You are on page 1of 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em mostrar o resultado de um estudo de caso feito a partir da matéria da revista Veja do dia 03 de março de 2010 cujo titulo é: O óleo da Massa. Com o objetivo de criar estratégias dentro de uma organização na área da fabricação do azeite de oliva, com foco voltado o seu crescimento no mercado.

ESTUDO DE CASO

1- CONSIDERANDO A MATÉRIA DA REVISTA VEJA, CRIE 2 CENÁRIOS PARA O MARCADO DE AZEITE, CONSIDERANDO OS PAÍSES PERTENCENTES AO BRIC A empresa Aceites Del Quality S.A é a 4° maior produtora de Azeite do mundo, com sede em Andaluzia na Espanha, onde se concentrar o maior cultivo de oliveiras do mundo. A mesma faz parte da ASOLIVA (Associação Espanhola de Indústria e comercio Exportador de Azeite) e do COI ( Conselho Oleícola Internacional )Atua em países como: os da União Européia, Estados Unidos, Brasil, Rússia, índia e China. Seu principal objetivo é ser em 2015 a líder mundial em produção de Azeite; para isso precisa criar estratégias para aumentar as suas vendas em países que estão em maior fase de ascensão no consumo e manter o crescimento nos principais países consumidores. Seus principais concorrentes nesta disputa são as indústrias: Aceites Abril, S.L, Aceites Agro Sevilla, S.A e a Aceites Borges Pont, S.A. Para que a visão venha a dá resultados positivos a empresa decidiu criar dois cenários para o Brasil que o país com maior índice de crescimento nas vendas.

Cenário 1 - Apesar de a Crise mundial ter afetado as principais potências mundiais, o Brasil vem se destacando com o seu desenvolvimento econômico, o governo brasileiro vem investindo medidas para que a economia seja fortalecida, como o PAC, baixar os preços dos produtos, redução da burocracia e dos impostos, entre outros. Estudos mostram que o número de brasileiros que possuem renda per capita inferior a um dólar por dia reduziu a metade em 2009 em relação a 1990 e a meta é reduzir de 4,2% em 2009 para 3,3% até 2015; e que o Brasil é o país mais otimista em contratações atualmente no cenário mundial. Diminuindo assim a taxa de desemprego do país e

aumentando o poder de compra dos brasileiros. A expectativa é que em 2015 a variação de consumo esteja 5% maior comparado a 2010, o consumo total do país cresça 35 bilhões de dólares, e o PIB passe de 941 em 2010 para 984 bilhões. Com esses dados a empresa resolveu investir mais no país, com a criação de uma filial da empresa no país até junho de 2012, na cidade de Recife próximo ao porto de Suape o que facilitará na sua logística, a empresa estará negociando junto ao governo de Pernambuco incentivos fiscais, estará contratando cerca de mil funcionários, e entrará também em parceria com a OLIVA (Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciante de Azeite de Oliva). Como as principais indústrias de azeite de oliva estão concentradas no Sul e Sudeste do país a empresa poderá além de atuar nesses espaços, se fortalecer nas regiões do Norte e Nordeste do país.

Cenário 2 – Apesar de todo o investimento a empresa estará correndo riscos, pois um produto leva um tempo para a sua aceitação e solidificação no mercado, as pessoas poderão aceitar ou não os produtos, já que existe uma infinidade de produtos principalmente no setor de cosméticos, as pessoas não têm a tradição de comprar azeite de oliva para dá de presente; o cenário mundial é de incertezas, o governo poderá criar medidas de recessões, com o aumento de impostos ou juros, o que levará as pessoas a comprarem menos, a indústria por sua vez terá que reduzir a produção por falta de consumo, e com essa redução estará demitindo funcionários se não estará com mão de obra ociosa e sem emprego essas pessoas deixarão de comprar; levando assim a uma crise no setor. Novos produtos serão lançados, a empresa deverá está investindo sempre em novas idéias e pesquisas para atender ao desejo do consumidor.

2 - FAÇA UMA AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO MERCADO DE AZEITE PARA UMA EMPRESA QUE COMERCIALIZE O PRODUTO.

Com o grande crescimento do consumo de azeite de oliva no Brasil, a empresa está preocupada em como diversificar o produto no país para expandir suas vendas e se tornar a líder de mercado até 2015, com isso juntamente com sua equipe de gestores estão planejando uma estratégia na qual contém as seguintes propostas:

Com o Brasil é o segundo maior consumidor em cosméticos do mundo, a mulher brasileira está se preocupando cada vez mais com sua aparência. Somente no ano de 2009 as compras feitas pela internet totalizaram R$ 10,6 bilhões, tendo uma alta de aproximadamente 30% em relação ao ano de 2008, estudos realizados pela e-bit revelaram que os produtos de beleza ocupam a quinta posição no ranking de produtos mais vendidos em lojas virtuais. Através desses dados a empresa estará investindo no país a cultura da índia para nutrir os cabelos das Brasileiras com o azeite e prevenir as estrias. Além das suas embalagens tradicionais para o consumo na cozinha, adotará embalagens específicas nas seções de produtos de beleza nos supermercados e nas suas lojas virtuais. Dados do IBGE também mostram que a classe que mais gasta com produtos de beleza é a classe C, sendo um gasto de aproximadamente R$ 122,84 por mês. Utilizando esses dados a empresa estará lançando um produto com o foco direcionado principalmente a essa classe.

Comprovado cientificamente os benefícios do consumo do azeite para a saúde. Foi então pesquisado o acesso da população a mídia, onde os resultados foram que 94% dos domicílios brasileiros têm TV e cerca de 42,3 milhões possuem internet em casa e 46,8 milhões tem acesso à internet no trabalho. Através dos dados, a empresa buscará parcerias

junto com o ministério da saúde e com as principais redes de comunicação para está mostrando esses benefícios a população do país.

O Brasil é um país consumista principalmente em datas comemorativas como: Natal, Ano novo, Semana Santa, entre outros. No final do ano passado os shoppings registraram um aumento de quase 12% nas vendas. Estará sendo adotada a mesma estratégia da China. Nesses períodos serão confeccionadas embalagens temáticas para presentes, e no site da empresa as pessoas também poderão encomendar embalagens personalizadas para aniversário, casamento, e outros temas a desejar.