Material de Curso de como tirar voz das músicas gratuito

Curso de como tirar voz das músicas

Programa, o que você irá aprender:

• • • • • • •

Dicas de como usar o Sound Forge Abrindo um arquivo existente Como gravar um cassete ou vinil no Sound Forge Passos da gravação Como limpar chiados no Sound Forge Como remover vocal das musicas Cortando arquivos grandes

Introdução: Nesse curso iremos ensinar como usar o Sound Forge um dos mais conhecidos e poderosos programas de edição digital. Com este programa você pode editar arquivos WAVE e MP3, e adicionar vários efeitos, como Delay, Reverb, Flanger, Chorus, Phaser, Compressor, entre outros. Você pode também equalizar suas músicas do jeito que mais gostar, mais grave, mais agudo, cortar pedaços da musica, aumentar volume, diminuir, remover clicks dos disco de vinil, enfim, o Sound Forge tem inúmeras ferramentas para melhor desempenho e sucesso na edição. Algumas da informações contidas nesse curso, também pode ser usadas em outros editores digitais como o Cool Edit ou o Adobe Audition. O programa que utilizaremos nesse tutorial é o SOUND FORGE, você pode achar mais informações sobre o programa no próprio site oficial do software: http://www.soundforge.com

Primeiras instruções: Você pode começar a trabalhar com o SOUND FORGE de várias maneiras, abrindo um MP3 existente no seu computador, gravando um arquivo de som com seu microfone ou entrada line in. O Sound Forge 4.5c ou superior a esta versão, abre arquivos no formato de MP3, não é necessário converter o mesmo para WAVE.

Abrindo um arquivo existente:

você escolhe "de quem" irá gravar o áudio. você irá apagar o trecho selecionado. clique na bolinha vermelha. como copiar (CTRL + C) colar (CTRL + V). e se for mais acima ou abaixo. Para gravar uma musica de vinil ou cassete no Sound Forge. ver se está tudo correto para tudo funcionar bem. Se você arrastar o mouse encima de onde está o numero 2.O Sound Forge suporta varias extensões como. depois clique em opções. selecione o microfone. quando abrir você vai vê-lo em forma da onde como na figura abaixo: Vai aparecer o canal esquerdo (acima) e direito (abaixo). wave. clique no começo de onde você quer cortar depois digite SHIFT + END. Se for de microfone.. Como gravar um cassete ou vinil no Sound Forge Primeiro de tudo você tem que testar as entradas de seu computador. Vai aparecer um mixer de gravação do seu computador. até o final da faixa. você irá selecionar os dois canais. O Trecho azul.. entre outros formatos. mp3. Você pode colocar a imagem mais perto ou mais longe com a ferramenta “LUPA” como na figura abaixo: Você pode também usar comandos básicos. Dica: Para cortar. Para ajudar as propriedades “de onde gravar” clique duas vezes no ícone que fica perto do relógio do seu micro. irá selecionar somente o canal escolhido. propriedades e selecione a opção gravação e confirme. se sua placa de som tiver tal recurso. cortar. se for da entrada line in. Se você tiver dificuldade em abrir um arquivo mp3. Clique em OPEN para abrir o arquivo mp3. selecione entrada de linha e aí por diante. escolha de onde virá sua fonte de áudio. basta apenas clicar e arrastar o mouse sobre o local onde você quer selecionar. entrada line-in ou loop back. abrindo um documento novo. Na tela seguinte. utilize o comando RECORDER. irá aparecer uma tela como a debaixo: . depois DELETE. para selecionar. arrastar. logo que você criar o documento novo. etc. é a parte selecionada. clicando OK. converta-o usando o WinAMP. do microfone.

irá perder informações importantes. use as palavras chaves “Sound Forge Plugin” Removendo chiados: . Se isso acontecer vá nas opções do Windows e diminua o volume do microfone. Tente achar a opção NOISE REDUCTION em seu programa. clique na bolinha vermelha. Antes de adicionar os efeitos. a musica ira abrir em forma de onda. ou somente o trecho que você quer fazer a limpeza.1s de musica) Se você selecionar o chiado do começo mais a musica. • • Para gravar. e deixe a caixa selecionada. salve o arquivo para maior segurança Como limpar chiados no Sound Forge: Você deve começar selecionando a musica. não podem atingir a parte vermelha do indicador.Passos da gravação: • Cliquem em MONITOR. Para obter uma boa gravação. kaZaa. as barras de volume. fazer a limpeza. como emule. você pode também baixar o plugin na internet. soulseek. que tenha chiados. ou em programas de download. para parar clique em STOP. (isso ocorre geralmente no 0. logo após que você clicar em STOP.

Nas gravações antigas não é possível fazer pois a bateria e o baixo ficam no meio estéreo. Dica: Desfrute de todos os recursos do Sound Forge pois ele oferece uma inúmera quantidade de efeitos para melhor deixar seu arquivo sonoro. adicione efeitos como delay. onde ainda não foi adicionado o efeito citado acima.Selecione o pedaço da musica com chiado e clique em TOOLS -> NOISE REDUCTION. escolha "Stereo to Stereo . mas se a ferramenta não resolver o caso. Como remover vocal das musicas Existe um jeito de tirar o vocal das musicas já mixadas no cd. Abra a mesma música. mas existe exceções.384. irá remover a bateria o baixo também. usar este efeito em somente um trecho da música. etc. onde . selecione 16.0). reverb. usam é tirar da música tudo aquilo que é gravado com o mesmo volume em ambos os canais (esquerdo. cortar trechos de musicas. na versão original. o resultado será bom. deve ter algum problema a mais no arquivo. em outra janela do Sound Forge.Vocal Cut (remove center material)". selecionando-o). direito). Está no final da lista. desfaça as operações com o comando CTRL + Z (UNDO) e tente outra seleção. Irá aparecer a tela abaixo: • • Para deixar a qualidade ainda melhor. Normalmente a voz é gravada dessa maneira. clique em GET e depois em OK. fade out (é a opção que vai diminuindo ou aumentando o volume da musica gradativamente. Clique em OK e ainda não salve a música (pode-se também dar um "preview" para ver como vai ficar ou ainda. Passos para retirar a voz das musicas usando o Sound Forge: • • • • • Abra a música no Sound Forge Clique em "Process" -> "Channel Converter" No menu "Name" (ou Preset no Sound Forge 5. vá em FFT Size. ( a Remoção de chiados pode demorar alguns minutos) Se você selecionar a parte certa do chiado. plugins. e infelizmente quando remover o vocal. refazendo o processo de novo. fade in. Equalize-a (Process -> EQ -> Graphic) de modo a tirar as freqüências médias. que é o método que os aparelhos de som usam.

Com o arquivo aberto. do final para o início. mas fica BEM mais baixa que o original. veja a primeira parte deste tutorial) última música. Por que fazer o contrário? Por que para cada "corte" o SoundForge irá criar um arquivo de backup e fazendo-se ao contrário economiza-se um um espaço em HD e tempo! Depois de selecionada a última música. aonde a voz do cantor não chega.ficam os vocais. • Cortando arquivos grandes. Deixe essa freqüências no zero. (Como CD´s inteiros gravados em um único arquivo wave) O objetivo é separar em diversas faixas arquivos grandes. • Selecione a música inteira e digite CTRL+C para copiar.. é recomendado fechar todos os arquivos abertos. clique em NEW (File. durante a separação. Como o Sound Forge abre diretamente arquivos mp3. abra-o. reforçando graves (baixo) e agudos. A voz escapa um pouco. escolha "Paste Special" -> "Mix". Volte para a janela anterior (onde você tinha aplicado o Channel Converter). Antes de tudo.. vá até o final dele (digite E para ir mais rápido) e comece a selecionar (se você não sabe selecionar. digite CTRL+X para recortar este trecho.. Faça um BACKUP antes!. escolha "Normal Mix" e clique em OK. . Em "Name". Encontra-se aos montes na internet CDs inteiros gravados em um único arquivo mp3. A intenção é deixa escapar o mínimo possível da voz do cantor.. Salve este arquivo com o nome da música e volte para o início deste parágrafo. Veja com ficou. New) e digite CTRL+V para colocar. digite W (para colocar o cursor no início da música) e no menu Edit.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful