You are on page 1of 9

Adaptador USB para HD

Um produto que adquiri e do qual gostei muito, é esse, do link abaixo: ADAPTADOR USB PARA HD SATA/IDE/MINI IDE/DVD/CD. http://comtac.com.br/?url=produto&id=144 Com ele vc pode ler/gravar em HD comum interno, através da porta USB. Bom para quando precisamos, por exemplo, passar os dados de um HD de cliente,em que o sistema operacional não carrega por algum motivo, para o HD de uma maquina fechada, sem a necessidade de abrir as duas máquinas (para back-up dos dados antes de uma formatação, por exemplo). Basta plugar o adaptador ao HD e a uma porta USB de do PC/notebook de destino e simplesmente dar um Copiar/Colar, para transferir os dados. Voce pode também usa-lo para ler/gravar em um drive de DVD/CD interno. Acompanha o produto: - transformador/fonte de alimentação com botão Liga/Desliga para 100/240 volts automático, com conectores de força para HD SATA e IDE; - cabo de alimentação no novo padrão ABNT (que deve ser ligado a uma tomada/fonte de energia de 110/220 volts; - cabo USB (USB A / mini USB B 5 pinos); - cabo SATA (lógico); - CD com software de backup. Evidente que há modelos externos, tanto de HDs, como de DVD/CD, mas há casos em que vc precisa acessar/transferir dados de um HD interno, e o computador de origem do HD do qual queremos acesso não funciona por algum motivo, assim não temos como po-lo na rede; e não se pode, ou não se quer abrir a maquina de destino dos dados para isso. Eu mesmo detesto ter que abrir meu computador de testes/trabalho para plugar HDs de terceiros para esse tipo de transferencia. Nesses casos, esse adaptador é uma boa opção. E pode, também, como eu faço :), usar um HD interno, comum, como HD externo, visto que são bem mais baratos que os externos (mas deve-se ter cuidado com o transporte, pois são mais frageis e desprotegidos, e também ter cuidado com a eletricidade estática (de nossas mãos, por exemplo), evitando tocar em partes com circuitos/contatos elétricos. Mas há anos faço isso e nunca

Vem junto com o produto um CD com um software pra back-up dos dados de seu PC. Muto bom para mobilidade (menos volumes pra transportar). me parecem frágeis. é possuir conector.). Achei o equipamento tão útil. assim como o Vista. isso parece ser uma característica de todos transformadores/fonte de alimentação. mas percebo isso na prática. O que achei incomodo foi o tamanho e peso do transformador/fonte de alimentação (a propósito. visto que dependendo da quantidade de dados a ser transferido pode demorar um bom tempo (não se esqueçam que a transferencia é na velocidade média das portas USB. Basta configurar quais pastas/arquivos quer "backpear" e apertar o botão OTB (One Touch backup). Abaixo algumas fotos do equipamento (clique nas mesmas para ampliá-las): . é que ele não precisa do transformador/fonte de alimentação do adaptador. Uma caracteristica desse modelo da Comtac. Tomara que um dia consigam reduzi-los. Mas não é o ideal. assim plugo cada HD em um adaptador e faço a transferencia simultâneamente. que comprei dois. que pesquisei. também. Basta apenas plugar o módulo adaptador e o cabo USB entre ele e o PC. Não sei por que. mesmo). Uma vantagem do Mini-IDE. pois outros tipos de adaptadores USB-HD. somente tem conector para SATA e IDE. para HD mini-IDE. E o adaptador em si e o interruptor do transformador/fonte. ou até elimina-los. E o Windows 7. para transferencia de dados.). Pois as vezes ocorre casos de estar com dois HDs para transferir dados. que ele os copia para o HD que estiver plugado nele (porém nunca testei esse recurso). facéis de quebrar (usam um plástico rígido.perdi um HD por esses motivos. que não me inspira muita confiança. e é bem mais arriscado. quanto a sua resistência). é mais lento que o XP. que são no máximo de 480 Mbps.

A alimentação é feita via cabo USB.).O adaptador conectado a um HD mini-IDE e ao cabo USB. . O adaptador conectado a um HD mini-IDE. e a uma porta USB do PC (muito menos "coisas" plugadas ao HD mini-IDE. somente o adaptador em si e o cabo USB.

que ainda é muito comum) . O transformador/fonte de alimentação. cabo lógico SATA.Parte traseira do adaptador. e cabo de força no novo padrão brasileiro (mas é possivel por um cabo de 3 pinos do padrão anterior.

O adaptador conectado a um HD IDE. ao transformador/fonte de alimentação com botão liga-desliga. e aos cabos USB. . ao transformador/fonte de alimentação com botão liga-desliga. e a um cabo de força de padrão anterior. O adaptador conectado a um HD SATA. e a um cabo de força de padrão anterior. e ao cabos USB.

Interface USB 2. o conversor trabalha na velocidade de SATA I (1. Descrição no site do fabricante: http://comtac.Suporte para HDDs Mini IDE (Notebook) .0 Gbps)* . HDD SATA e DVD/CD externamente. CONV9084) permite fácil conectividade com seu PC através da porta USB com fonte e cabos de conexão inclusos.Suporte para dispositivos ATA/ATApi como CD/DVD-ROM . Possui tomadas de energia adaptadas para os padrões IDE/ Mini IDE e SATA.Suporte para HDDs IDE .Suporte para Boot . a utilização do HDD IDE.Suporta SATA I (1.1 CD aplicativo para uso em BACK-UP .Plug & Play * Apesar de reconhecer e suportar SATA II.5 Gbps) e SATA II (3.Os três tipos de HD (mini-IDE.0 x IDE / Mini-IDE / SATA (mod.5 G .Compatível com Windows 98 SE/ ME/ 2000/ XP/ Vista 32/64 bits/ Seven (7)/ Linux/ MAC OS .br/?url=produto&id=144 O conversor USB 2. Especificações Técnicas: .0 . ao lado do adaptador e seus acessórios/cabos.com. IDE e SATA). Não há necessidade de se abrir o computador na hora de formatar sua máquina! Possibilitando assim.Velocidade na transferência de dados: 480 Mbps .

o computador tem que ter essa opção pela porta USB. Mini IDE ou SATA * Fonte de alimentação externa * Suporte para Windows 98 SE/ ME/ 2000/ XP/ Vista 32/64 bits/ Seven (7)/ Linux/ MAC OS FAQ: . Selecione a opção de Gerenciamento de Disco. 3. No Windows. 1 CD aplicativo para uso em BACK-UP Configurações mínimas: * Dispositivo de armazenamento com interface IDE. O mesmo deve estar nesta janela. O conversor reconhece meu HD. como posso solucionar? Se a unidade de disco não for liberada. Cor: preto A embalagem contém: . 2. 1 Fonte de energia para o padrão IDE e SATA . . 1 Cabo de dados SATA . Não é necessário driver para instalação .Características: . Localize o disco que está sendo usado através do adaptador. Para que possa funcionar com boot. porem não libera o acesso. 1 Cabo USB para Mini USB . siga o procedimento abaixo: 1. vá em Meu Computador => e com o botão direito do mouse clique em Gerenciar. Posso conectar gravadores de CD/DVD ao conversor para efetuar boot em meu computador? Sim. 1 Conversor USB para IDE / Mini IDE / SATA . .

5 ou 3. Ao clicar nele. Posso conectar 2 HDs ao mesmo tempo no conversor? Não. Para quer serve o botão OTB no centro do adaptador? Para definir um Backup rápido. . Exemplo: ao fazer a instalação do aplicativo do CD chamado OTB e executar.hardplus. HD SATA. Por isso salve antes de efetuar este processo.br : http://www.br/produto_det. sem que precise novamente selecionar. ele só funciona com um tipo de conexão por vez. para se utilizar HDs de 2. DVD/CD externo. copiar e colar.5” não é necessário conectar a uma fonte externa. e se ele contiver arquivos.4. . basta conectar o adaptador e o cabo USB. ============================= Descrição no site www. haverá a opção para excluir a partição e criar uma nova formando o disco. OBS: O HD será formatado. . define-se o local que se quer copiar sempre pressionando o botão OTB. sempre que pressionar o botão será copiado para o outro HD.com. os mesmos serão apagados. E possivel conectar seu HD IDE.5" precisa-se conectar a uma fonte? Não. com fonte e cabos de conexao inclusos. Para HDD's 2.com.php?PID=1USI9084 Adaptador externo USB para porta IDE + SATA + MINI IDE. Possui as tomadas de energia adaptadas para os dispositivos IDE e SATA. Botão OTB (cópia de arquivos pré definidos para backup) Descrição Adaptador externo USB para porta IDE + SATA + MINI IDE. Para utilizar HDs IDE 2.hardplus. Facil conectividade com seu PC atraves da porta USB. .5. Se definir e salvar.

Vista 64/ Linux É necessário o uso de fonte de energia AC 90v-264v Botão OTB (cópia de arquivos pré definidos para backup) P.2000. 32 e 64 bits. SATA I/II Para dispositivos ATA/ATAPI como CD-ROM.S.5 ou 3. com Windows 7.XP. DVD-ROM.5 Usado para HDD's IDE. Compatível.Especificações Usado para HDD's 2. . também.Vista.0 Led indicador Transferência de dados de ate 480Mbps Compativel com Windows 98SE. Bootable Conexão: USB 2.Me.