You are on page 1of 1

Fundação Educacional Montes Claros FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS 1) Historicamente, em certa cidade, a variável aplicação em caderneta

de poupança tem média de 420 unidades monetárias, com desvio padrão de 100 unidades monetárias. Foi feita uma suposição, que atualmente esta situação tenha se alterado. Para testar tal suposição, tomou-se uma amostra de 100 depositantes, que acusou uma média de 415 u.m. Usando =5%, pode-se concluir que houve alteração? 2) A associação dos proprietários de indústrias metalúrgicas está muito preocupada com o tempo perdido com acidentes de trabalho, normalmente distribuído, cuja média, nos últimos tempos, tem sido de 60 horas/homem por ano e desvio padrão 20 horas/homem. Tentou-se um programa de prevenção de acidentes, após o qual foi tomada uma amostra de nove indústrias e medido o número de horas/homem perdidas por acidente, que foi de 50 horas. Ao nível de significância de 10%, há evidência de melhoria? 3) Um fabricante de lâmpadas afirma que a duração média de seu produto é de 500 horas. Acreditando que a média seja inferior à anunciada, um comprador selecionou uma amostra de 10 lâmpadas, de um lote de 200, que acusou média de 490 horas, com desvio padrão de 12 horas. Realize o teste, com =1%. Suponha população Normal. 4) A indústria ABC - S/A, fabricante de um determinado equipamento eletrônico, procedeu a substituição de certo componente importado pelo similar nacional. Um comprador da referida indústria supõe que tal substituição tenha diminuído a duração do produto que antes era anunciada como sendo, em média de 200 horas. Para julgar sua suposição, o comprador testou uma amostra de 10 unidades, verificando média de 197 horas, e desvio padrão de 6,32 horas. Fixando o nível de significância em 0,05, e sabendo que o tempo de duração é normalmente distribuído, estabeleça a conclusão alcançada pelo comprador.
5) Uma operação de linha de produção foi programada para colocar 320 mg de detergente em pó em cada caixa de papelão. Uma amostra de caixas de papelão é periodicamente selecionada e pesada para determinar se está ocorrendo subenchimento ou sobre enchimento. Se os dados da amostra levarem à conclusão de subenchimento ou sobre enchimento, a linha de produção será paralisada e calibrada para se obter o enchimento apropriado das caixas. Ao nível de 5 % de significância a maquina terá que ser calibrada? 6) Historicamente, em certa cidade, a variável aplicação em caderneta de poupança tem média de 420 unidades monetárias, com desvio padrão de 100 unidades monetárias. Foi feita uma suposição, que atualmente esta situação tenha se alterado. Para testar tal suposição, tomouse uma amostra de 100 depositantes, que acusou uma média de 415 u.m. Usando =5%, pode-se concluir que houve alteração? 7) Um fabricante de conservas anuncia que o conteúdo líquido das latas de seu produto é, em média, de 2.000 gramas, com desvio padrão de 40 gramas. A fiscalização de pesos e medidas investigou uma amostra aleatória de tamanho 64, de um lote de 500 dessas latas, verificando média de 1.990 gramas. Fixado o nível de significância de 0,05, deverá o fabricante ser multado por efetuar a venda abaixo do especificado?