ATIVIDADES - pág. 93 – 101 1 – Em qual década inicia a Terceira Revolução Industrial?

R= 2 – A partir de quando e de que forma torna visível essa revolução? R= 3 – Qual o principal resultado do período pós-fordista ou toyotista? R= 4 – Explique o termo “Fábrica Global”, baseando-se no § 2.º da pág. 97. 5 – Explique por que atualmente os produtos não necessitam mais do termo “made in”. 6 – Destaque alguns pontos negativos da globalização contemporânea. 7 – O que propunha a doutrina neoliberalista? 8 – Descreva sobre a crise dos Estados Unidos e sua repercussão no mundo. 9 – Em quais setores a globalização contemporânea tem influenciado? 10 – Cite como a globalização contemporânea tem interferido: a) Nos padrões econômicos e culturais – b) Nos contatos entre as pessoas – c) Na língua inglesa – d) Nos trajes oficiais – e) No meio ambiente – 11 – Explique os termos abaixo relacionados: a) Customização – b) Just in time – c) Reengenharia – d) Regime terceirizado – e) Transnacionais – f) PIB – g) Globalização contemporânea – h) Estado mínimo – i) Desregulamentação – j) Ajuste fiscal – k) Privatizar – l) Fuga de dólares → Copiar e responder as questões 07 e 09 da página 102.

em substituição às tradicionais. A produção de componentes é realizada em países em que existem condições atraentes. c) Na língua inglesa – O inglês afirmou-se como a língua internacional. nos transportes. a crise dos Estados Unidos tomou proporções globais. 5 – Explique por que atualmente os produtos não necessitam mais do termo “made in”. nos padrões culturais e de consumo e no meio ambiente. R = Desemprego. assombrando a economia mundial e gerando instabilidade econômica. como matéria-prima e mão-de-obra barata.ATIVIDADES . 8 – Descreva sobre a crise dos Estados Unidos e sua repercussão no mundo. 9 – Em quais setores a globalização contemporânea tem influenciado? R = Na economia. 3 – Qual o principal resultado do período pós-fordista ou toyotista? R = Foi possível baratear custos. 6 – Destaque alguns pontos negativos da globalização contemporânea. 10 – Cite como a globalização contemporânea tem interferido: a) Nos padrões econômicos e culturais – Por meio de uma poderosa mídia que passou a fornecer novas referências culturais. baseando-se no § 2. . como também. redução de salários. sem comprometer a qualidade e. 2 – A partir de quando e de que forma torna visível essa revolução? R = A partir dos anos 1990. R = As partes de um mesmo produto podem ser fabricadas em diferentes países e montadas em outro. 7 – O que propunha a doutrina neoliberalista? R = Que os Estados realizassem reformas estruturais estabelecendo ampla liberação de seus mercados tanto de bens como financeiros. o avanço nos processos produtivos e gerenciais. b) Nos contatos entre as pessoas – Por meio da internet e via telefone os contatos entre as pessoas são realizados em tempo real. privatização de empresas públicas e redução dos gastos públicos.º da pág. Ex: Redução dos impostos sobre as empresas e as pessoas mais ricas. nas comunicações. agilizar significativamente o processo produtivo. com o surgimento do computador pessoal e da internet. altas de preços e poluição causada pelas indústrias e queima de combustíveis fósseis. 4 – Explique o termo “Fábrica Global”.pág. como a queda do consumo e da produção e aumento do desemprego a nível mundial. R = Em 2008. 97. R = Porque os produtos não possuem mais origem definida. 93 – 101 1 – Em qual década inicia a Terceira Revolução Industrial? R = Nos anos de 1970.

e) Transnacionais – → Empresas que instalam suas filiais em diversos países. como indumentária oficial nos eventos políticos e de negócios. c) Reengenharia – → As empresas adotam um processo de reestruturação. b) Just in time – → Os materiais que compõe o produto chegam no momento da montagem. com alternativas de maior qualificação dos funcionários e demissão dos menos qualificados. não necessitando de estoque. f) PIB – → Produto Interno Bruto → É a soma de bens e serviços finais produzidos em um lugar durante determinado tempo. com pouquíssima intervenção e em setores essenciais. d) Regime terceirizado – → As empresas fazem parcerias com empresas ou pessoas para transferência ou execução de determinadas tarefas.d) Nos trajes oficiais – O uso do paletó e da gravata foi adotado por quase todos os países do mundo. pois devem ser menores do que a arrecadação. l) Fuga de dólares - . g) Globalização contemporânea – → Formação de um único espaço econômico no qual os países integraram suas economias. 11 – Explique os termos abaixo relacionados: a) Customização – → Produção adequada à demanda. i) Desregulamentação – → Eliminação dos regulamentos que possam impedir a liberdade de ação das empresas e dos bancos. h) Estado mínimo – → O Estado passa a exercer ação restrita sobre a economia. e) No meio ambiente – Aumentou a degradação do meio ambiente em grandes proporções. individualizados e variados segundo as necessidades do mercado e do consumidor. k) Privatizar – → Vender empresas estatais para grupos privados com a finalidade de garantir ingresso de capital a curto prazo. j) Ajuste fiscal – → Controle dos gastos.

papéis e ações perdem valor e a economia é abalada. → Copiar e responder as questões 07 e 09 da página 102. moedas. Em poucas horas.→ É a transferência de grandes somas de dinheiro para outros países. provocando pânico nos mercados e desequilíbrios mundiais. .