You are on page 1of 11

1

Tecnologia em Processos Gerenciais

Administrao Financeira e Oramentaria


A GESTO E O PLANEJAMENTO DO DINHEIRO NAS EMPRESAS

PROFESSOR:
Manasss

Acadmico(s):
Ana Elise Marcari riton Gomes Colognsi Gilson Ferreira Maria Elisa Fukushima Wellington Bahia

So Jos do Rio Preto Data: 29/05/2013

1. PLANEJAMENTO FINANCEIRO
1

1.1

INTRODUO

Com o desenvolvimento industrial e comercial, presenciamos o crescimento de maior nmero de empresas de mdios e grandes portes. O homem ou o grupo de homens que outrora eram capazes de administrar seus negcios, sem precisar de um sistema de planejamento hoje j se sentem incapazes diante da multiplicidade de problemas. Passa-se ento a ver a necessidade um planejamento financeiro, pois atravs desta pode se alcanar suas metas e objetivos. Um planejamento financeiro um guia para empresa que em curto ou em longo prazo, onde poder ter garantias de como ser as condies de caixa bem como os lucros ou prejuzos que poder adquirir.

1.2

A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planejamento financeiro o processo por meio do qual se calcula quanto de financiamento necessrio para se der continuidade s operaes de uma companhia e se decide quando e como a necessidade de fundos ser financiada. Sem um procedimento confivel para estimar as necessidades de financiamento, uma companhia pode acabar no tendo fundos suficientes para pagar seus compromissos, como juros sobre emprstimos, duplicadas a pagar, despesas de aluguel e despesas de servios pblicos. Uma empresa fica inadimplente se no for capaz de saldar suas obrigaes contratuais, como despesas de juros sobre emprstimos. Portanto, a falta de um planejamento financeiro slido pode causar falta de liquidez e, por isso, a falncia mesmo quando os ativos totais, incluindo ativos no lquidos, como estoque, instalaes e equipamentos, forem maiores que os passivos.

1.2.1 TIPOS DE PLANOS Planos Financeiros a longo prazo (ESTRATGICOS); Planos financeiros a curto prazo (Operacionais); Planejamento Integral.

2. ORAMENTO EMPRESARIAL 2.1.1 INTRODUO Define oramento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operaes para um perodo futuro definido. a expresso formal das
2

polticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administrao para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivises. A proposta oramentria deve contemplar as estimativas de receitas, custos, despesas e investimentos necessrios para a consecuo das atividades econmicas projetadas, a partir da definio dos objetivos, das metas e das estratgias da empresa.

2.1.2 SISTEMA ORAMENTRIO Dentro do sistema oramentrio, tm-se vrios tipos de oramentos integrados dentro do oramento de uma empresa, dentre eles podemos citar: Oramento de Vendas: Na elaborao deste tipo de oramento alguns fatores so levados em considerao, como: a partir da viso e da misso, a empresa ir estabelecer uma estratgia de vendas que ir definir o comportamento da organizao. Informaes internas referem-se : precificao, estratgia e negociao de vendas, programao, etc. As informaes externas pertencem ao ambiente no qual a organizao est inserida. A estimativa dos mercados consumidores e dos potenciais, mais as expectativas do setor, constituem as premissas bsicas para estabelecer um planejamento das vendas. Oramento de Produo: O oramento de produo feito aps o oramento de vendas estarem pronto, pois ele usa o oramento de vendas como base. Nele se determina as quantidades de produtos que devero ser fabricados, levando em conta o volume de vendas projetado para cada perodo assim como a poltica de estoques e projetando tambm os custos e as despesas envolvidas no processo produtivo. Oramento de matria-prima: Com base no oramento de produo e na composio de cada produto podem-se orar ento as necessidades de matria-prima do perodo. O oramento de matrias-primas est relacionado assim, diretamente com a logstica da empresa, j que ele que determina as quantidades previstas de cada matria-prima para o que foi planejado. Oramento de mo-de-obra direta: O oramento da mo-de-obra basicamente estimar a necessidade de mo-de-obra para a fabricao dos produtos orados, e de que forma vai ser composta essa mo-de-obra, se vai haver horas extras, contrataes ou dispensas, assim como os custos nisso incorridos. Nesse oramento muito importante a participao dos gerentes dos departamentos envolvidos na produo.

Oramento dos custos indiretos de fabricao: Os custos indiretos de fabricao abrangem todos os itens de produo, que no foram classificados como matria-prima ou mo-de-obra direta, mas que ocorrem durante o processo produtivo. Em geral esses custos no agregam valor ao produto, por isso tambm podem ser chamados de despesas indiretas de fabricao. So normalmente divididos em custos fixos e custos variveis, e a diferena entre eles bem clara, enquanto o primeiro no muda o segundo varia conforme a demanda, o perodo do ano ou outros fatores. Oramento das Despesas de Vendas e Administrativas: Esse oramento como o nome j diz voltado para as despesas administrativas da empresa. Nesse oramento entram ainda gastos com comisso de vendas aos vendedores e custos com frete. Na prtica esse oramento costuma ser preparado por diferentes gestores das reas de sua abrangncia. Oramento das despesas tributaria e financeiras: O oramento das despesas tributrias tem o objetivo de relacionar todos os tributos que a empresa est exposta. Impostos, taxas e contribuies de melhorias so despesas tributrias. A projeo desse oramento pode ser dificultada, pois cada regio da federao apresenta alquotas de impostos diferenciadas. Quando todas as peas dos oramentos citados anteriormente estiverem prontas podem-se juntar elas para a construo de um oramento geral da empresa.

2.3

ORAMENTO DE CAIXA

Oramento de caixa um demonstrativo das entradas e sadas de recursos. usado para projetar uma possvel falta de caixa, onde dever obter recursos financeiros como: financiamentos, ou aplicao caso tenha tido excedentes. atravs dele que se consegue estabelecer um equilbrio financeiro entre entradas e sadas financeiras.

3. PLANO FINANCEIRO 3.1 INTRODUO

O plano financeiro abaixo descrito tem base s informaes da empresa COMERCIAL DE MVEIS HARTER LTDA. Na anlise feita na empresa foi elaborado, junto com o administrador, o planejamento financeiro da mesma, a partir de adaptaes de modelos tericos. Uma das principais funes do planejamento financeiro auxiliar na elaborao e avaliao do oramento operacional.

3.2 DIRETRIZES So as linhas nas quais se traam o desenho do planejamento. As diretrizes fornecem as idias gerais para iniciar o plano, por isso devem ser bsicas, genricas e permanentes. Os scios acreditam que as diretrizes da empresa, desde que ela foi adquirida pela famlia, sempre foram focadas na qualidade do servio. A empresa costumava ser conhecida pela qualidade na venda, na entrega das mercadorias e na montagem das mesmas, mas acabou deixando de lado essas diretrizes que sempre marcaram a imagem da empresa, em busca muitas vezes de garantir a competitividade frente ao mercado. Por outro lado se essas so as diretrizes da empresa elas devem sustentar os demais nveis de planejamento e, portanto devem ser levadas em conta no planejamento.

3.3 PREMISSAS So hipteses ou eventos futuros que podem afetar a implementao do plano financeiro e do oramento. Os principais fatores que podero influir financeiramente so: Crises financeiras - As crises financeiras so sempre um perigo para a empresa, porque com elas sempre vem uma reduo do crdito, e por se tratar de uma empresa de porte relativamente pequeno, a falta de capital de giro sempre dificulta o funcionamento da empresa, e a consequente restrio do crdito ao consumidor acaba diminuindo as vendas e esses fatores juntos podem alterar completamente o cenrio do planejamento financeiro. Rotao dos empregados - A rotao dos empregados foi um problema detectado, e o principal fator para que isso ocorra decorre da poltica salarial da empresa que remunera seus funcionrios dentro dos padres da regio, acontece que quando eles se destacam so atrados por salrios maiores de grandes redes com maior poder financeiro. Essa possvel rotao dos empregados acaba por diminuir a qualidade no servio prestado ao cliente, visto que os novos funcionrios chegam na maioria das vezes sem treinamento e levam tempo a se adaptar poltica da empresa.
5

Aumento da concorrncia - o aumento da concorrncia representa um perigo ao planejamento financeiro da empresa. Segundo o administrador a chegada de redes nacionais e internacionais, que pela sua estrutura e poder de compra tem um poder de barganha com os fornecedores muito maior e consequentemente consegue muitas vezes oferecer o mesmo produto com preo muito inferior ou com condies de pagamento muito superiores do que os praticados pela Loja Jost, tem se mostrado um grade risco para a empresa.

3.4 OBJETIVOS J estabelecidas s diretrizes e as premissas, projetam-se os objetivos, os quais representam os resultados que a empresa espera alcanar. Os objetivos para o ano que vem so: - Aumentar faturamento, sem aumentar os custos; - Reformar os pontos de venda; - Aumentar a qualidade sem aumentar custos. Pode-se notar que a empresa ao mesmo tempo em que busca aumentar seu faturamento e a qualidade de seu servio est muito preocupada em no aumentar os custos, isso acontece porque na viso do administrador a empresa j opera hoje no limite da viabilidade econmica adquirida na crise de 2008.

3.5 METAS Metas so os objetivos quantificados. So eles: - Aumentar faturamento de 2010 em 25,8% em relao ao faturamento de 2009. At o fim de junho o aumento no faturamento era de 23,2%. - Em 2011 aumentar o faturamento em 10% em relao ao projetado para 2010 Para tanto, as seguintes aes esto planejadas: - Campanhas de marketing trimestrais. - Reformar pontos de venda, - Implementar um controle das vendas por catalogo - Treinamento tcnico trimestral com as indstrias 3.6 ORAMENTO DE RECEITAS

Costuma-se comear qualquer modelo oramentrio pelo oramento de receitas, ou vendas, por ele desempenhar um papel fundamental em todo o sistema oramentrio. Por ele servir de base para outras peas oramentrias se suas estimativas no forem precisas podem inviabilizar o controle oramentrio como um todo. Os scios preferiram estimar primeiro o oramento anual, por considerar que num perodo de tempo maior os impactos de qualquer acontecimento atpico acabam absorvidos ao longo dos meses. Feito essa estimativa que para 2010 foi de R$ 6,5 milhes e para 2011 de R$ 7,15 milhes.

Faturamentos Anteriores

Aps isso foi feita uma anlise dos valores histricos e decidiu-se que para o oramento os primeiros trs meses do ano seriam orados com faturamentos de dois teros de um ms considerado normal, e que em dezembro seria orado com 50% a mais. Isso ocorre porque no inicio do ano grande parte da populao est com o seu salario comprometido por compras feitas no fim do ano anterior, alm de outras despesas atpicas que ocorrem nessa perodo como a compra de material escolar. Junto a isso, esse perodo tambm um perodo de frias, onde as pessoas com melhores condies financeiras normalmente viajam em frias para outras regies. Por outro lado em dezembro acontece um aquecimento das vendas impulsionado pelo 13 salrio e pela tradio consumista do perodo de natal. O restante dos meses foi considerado normal. Oramento de Receitas Para aumentar o controle, a fim de monitorar os resultados e ao mesmo tempo incentivar os vendedores e gerentes foi refeito o sistema de metas para cada filial, alterando alguns valores para se encaixar melhor na realidade e na possibilidade de cada loja. Tambm foi implantado um sistema de premiao para as equipes que atingissem as metas estipuladas, e desde a implantao em fevereiro j tem trazido retornos positivos. Essas metas somadas correspondem a algo em torno de 12% acima do faturamento projetado, esse valor foi adaptado pelos scios durante o processo de implementao a fim de melhor se encaixar na cultura da empresa.

Metas 2010 Monitorar e incentivar os gerentes e vendedores a continuar perseguindo a meta.


7

importante dividir o valor orado para as vendas em vendas vista e vendas a prazo. As vendas a prazo ocorrem em 12 meses, eventualmente alguns clientes preferem pagar em prazos menores, e alguns clientes ganham condies especiais, mas para o oramento do fluxo de caixa sero consideradas as vendas a prazo em 12 meses.

3.7 Oramentos de Custos Com o oramento de vendas terminado, o prximo passo orar os custos da empresa. A empresa em questo por ser um comercio de moveis, eletrodomsticos e bazar no possui produo, apesar de contar com pessoal de montagem essa no a atividade fim da empresa. Ou seja, a empresa apenas compra as mercadorias diretamente dos fornecedores e revende ao consumidor final, utilizando os servios de montagem e entrega como agregadores de valor ao servio. No oramento de custos sero includos os custos da mercadoria, custos de pessoal, despesas administrativas e fiscais.

3.7.1 Poltica de Estoques Para oramento de estoque foi apenas analisado se os valores utilizados atualmente estavam de acordo com o plano de crescimento da empresa. Aps essa analise foi estabelecido o nvel de estoque para os prximos 12 meses 3.7.2 Oramento de Compras Foi estipulado o custo mdio de reposio de mercadorias, esse custo mdio foi calculado atravs da mdia histrica de vendas a prazo e vista e das margens utilizadas pela empresa em cada caso. Chegou-se ento ao fator de custo mdio de reposio que em media de 60% do valor de venda da mercadoria. O capital de giro financivel o mximo possvel.

3.7.3 Oramento de mo de obra em 2009 A empresa possui quadro de funcionrios composta por 42 pessoas. Durante levantamento das funes e atividades dos funcionrios ficou evidente que a empresa tem capacidade de expandir seu faturamento conforme planejado sem com isso aumentar sua estrutura fsica. Segundo dados passados pelo escritrio contbil, os salrios de todos os funcionrios totalizam R$ 32.591,90, e sobre esse valor a empresa paga ainda 8% de FGTS e 26,8% de outros encargos ao INSS. As frias so por escalas. O 13 salrio pago em duas parcelas.
8

3.7.4 Oramento de Despesas indiretas Despesas como aluguel, energia eltrica, agua e manuteno se mantero em um nvel estvel. Com exceo do valor dos alugueis, que fixo, apesar de sofrer reajusto anual, os demais itens so estimados pela media dos gastos anuais.

3.7.5 Oramento Despesas Administrativas 2009 So gastos de apoio nas atividades de controle e superviso. Esse oramento tem a caracterstica de ser formado, em sua maioria, por custos fixos. 3.7.6 Oramento Despesas Tributaria 2009 As despesas tributarias esto includas apenas na margem do produto. Que paga 1,65% de PIS e 7,6 de CONFINS sobre o faturamento, 17% de ICMS sobre vendas, abatido o valor gasto em mercadorias no ms, que geram um credito de ICMS na mesma porcentagem. A empresa ainda paga a CSLL de 9% e IRPJ de 15% sobre o lucro apurado no exerccio ou seja, pelo sistema de lucro real.

3.7.7 Demonstrativo de Resultados Calculo do valor de vendas mensais menos o valor das compras de mercadorias e das despesas da empresa extraindo desse resultado os impostos de 24% que a empresa paga em cima do lucro real apurado conforme explicado no tpico anterior.

3.7.8 Oramento de Caixa Foi orado o fluxo de recebimentos para cada ms. Somado os fluxos de caixa gerados pelos 12 meses orados e tambm o fluxo de caixa dos vencimentos que a empresa tinha para receber para os prximos 12 meses no final de dezembro de 2010. Durante o processo de coleta de informao foi constatado que um dos causadores da falta de capital de giro da empresa ao longo dos anos foi as
9

10

retiradas para pagamentos de parcelas de dividas antigas dos scios que tem a empresa como garantia. Mesmo em um cenrio de manuteno dos atuais nveis de faturamento, mantendo assim tambm as compras num patamar inferior a empresa por si s no teria problema de fluxo de caixa entre os pagamentos e recebimentos.

4. Concluso As empresas precisam estar em constante evoluo para se manter competitivas frente aos concorrentes. A comercial de Mveis Harter Ltda, no diferente, mas para poder evoluir a empresa precisava antes se conhecer melhor. Cada oramento planejado contribui para gerar novos questionamentos, estes que vem gerar aprendizado. Ficou evidente desde o principio que para aumentar o desempenho financeiro da empresa seria necessrio repensar algumas atividades dentro da empresa. Atividades estas que se mostraram heranas de outros momentos da empresa, como do perodo de inflao, ou de crises financeiras. Se a empresa no crescer, acabara cedo ou tarde sufocada pelos seus custos, pelos impostos ou pela concorrncia. O oramento empresarial planejado projetou um futuro tranquilo e prspero para a empresa.

5. Anexos

Tabelas em anexo.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BRAGA, R. Fundamentos e tcnicas de administrao financeira . So Paulo: Atlas, 1989 NGUYEN, H. T. Controladoria Financeira das Empresas. 2 ed. So Paulo: Universidade Empresa Ltda., 1972
10

11

OLIVEIRA, Donizete Cosme. Revista Intellectus ROBBINS, S. & COULTER, M. Administrao. 5 ed. Rio de Janeiro: PrenticeHall do Brasil, 1996

11

You might also like