You are on page 1of 7

A PRIMEIRA E A SEGUNDA RESSURREIÇÃO

A primeira ressurreição. Começou com os santos que ressuscitaram depois da ressurreição de Cristo. Divide-se em três fases distinta sendo a primeira a ressurreição de Cristo e de muitos santos do AT identificados como as primícias dos mortos. Jesus e os santos ressurretos depois dele, simbolizam o primeiro molho de trigo colhido em Israel nos tempos do AT (Lv 23.10-12; 1Co 15.23). “Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos” (Mt 27:52-53).

E Continua a outra fase ainda na primeira ressurreição por ocasião do arrebatamento da igreja estes mortos são os que morreram em Cristo, desde a época da fundação da Igreja por Cristo, até perto do arrebatamento da igreja. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tss 4:1617).

A terceira fase da primeira ressurreição são os mortos durante o período da Grande Tribulação, estes são chamados de mártires da Grande Tribulação. São considerados os restolhos da colheita, ou em outras palavras as espigas da colheita (Ap 6.9-11; 7.9-17; 14.1-5; 20.4,5). Estes morrerão durante a grande tribulação sem aceitar adorar a besta, mas ressuscitarão para entrarem no milênio. “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição” (Ap 20:4-5).

A segunda ressurreição. Tem um espaço enorme entre a primeira, apesar de Daniel colocar como se fossem simultâneas. “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Dn 12:2). Mas a segunda ressurreição ocorrerá depois do milênio. “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram”. Esta é a primeira ressurreição (Ap 20:5).

Estes outros mortos são os ímpios que ressuscitarão para vergonha e desprezo eterno, ressurgirão para o julgamento no trono branco. A própria Bíblia enfatiza que a primeira ressurreição é para o bem aventurado, os santos que reinarão com Cristo no milênio. “Bem1

que denota a diferença de ressurreição entre ímpios e justos. SABE O QUE É PRIMEIRA RESSURREIÇÃO E SEGUNDA RESSURREIÇÃO? SABE O QUE É PRIMEIRA RESSURREIÇÃO E SEGUNDA RESSURREIÇÃO? Sabe o que acontecerá com aqueles que não fizerem parte da primeira ressurreição? Sabe quando começa a primeira ressurreição? Em quantas etapas está dividida a primeira ressurreição. Marcos 12:25. sobre estes não tem poder a segunda morte. Apocalipse 20: 5-6. Apesar dos textos citados acima com clareza de distinção na ressurreição entre ímpios e justos. e a dos ímpios chamada de segunda ressurreição.aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. havendo assim divergência de interpretações. Mas existem outros textos da Bíblia. Muitos teólogos arminianos e reformados creem numa ressurreição simultânea. Lucas 20: 35-36. nem são pré-milenistas. Atos 4: 1-2 e Filipenses 3:11. e quem fará parte dela? Sabe o que é ou o que são as primícias dos que dormem? Fiz estas perguntas na primeira parte do nosso tema: A ressurreição de Jesus Cristo é o começo da nossa redenção! 2 . Nestes textos a palavra ressurreição vem seguida de dentre os mortos. mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo. mostrando a separação entre a ressurreição dos justos que e chamada de primeira ressurreição. e reinarão com ele mil anos” (Ap 20:6). Vale ressaltar que tais teólogos não interpretam literalmente o texto. muitos teólogos têm um interpretação diferente.

como vemos nas palavras de Jó (19:25). A qualquer momento o Senhor Jesus virá para levar a sua noiva. que o lugar dos mortos era dividido em três partes distintas. o seio de Abraão. Sabermos conforme a parábola de Lazaro e o rico. Jesus Ressuscita. agora resta um poucochinho de tempo para que se conclua a segunda fase da primeira ressurreição. e as chamas (inferno). Agora vejam o que diz o texto de Hebreus 11:39-40. Durante os três anos e meio do ministério de Jesus. Apocalipse 6:9-11. mas traz com ele aqueles que esperavam a redenção. As duas Oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do 3 . Creio nisso porque quando a Igreja for levada ou levanta da terra também o Espírito de Graça acompanhará a Igreja.Hoje tentarei satisfazer a curiosidade ou aumentar o conhecimento dos que seguem o meu blog! Como já disse no texto anterior. Segundo o que creio quando a Igreja do Senhor Jesus for arrebatada. Ai está à primeira fase da primeira ressurreição. Como promessa e animo para aqueles que iam ficar depois que Ele morresse. porem eles não tinha uma doutrina consistente como nós temos hoje. Quando a Igreja for arrebatada. Apocalipse 1:5). O Novo Testamento. É muito importante termos um conhecimento mínimo de como foi a ressurreição de Jesus. ou seja. E tudo parte destas palavras que Jesus disse a Marta “Eu sou a ressurreição e a vida. por causa da ressurreição. Colossenses 1:18. 1 Pedro 1:3. começará a tribulação. o arrebatamento da Igreja. os convidados já estão esperando a chegada da noiva do Cordeiro. Quem crê em mim. viverá”. Deus enviará a Jerusalém as duas testemunhas. A mesa está pronta. restando para os moradores da terra o Espírito de Justiça. Ele sempre estava falando e ensinando sobre a ressurreição. Já li este texto dezenas de vezes e cada vez que leio me convenço mais que ai esta a “primicia” dos que dormem juntamente com “as primícias” de todos os homens que morreram esperando ver um dia o redentor de sua alma (1 Corintios 15:20. um abismo. Eles estão esperando para serem aperfeiçoados juntamente conosco no grande Dia das Bodas do Cordeiro. Entre os Judeus. ainda que esteja morto. principalmente pela Palavra revelada Paulo estabelece a doutrina conforme o que ele escutou ou entendeu do que Cristo ensinou a seus apóstolos. principalmente entre os dois grupos principais na época de Jesus existia uma controvérsia e uma discussão sem fim entre os fariseus e os saduceus. a ressurreição é o tema central e principal da fé cristã. Vejam o que diz Mateus 27:50-53. Quando lemos o texto de Mateus que fala da morte e ressurreição de Jesus vemos justamente o que aconteceu. Estes estão com Cristo esperando completar o número dos que herdarão a salvação. Os grandes homens e mulheres do passado que tiveram uma relação com Deus morreram na esperança de que um dia o Cristo de Deus se levantaria como redentor sobre a face da terra.

dando inicio o período conhecido como Grande tribulação. Ate ai vemos que a primeira ressurreição já foi executada em três fases distintas. No final da grande tribulação. as primícias e a Igreja concluindo assim a terceira fase da primeira ressurreição. Agora quero que você entenda uma coisa: Cristo e as primícias. Sua noiva amada. Para a conclusão da primeira ressurreição falta o final da grande tribulação e a vinda de Jesus com todos os seus santos. Jesus e as primícias. depois que derem o testemunho fiel. vão morrer. a ressurreição do mártires da grande tribulação Ap 20:4-6. a Igreja. Vence a todos os inimigos.Senhor da terra. pois creio que Enoque é a testemunha de todos os seres que viveram desde o paraíso até o dilúvio. não deixe que o orgulho ou a vaidade teológica cegue teus olhos. porque carne e sangue não podem herdar a vida eterna. Não necessita concordar comigo. ficarão expostos e sem ser sepultados durante três dias. os dois candeeiros serão as duas testemunhas. e os mártires da grande tribulação. Somente nós (os que formos arrebatados) seremos sua amada Igreja. As primícias serão primícias. Ai acontece a ultima fase da primeira ressurreição. comprada e redimida pelo seu sangue precioso que foi derramado para nossa redenção. E creio também que serão Enoque e Elias. os dois candeeiros. lança vivos no inferno o falso profeta e o anticristo Apocalipse 19:20. mas somente aqueles que fazem parte do arrebatamento serão Igreja ou a noiva do Cordeiro. Porém te peço no nome de Jesus. Todos fazem parte da primeira ressurreição. e a adorna todos os dias com seus dons. E Elias a testemunha de todos do dilúvio até a Jesus Cristo. a Igreja e os dois candeeiros. pela qual ele deu a sua vida. E você fará parte de qual dessas fase da ressurreição? Ou pensa em ser parte da segunda ressurreição. leia com atenção todos os textos que citei aqui e medite. e os que nãos negarem o Nome de Jesus na grande tribulação será os mártires da grande tribulação. depois de três dias serão transformados como nós os que ficarmos vivos para o arrebatamento e subirão a encontrar com o Senhor Jesus. 4 . Neste momento começa na terra a segunda fase da tribulação. Amarra a satanás e todos os demônios por mil anos Ap 20:2-3. Depois que morrerem. os demais serão os convidados as bodas do Cordeiro com sua amada noiva. Você não necessita crer nisso que estou escrevendo. Porque virão os dois? Creio que Deus quer mostrar a todos os homens a verdade a respeito da criação dos seres humanos conforme o relatado na Bíblia Sagrada e também. Jesus vem visível para toda a terra e dos os olhos o verá.

Sobre este não tem poder a segunda marte. quando vier o juízo final. e reinarão com ele mil anos. e foi-lhes dado o poder de julgar. É o momento da condenação dos perdidos. mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo. e pela palavra de Deus. Tudo indica que sejam mártires mortos durante a grande tribulação. depois os que são de Cristo. Ela inclui: a) A ressurreição de Cristo (já ocorrida): 1 Co 15:23 "Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias. esperando no redil para não perder o arrebatamento. só irão ressuscitar depois dos mil anos do reino de Cristo na terra. Obviamente os outros mortos (o trecho entre parênteses). e reinaram com Cristo durante mil anos. Lembre-se de que o juízo final. e assentaram-se sobre eles. ou Grande Trono Branco. não é um julgamento para ver que será salvo e quem será condenado. e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos. Ap 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. e viveram.Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo. 5 . pois lá nos fala da ressurreição e do arrebatamento dos vivos. vou colocar em parênteses a parte que não se refere ao que está sendo falado: Ap 20:4 E vi tronos. Esta é a primeira ressurreição. e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus. Gildo. Ocorre que a chamada "primeira ressurreição" não é apenas um evento. que são os que morreram na incredulidade. sobre estes não tem poder a segunda morte. pois que aparecer ali já está condenado de antemão. e que não adoraram a besta. A princípio pode parecer que existe um problema com 1 Tessalonicenses 4. até que os mil anos se acabaram). nem a sua imagem. Eu uso a Bíblia Sagrada Edição Contemporânea da editora Vida 3ª impressão. que vivem e reinam com Cristo mil anos. que deve acontecer pelo menos 7 anos antes dessa dos mártires da tribulação. já que o arrebatamento da Igreja antecede o período de 3 anos e meio conhecido como princípio das dores e os outros 3 anos e meio conhecidos como grande tribulação. Trata-se apenas da lavratura da sentença. Neste trecho a "primeira ressurreição" inclui estes que foram degolados pelo testemunho de Jesus e não adoraram a besta. 1996. na sua vinda". e reinarão com Ele durante os mil anos (Apocalipse 20:6). Ap 20:5 (Mas os outros mortos não reviveram. Quem participa da primeira ressurreição? Para entender melhor.

a ressurreição dos que são de Cristo quando ele arrebatar a igreja (1 Ts 4:13-18). e assim estaremos sempre com o Senhor. como os demais. os que ficarmos vivos. Inclui a ressurreição de Cristo (1 Co 15:23). uns para vida eterna. porém. A "primeira ressurreição" é uma só. 1 Ts 4:17 Depois nós. Ela descreve a ressurreição dos justos em diferentes períodos. e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Deus os tornará a trazer com ele. e outros para vergonha e desprezo eterno. pois. e com voz de arcanjo. Os "outros mortos" refere-se aos incrédulos de todas as eras que serão ressuscitados no final do Milênio para estarem diante do julgamento do Grande Trono Branco. Fica mais fácil entender se pensarmos simplesmente que a primeira ressurreição inclui Cristo e os salvos por Ele. uns para vida eterna. porém ali não menciona que elas estão separadas por mil anos: Dn 12:2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão. A primeira ressurreição não é um evento único. que é a volta à vida dos mortos que morreram em seus pecados para receberem sua sentença. os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor. inclui Cristo e todos os que verdadeiramente morreram na fé. 1 Ts 4:15 Dizemo-vos. Por isso Daniel fala das duas. embora ressuscitem em diferentes momentos. assim também aos que em Jesus dormem. e com a trombeta de Deus. c) A ressurreição dos santos mortos durante a tribulação. irmãos.b) A ressurreição dos que morreram em Cristo por ocasião do arrebatamento da Igreja (pode ocorrer a qualquer momento): 1 Ts 4:13 Não quero. que não têm esperança. Traduzi um comentário de William MacDonald que pode ajudar: "A primeira parte do versículo 5 deve ser entendida como um parêntese. 1 Ts 4:14 Porque. a ressurreição das duas 6 . a encontrar o Senhor nos ares. e a segunda inclui os perdidos. para que não vos entristeçais. seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens. porém ocorre em mais de um estágio. que completa seus estágios antes de se iniciar o reino milenial de Cristo. ficará para a outra ressurreição depois do milênio. da passagem citada no início e também descrita em Daniel (irá ocorrer no final da grande tribulação e início do reino milenial de Cristo): Dn 12:2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão. não precederemos os que dormem. Os que não fizerem parte da primeira ressurreição. que sejais ignorantes acerca dos que já dormem. isto. 1 Ts 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido. pela palavra do Senhor: que nós. portanto. A "primeira ressurreição". e outros para vergonha e desprezo eterno. se cremos que Jesus morreu e ressuscitou. A frase "esta é a primeira ressurreição" refere-se ao versículo 4.

Os que participarem da primeira ressurreição não serão incluídos na segunda morte.testemunhas cujos corpos ficarão nas ruas (Ap 11:11) e a ressurreição dos santos mortos na tribulação. quando todos os incrédulos serão lançados no lago de fogo (Ap 20:14). a primeira ressurreição inclui a ressurreição de Cristo e de todos os verdadeiros crentes. Em outras palavras. os quais são descritos aqui nesta passagem (veja também Dn 12:2). A primeira ressurreição ocorre em vários estágios." 7 . apesar de ressuscitarem em épocas diferentes.