You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE FORMAÇÃO SUPERIOR CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING TEMA: A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING

OBJETIVO Esse trabalho visa estudar a evolução do conceito de Marketing traçando um paralelo a partir da visão de alguns autores considerados autoridades no assunto. .

visando o destaque do produto e a possibilidade de vencer a concorrência. temos a importância do estudo do Marketing como estratégia para se destacar no mercado e aumentar o fluxo de vendas. O fato é que. Com o aparecimento das marcas comerciais. nos termos em que hoje conhecemos. mesmo os mercados locais mostraram uma expansão considerável. . Surge então. a necessidade de desenvolver a publicidade e as técnicas das vendas. o custo unitário de cada produto fabricado diminuiu em termos reais. À medida que estes crescem e a produção aumentava. os fabricantes e comerciantes compreenderam as oportunidades que se abriam para a colocação e promoção dos seus produtos.JUSTIFICATIVA O desenvolvimento e melhoramento constantes dos processos de fabricação tornam necessários mercados ainda maiores. Diante disso.

com o intuito de conquistar os atuais clientes e de captar novos clientes. a propaganda e promoção de vendas tornaram-se os meios privilegiados pelos quais as organizações fornecem informações sobre elas próprias. Velhos paradigmas são quebrados. sobre os seus serviços. Dessa forma. Ao longo dos anos. a forma de chamar a atenção do cliente vem sofrendo mudanças. um grande número de empresas passou a investir fortemente em estratégias de marketing. surgem novas necessidades e inovadoras formas de apresentação dos produtos precisam ser adotadas diariamente com o intuito de seduzir os clientes. as suas estruturas de preços e os seus canais de distribuição para os diversos clientes reais ou potencias. .INTRODUÇÃO Devido ao aumento da concorrência.

vender o produto em vez de tentar compreender e atender às reais necessidades dos clientes. que é basicamente caracterizado por equiparar marketing a vendas. enfatizar a conquista de clientes e não a manutenção dos mesmos. Em seu livro Marketing para o século XXI: como criar. elevar preços com base em markup (porcentagem do custo ou preço de um produto acrescentado ao custo para obter o preço de venda) em vez de determinar preços por metas. planejar cada ferramenta de comunicação separadamente em vez de integrá-las. o conceito de Marketing vem sofrendo transformações e ganhando cada vez mais facções.DESENVOLVIMENTO O Marketing não é mais o mesmo. fazendo uso de meios de comunicação mais direcionados. Philip Kotler identifica a evolução do que ele chama de “Marketing Neandertal”. São eles: . alem da compreensão dos seus fatores econômicos. conquistar e dominar mercado. O novo conceito de marketing consiste em convidar o cliente a participar do projeto do produto. Ano após ano. tentar lucrar em cada transação em vez de lucrar gerenciando o valor do tempo de vida de um cliente. deve-se ter em mente os chamados 4 P’s. esse antigo pensamento de marketing está cedendo lugar a novas maneiras de pensar. que apresentam a evolução do tradicional conceito de marketing. Quando se fala em estratégia de marketing. As novas empresas estão prontas para tornar seus produtos. Empresas que desejam se manter no mercado estão melhorando seu conhecimento do cliente. e as tecnologias de conexão com o mesmo. serviços e condições mais flexíveis. integrando suas atividades de marketing para transmitir uma mensagem mais coerente para os clientes. Segundo Kotler.

estoque. marketing direto. cobertura. e não de previsão.o novo paradigma tecnológico provoca mudanças em toda a cadeia produtiva. pois as respostas às mudanças do mercado pelas companhias foram medidas de reação. As novas tecnologias estão mudando a conformação competitiva do mercado. promoção de vendas. Regis McKenna. ele não tem sido um leme confiável nos últimos anos. embalagem. etc. Nesse cenário. transporte. produção. relações públicas. qualidade. A estrutura digital auxilia a comunicação . etc. A tecnologia modifica os mercados e refuta leis há muito utilizadas para reger as atividades de marketing. para que ele possa comprá-lo e consumi-lo. e formas e prazos de pagamento. o marketing está passando por sua mudança mais radical e pode não mais ser capaz de fornecer o rumo ou a interação abalizada no mercado necessários para a empresa competir nesse ambiente vertiginoso. Preço: política de preços. embora o marketing tenha a responsabilidade de enxergar as mudanças de mercado e fornecer respostas a elas. design. características. Promoção: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço. marca. descontos. o surgimento de novas tecnologias está mudando o modo de trabalharmos interagirmos e percebermos o mundo a nossa volta. locais. variedades. Para McKenna. Praça: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor. canais de distribuição. As novas regras apontadas por McKenna são as seguintes: . aponta o futuro do marketing determinando as cinco regras básicas do novo momento e aponta algumas de suas possíveis consequências. tais como o fato de o preço e a escolha passarem a ter um valor maior do que a marca e o acesso substituir a radiodifusão.A subestrutura digital muda tudo . bem como as atitudes e exigências dos consumidores. publicidade.Produto: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si. força de vendas. propaganda. como formulação física. Segundo ele.

O marketing deve mudar seu foco na imagem para o foco na tecnologia da informação. tanto do sistema aos clientes. Logo. Possibilitou uma vasta rede distribuição capaz de gerir uma imensa variedade de produtos. a presença substitui a consciência da marca. . . e um novo tipo de relacionamento com o mesmo totalmente baseado no acesso. como no sentido inverso. A conseqüência é o aumento da comunicação interativa. o que leva à desmassificação dos mercados. A internet força todos os negócios a tornar-se serviços. na interface. e dessa maneira consegue adaptar-se e competir à altura.Redefine-se o conceito de imagem – a imagem vai originar-se menos dos meios de comunicação estáticos e mais das experiências interativas com os consumidores. . que devem ser constantemente renovadas.Estamos num mercado em que os clientes mudam mais depressa do que aqueles que estão tentando conquistá-los.O cliente torna-se seu próprio “marketeiro” . Está surgindo um novo tipo de cliente. é cada vez mais importante entender as atitudes do consumidor. mas seu maior diferencial é o acesso sem precedentes que possibilita.voltada para os negócios. à fragmentação do público e ao aumento da individualidade. . Logo a escolha e o preço têm um valor maior que a marca e existe uma constante espera por novidade. Em consequência disso.O marketing será centrado na tecnologia da informação – são abundantes os indícios de convergência entre empresas de software e agências de publicidade. . nos serviços incorporados e nos sistemas inteligentes de informações que operam por trás de tudo.A fidelidade à marca desaparece – a revolução digital estimulou a infidelidade às marcas. O resultado de tudo isso é que o novo marketing vai transformar-se em um processo de aprendizado contínuo por meio do qual a empresa ganha conhecimento ao interagir com os clientes e o mercado.

já que os consumidores. por excelência. aos cenários. seus desejos e os mecanismos disponíveis para se propagar a ideia e vender um produto. publicidade e propaganda.CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a realização do presente trabalho. O exercício do marketing constitui o elemento criativo da atividade comercial. Ele é o meio. dão origem a baixos níveis de preços que não poderiam ser obtidos sem recorrer às modernas técnicas de marketing. . estão à procura de produtos que lhes satisfaçam. foi possível concluir que a evolução do conceito de marketing está diretamente relacionada à evolução do mercado. e deve ser considerado. cada vez mais exigentes. É uma parte integrante do negócio. estão condenadas a fechar as portas. Sem os gastos de marketing não há vendas. ao mesmo título que os processos de produção. na atribuição dos custos. às novas necessidades dos clientes. através do qual é obtido o rendimento da empresa. oriundos de empresas que demonstrem preocupação com o bem estar de seus clientes. a produção torna-se desnecessária. As empresas devem estar atentas às mudanças. Empresas que não investem em marketing. Os custos de marketing. no balanço da empresa.

Marcelo Piragibe. As cinco regras do novo marketing. Álvaro. ARMOND. Ano 4.A. . Curitiba: IESDE Brasil S. Evandro. Administração de Marketing.. Nº 22.Acesso em junho de 2010.A. http://pt. Regis.wikipedia. Empreendedorismo. 2008 SANTIAGO..REFERÊNCIAS MCKENNA. Setembro – Outubro 2000 REIS. Curitiba: IESDE Brasil S. Revista HSM Management.org/wiki/ . 2009 WIKIPÉDIA.