Violino

Os primeiros violinos foram feitos na Itália entre os meados do fim do século XVI e o início do século XVII, evoluindo de antecessores como a rebec, a vielle e a lyra da braccio. Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe foi atributo de três familias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius . O violino propriamente dito manteve-se inalterado por quatrocentos anos. A partir do século XIX modificou-se apenas a espessura das cordas, o uso de um cavalete mais alto e um braço mais inclinado. Inclusive, a forma do arco consolidou-se aproximadamente nessa época. Originalmente com um formato côncavo, o arco agora tem uma curvatura convexa, o que lhe permite suportar uma maior tensão das crinas, graças às mudanças feitas pelo fabricante de arcos François Tourte, a pedido do virtuose Giovanni Battista Viotti, em 1782.

Interpretações do século XVII
JASCHA HEIFETZ (1901 - 1987) – nasceu em Vilnius, capital da Lituânia em 02 de fevereiro de 1901. É considerado por muitos o melhor violinista do século XX. Sobre: http://www.classicalnotes.net/columns/heifetz.html DAVID FJODOROWITSCH OISTRACH (1908 - 1974) – nasceu em Odessa, na Ucrânia. Considerado um dos maiores violinistas do século XX. Sobre: http://www.andromeda.at/mus/oist/bio_e.html FRITZ KREISLER (1875 - 1962) – nascido em Viena, violinista e compositor, foi um dos mais famosos de seu tempo. Sobre: http://en.wikipedia.org/wiki/Fritz_Kreisler ITZHAK PERLMAN – nascido em Tel Aviv, Israel, em 1945. É considerado um dos melhores violinistas de sua geração. Domina uma impressionante técnica musical. Sobre: http://www.geocities.com/BourbonStreet/2571/perlman.html LEONID BORISOVITCH KOGAN (1924-1982) – was born in Dnepropetrosk, Ucrânia. Sobre: http://www.users.globalnet.co.uk/~leonid/kogan_tribute.htm SHLOMO MINTZ – nascido em 1957, em Moscou, Rússia. Conhecido por sua versatilidade no domínio de técnicas musicais. Sobre: http://en.wikipedia.org/wiki/Shlomo_Mintz HENRYK WIENIAWSKI (1835 - 1880) – nascido em Lublin, Polônia. Foi o maior violinistacompositor depois de Nicolò Paganini, em sua época. Sobre: http://www.usc.edu/dept/polish_music/composer/wieniawski.html NICCOLÒ PAGANINI (1782-1840) – violinista e compositor considerado por muitos como o maior violinista da história. O precursor / inventor de várias técnicas violinísticas. Sobre: http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/13/61311/ PABLO MARTIN MELITON DE SARASATE Y NAVASCUEZ (1844-1908) – nascido em Pamplona,

arranjada para violino e orquestra. Tornouse famoso pelo uso de músicas folclóricas espanholas em suas interpretações / composições e pelos arranjos musicais. Pablo de Sarasate. Curiosidade: Génios da música têm as suas excentricidades.Espanha. irritado com uma senhora sentada na segunda fila do teatro." Sobre: http://www. Grande violinista.htm . Esta senhora me perturba. certa vez interrompeu um concerto em Paris. como seu trabalho desenvolvido com a ópera “Carmen” de Bizet. abanando-se com o leque no compasso de 2 por 3. "Não posso continuar tocando no compasso de 3 por 4. célebre violinista espanhol. famoso por seu domínio da técnica e virtuosismo violinístico.com/craton/musique/sarasate/sarasate.chez.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful