc certamente ter como atribuio analisar a rentabilidade do seu departamento, fazer uma anlise comparativa da sua empresa com o setor que atua, tomar uma deciso de modernizar as mquinas, controlar (incluindo tambm cortar) os custos, entre muitas outras. Inevitavelmente voc precisar das informaes fornecidas pela Contabilidade.

58

USURIOS DA CONTABILIDADE
QUEM SO Proprietrios (scios): tm interesse no futuro e no sucesso da empresa; tendem a ser cautelosos nas finanas. Investidores (acionistas): investem dinheiro ou tm aes da empresa; sua anlise costuma ser detalhada. Quem empresta dinheiro: faz emprstimos a serem pagos em at 12 meses (curto prazo) ou acima de 12 meses (longo prazo). O QUE PROCURAM Ver como a empresa est em comparao aos anos anteriores e a concorrncia. Garantir que o dinheiro que eles aplicaram est seguro. Informaes sobre a empresa que permita comparaes com outras, de modo que d pra escolher entre elas. Indicaes de que o lucro aumentar. Indcios de que a empresa ser capaz de pagar os juros das dvidas. Os bens da empresa, caso a dvida no seja paga, e o negcio sofra uma crise. Concorrentes: esto interessados na atuao financeira da empresa e nas estatsticas empresariais dos rivais. Gerentes/empregados: trabalham para a empresa e dependem dela para receber os seus salrios. Aumento de vendas, da parcela de mercado, de lucros lquidos e da eficincia total da empresa. Informaes sobre a estrutura de custos. Garantir que a empresa continue a operar com

competitividade. Nmeros que reflitam o seu esforo e competncia durante o ano.

Clientes/fornecedores:

Continuidade de fornecimento e negcios sem desistncias. Capacidade de a empresa pagar pelas mercadorias

precisam saber se esto lidando com empresas financeiramente slidas e respeitadas Funcionrios do fisco/governo:

compradas e entregar as mercadorias no prazo. Relatrios bem preparados seguindo a legislao. Solidez nas contas, quando comparadas s de empresas similares. 59

examinam os relatrios financeiros para ver se so aceitveis e precisos; verificam o montante de impostos devidos.

RELATRIOS CONTBEIS

60

DEMONSTRAES FINANCEIRAS

61

CONCEITOS INICIAIS DO BALANO PATRIMONIAL

62

BALANO PATRIMONIAL

63

BALANO PATRIMONIAL

64

Balano Patrimonial (nova composio do ativo)


CIRCULANTE DISPONIBILIDADES DIREITOS REALIZVEIS AT OEXERCCIO SEGUINTE DESPESAS EXERCCIO SEGUINTE REALIZVEL A LONGO PRAZO DIREITOS REALIZVEIS APS O EXERCCIO SEGUINTE CRDITOS COM PESSOAS LIGADAS PERMANENTE INVESTIMENTOS (-)PROVISO PARA PERDAS PROVVEIS DE REALIZAO IMOBILIZADO (-) DEPRECIAO,AMORTIZCO OU EXAUSTO ACUMULADA INTANGVEL (-) AMORTIZAO ACUMULADA DIFERIDO (-) AMORTIZAO ACUMULADA LEI 11.638 /07 ART.1O

65

Balano Patrimonial (nova composio do Passivo)


CIRCULANTE EXIGIBILIDADES (OBRIGAES VENCVEIS NO EXERCCIO SEGUINTE) EXIGIVEL A LONGO PRAZO EXIGIBILIDADES (OBRIGAES VENCVEIS EM PRAZO MAIOR) RESULTADO DE EXERCCIOS FUTUROS RECEITAS DE EXERCCIOS FUTUROS (-) CUSTOS E DESPESAS DE EXERCCIOS FUTUROS PATRIMONIO LQUIDO CAPITAL SOCIAL RESERVAS DE CAPITAL AJUSTES DE AVALIAO PATRIMONIAL RESERVAS DE LUCROS AES/QUOTAS EM TESOURARIA PREJUIZOS ACUMULADOS LEI 11638/07 ART.1O

66

Sites importantes
www.crcsp.org.br; www.cfc.org.br; www.sescon.com.br; www.marion.pro.br; www.classecontabil.com.br; www.peritocontador.com.br; www.iob.com.br; www.verbanet.com.br;

67

You might also like