You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CEAR CAMPUS SOBRAL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA

UTILIZAO DO CI TEMPORIZADOR 555


RELATRIO N 4

Aluno: Antonio Jefferson Cavalcante Arajo Matrcula: 310021

Disciplina: Eletrnica Digital Turma: A

Sobral, Maio de 2012

INTRODUO

CI 555 1. Histrico Em 1971 a Signetics Corporation lanou o temporizador SE555/NE555, tendo-o designado por "The IC Time Machine", que em portugus significa O CI Mquina do Tempo, sendo este o primeiro temporizador em forma de Circuito Integrado (CI) disponvel no mercado. Aps seu surgimento, este CI desfrutou de uma enorme popularidade, podendo o seu sucesso ser atribudo a vrias caractersticas das quais se destacam a simplicidade de utilizao, a versatilidade, a estabilidade e o baixo custo. A simplicidade do temporizador, juntamente com a capacidade para produzir temporizaes curtas e longas numa variedade de aplicaes, atraiu muitos projetistas e entusiastas da eletrnica.

2. Principais Aplicaes do CI 555 Como citado anteriormente, o CI 555 bastante verstil, podendo ser utilizado em diversos tipos de aplicaes. Entre elas esto: temporizador (a funo inicial para a qual ele foi projetado), oscilador (quando este opera em modo astvel), alguns tipos de modulador de pulsos, temporizao sequencial, controle de velocidade de rotao (Tacmetro), disparo de varrimento para osciloscpios (Trigger), alguns tipos de conversores de tenso, controlador de servo motores, gerador de sinal em dente de serra, alarmes, etc.

3. Caractersticas e Funcionamento A Fig. 01 apresenta a pinagem do CI 555.

Fig. 01 - Pinagem do CI 555

O 555, como mostra o diagrama funcional da Fig. 02, composto por dois Amp Ops comparadores de tenso, um Flip-Flop do tipo RS, um transistor de descarga e uma malha divisora resistiva. A rede de resistncias usada para fixar os nveis de tenso dos comparadores. Como as trs resistncias so de valor igual (5K), o comparador superior (C1), internamente referenciado a 2/3 da tenso VCC e o Comparador C2 referenciado a 1/3 de VCC. As sadas dos dois comparadores esto

ligadas s entradas do Flip- Flop RS, que definem se a sada (pino 3) est no estado Alto ou Baixo. Existe ainda uma sada complementar (pino 7), que est ativa quando pino 3 est no nvel baixo e vice-versa.

Fig. 02 - Modo Funcional do CI 555

4. Definio e funo dos Pinos (1) Ground ou GND Tenso de referncia; (2) Trigger Se a tenso neste pino for inferior a 1/3 de VCC, a sada do comparador interno C2 fica no estado Alto, ativando desta forma a entrada S (Set) do Flip-Flop e a sada do 555 (pino 3) fica no nvel Alto, desativando ainda o pino 7; esta mantm-se neste estado at haver uma ativao da entrada R(Reset) do Flip-Flop; (3) Output a sada do 555; pode encontrar-se no nvel Alto (aproximadamente VCC ) ou Baixo (aproximadamente 0V); este pino pode fornecer (Source) ou receber (Sink) correntes a uma carga, com valor at 200 mA; (4) Reset quando colocada uma tenso inferior a VCC -0,7 coloca a sada do 555 (pino 3) no nvel Baixo e inibe o funcionamento do CI; (5) Control quando ligada a uma fonte de sinal, permite alterar os nveis de Threshold e de Trigger; (6) Threshold - Se a tenso neste pino for superior a 2/3 de VCC, a sada do comparador interno C1 fica no estado Alto, ativando desta forma a entrada R (Reset) do Flip-Flop e a sada do 555 (pino 3) fica no nvel Baixo, ativando ainda o transistor de descarga; esta mantm-se neste estado at haver uma ativao da entrada S(Set) do FlipFlop; (7) Discharge ativo quando pino 3 (Output) est no nvel Baixo e vice-versa; tipicamente utilizado para descarregar condensador da malha RC; (8) VCC Tenso positiva da fonte de alimentao DC.

5. Modos de funcionamento O CI 555 pode operar basicamente de trs formas distintas:


Modo monoastvel

Modo astvel Modo de atraso temporal Este trabalho limitar-se- ao estudo dos dois primeiros. 5.1 Monoastvel

O 555 pode ser usado no modo monoastvel ou disparo nico, conforme mostra a Fig. 03.

Fig. 03 - Modo Monoastvel

Nesse tipo de funcionamento, ativa-se a entrada de disparo, obtendo-se na sada um pulso que permanece em nvel alto em um intervalo de tempo igual a 1,1. Ra. C. Este tempo est relacionado carga do capacitor, que varia de 0 V a 2/3 do valor fornecido na alimentao (VCC). Aps esta permanncia em nvel alto, a sada assume nvel baixo e ativa-se o pino 7 referente ao transistor de descarga. Para que a sada atinja nvel alto novamente, deve-se ativar novamente o trigger.

5.2

Astvel

Para que o CI 555 funcione no modo astvel ou oscilador, deve-se montar o circuito mostrado na Fig. 04.

Fig. 04 - Modo Astvel

Assim como no modo monoastvel, o tempo de nvel alto, bem como o tempo de nvel baixo, dependem diretamente de R.C. A principal diferena entre este modo e o estudado anteriormente que este no necessita de um pulso de disparo para iniciar seu funcionamento. Neste tipo de circuito obtm-se OBJETIVOS

Familiarizao com o CI temporizador 555; Projetar circuitos temporizadores que utilizem o CI 555 nos modos MONOASTVEL e ASTVEL; Simular tais circuitos. MATERIAL NECESSRIO

1 protoboard 2 resistores 1 LED CI Temporizador 555 Diodos 1N4148 1 Potencimetro 1 fonte de alimentao CC

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Parte 1 - Modo Monoastvel A primeira etapa do procedimento experimental consistiu na implementao de um circuito multiplexador de 4 canais. Para tal, usou-se um CI 74155 e um LED. O circuito acima descrito, mostrado na Fig. 11.

Fig. 11 - Circuito multiplexador de 4 canais

A partir da anlise do funcionamento do circuito, montou-se a seguinte tabela verdade. ENDEREOS A X 0 0 0 0 0 0 1 1 B X 0 0 1 1 1 1 1 1 I 1 0 0 0 0 0 0 0 0 E0 X 0 1 X X X X X X ENTRADAS E1 X X X 0 1 X X X X E2 X X X X X 0 1 X X E3 X X X X X X X 0 1 SADA S 0 0 1 0 1 0 1 0 1

Tabela 09 - Tabela-verdade do circuito multiplexador de 4 canais

Parte 2 - Modo Astvel A segunda etapa do experimento no pde ser realizada devido a carncia de equipamentos, entretanto o circuito demultiplexador de 4 canais foi simulado no software Proteus, obtendo-se o circuito mostrado na Fig. 12.

Fig. 12 - Circuito demultiplexador de 4 canais

A partir da anlise do funcionamento do circuito, montou-se a seguinte tabela verdade. ENDEREOS A X 0 0 0 0 0 0 1 1 B X 0 0 1 1 1 1 1 1 ENTRADAS I 1 0 0 0 0 0 0 0 0 E X 0 1 0 1 0 1 0 1 S0 X 0 1 X X X X X X S1 X X X 0 1 X X X X SADA S2 X X X X X 0 1 X X S3 0 X X X X X X 0 1

Tabela 10 - Tabela-verdade do circuito demultiplexador de 4 canais

Parte 3 - Meio Somador Findadas as etapas anteriores, iniciou-se o estudo prtico dos circuitos aritmticos a comear pelo circuito meio somador de 2 bits. Como foi citado anteriormente, o circuito meio somador pode ser construdo a partir da utilizao de uma porta lgica XOR e de uma porta lgica AND. Portanto, foram utilizados os CIs 7486 e 7408, que correspondem, respectivamente a essas duas portas. Utilizou-se ainda um par de LEDs para a visualizao dos valores de sadas do circuito. Parte 3 - Somador Completo O somador completo foi construdo conforme descrito anteriormente na introduo terica: cascateou-se dois meio somadores conectando a sada COUT de ambos a uma porta lgica OR. Para tal, foram utilizados os CIs 7486, 7408 e 7432,este ltimo correspondente porta lgica OR.

RESULTADOS EXPERIMENTAIS MUX e DEMUX Aps a anlise do funcionamento dos circuitos MUX e DEMUX, montou-se o circuito da Fig. 13 que bastante utilizado em sistemas digitais para recepo e transmisso de dados. Este circuito permite selecionar qualquer uma das entradas do MUX e aps projet-la na sada do circuito, que por sua vez est conectada entrada do DEMUX, selecionar qual sada do DEMUX exibir o valor da entrada inicial.

Fig. 13 - Associao entre MUX e DEMUX

Circuitos Aritmticos Aps o estudo, simulao e experimento de um somador completo de nmeros com 1 bit, simulou-se no software Proteus um circuito somador completo para nmeros com 4 bits. Para isso cascateou-se um meio somador (LSB, pois o bit menos significativo no recebe um carry de nenhum outro somador) e trs somadores completos, conforme mostra a Fig. 14.

Fig. 14 - Somador completo para nmeros de 4 bits

Quando se utiliza pulsos de clock em somadores em cascata, a anlise do tempo de estabilizao fundamental. Os clocks geram pulsos periodicamente, se o tempo de estabilizao da sada for maior do que estes perodos, podem ocorrer erros nas operaes aritmticas, pois quando o clock gerar pulsos em um instante de tempo, o somador ainda estar exibindo em sua sada, o valor da operao de realizada em um instante de tempo anterior.

CONCLUSO Este experimentou possibilitou uma melhor compreenso do funcionamento dos circuitos MUX e DEMUX, bem como mostrou algumas importantes aplicaes destes circuitos em sistemas digitais. O mesmo ocorreu em relao aos circuitos aritmticos, sendo notria a importncia destes na construo da ULA em microprocessadores. Com o fim deste estudo, pde-se perceber a importncia dos circuitos combinacionais estudados neste trabalho e em trabalhos anteriores para o estudo e construo de sistemas digitais, que so largamente utilizados na engenharia eltrica. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] GARCIA, Paulo Alves, MARTINI, Jos Sidnei Colombo. Eletrnica Digital: teoria e laboratrio. 2 Edio. rica. [2] CAPUANO, Francisco Gabriel, IDOETA, Ivan V. Elementos de Eletrnica Digital. 30 Edio, rica. [3] MONTEBELLER, Jos Sidney. Apostila Eletrnica II - Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

You might also like