ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – SIS/UEA - TRIÊNIO 2014/2016

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA PRIMEIRA ETAPA DO SIS (1ª SÉRIE) LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE O Estudo da Literatura: As várias concepções da Literatura. A Literatura: das suas origens e dos seus gêneros. A importância da Literatura na sociedade. O que é poesia e o que é poema. Os movimentos literários. O Trovadorismo, um estilo literário. Características das cantigas trovadorescas. As novelas de cavalaria. A Literatura como conhecimento do homem: A compreensão do humanismo por meio da Literatura. O Classicismo: das Artes Plásticas à Literatura. O Quinhentismo: os jesuítas e o trabalho missionário. Povos não letrados, os povos do que hoje se chama Amazônia. A Arte Barroca: O homem barroco: O conhecimento do Barroco. As características do Barroco. O Barroco português e o barroco brasileiro: semelhanças e dessemelhanças. O homem árcade: O que denominamos Arcadismo: características. O Arcadismo português e o Arcadismo brasileiro: semelhanças e dessemelhanças. O homem pré-romântico. As linguagens: formas de Comunicação: A necessidade da Linguagem e da Gramática. O que chamamos Linguagem verbal e Linguagem não verbal. As diferenças entre a língua falada e a língua escrita. A variação linguística. O preconceito linguístico. A literatura e outros discursos: As funções da linguagem na construção do texto. As características dos textos literários e dos textos científicos. Origem e desenvolvimento da Língua Portuguesa: Origem da Língua Portuguesa. Formação do Português no Brasil. As culturas africanas e indígenas na Língua Portuguesa. A Língua Portuguesa falada no Brasil: As Características da Língua Portuguesa falada no Brasil brasileiro. A Língua Portuguesa brasileira – fora do Brasil Comunicação: linguagem e interação: Gêneros do discurso: Gêneros literários: cordel, conto e romance. Outros tipos de textos: O teatro e o cinema; Gênero textual: Crônica. Pesquisa bibliográfica: Gênero discursivo relatório. Resumo e fichamento. Pontos de vista: Artigo de opinião. ARTE A concepção de arte: A arte como linguagem. Arte como expressão simbólica. Arte e experiência estética. A arte como forma de conhecimento. Arte, cultura e sociedade. As principais linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Artes Literárias). As artes visuais como forma de linguagem. A história das Artes Visuais (Pré-história, Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea).

A forma na música (os sons. Basílio da Gama e Santa Rita Durão. nomenclatura científica e análise dimensional. FÍSICA A Matemática necessária: Regra de arredondamento.). O Teatro como forma de linguagem universal: A história do teatro. 4. Queda livre. Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural: As Leis de Keppler: Leis das elipses. Conceitos de Espaço. Lançamento horizontal e oblíquo. o olho e o olhar). Tempo. os gêneros e os estilos).Artes Visuais – artes plásticas (desenho. Arte e cultura indígena. As artes literárias (poesias.). Artes Visuais – fotografia.Cláudio Manuel da Costa.Tomás Antônio Gonzaga.U e MRU (descrição do movimento comas funções e gráficos). conto. Líricos e Épicos . cinema e audiovisuais. Porcentagem. A concepção estética da dança. Teatro: o corpo e a expressão. Notação científica. centro de massa e centro de gravidade. Efeito estático da força: a deformação (Lei de Hooke). Massa. Arte e cultura brasileira. a palavra e o palco). A Lei da Gravitação Universal: gravidade da Terra Normal. Regra de três simples e composta. Força e Energia. dramaturgia etc. Trigonometria: Triângulo retângulo e seus fundamentos. A música brasileira (folclórica. Poesia e Prosa . Música – o som e a música. Efeito dinâmico da força: a aceleração (2ª Lei de Newton). A forma na dança (o corpo. Obras Literárias 1. o movimento e o ritmo). As Leis de Newton. Arte folclore e cultura popular. os elementos do teatro. grafite. gravidade de outros corpos. Funções trigonométricas. cerâmica. A literatura como linguagem artística: A história da literatura. A música como forma de linguagem: A história da música. romance. Início-Big Bang: Unidades: Grandezas fundamentais. A concepção estética da música. Dança – o corpo e o movimento. Logarítmica. Sequências numéricas (PA e PG). O teatro no Brasil. A dança como forma de linguagem. instalações contemporâneas etc. Música – os elementos da música. derivadas. A forma nas artes visuais (a imagem. novela. gravura. . Medida de uma grandeza (incerteza absoluta e percentual) e erros. M. A forma no teatro (o corpo. 3. 2. MATEMÁTICA Conhecimentos numéricos: Razão. As Origens .Gregório de Matos e Antônio Vieira. computador e multimídia. Ordem de grandeza e estimativas. Exponencial. Proporção. A dança no Brasil. Arte e cultura africana. Artes. escultura. áreas e períodos. novas tecnologias e cibercultura. poema. A concepção estética das artes Visuais. pintura. A história da dança. Referencial ou sistema de Referência: Repouso. Artes Visuais – arte.Pero Vaz de Caminha. A concepção estética do teatro. Os princípios matemáticos da filosofia natural II. popular e erudita). Os movimentos artístico-literários no Brasil. Marília de Dirceu . Movimento circular e uniforme e uniformemente variado. Referencial ou Sistema de Referência. Pero de Magalhães Gândavo e José de Anchieta. Dança – os elementos da dança. Algarismos significativos. Função: Linear Quadrática.

Estudo teórico sobre o rendimento de uma reação química.A Mecânica dos Fluidos: Hidrostática: Conceito de Pressão e Densidade. Cálculos Químicos. Covalente e metálica. Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores. modelos atômicos e estrutura atômica dos átomos: Modelo Corpuscular da matéria. Pressão atmosférica Normal. Histologia: Os tecidos e sua organização. Teorias. Ligações Químicas: Diagrama de Linus Pauling e configuração eletrônica. potencial de ionização e afinidade eletrônica. Geometria molecular. Proteínas. Fenômenos físicos e químicos. isóbaros e isótonos. Misturas: tipos e métodos de separação. Vitaminas. Leis Ponderais: Proust e Lavoisier. QUÍMICA Introdução ao estudo da Química: A Química na sociedade. isótopos. Elementos Químicos e Tabela Periódica: Elementos químicos: síntese. Funções Inorgânicas: Ácidos. Conceito de empuxo e Princípio de Arquimedes (Enunciado e aplicações no cotidiano). número de massa. Equação da continuidade e equação de Bernoulli. Propriedades periódicas: raio atômico. Estrutura da membrana. Reações químicas e suas equações: Classificação das reações químicas. Membrana plasmática. Envoltórios e especializações da membrana. Respiração celular e Fermentação. número de nêutrons. Ligação iônica. Glicídios e lipídios. Rutherford e de Rutherford-Bohr. Hidrodinâmica: Linhas de corrente. eletronegatividade. Relações quantitativas de uma espécie química ou entre duas ou mais espécies químicas. Construção e organização. Reações de combustão: o efeito estufa. GEOGRAFIA . Tipos de célula. As divisões da Biologia. Estequiometria: cálculo de fórmulas. BIOLOGIA Introdução ao Estudo da Biologia: A investigação científica. Invenção do microscópio e a descoberta da célula. Natureza elétrica da matéria: modelo atômico de Thomson. Bases da biologia molecular: Estrutura do DNA e RNA. condutibilidade elétrica. classificação e nomenclatura. Características e propriedades de compostos iônicos e moleculares. Substância química: classificação e características gerais. Polaridade de moléculas. Diferentes tipos de transporte de substâncias. Materiais: suas propriedades e uso: Estados físicos da matéria e mudanças de Estado. Citoplasma. Bases teóricas da biotecnologia e suas aplicações. descoberta e simbologia. A evolução histórica da Ciência: da Alquimia à Química moderna. reação com metais. Citologia: A célula. Balanceamento de equações: método das tentativas e de oxidação-redução. Relação entre forma e função da célula. reação de neutralização. Estrutura atômica: número atômico. Caráter ácido e básico das substâncias. A vida. sais e óxidos: definição. O código universal. Princípio de Pascal (Enunciado e aplicações no cotidiano – elevador hidráulico). Teoria atômica de Dalton. Os seres vivos. bases.

A dinâmica climática no Brasil. O desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento econômico As Questões ambientais contemporâneas: As políticas ambientais mundiais e nacionais. A ocupação da Ásia e da África. fenícia. Políticas territoriais e ambientais brasileira: corredores ecológicos. chuva ácida. As guerras mundiais e a organização do espaço. O Nascimento do mundo ocidental: O público e o privado no mundo antigo: as polis e . território. Escala e projeções cartográficas. Mapas e a representação gráfica: A história dos mapas. a destruição da camada de ozônio.Linguagem cartográfica: Coordenadas e escalas geográficas. Mudança climática: ilhas de calor. Vegetação: os grandes biomas no mundo e no Brasil: Características das formações vegetais. As políticas climáticas mundiais: o Amazonas e as mudanças climáticas. O povoamento da América. Conceitos: clima e tempo. Impactos ambientais: agricultura e extrativismo mineral. O extrativismo mineral no Amazonas e suas consequências ambientais. temperatura. Migração e intolerância cultural • Áreas de tensão no mundo: Guerras religiosas e conflitos territoriais. HISTÓRIA Estudo da História: A História antes da escrita e as sociedades do antigo oriente: Introdução ao estudo da História. Capitalismo e socialismo: a Guerra Fria. hebraica e persa. O solo e as suas principais camadas: Classificação do solo. A formação vegetal brasileira e seus diferentes biomas. Políticas territoriais ambientais: uso e conservação dos recursos naturais. zoneamento ecológico e econômico. Os novos conflitos: a pluralidade cultural: Globalização e diversidade cultural. A Geografia Moderna e as suas Categorias: Paisagem. O uso dos rios no Amazonas e a exploração mineral. Fusos Horários. O uso do solo: recursos minerais e aproveitamento econômico-social. efeito estufa. espaço e região. A formação de organizações internacionais. Sensoriamento remoto e o Sistema de Informação Geográfica (SIG). As bacias hidrográficas: As bacias hidrográficas no mundo. Caracterização do solo brasileiro. As políticas Internacionais e nacionais de controle do desmatamento: as Unidades de Conservação. O sistema de posicionamento global (GPS) e o geoprocessamento. fragilidade da floresta amazônica e os focos de desmatamentos. Hidrovias no Amazonas e o transporte fluvial. Mapas temáticos e gráficos. A formação das sociedades orientais: As sociedades egípcia. As novas tecnologias da representação cartográfica: A fotogrametria: fotografia aérea. As bacias hidrográficas no Brasil e no Amazonas. floresta. massas de ar. A desintegração dos países socialistas: a nova ordem mundial. mesopotâmica. O uso dos rios: hidrovias e as redes de comunicação. A globalização da economia e as desigualdades regionais. Para que serve a História? Discussões em torno da pré-história. unidades de conservação e preservação. Geopolítica e reordenamento territorial: Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX. Dinâmica climática da Amazônia e o Amazonas no contexto: água. A dinâmica climática da atmosfera e as questões ambientais contemporâneas. do Brasil e da Amazônia. lugar. Elementos do clima: radiação solar.

As instituições políticas: da realeza à República. Countable/Uncountable. Natureza. A questão do método no estudo da Filosofia. Texts Genre. Predicting. at last. O Silogismo. A construção de um império e a crise do mundo romano. FILOSOFIA As origens. O renascimento comercial e urbano A cultura no mundo medieval. to wake up. A divisão da Filosofia. Cognates. Possessive adjectives. Realização do Indivíduo. América Central e Andina. to put out. As primeiras sociedades americanas: Sociedades da Mesoamérica. As formas de governo: a democracia.a participação política na sociedade grega. Reading comprehension: Text Typology – Narration Descriptive Texts. O fenômeno religioso. to call off. A Argumentação. to call up. Fatores modificadores do ato Moral. Past Continuous. Ética e Sociedade. O nascimento do cristianismo. Simple Past. A questão ecológica. False Cognates. O que é a realidade. O Belo. As técnicas e as tecnologias. A Filosofia na atualidade: novo homem/novas reflexões: A Bioética. to go away. o Feio e o Sublime. Origem da Sociedade. to turn off. LINGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS Reading Techniques: Skinmming. plebeus e escravos. A sociedade romana: patrícios. Justificativa do poder. O mundo cristão e as Cruzadas. o pensamento racional e o pensamento lógico: O Mito (gregos e amazônicos). To . A Indução. Grammar points: Verbs: Simple Present. to get off. to go out. A questão do Ente e a questão do Ser. Idiomatic Expressions: to get on. To turn on. O nascimento do mundo moderno: Renascimento: uma nova sociedade. at first. A formação do mundo capitalista. A problemática da Metafísica. to put off. O mundo medieval: Um mundo em transição. to put in. A produção cultural grega: ciência e filosofia. A Dedução. O que é Política. A formação dos Estados nacionais e a expansão marítima. O mundo do trabalho na Roma antiga: A crise agrária. Essay. to get in. O ato moral. Ética e Indivíduo. Scanning. O que é Estética. Sociedades indígenas da Amazônia: a formação das sociedades complexas. O material e o imaterial: a matéria e o pensamento: O problema do Ser. To put on. A questão do Estado. O mundo feudal: as relações socioeconômicas dos feudos. to call on. O Senso comum. O Conhecimento científico. Ação transformadora do indivíduo. Ética e Política. O Estado Moderno: centralização e conflitos. O que é Filosofia. Future Be going to. Present Continuous. Aspectos culturais da sociedade romana. Os europeus no Novo Mundo e as várias “áfricas”. A Pós-modernidade. O Ser metafísico e o Ser religioso. a tirania e a aristocracia. to get up. to go on. Reformas religiosas. to get down. Expansão árabe e a cultura mulçumana. Viver em um mundo melhor: a Ética. O Raciocínio. a Política e a Estética: Ética e moral. Os reinos germânicos e a formação do mundo medieval. At once. No tempo dos demos: a cidadania restrita. Imperative Verbs.

O que é Simbolismo: Características. Um . la Comprensión y la Lectura Tipologia Textual: Descripción. Novas linguagens: as Tecnologias e a emersão de novos códigos linguísticos. Doler. O Novo Acordo Ortográfico: Os países da Língua Portuguesa: As discussões em torno do Acordo Ortográfico. Linguagem na Internet: Os jovens e a Internet: os horizontes que se abrem. O Realismo e o Naturalismo no Amazonas. Tecnologias e educação: um enlace necessário. género. Suportes de gêneros contemporâneos. O homem pré-moderno e a realidade brasileira. a realidade e a natureza: As descobertas científicas e a Literatura. trazida pelos portugueses.look at. los verbos ser y estar con adjetivos. Verbo: SER y ESTAR – Presente do Indicativo. A presença do Simbolismo Europeu na literatura brasileira do final do século XIX. Pronombres: Personales . o encontro com a imperfeição: O que é Parnasianismo: características. Adverbios Muy y Mucho. O Romantismo brasileiro: originalidade e imitação. A obra machadiana: Texto e Contexto: A construção formal no texto machadiano. to find out. demostrativa. Gramática: Artículos: Clasificación. Conto. Exposición Argumentación. Uma nova literatura: o homem. Pronombres reflexivos. O lugar da obra machadiana na Literatura Universal. Narración. O Realismo e o Naturalismo: a ideia de natureza humana. interrogativa. a busca da perfeição / o retorno à realidade humana. to look for. Números cardinales y ordinales. Parecer. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA SEGUNDA ETAPA DO SIS (2ª SÉRIE) LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE O homem romântico: Um novo estilo literário: O Romantismo – características. O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. Los verbos en el tiempo presente: conjugación de verbos regulares e irregulares. A produção realista e naturalista no Brasil: herança europeia. O que se reconhece por Naturalismo. Verbos irregulares. O que muda com o Novo Acordo para o Brasil. A produção realista e naturalista em Portugal: as influências europeias. Quantifiers: How much/many. Sustantivos: clasificación.contraste entre uso formal e informal de la lengua.A obra machadiana: Crônica. O Romantismo: herança europeia. O contexto europeu e o Simbolismo em Portugal. Romance. género y número. O que se reconhece por Realismo. Verbos Gustar. Um autor universal: Machado de Assis . LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL La Lengua Española: La Escrita. número y sus contracciones. O retorno aos gregos. to look out. Adjetivos: género y número. to pick up.

O efeito da concisão na construção poética. Debate. Ondas sonoras. FÍSICA Introdução à Física Térmica: Conceitos Básicos da Termologia. Iracema: José de Alencar. O Modelo Cinético Molecular. Ponto e plano. Calor. Pirâmides. produzir um texto ExpositivoArgumentativo em prosa. sobre o tema que for proposto. na modalidade culta da Língua Portuguesa. REDAÇÃO Com base nos conhecimentos construídos na 2ª série. Redes sociais. O Cortiço: Aluísio de Azevedo. Obras Literárias: 1. Paralelismo no espaço. organizando o pensamento e justificando o seu ponto de vista. MATEMÁTICA Matrizes e Sistemas:· Conceito. Quincas Borba: Machado de Assis. Estudo dos gases. O Predomínio da forma no poema: O esplendor da palavra. A Investigação dos Fenômenos Térmicos II: Calorimetria. 2ª Lei da Termodinâmica. Bases Teóricas da Termodinâmica Clássica e a Investigação dos Fenômenos Térmicos I: Temperatura. Fenômenos ópticos. Narrativa Técnica: Notícia. Tronco de Pirâmides. Transmissão do calor. Princípios de Óptica Geométrica. . 3. Ponto de vista: Resenha. Pressão. Os fundamentos da fonação e audição. Cilindro. Narrativa Técnica: Reportagem.autor universal: Machado de Assis . Dilatação térmica de sólidos e de líquidos. absorção e difração e interferência. Projeção ortogonal. Cone. Geometria espacial: Sólidos Geométricos: Prisma. Sistemas lineares. 4. Principais fenômenos: Reflexão. Poesia Romântica: Gonçalves Dias & Outros. Geometria espacial métrica I: Posições relativas: Ponto e reta. Probabilidade. Permutação. Tronco de Cone e Esfera. O efeito Doppler. Espelhos planos e esféricos. O fenômeno ondulatório na natureza. As Leis da Termodinâmica: 1) Lei zero da Termodinâmica: 1ª Lei da Termodinâmica. Arranjo. 2. Comunicação.Tipos de lentes. Distâncias. Ondulatória: A compreensão das ondas que nos cercam: Tipos e classificação de ondas. Volume. Operações determinantes. Máquina térmica e refrigeradores. rigor e renovação na obra machadiana. refração. Blog. Energia térmica. Fatorial.Recursos estilísticos. Óptica: Uma análise geral sobre o comportamento da luz: Fundamentos teóricos da Óptica Física. Combinação. Área e Volume dos Sólidos. Conhecimento de Probabilidade: Análise combinatória: PFC.

Embriologia animal: Reprodução dos seres vivos. Órgãos dos Sentidos. A formação do Estado brasileiro e a divisão regional. Nervoso. Princípio de Le Chatelier. Locomotor. solubilidade e concentrações (mol/L. colóides e agregados. A colonização com um olhar para a Amazônia: conquista e expansão territorial na Amazônia. Dividir para planejar: o exemplo das meso e microrregiões. Eletroquímica: Transformações químicas e energia elétrica e nuclear. Misturas Gasosas. Cinética Química: Modelos explicativos das velocidades das transformações químicas. Respiratório. Fatores que afetam a velocidade de uma reação química: concentração. Conceitos e teorias demográficos: Natalidade. Mortalidade. Relação entre genótipo e fenótipo. Osmorregulação. pressão e catalisador. Fases e anexos embrionários. GEOGRAFIA A formação do território brasileiro: A constituição do território brasileiro no período colonial. Excretor. A economia colonial e o uso do território. Potências padrão de redução. As desigualdades regionais e o planejamento regional. Herança e sexo. Estado de agregação. Tipos de pilhas e de baterias. Da economia global às desigualdades Sociais. Amazônia como uma grande região natural. O Brasil no cenário da economia global: De país agroexportador a país industrializado. Gametogênese. quantidade de matéria e volume nas transformações químicas. Crescimento econômico e desenvolvimento desigual: a globalização da economia.QUÍMICA Estudo dos gases: Massa molar e quantidade de matéria (mol) princípio de Avogadro e volume molar gasoso. Fatores que afetam o Estado de equilíbrio químico (Concentração. fração molar. Circulatório. Temperatura). diluição. Fecundidade e Migração . Aplicação do conhecimento genético. mistura de soluções. Reação de oxidorredução. O mapeamento dos genes nos cromossomos. Eletrólise e Leis de Faraday. Leis das Transformações Gasosas misturas Gasosas. Concentração comum. equilíbrio ácido-base e ph. Equação geral dos gases ideais. Constante de equilíbrio. Produto iônico da água. Equações termoquímicas e variação de entalpia. Relações quantitativas de massa. molaridade. Lei de Hess. Teoria das colisões. Espontaneidade das transformações: Entropia. Pressão. Equilíbrio Químico: Reação química e reversibilidade. Pilha de Daniel. BIOLOGIA Sistemas: Digestório. Endócrino. Estudo das Soluções: Soluções. Teoria cinética dos gases. Termoquímica: Processos endotérmicos e exotérmicos. Lei da segregação independente dos genes. ppm e %). Calor de reação: Entalpia. Genética: 1ª e 2ª Lei de Mendel: Lei da segregação genética. Regionalização e planejamento regional no Brasil: As regiões naturais e as regiões geoeconômicas.

Das potências às superpotências industriais: A Europa como berço da industrialização: Reino Unido e França. Rússia. o hoje. O envelhecimento da população: a pirâmide etária da população mundial. O espaço da produção no campo: Sistemas agrícolas. China: no caminho das potências capitalistas. A diversidade cultural: a xenofobia e as políticas de controle da migração. O Canadá e a disputa de mercados. A produção da energia e os impactos ambientais: As principais fontes de energia: carvão mineral. As teorias demográficas e o desenvolvimento econômico. Crescimento demográfico e desenvolvimento econômico. termoelétrica e nuclear. A indústria brasileira no cenário mundial. Dinâmica populacional brasileira: Distribuição espacial da população brasileira. O branco e o processo de miscigenação.(Internacional. Distribuição espacial dos alimentos. petróleo. campo-cidade. A industrialização brasileira: Distribuição espacial da indústria no Brasil. regional e internacional. Tipos de indústria. Os países emergentes: Brasil. O movimento pela terra: a Reforma Agrária. interestadual. HISTÓRIA . A geografia da produção industrial: Fatores de localização e de distribuição espacial da indústria. saúde e educação. As energias alternativas no Brasil. usina hidroelétrica. A agricultura familiar e o trabalho assalariado no campo. Estrutura ocupacional por faixa etária e por sexo. Índia: uma potência emergente. Estrutura etária e por sexo da população brasileira. A ascensão da América: Estados Unidos e o novo mapa da indústria mundial. Quantos eram? Quantos somos? Os grupos étnicos: Quem são? Onde estão? A questão indígena e a demarcação de terra. A formação étnico-cultural da população brasileira: O indígena: o ontem. Os problemas ambientais e a produção de energia. A emergência da Alemanha. O espaço agrário brasileiro: A produção agropecuária e a biotecnologia. dentre outros. Índia. nacional. cidade-campo. As fontes de energia no Brasil: hidrelétricas. Impactos ambientais e desenvolvimento industrial. Rússia: ascensão. As fontes alternativas de energia. Migração e conflitos: o olhar para o outro: Os diferentes movimentos migratórios no mundo. carvão mineral e usina nuclear. Os movimentos migratórios no Brasil: campocampo. A produção de energia e os impactos ambientais. A agropecuária e o meio ambiente. O mapa da produção agrícola no Brasil. A produção agropecuária brasileira. China (Bric) e África do Sul. regional). A população e os problemas de habitação. A disputa dos países orientais: Japão: consolidação no mercado mundial. A distribuição geográfica e o crescimento da população mundial: Distribuição geográfica da população. O negro: presença na sociedade e na cultura. Os latifúndios e a luta pela terra. petróleo. População economicamente ativa e políticas sociais de emprego e renda. queda e o despontar de um país emergente. Crescimento da população: vegetativo e transição demográfica.

Trabalhadores e o mundo nas fábricas: novos projetos de sociedade. O Positivismo. economia e conflitos sociais na Primeira República: o modelo político. A ditadura de Pombal e suas reformas: A criação e implantação da Capitania de São José do Rio Negro. A razão e a fé. o Não Ser não é. As revoltas escravas no Brasil. O método dialético marxista. O método kantiano. O motor imóvel. A belle époque Amazônica: Apogeu da economia gumífera e a transformação das cidades do Norte. As Repúblicas americanas. A Matemática como princípio. o Idealismo e o Materialismo: O Racionalismo. A expansão norte-americana. A teoria do gosto. a justiça. Os argumentos em defesa e contra a existência de Deus. A política do mercantilismo.O Empirismo – o método empírico. A teoria da imortalidade da alma. Revoltas do povo. A Ética em Aristóteles. FILOSOFIA Do Mito à Filosofia: do mundo material ao mundo humano: As Primeiras Escolas Filosóficas. A Escola Itálica. Entre a fé e a razão: o pensamento medieval e o pensamento moderno: O reino dos homens e o reino divino. Ato e Potência. A Escola Peripatética. A Autonomia da subjetividade: Penso. A ciência em marcha e as novas tecnologias. A Conquista da Amazônia (XVI-XVIII): a estruturação administrativa e as políticas indigenistas. O Brasil no tempo da Regência. O processo de incorporação da Amazônia ao Império do Brasil: A constituição da Província do Pará e a Comarca do Alto Amazonas. O imperativo categórico. o real é racional. Mundo da indústria: A Revolução Industrial e a expansão do capitalismo. A Escola Eleática. O Império luso-brasileiro em tempos de crise. Revoluções e Independências nas Américas. A teoria das quatro causas. Os tratados de Madri e de Santo Idelfonso. logo existo. O método fenomenológico. O movimento modernista e a Revolução de 1930. Entre Kant. O Ser é. Hegel e Marx: O Criticismo. A crise do Absolutismo e do sistema mercantilista: O Iluminismo. a coragem. O átomo como princípio de todas as coisas• Escola Platônica. O mundo urbano: os trabalhadores e suas lutas. O Império do Brasil e sua formação. A belle époque e seus desdobramentos no Brasil. O Brasil e a crise da escravidão. O racional é real.O Mundo Colonial e suas sociedades: O império hispânico e a colonização na América portuguesa. A Igreja na Amazônia: da hegemonia missionária ao fortalecimento do clero secular e a atuação inquisitorial. O método estruturalista. Os diferentes métodos . O Idealismo. Os indígenas sob o Diretório. A busca do princípio gerador de todas as coisas. O Amazonas e as crises políticas da Primeira República. Os vários métodos da Filosofia: O método cartesiano. O nacionalismo na Europa. África e o tráfico atlântico. O que é: a virtude. O mundo burguês em expansão: O imperialismo em questão: A partilha da Ásia e da África. Absolutismo. O mundo sensível e o mundo inteligível. Escola Atomista. A Província do Amazonas e a economia extrativista. A Escola Jônica. o amor.O método hegeliano. Revoluções Burguesas: Inglaterra e França. Como o homem conhece. as riquezas (café e borracha). O materialismo histórico e dialético. Política.

Futuro Imperfecto indicativo . Argumentación. Possessive Case (Genitive Case). Essay. Los verbos en el pasado indefinido . usted llano. to look into. da prosa e da poesia. Reading comprehension: Text Typology – Narration Descriptive. Scanning. O olhar modernista sobre o Amazonas: Presenças de Raul Bopp. To take a look at. Dramaturgia moderna. hablaremos. El uso de las conjunciones y / y / o / u. Perífrasis de Acciones en andamiento en la actualidad ser + gerundio. As ideias estéticas da Geração de 45: novas perspectivas sobre o Brasil. Reglas generales de acentuación: agudas. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA TERCEIRA ETAPA DO SIS ( 3ª SÉRIE) LÍNGUA PORTUGUESA Novas revoluções: as artes no século XX: As vanguardas na Europa e no Mundo. to keep out. A produção literária amazonense.regular e irregular. Perífrasis y heno que tener que. Perífrasis con la Idea de futuro Ir + a + infinitivo.regulares e irregulares. Novas interpretações: Os olhares do teatro. LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL La Lengua Española: La Escrita. Pluscuamperfecto. to burn out.regulares e irregulares. To feel like. Cuando Llegues. pensar / quiere + infinitivo. Imperative Verbs. to burn up. Mário de Andrade e F. Reglas de cláusulas condicionales: Si llego Temprano. do cinema. to give up. graves. Geração de 1945: Aspectos distintos: Autores da Geração de 45. Idiomatic Expressions: To burn down. LINGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS Reading Techniques: Skinmming. to keep in mind. Pereira da Silva. A diversidade linguística e a constituição de novas linguagens: Novos sentidos/Novas Compreensões. A vanguarda brasileira: A Semana de Arte Moderna. A Geração de 1930: Escritores modernistas: Poetas e prosadores. A herança europeia no Modernismo brasileiro.Verbos imperfectos pasados . Pronouns: Relative. to put up with. Modal Verbs. A Literatura na Pós. Grammar points: Adjectives: Degrees of Comparison. Verbs: Simple Future. Narraciones cortas.abordados na Filosofia Contemporânea. regulares e irregulares. O que aproxima e o que afasta as Gerações de 22. O Modernismo Português. Gramática: Verbos regulares e irregulares (modo indicativo). Participios regulares e irregulares: pasado simple. Primeira Geração Modernista. Vanguarda no Amazonas: Clube da Madrugada. la Comprensión y la Lectura Tipologia Textual: Descripción. to turn down. Cognates. To turn out. A Literatura que nos acompanha: prosa e poesia. False Cognates. Traços distintivos do português falado no Brasil A Consolidação de uma variedade da Língua Portuguesa: Amplitude da língua e o . Present Perfect. Texts Genre. esdrújulas y sobresdrújulas. de 30 e de 45. to look for. Future Continuous. to keep on. Reflexive. Prepositions. Prediction. Los verbos en presente de subjuntivo.Modernidade: Maio de 68: repercussões na literatura e nas artes no mundo.

Noção de campo elétrico. Eletrodinâmica: as maravilhas do movimento dos elétrons I: Corrente Elétrica: Resistência elétrica. A dinamicidade da língua: novas realidades. Circuitos em paralelo. As Equações de Maxwell: Comentários históricos e abordagem teórica qualitativa. Capacitância: capacitores. série tribo elétrica. 2. Circuitos . Gênero oral: Seminário. Eu Poesia e Poetas . 5. Reta. Triste Fim de Policarpo Quaresma . Circuitos em paralelo. MATEMÁTICA Geometria analítica: Ponto. linhas de força e a interação entre cargas. quantização da carga elétrica. Vidas Secas – Graciliano Ramos. Plano. na modalidade culta da Língua Portuguesa. Circuitos em paralelo. FÍSICA Eletromagnetismo: Conceitos Básicos e as Bases Teóricas do Eletromagnetismo: Noção de carga elétrica. Desordem – Márcio Souza (Literatura Amazonense) 6. Mediana. Processos de eletrização: Contato. Circuitos mistos. Entre as Sombras – João Bosco Botelho (Literatura Amazonense) REDAÇÃO Com base nos conhecimentos construídos na 3ª série. Circuitos mistos Receptores Elétricos: Circuitos em série. conservação da carga elétrica. Raimundo Correia. organizando o pensamento e justificando o seu ponto de vista. Alphonsus de Guimaraens. Equações polinomiais. Modelo atômico de Rutherford-Bohr. Magnético e spin. atrito e indução. Média.Augusto dos Anjos. Dispositivo de Briot-Rufini. Potencial elétrico. circuitos mistos. Polinômios: Teorema do resto D’Alembert. Cargas pontuais extensas. O conhecimento do entorno por meio da Língua: O ambiente descrito por meio da língua. Conjunto dos números complexos: Forma algébrica. Trabalho no deslocamento de cargas elétricas. Princípios da Eletrostática: Atração e repulsão. sobre o tema que for proposto. Macunaíma – Mário de Andrade. Relações de Girard. produzir um texto DissertativoArgumentativo em prosa. A Intertextualidade no texto literário. 3. Carga elementar. Estatística: Tabelas. Moda. novos conceitos e novos termos. Desvio padrão. Trigonométrica. A Dissertação Visual: Paráfrase e paródia. A Lei Coulomb e o Campo elétrico. circuitos em paralelo. Rendimento. 4. Narrativa Curta: O gênero conto. Geradores Elétricos: Circuitos em série. Cruz e Sousa. Um Gênero Didático: Dissertação escolar. Operações. Gráficos. Potência elétrica. Olavo Bilac. Circunferência.reconhecimento de novas realidades. Energia elétrica. circuito sem série.Lima Barreto. Circuitos Elétricos: circuitos em série. Variância. Diferença de potencial. Obras Literárias: 1. Cônicas.

Mecanismo de reações orgânicas: Ressonância. Cidades e acessibilidade: o direito à cidade. das Funções Nitrogenadas. Políticas internacionais ambientais: As conferências Internacionais. na água e no solo. Orbitais híbridos. Energia e matéria nos ecossistemas. A Indução de Faraday e o campo eletromagnético. Nematelmintos. A urbanização brasileira: O processo de urbanização brasileira. Origem das espécies e dos grandes grupos de seres vivos. Artrópodes. Zoologia: Poríferos. Cordados. Humanidade e ambiente. Polímeros. Reino monera. Sistemática. Equinodermos. BIOLOGIA Classificação dos seres vivos: Taxonomia. Evolução: O pensamento evolucionista. Desigualdades sociais e segregação espacial nas cidades brasileiras. Evolução humana. Lipídeos.mistos. Efeitos indutivos. Relação ecológica entre seres vivos. Reino protista. Isomeria: Isomeria Plana. Evidências da evolução biológica. das Funções Oxigenadas. Reino fungi. das Funções Mistas e dos Compostos Organometálicos. Regiões Metropolitanas: as cidades dormitórios. QUÍMICA Introdução à Química Orgânica: Estudo do Carbono. Teoria moderna da evolução. Tipos de reações orgânicas e principais mecanismos. Platelmintos. A força magnética e o campo magnético. A nova ordem ambiental internacional: A economia e a sustentabilidade. Magnetismo: Dois polos Inseparáveis. A segregação urbana e a desigualdade social. Aminoácidos. Plano Diretor e Estatuto da Cidade: o Estado e a organização das cidades. Ocupação urbana e as áreas de preservação. Dinâmica das populações biológicas. nomenclatura e propriedades dos Hidrocarbonetos. Redes e hierarquias urbanas: a cidade no contexto da economia global. Vírus. Geometria molecular. Isomeria Óptica. As cidades e os impactos ambientais: O lixo nas cidades: Impacto ambiental e social. Lei de Lenz. Isomeria Geométrica. Proteínas. Organização das cidades: rede e hierarquia urbana no Brasil. Protocordados. Classificação das Cadeias Carbônicas. das Funções Sulfuradas. As organizações não . Biomoléculas: Glicídios. GEOGRAFIA O espaço urbano em tempos de Globalização: Urbanização contemporânea e organização da cidade. Diversidade cultural e violência urbana. Sucessão ecológica e biomas. Funções orgânicas: Notação. Os catadores de lixo e a vida na cidade. Poluição: no ar. Ecologia: Fundamentos da Ecologia. Cnidários. Das pequenas cidades às metrópoles no Brasil.

Geopolítica: a nova ordem do capital: Definindo a geopolítica. As políticas ambientais no Brasil: O controle do uso e de conservação dos recursos naturais. Da Revolução Russa ao stalinismo. O muro de Belfast (Irlanda do Norte). A Revolução Cubana e a Doutrina de Segurança Nacional A corrida espacial e a cultura no pós-guerra. Os outros muros: dividindo os homens e os territórios: Lêmem e Arábia saudita Arábia saudita e Iraque. HISTÓRIA Revoluções e Guerras: A Primeira Guerra Mundial e o declínio da Europa. Capitalismo industrial. na água e no ar. Transporte: a circulação de pessoas e mercadorias: Redes de transportes: na terra. Chipre: O muro entre Turquia e Grécia. O Regime militar e os . Os migrantes da guerra: Os acampamentos nas fronteiras: os sem-territórios. Novas possibilidades de interpretar o mundo: as artes. A Legislação Ambiental. A revolução e o socialismo na China. O muro entre as correias Índia e Paquistão Estados unidos e México Palestina e Israel (Cisjordânia) Botsuana e Zimbábue (Sul da África). hidrovias e aeroportos. Os blocos econômicos internacionais e a definição de mercados. O Espaço da circulação de Mercadorias: O comércio e a disputa de mercados. Os Acordos de Washington e a “redenção da Amazônia”. A política da Era Vargas para o Extremo Norte – a marcha para o Oeste e a “ocupação dos espaços vazios”. O Mundo do Pós-guerra: Descolonização e Guerra Fria II: A América Latina no contexto do pós-guerra. A Amazônia e as políticas ambientais internacionais e nacionais. O Oriente Médio e seus impasses: o Estado de Israel e o conflito árabe israelense. pensando uma cidade sustentável. O Estado e a classe trabalhadora no Brasil.governamentais (ONGs) e o debate da preservação e da conservação. O entre guerras e a ascensão dos Estados Unidos da América. Geopolítica e poder: A conquista da paz pela guerra: a presença americana no Iraque e no Afeganistão. financeiro e informacional reordenando territórios A formação de novos blocos econômicos regionalização e garantia de mercado. O transporte urbano: políticas públicas. A rede de transporte no Brasil: ferrovias. Nacionalismo e desenvolvimentismo. Mauritânia e Marrocos (disputa pelo Saara ocidental. O Terceiro Mundo: A descolonização da Ásia e da África. A Segunda Guerra Mundial: o nazismo domina a Europa. as unidades de conservação e os corredores ecológicos no Brasil. Os caminhos do Vietnã: a influência socialista (Norte) e a capitalista (Sul). Democracia em xeque: nazismo e fascismo. rodovias. O Zoneamento Econômico Ecológico. Brasil: a República dos generais. O Mundo Pós-Guerra: Descolonização e Guerra Fria I: A Era Vargas – do governo provisório ao Estado Novo. Superintendência de Valorização Econômica da Amazônia – Spvea. Em nome do Corão: A Revolução Iraniana. O Brasil e a República democrática. A nova ordem mundial e a Guerra Fria. Os muros que dividem as fronteiras e os homens: as disputas políticas econômicas e religiosas: O velho muro: a muralha da China. Tecnologias de comunicação: diminuindo distância e aproximando pessoas.

to dream up. Texts Genre Grammar points: Verbs: Tag Questions. to give up. Passive Voice. Prediction.grandes projetos para o Extremo Norte: Desenvolvimentismo. Da Fenomenologia ao Estruturalismo: A fenomenologia. False Cognates.Usos y contrastes. Cognates. El estilo directo al indirecto. A Bioética. Los sustantivos. Adjetivos. Los verbos en el futuro imperfecto de indicativo. A Linguagem e o Ser. to live in. As perguntas do homem: as questões do existencialismo. Reported Speech. A Morte do Homem. to give out. LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL La Lengua Española: La Escrita. do pós-estruturalismo e as novas filosofias: O Existencialismo é um Humanismo. Los verbos en el presente . pasiva e impersonal en pequeñas oraciones. imperfecto. . Novo milênio. LINGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS Reading Techniques: Skinmming. FILOSOFIA De Nietzsche à Filosofia da Existência: A Filosofia nietzscheana e suas Influências. A Zona Franca de Manaus. imperfecto. O que é o Estruturalismo. O que é o fenômeno. novos desafios: Tempos de crise e a revolução técnico-científica. A Existência precede a Essência. Gramática: Artículos. Conflitos pela terra. pluscuamperfecto. O método fenomenológico. Narraciones cortas. Brasil: reencontro com a democracia. A linguagem na Filosofia: a reflexão heideggeriana: O Problema do Ser. As Tecnologias e o homem. A Estética nietzscheana: o Apolíneo e o Dionisíaco (em áreas diferentes do saber). Reading comprehension: Text Typology – Narration Descriptive. Voz activa. Tiempo pasado de subjuntivo: perfecto. Los verbos en el tiempo pasado del indicativo: undefined. O Macro e os Micros Poderes. Sartre e a filosofia da existência. As múltiplas culturas e os múltiplos pensares. la Comprensión y la Lectura Tipologia Textual: Descripción.el modo indicativo y subjuntivo . Argumentación. A proposta ecológica. pluscuamperfecto. A morte de Deus e a Transvaloração de todos os Valores. A globalização e a nova ordem Mundial. To throw up. Condicional indicativo (regulares e irregulares). O pensamento heideggeriano. A Filosofia nos nossos dias: a Filosofia Americana. A indústria cultural. Scanning. O Eterno Retorno do Mesmo. O método estruturalista. A conquista dos direitos civis. A fenomenologia hoje. perfecto. A origem da Obra de Arte. Verbos de cambio. Idiomatic Expressions: To give in. Adverbios. As novas estéticas. A contracultura. Integração nacional. A Destruição da Metafísica. Números. Essay. A era neoliberal. A Liberdade. to look up to.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful