You are on page 1of 11

Universidade Nilton Lins

ARQUITETURA & URBANISMO

RELATÓRIO VISITA NOVAMED – CONSTRUTORA RALC

Manaus, 2013

na Universidade Nilton Lins.ª Valdete Santos. no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. 2013.Aparecida Coimbra – 12001921 RELATÓRIO VISITA NOVAMED – CONSTRUTORA RALC Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Canteiro de Obra. . Prof. Manaus.

.RESUMO No dia 17/05/2013. onde esta sendo executada pela Ralc Construções Ltda.AM. Nessa construção eles trabalhão com 3 tipos de Laje. Detalhe na execução das paredes externas com tijolo cerâmico de uma vez. Nas estruturas da fundação e vigas de amarração foi utilizado impermeabilizante similar ao Neutrol. realizamos uma visita técnica juntamente com a Prof. O refeitório possui 24 mesas para 4 pessoas . uma delas e a Laje Nervurada. na obra industrial da Novamed Fabricação de Produtos Farmacêuticos. 1 bebedouro. placas de sinalização e ventiladores. 1 extintor. iluminação. Um tipo de placa de isopor para evitar o rompimento da estrutura. A central de cimento estava conforme a norma. betoneira e o cimento. coberta e nela encontram-se as padiolas de areia. A copa de acordo com as normas possui dois buffet para manter a comida aquecida. No terreno do canteiro de obras existe uma grande área de desmatamento e movimentação de terra. no canteiro de obras localizado no quilometro 22 da estrada AM – 010 em Manaus.ª Valdete Santos. refrigera4dor e pias para limpeza da louça.

.................................................................................... 11 ............... 5 3................................................................ Conclusão ................................ Introdução ......SUMÁRIO 1..... 3 2..................... Resumo .............................................. 6 4................................ Desenvolvimento .................................................................................

contratando trabalhadores. fazendo à locação da obra.INTRODUÇÃO Com fundamento na norma NR-18 e as aulas com a professora Valdete Santos. implantando programas de qualidade e apropriando custos. desenvolvendo treinamentos. Uma equipe implanta e gerencia o canteiro de obras. . fomos a mais um canteiro de obras para a vivencia. executando instalações provisórias a outra equipe assegura o fluxo de insumos para o andamento da mesma. O canteiro em análise neste relatório estava trabalhando em mais de uma fase ou etapas. Tem também a equipe que age fiscalizando a execução dos serviços.

aproximadamente 160 colaboradores. 1 bebedouro. . Sua administração é dividida em salas de treinamento. almoxarifado. entre eles 2 engenheiros e 4 técnicos de segurança do trabalho. planejamento. iluminação.DESENVOLVIMENTO No dia 17/05/2013. na obra industrial da Novamed Fabricação de Produtos Farmacêuticos. A copa de acordo com as normas possui dois buffet para manter a comida aquecida. realizamos uma visita técnica juntamente com a Prof.ª Valdete Santos. refeitório com copa e banheiros. até o momento. um para visitantes e outro para os colaboradores. Foto 1 – NOVAMED – Canteiro de Obras Helena/2013 Podemos verificar que o canteiro de obra possui dois estacionamentos. Possui. no canteiro de obras localizado no quilometro 22 da estrada AM – 010 em Manaus.AM. 1 extintor. um pequeno depósito. O refeitório possui 24 mesas para 4 pessoas . onde esta sendo executada pela Ralc Construções Ltda. refrigera4dor e pias para limpeza da louça. placas de sinalização e ventiladores.

Foto. 2 – Refeitório Helena/2013 O prédio da fábrica em execução fica a uma distância de aproximadamente 100 m. ferragem. Encontramos os serviços de carpintaria. área de veículos pesados e leves e armazenagem. Helena/2013 Helena/2013 . Nas estruturas da fundação e vigas de amarração foi utilizado impermeabilizante similar ao Neutrol. Detalhe na execução das paredes externas com tijolo cerâmico de uma vez.

5 – Detalhe das vigas com dilatação Nessa construção eles trabalhão com 3 tipos de Laje. 6 – Laje nervurada . 3 – Parede Chapiscada baldrame e parede Foto. Helena/2013 Foto.Foto. 4 – Detalhe da viga É possível verificar nas principais vigas uma linha. Um tipo de placa de isopor para evitar o rompimento da estrutura. Helena/2013 Foto. ou um espaço para dilatação. uma delas e a Laje Nervurada que podemos verificar na Foto 6.

7 – Central de cimento Helena/2013 Foto. coberta e nela encontramse as padiolas de areia.5 Kg . 8 – Cimento Itaú – CP IV-32 – 42. betoneira e o cimento. tais como esgotos.A central de cimento estava conforme a norma. Helena/2013 Foto. permitindo uma maior vida útil da estrutura e minimiza o risco de gastos com manutenção a curto e a médios prazos. O cimento utilizado é o CP-IV 32 (cimento Itaú) que aumenta a durabilidade das estruturas de concreto que entram em contato com ambientes agressivos e que estão sujeitos a ataque de sulfatos.

9 – Escoras metálicas – Estrutura de concreto Helena/2013 Foto.Helena/2013 Foto. 10 e 11 – Montagem das formas e ferragens da laje nervurada .

13 – Remoções de terra No terreno do canteiro de obras existe uma grande área de desmatamento e movimentação de terra.Helena/2013 Foto. . 12 – Resfriamento com mantas – Laje Helena/2013 Foto. certificados pelo IPAAM. Foi preservada uma área verde com 600 m². Todos os serviços foram realizados de acordo com as normas e planejamento ambiental.