You are on page 1of 52

I ns tr u es d e Uso

Analisadores de gases IntelliVue G1/G5


M1013A/M1019A
Monitori za o d e Pa cientes

ndice
5 6 6 8 8 9 10 11 12 12 14 17 18 19 19 20 21 21 21 22 22 22 23 23 25 25 26 26 27 28 28 28 33 37 37 39

1 Utilizao do Analisador de gases


Funcionamento do visor do analisador de gases Teclas e partes principais do IntelliVue G1 M1013A e do IntelliVue G5 M1019A Coletor de gua M1657B Funcionamento da medio de gases Conexo dos acessrios do analisador de gases Utilizao dos menus de configurao do analisador de gases Alterao do atraso do alarme de apneia Derivao dos limites de alarmes a partir da FRva Identificao do agente Clculo da CAM Retirada de gs do circuito Acesso ao modo de espera do analisador de gases Calibrao do zero Utilizao do analisador de gases durante bypass cardiopulmonar Informaes de segurana

2 Manuteno e resoluo de problemas


Inspeo dos equipamentos e acessrios Inspeo dos fios e cabos Servios de manuteno e realizao de testes Resoluo de problemas Troca do coletor de gua Descarte do Analisador de Gases Descarte de cilindros de gs de calibrao vazios

3 Instalao e especificaes
Uso previsto Informaes sobre o fabricante Smbolos Informaes sobre segurana da instalao Instrues de instalao Altitude e presso baromtrica Especificaes do IntelliVue G1 M1013A e do IntelliVue G5 M1019A Testes de segurana e desempenho

4 Alarmes de pacientes e INOPs


Mensagens de alarmes de pacientes Mensagens de alarmes tcnicos (INOPs)

5 Acessrios do Analisador de gases 6 Cuidados e limpeza


Generalidades Limpeza Desinfeco Acessrios do Analisador de gases

43 45 45 46 46 47 49

ndice remissivo

Utilizao do Analisador de gases


1

O IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A, citados no restante desta publicao como analisadores de gases, medem os gases anestsicos e respiratrios do paciente. A tabela abaixo mostra as principais funcionalidades e a compatibilidade com o monitor de pacientes para os dois analisadores de gases: IntelliVue G1 M1013A Nmero de gases medidos Nmero de agentes medidos ID do agente automtico Compatibilidade 1)
1)

IntelliVue G5 M1019A 3 2 2 de 5 IntelliVue MP5/20/30/40/50/ 60/70/80/90, MX600/700/800

3 1 no aplicvel IntelliVue MP5/20/30/40/50, MX600/700

Nem todas as combinaes de produtos esto disponveis em todos os pases

OBS.

O IntelliVue G5 M1019A no aceita combinaes de trs ou mais agentes. Em caso de administrao de trs ou mais agentes simultaneamente, no sero exibidos valores medidos. Os analisadores de gases medem a frequncia respiratria das vias areas (FRva) e fornecem os valores correntes finais expirados (fe) e inspirados (in) para os seguintes gases: Gases respiratrios Dixido de carbono (CO2) xido nitroso (N2O) Oxignio (O2) Agentes anestsicos Halotano Isoflurano Enflurano Sevoflurano Desflurano Os analisadores de gases somente devem ser utilizados por pessoal tcnico qualificado.

1 Utilizao do Analisador de gases

Funcionamento do visor do analisador de gases


Os analisadores de gases podem enviar ondas e valores numricos de todos os gases medidos para serem mostrados na janela ativa do monitor. Este exemplo mostra ondas e valores numricos de CO2, O2 N2O. O visor do monitor pode estar configurado para uma forma diferente de visualizao.

Todos os textos no visor exibidos nestas Instrues de Uso correspondem ao monitor de pacientes IntelliVue reviso J.

Teclas e partes principais do IntelliVue G1 M1013A e do IntelliVue G5 M1019A

1 2 3 4 5 6 7 8

LED de configurao LED de Em espera Ligar/desligar LED de "ligado" Tecla de Em espera Mecanismo de montagem rpida Tecla de configurao Coletor de gua

Quando o menu Config do AG estiver aberto, o LED de configurao dos gases se acende no momento em que o mdulo for ligado (durante 5 a 10 segundos) e se houver algum problema de comunicao entre o analisador de gases e o monitor. O LED de em espera acende quando o analisador de gases estiver em espera.

1 Utilizao do Analisador de gases

Painel traseiro do IntelliVue G1 M1013A/IntelliVue G5 M1019A

1 2 3 4 5

Entrada de alimentao eltrica Tomada para gs RJ-45 Terminal equipotencial de aterramento Fusveis

O RJ-45 o conector de interface com os monitores de pacientes IntelliVue da Philips.


AVISO

O IntelliVue G1 M1013A somente deveria ser utilizado com os monitores de pacientes IntelliVue MP5/20/30/40/50 e MX600/700 da Philips. As conexes a outros aparelhos poderiam resultar em risco segurana. O IntelliVue G5 M1019A somente deveria ser utilizado com os monitores de pacientes IntelliVue MP5/20/30/40/50/60/70/80/90 e MX600/700/800 da Philips. As conexes a outros aparelhos poderiam resultar em risco segurana.

Verifique se a tomada de gases anestsicos na parte de trs do mdulo est conectada ao sistema de exausto de gases ou linha de retorno de gases. Consulte o guia de manuteno do analisador de gases para obter mais informaes sobre a conexo de aparelhos.

1 Utilizao do Analisador de gases

Coletor de gua M1657B


O coletor de gua evita a passagem de gua e outros lquidos pelo analisador de gases, que poderia provocar contaminao e/ou ocluses internas. Ele possui um reservatrio de gua onde os fludos so coletados, dois filtros separadores e dois fusveis de desligamento automtico como mecanismo de reserva para os filtros separadores. O coletor de gua pode ser utilizado para vrios pacientes. Ele deve ser trocado pelo menos a cada duas semanas ou quando estiver cheio.

Funcionamento da medio de gases


Para medir a concentrao de determinados gases, o IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A utilizam a tcnica denominada "Medio da concentrao de gases por infravermelho no dispersivo" (Non-Dispersive Infrared Gas Concentration Measurement [NDIR]). Os gases que podem ser medidos pelo IntelliVue G1 M1013A e pelo IntelliVue G5 M1019A absorvem luz infravermelha (IV). Cada gs possui sua prpria caracterstica de absoro. O gs transportado para uma clula de amostragem e um filtro tico de IV seleciona uma faixa especfica de luz IV para passar atravs do gs. Em caso de medies mltiplas de gases, como no IntelliVue G1 M1013A ou no IntelliVue G5 M1019A, existem filtros mltiplos de IV. Quanto maior a concentrao de gs em um determinado volume, maior ser a absoro de luz IV. Isto significa que grandes concentraes de gs que absorvam IV geraro uma menor transmisso de luz IV. A quantidade de luz IV transmitida medida aps ter passado atravs do gs que estiver absorvendo IV. A concentrao de gs presente poderia ser calculada a partir da quantidade de luz IV medida. Esse clculo proporciona o valor de medio do gs. O oxignio medido por um sensor adicional do IntelliVue G1 M1013A (opcional) e do IntelliVue G5 M1019A que utiliza propriedades paramagnticas. O gs transportado para uma clula de amostragem. Quanto maior a concentrao de oxignio, maior ser o efeito medido. A concentrao de oxignio pode ser calculada pela amplitude do efeito.
CUIDADO

A presena de produtos orgnicos de limpeza ou de gases que contm freon poderia influir na preciso da medio dos gases por infravermelho. A presena de outros gases, aerossis, etc., diferente do especificado para o M1013A e o M1019A no trajeto do gs, pode resultar em leituras erradas.

1 Utilizao do Analisador de gases

Conexo dos acessrios do analisador de gases


Os acessrios do analisador de gases e os nmeros de peas esto listados na seo "Acessrios do Analisador de gases" na pgina 47.
1

Introduza cuidadosamente o coletor de gua M1657B por cima e para dentro para inseri-lo no suporte. Confira se a trava do coletor encaixa no local.

2 3

Conecte o tubo de amostra de gs ao conector luer do coletor de gua. Conecte a outra extremidade do tubo de amostra de gs ao paciente com o adaptador para vias areas.
1 2 3 4 5 6 7

Coletor de gua M1657B Pinos do conector do coletor de gua Conector luer (entrada de amostra de gs) Trava de encaixe Tubo de amostra de gs M1658A Entrada da amostra de gs Adaptador para vias areas, Adaptadorcurvo para vias areas 13902A ou Adaptador reto para vias areas M1612A Conexo ao paciente Conexo mquina de anestesia

8 9

AVISO

Certifique-se de que o conector luer da linha de amostra de gs no foi conectado acidentalmente a uma interseo de infuso ou a qualquer outra interseo nas proximidades do paciente.

1 Utilizao do Analisador de gases

CUIDADO

Adaptador para vias areas: Use um adaptador para vias areas da Philips listado na seo de acessrios deste manual e posicione-o de tal forma que a parte conectada ao tubo de amostra de gs aponte para o lado de cima. Desta forma, possvel evitar que a gua que se condensou entre no tubo de amostra de gs e provoque ocluso. Os adaptadores para vias areas da Philips possuem uma porta interna que vai desde a parede do adaptador, reduzindo o risco de que ocorra algum tipo de bloqueio. Coletor de gua: Para minimizar o risco de contaminao interna, nunca deixe o analisador de gases funcionando sem um coletor de gua (exceto durante a troca do coletor). Tubo de amostra de gs: No use o tubo de amostra de gs se estiver dobrado, porque isto poderia provocar ocluso ou vazamento. Ventilao do ambiente: Certifique-se de que a sala na qual o analisador de gases for utilizado esteja bem ventilada com ar fresco. Os gases ou vapores que se misturam e contaminam o ar ambiente reduzem a preciso da medio. Utilize o filtro de retorno da exausto de gases ou o tubo de retorno de exausto para fazer com que a amostra de gs volte ao circuito respiratrio, ou conecte um sistema de coleta na sada de exausto de gases para eliminar a amostra. O tubo de retorno de exausto de gases pode no ser fornecido em todas as regies geogrficas. No utilize o analisador de gases em uma cmara hiperbrica enriquecida com oxignio. O ar ambiente tambm deve estar isento de enriquecimento com CO2.

AVISO

Certifique-se de que as conexes estejam bem vedadas. Qualquer tipo de vazamento pode provocar leituras errneas devido mistura do ar ambiente com os gases do paciente.

Utilizao dos menus de configurao do analisador de gases


Muitas configuraes do analisador de gases podem ser modificadas do mesmo modo que as de outras medies. Estas configuraes se encontram descritas nas Instrues de Uso, no captulo sobre funcionamento bsico do monitor de pacientes. Aqui so descritos apenas os parmetros especficos do analisador de gases. Para modificar os parmetros de cada tipo de gs, acesse o menu de configurao correspondente ao tipo de gs: selecione os valores numricos da medio na janela ativa do monitor ou selecione a identificao necessria do gs no menu Config <Analisador gases>. Selecione um dos valores numricos do analisador de gases na janela ativa do monitor e, em seguida, selecione o item de menu Config <Analisador gases> ou pressione a tecla mecnica Setup no analisador de gases.

Para modificar os parmetros do analisador de gases, acesse o menu Config <Analisador gases>:

10

1 Utilizao do Analisador de gases

Seleo dos valores numricos a serem mostrados


Para cada tipo de medio do analisador de gases, pode-se optar pelos valores numricos que sero mostrados com a forma de onda na janela:
fe exibe os valores numricos finais expirados. in mostra os valores numricos inspiratrios. fe + in mostra os valores numricos inspiratrios e finais expirados. Desativ desativa a medio daquele gs em particular. CAM exibe a concentrao mnima alveolar dos agentes anestsicos nas quais os pacientes no respondem com movimentos a estmulos dolorosos.

os pacientes respondem a um comando verbal.

CAMacd (CAM acordado) exibe a concentrao alveolar mnima de um agente anestsico na qual

Os gases configurados como Desativ no tero seus valores numricos mostrados e tambm no sero gerados alarmes. Para modificar os valores numricos exibidos:
1 2

No menu Config <Ident gs>, selecione a identificao do gs medido para ativar uma lista de valores numricos disponveis. Selecione o valor numrico a ser exibido.

Como o valor mnimo inspirado medido para CO2 (CO2mi), a identificao do valor numrico mi em lugar de in.

Correo de umidade para CO2


O analisador de gases configurado para corrigir a medio de CO2 tanto para BTPS (Condies corporais, temperatura corporal, presso ambiente), para deteco da umidade na respirao do paciente, quanto para ATPD (Temperatura e presso ambientais, a seco). No menu Config CO, consulte o item de menu Correo umidade para ver as correes aplicveis. Estas podero ser mido, no caso de BTPS, ou Seco, no caso de ATPD. Por padro, a Correo umidade deveria ser configurada como Seco. Consulte "Especificaes de medies" na pgina 30 para obter mais detalhes sobre correo da umidade.

Ajuste das escalas de onda


1 2

No menu de ondas ou de configurao para os gases, selecione Escala. Selecione um intervalo de escala apropriado na lista apresentada.

Alterao do atraso do alarme de apneia


O tempo de atraso do alarme de apneia define o limite de tempo aps o qual o monitor emitir um alarme, caso o paciente pare de respirar.
1 2 3

No menu Config CO, selecione FRVA. No menu Config FRVA, selecione Tempo apneia. Selecione o tempo de atraso do alarme de apneia.

11

1 Utilizao do Analisador de gases

AVISO

Ainda no foram definidas a segurana e a eficcia do mtodo de medio da respirao na deteco da apneia, particularmente no que diz respeito apneia de prematuridade e apneia de recm-nascidos.

Derivao dos limites de alarmes a partir da FRva


1 2 3

No menu Config CO ou no menu Config <Analisador gases>, selecione FRVA. No menu Config FRVA, selecione Alarmes. Selecione Ativ para derivar os alarmes do sinal de respirao das vias areas ou Desativ para desativ-los.

Alarmes
Quando a calibrao de zero estiver em execuo, a deteco de alarmes fisiolgicos estar suspensa. Quando a calibrao terminar, o analisador de gases reiniciar a deteco de alarmes. Se houver condio de alarmes aps a calibrao de zero, o alarme ser ativado dentro do perodo especificado para o atraso de alarmes.
AVISO

Se ocorrer um episdio de apneia durante a calibrao, o tempo de atraso entre o incio da apneia e a ativao do alarme correspondente poder ser de at 24 segundos mais o tempo de retardo configurado para a apneia. Aps o incio ou o funcionamento contnuo do IntelliVue G1 M1013A ou do IntelliVue G5 M1019A por 4 meses ou mais, o tempo de retardo poderia ser de at 93 segundos mais o tempo de atraso de apneia configurado para um perodo especfico.

Supresso automtica de alarmes


O monitor pode ser configurado para suprimir alarmes at que ele detecte que um paciente foi conectado ao analisador de gases (quando for detectada a respirao). Esta funcionalidade denominada Sem al at resp e pode ser configurada como Ativ ou Desativ no modo de Configurao do monitor.

Identificao do agente
A tabela abaixo mostra as possibilidades de identificao de agentes dos diferentes analisadores de gases: Analisador de gases IntelliVue G1 M1013A IntelliVue G5 M1019A Identificao manual do agente sim no Identificao Nmero de agentes automtica do agente identificados no sim no aplicvel 2

12

1 Utilizao do Analisador de gases

Se a identificao do agente estiver configurada como manual (IntelliVue G1 M1013A)


Para modificar o agente monitorizado, quando a ID agente estiver configurada como Manual.
1 2

No menu Config <Ident agente>, selecione Agente para visualizar a lista de frequncias disponveis. Selecione o agente a ser monitorizado. Por exemplo, Config HAL.

AVISO

necessrio selecionar sempre o agente correto para a monitorizao. Se for selecionado o agente incorreto, poder haver erro de leitura.

Se a identificao do agente estiver configurada como automtica (IntelliVue G5 M1019A)


Assim que o IntelliVue G5 M1019A detectar o(s) agente(s), uma forma de onda e os valores numricos para esse agente sero mostrados na janela ativa do monitor, se os mesmos tiverem sido configurados para serem exibidos. Durante o processo de identificao, as identificaes genricas AGT1 e AGT2 sero mostradas como espaos reservados. Para que um agente anestsico seja detectado pela identificao automtica de agentes, sua concentrao deve exceder os limites estabelecidos para a identificao. A presena de outras substncias no circuito respiratrio do paciente, tais como metanol ou acetona, podem influenciar a identificao do agente e levar a valores e identificao incorretos.

Intercmbio de agentes
IntelliVue G5 M1019A: Se o agente anestsico administrado ao paciente for modificado, a mistura de ambos os gases detectada durante a transio. O tempo necessrio para concluir o intercmbio depende do tipo de anestesia (fluxo mnimo ou fluxo mximo) e das caractersticas dos agentes administrados (farmacocintica). Durante o intercmbio, ser mostrada a mensagem de INOP Mistura agentes. IntelliVue G1 M1013A: Se estiver sendo utilizada a identificao manual de agentes, ser necessrio modificar o agente no menu Config <Ident agente> para coincidir com o agente administrado.

Identificao do agente durante casos de emergncia de anestesia


IntelliVue G5 M1019A (verso de sw 1.32 ou inferior)
Se a identificao automtica de agentes for selecionada durante a ocorrncia de anestesia, e a concentrao do agente cair abaixo dos limites da identificao, o agente deixar de ser reconhecido. A identificao do agente permanecer no visor e o valor numrico estar no disponvel (em branco) at que a respirao do paciente deixe de ser detectada. Em seguida, ser mostrada a identificao genrica AGT1/AGT2. Para mais detalhes sobre como comprovar a verso de software do equipamento, consulte o IntelliVue G1/G5 Service Guide (Guia de Suporte do G1/G5somente em ingls).

13

1 Utilizao do Analisador de gases

IntelliVue G5 M1019A (verso de sw superior a 1.32)


Se a identificao automtica de agentes for selecionada durante a ocorrncia de anestesia e a concentrao do agente cair abaixo dos limites da identificao, o IntelliVue G5 M1019A continuar fornecendo um valor de medio a ser exibido no monitor at alcanar um valor prximo a zero. Uma vez que esse valor seja atingido, a identificao do agente permanecer no visor e o valor numrico estar no disponvel (em branco) at que a respirao do paciente deixe de ser detectada. Em seguida, ser mostrada a identificao genrica AGT1/AGT2. Para mais detalhes sobre como comprovar a verso de software do equipamento, consulte o IntelliVue G1/G5 Service Guide (Guia de Suporte do G1/G5somente em ingls).

Clculo da CAM
O valor da concentrao alveolar mnima (CAM) do gs ou agente anestsico aponta um nvel de concentrao ao qual 50% da populao de pacientes anestesiados no responde a estmulos dolorosos com movimentos (por ex., uma inciso padro atravs da pele). O valor de CAM acordado representa um nvel de concentrao no qual 50% da populao de pacientes anestesiados responde a comandos verbais. Os monitores de pacientes IntelliVue da Philips oferecem trs mtodos configurveis de clculo da CAM: CAM no corrigida CAM corrigida segundo a presso ambiente Correo melhorada da CAM

O mtodo preferencial deve ser definido no modo de configurao do monitor de pacientes. Os valores totais da CAM e da CAMacd podem ser selecionados para exibio no monitor. As sees abaixo descrevem como esses valores so calculados de acordo com os diferentes mtodos. Para ativar os parmetros da CAM e/ou da CAMacd, defina a CAM e/ou a CAMacd como ativada no menu de configurao do analisador de gases. Observe que:
Otimizada.

Somente possvel exibir o valor da CAMacd se a correo da CAM estiver configurada como O clculo da CAM somente se encontra disponvel nos monitores de pacientes IntelliVue com verso de software C.0 ou superior. A CAM corrigida segundo a presso ambiente e a Correo avanada da CAM no esto disponveis nos EUA.

14

1 Utilizao do Analisador de gases

CAM no corrigida
Se a correo da CAM estiver configurada como Desativ, ser calculada a concentrao alveolar mnima no corrigida. O valor da CAM no ser corrigido para presso ambiente, idade temperatura ou outros fatores individuais que tenham influncia sobre os efeitos de agentes anestsicos volteis. Para poder calcular o valor da CAM, necessrio dispor das concentraes padro da CAM1 de agentes anestsicos e do xido nitroso. A tabela abaixo lista essas concentraes, de acordo com a norma EN ISO 21647:2004. Os valores esto baseados na suposio de que o paciente tem 40 anos (exceto para desflurano, onde se supe que tem 25 anos), a temperatura corporal de 37C e a presso atmosfrica de 760 mmHg (1 atm): Agente CAM1 Halotano 0,77 vol% Enflurano 1,7 vol% Isoflurano 1,15 vol% Desflurano 7,3 vol% Sevoflurano 2,1 vol% N2O 105 vol%

O valor da CAM para o agente especfico (CAM(AA)) calculado como descrito a seguir para cada agente anestsico voltil detectvel pelo analisador de gases:

onde AA = agente anestsico e ConcFe = concentrao final expirada Da mesma forma, o valor da SEM para o xido nitroso (SEM(N2O) derivado do valor medido da concentrao final expirada do xido nitroso (ConcFe(N2O)):

Finalmente, o valor total da CAM do xido nitroso e do agente anestsico selecionado calculado da seguinte forma: CAM = CAM(N2O)+CAM(AA)
OBS.

Os componentes dos gases (N2O e/ou agente anestsico) que estiverem desativados no sero includos no clculo da CAM total.

CAM corrigida segundo a presso ambiente (no disponvel nos EUA)


Se a correo da CAM estiver configurada como Presso amb, a CAM ser corrigida para refletir o efeito de uma presso parcial diferente em outra altitude. O valor total da CAM calculado da mesma maneira que para a CAM no corrigida e, depois, corrigida para a presso ambiente de acordo com a seguinte equao:

15

1 Utilizao do Analisador de gases

Correo melhorada da CAM (no disponvel nos EUA)


Se a correo da CAM estiver configurada como Otimizado, o valor da CAM ser corrigido para idade, temperatura e presso ambiente. A tabela abaixo apresenta uma relao dos valores bsicos da CAM1 utilizados para a correo avanada da CAM. Estes valores foram obtidos a partir do artigo cientfico Age, minimum alveolar anaesthetic concentration and minimum alveolar anaesthetic concentration-awake by Edmond I Eger II (Anesth Analg 2001, 93: 947-53) e diferem ligeiramente dos valores padro da CAM1 utilizados para a CAM no corrigida.
OBS.

Como no existem dados de correo disponvel para enflurano, o valor padro da CAM1 utilizado nesses casos. No caso das condies padro supostas para a CAM no corrigida, os valores so os seguintes: Agente CAM1 Halotano 0,757 vol% Enflurano sem correo Isoflurano 1,19 vol% Desflurano 6,45 vol% Sevoflurano 1,8 vol% N2O 114 vol%

A idade do paciente pode ser inserida no monitor de pacientes IntelliVue ou, se o monitor estiver em rede, obtida do sistema de informao. A temperatura do paciente obtida de uma medio correspondente feita pelo monitor. Para a correo, s sero aceitas as seguintes identificaes de temperatura (listadas por ordem de prioridade): Tcavi Tsang 1 a 100 anos 25 a 45C

Faixa etria dos pacientes: Faixa de temperatura:

Os valores de idades ou temperaturas fora das faixas compatveis so arredondados segundo os limites inferior ou superior correspondentes. Se a idade do paciente no for conhecida, a correo da CAM ir supor uma idade predefinida de 40 anos para o paciente. Se nenhuma das temperaturas for medida, ser utilizada uma temperatura padro de 37C para o clculo da CAM. Em todos os casos citados, ser emitido o INOP Correo CAM? e os valores numricos da concentrao alveolar mnima sero marcados com um ponto de interrogao. O valor da CAM1 corrigido para um agente anestsico inalado potente especfico a uma idade de 40 anos (veja acima) e efeitos da temperatura como descrito a seguir (T indicado em graus Celsius e a idade indicada em anos): CAM1corr(AA) = (1-((0,05) x (37-T))) x CAM1(AA) x 1,32 x 10-(0,00303 x idade) Quando o valor da CAM1 corrigido para idade e temperatura a uma presso padro de 760 mmHg, o valor da CAM de um agente anestsico pode ser calculado como descrito a seguir: (para todos os agentes, exceto o enflurano) (para enflurano) O valor da CAM do xido nitroso obtido da concentrao da CAM1 de xido nitroso a uma idade de 40 anos corrigida somente para a idade do paciente (para a temperatura, no so feitas correes):

16

1 Utilizao do Analisador de gases

O valor total referente combinao do xido nitroso mais o agente selecionado obtido somando o valor da CAM para o agente e o valor da CAM para xido nitroso, e corrigindo esta soma para a presso ambiente:

As medies de gases desativadas no so includas no clculo total da CAM. Os valores calculados da concentrao alveolar mnima de uma paciente de 40 anos de idade a uma temperatura de 37C so similares, mas no idnticos aos valores da CAM1 indicados na tabela para a configurao CAM no corrigida. Alm disso, os valores de CAMacd podem ser definidos da seguinte forma: (para todos os agentes, exceto o halotano) (para halotano) (para xido nitroso) Para obter o valor total da CAMacd, adiciona-se os valores individuais da CAMacd at: CAMacd = CAMacd(N2O) + CAMacd(AA) ou CAMacd(HAL)

Retirada de gs do circuito
Se for utilizada anestesia por inalao, deve-se evitar qualquer tipo de poluio na sala de cirurgia, fazendo com que a amostra filtrada do gs volte ao circuito respiratrio (pode no estar disponvel em todas as regies geogrficas) ou eliminando a amostra de gs. Os protocolos do seu hospital podem no permitir o uso de sistemas de retorno de gases.
AVISO

Certifique-se de que o conector luer da linha de amostra de gs no foi conectado acidentalmente a uma interseo de infuso ou a qualquer outra interseo nas proximidades do paciente.

Retorno da amostra de gs
O retorno da amostra de gs no se encontra disponvel em todos os pases. Utilize o Filtro de retorno da exausto de gases M1656B e o Tubo de retorno da exausto M1655B, segundo as instrues constantes da documentao fornecida com o filtro ou com a linha de retorno de exausto de gases, para fazer com que a amostra de gs volte ao circuito respiratrio do paciente. Verifique se a amostra de gs guiada atravs do absorvedor de CO2 antes que volte ao paciente.

17

1 Utilizao do Analisador de gases

Retirada da amostra de gs
Para retirar a amostra de gs do circuito respiratrio, deve-se conectar um sistema de coleta na entrada de exausto de gases. Use: um tubo para coleta do gs expelido (M1015-40001) ou tubo de retorno de exausto de gases (M1655B) (vide o comentrio abaixo) um reservatrio com ventilador, onde a presso de suco no exceda 0,3 0,4 mmHg. uma interface de exausto.

CUIDADO

No se esquea de compensar as possveis redues do volume final causadas pela amostragem de gs. Se o gs de amostragem no retornar ao circuito respiratrio do paciente, instale o Tubo de retorno para exausto de gases M1655B sem o Filtro de retorno de exausto M1656B. Para mais detalhes, consulte as Instrues de Uso fornecidas com o tubo e o filtro.

Acesso ao modo de espera do analisador de gases


Durante o perodo de espera, a bomba de absoro da amostra de gs do analisador de gases e outros componentes internos so desligados automaticamente para aumentar a durabilidade da bomba. A mensagem <Analisador gases> em espera mostrada no monitor. Ao sair do modo de Espera, o IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A necessitam at 30 segundos de tempo de aquecimento antes de reiniciar a monitorizao. O modo de espera do analisador de gases vinculado ao modo de espera do monitor: Se o monitor entrar no modo de espera, o analisador de gases tambm passar a estar na mesma modalidade. Se o monitor sair do modo de espera, o analisador de gases tambm deixar de estar na mesma modalidade, de forma automtica. Se o analisador de gases entrar ou sair do modo de espera, o monitor no ser afetado. Se o analisador de gases for desconectado do monitor, aps 3 a 5 segundos, ele passar automaticamente para o modo de espera.

Quando no for detectada respirao durante um perodo configurado de tempo, o analisador de gases entrar no modo em espera (no caso do G1 M1013A e do G5 M1019A: se o CO2 ficar abaixo do limiar adaptvel ). Para entrar ou sair do modo de espera manualmente: no menu Config <Analisador gases>, selecione Config em espera ou Sair da espera, ou pressione a tecla mecnica de Em espera.

18

1 Utilizao do Analisador de gases

Calibrao do zero
A calibrao do zero do analisador de gases mantm a preciso das medies de gases com a amostragem e anlise do ar ambiente. Ela demora de 15 a 21 segundos para finalizar e no pode ser interrompida. Se houver erro durante a calibrao do zero, ser realizada uma segunda calibrao, automaticamente. Se a segunda calibrao do zero falhar, ser feita a tentativa de uma terceira calibrao. Durante a calibrao do zero, a forma de onda plana e os valores numricos no so atualizados. Em caso de apneia, os valores numricos (exceto FRva) so marcados como sem validade nos analisadores de gases e, em caso uma nova tentativa de zero, eles sero marcados como no disponveis. Aps a inicializao ou funcionamento contnuo por 4 meses, a calibrao do zero pode demorar at 93 segundos. Se necessrio, a calibrao do zero pode ser suspensa por 5 minutos.

Calibrao automtica do zero


A calibrao do zero feita automaticamente durante o aquecimento. Uma vez iniciada a monitorizao, a calibrao do zero somente ser feita a cada 2 horas. Se o G1 M1013A ou o G5 M1019A estiverem em espera durante uma tentativa de execuo de uma das calibraes sincronizadas do zero, a calibrao ser realizada quando o analisador de gases sair do modo de espera. O tempo de zero normal de 21 segundos. Uma calibrao do zero mais longa poderia ser possvel se o IntelliVue G1 M1013A ou o IntelliVue G5 M1019A no estiverem desligados (ou seja, se estiverem em funcionamento ou em espera) por um perodo prolongado de tempo.

Execuo manual da calibrao do zero


Para iniciar uma calibrao do zero manualmente:
1 2

No menu Config <Analisador gases>, selecione Cal zero. Selecione a tecla de comando Confirm.

Desativao da calibrao do zero


Para evitar temporariamente que uma calibrao do zero seja executada de modo automtico, no menu Config <Analisador gases>, selecione 5 min sem zero. Se a opo 5 min sem zero for selecionada novamente, antes que o temporizador tenha chegado ao final, este ser ressetado para cinco minutos. Isto s ser possvel se no houver um pedido de calibrao do zero pendente (pedido de zero automtico).

Utilizao do analisador de gases durante bypass cardiopulmonar


CUIDADO

Durante um bypass cardiopulmonar, o mdico anestesista pode interromper a ventilao mecnica peridica. Nestes casos, importante observar que, durante o perodo em questo, o analisador de gases ativo continuar a extrair gases do circuito de ventilao do paciente. Isto causa uma queda de presso das vias areas, se no forem tomadas medidas para manter a estabilidade do circuito de ventilao do paciente. Para que o analisador de gases pare de extrair gases do circuito, ative o modo de espera do analisador de gases ou desconecte a linha de amostragem do analisador de gases ou do circuito de ventilao do paciente.
19

1 Utilizao do Analisador de gases

Informaes de segurana
Para evitar o acmulo de gua condensada no tubo de amostra de gases, posicione o analisador de gases no nvel do paciente ou acima desse nvel. No coloque o analisador de gases em uma posio que permita que receba respingos de lquido.
AVISO

Deteco de vazamentos: Os vazamentos no tubo e conexes do paciente com o analisador de gases podem provocar a mistura de gases com o ar ambiente. Se este vazamento ultrapassar um determinado nvel, o valor dos gases e dos agentes anestsicos mostrados no monitor pode ser bastante diferente da concentrao atual no circuito respiratrio do paciente. Os valores errneos podem provocar intervenes inadequadas e colocar em perigo a segurana do paciente. Valores inesperados: Se aparecer um valor inesperado de concentrao de gs no monitor, ou se as ondas aparentarem ser mais planas do que o normal, realize uma inspeo visual do tubo e, se necessrio, substitua-o. Se no forem encontrados ocluso ou vazamento, substitua o coletor de gua por um novo e confira os valores mostrados. Possvel perigo de exploso se utilizado na presena de produtos anestsicos inflamveis. No utilize tubos de respirao antiestticos ou condutivos, porque poderiam causar queimaduras em caso de eletrocirurgia. No abra o analisador de gases. O contato com componentes expostos a eletricidade poderia causar choque eltrico. Certifique-se de que o conector luer da linha de amostra de gs no foi conectado acidentalmente a uma interseo de infuso ou a qualquer outra interseo nas proximidades do paciente.

CUIDADO

Portas dos analisadores de gs: No aplique excesso de presso nas portas de entrada ou sada do analisador de gases, por exemplo, proveniente de uma seringa, porque os sistemas ticos e pneumticos podem vir a ser danificados. Limpeza: Desligue o analisador de gases durante a limpeza, j que o aparelho pode ser danificado se houver entrada ou absoro de lquidos ou vapores de materiais de limpeza. Como o IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A no tm filtros bacterianos internos, nunca os ligue sem um coletor de gua instalado. A operao dos analisadores de gases sem um coletor de gua poderia danificar o instrumento.

20

Manuteno e resoluo de problemas


2

AVISO

Programa: A no implementao de um programa de manuteno satisfatrio por parte do hospital ou da instituio responsvel pela utilizao do equipamento poder acarretar erros inesperados no mesmo, bem como possveis riscos sade. Contato: Caso o usurio encontre problemas com qualquer parte do equipamento, dever consultar o tcnico responsvel, a Philips ou os fornecedores autorizados.

Inspeo dos equipamentos e acessrios


aconselhvel executar inspees visuais antes de cada utilizao, de acordo com a poltica interna do hospital. Com o analisador de gases desligado:
1

Examine a limpeza e as condies fsicas gerais da parte externa da unidade. Confira se o compartimento externo no est rachado nem quebrado, se todas as peas esto no lugar, se no h lquidos derramados sobre o equipamento e no h sinais de uso inadequado. Examine todos os acessrios (cabos, transdutores, sensores, etc.). Caso algum deles apresente sinais de danos, no o use.

Inspeo dos fios e cabos


Examine todos os cabos do sistema, a tomada e o fio de alimentao para verificar se apresentam sinais de danos. Assegure-se de que os pinos da tomada no estejam soltos ou frouxos. Em caso de danos, substitua-o por um cabo de alimentao adequado da Philips.

21

2 Manuteno e resoluo de problemas

Servios de manuteno e realizao de testes


Os servios a seguir devem ser realizados apenas por pessoal de suporte tcnico autorizado pela Philips. Todos os servios de suporte e a realizao de testes sero documentados em detalhes no Guia de Suporte do analisador de gases. Certifique-se de que estes servios sejam realizados conforme indicado pelo programa de manuteno do analisador de gases ou conforme especificado pelas leis locais. Consulte o responsvel pelo suporte tcnico autorizado da Philips, caso o analisador de gases precise de testes de segurana ou de desempenho. Limpe e desinfete o equipamento para descontamin-lo antes da execuo de testes ou da manuteno. Servios de manuteno e realizao de testes Verificaes de segurana de acordo com a norma IEC 60601-1 Frequncia Pelo menos uma vez a cada dois anos ou conforme a necessidade, aps qualquer conserto onde a fonte de alimentao seja substituda ou caso o analisador de gases sofra uma queda. Pelo menos uma vez por ano ou caso haja suspeita de impreciso dos valores medidos.

Manuteno preventiva e garantia do desempenho e segurana (SPA) do IntelliVue G1 M1013A e do IntelliVue G5 M1019A Ventoinha do ventilador do IntelliVue G1 M1013A e do IntelliVue G5 M1019A

Pelo menos a cada seis meses.

Resoluo de problemas
Se houver suspeita de problemas com medies de gases, consulte "Utilizao do Analisador de gases" na pgina 5 e confira se a configurao da medio est correta. Se houver suspeita de um problema intermitente que atinja todo o sistema, consulte o tcnico responsvel.

Troca do coletor de gua


AVISO

Quando for instalar um novo recipiente, verifique se as duas vedaes do coletor esto no lugar. Se isto no for feito, os agentes anestsicos se diluiro com o ar ambiente, levando a falsas leituras de gases e agente baixos, e a capnogramas errados. Tome cuidado ao retirar um coletor de gua do analisador de gases. Em raros casos, ao retirar o coletor de gua do analisador de gases, uma ou as duas vedaes (pequenos tubos de silicone) podem permanecer montadas no recipiente. Neste caso, retire as vedaes do coletor de gua e reconecte-as ao recipiente do coletor no analisador de gases.

22

2 Manuteno e resoluo de problemas

Correto - coletor de gua sem vedaes montadas

Incorreto - coletor de gua com uma ou duas vedaes montadas

Descarte do Analisador de Gases


AVISO

Antes de eliminar o monitor segundo as leis do pas referentes a equipamentos que contenham peas eltricas e eletrnicas, no deixe de desinfetar e descontaminar o analisador de gases de maneira adequada, para evitar contaminar ou infeccionar o pessoal, o meio ambiente ou outros equipamentos. Em relao ao descarte final de peas e acessrios, siga a legislao local referente ao descarte de lixo hospitalar, se no tiver sido especificado de outra forma. O analisador de gases pode ser desmontado conforme descrito no Service Guide (Guia de Suporte, somente em ingls). A tampa superior utiliza um nico tipo de ao. O documento Instrues de Uso pode ser reciclado. Elimine os lquidos acumulados no coletor de gua de acordo com as regulamentaes locais e os critrios da sua instituio hospitalar.

Descarte de cilindros de gs de calibrao vazios


1

Esvazie o cilindro completamente empurrando o pino da vlvula reguladora para dentro ou puxando o pino da vlvula de enchimento para fora, utilizando uma chave de boca para pneus ou um par de alicates de ponta fina. Quando o cilindro estiver vazio, retire a haste da vlvula da abertura de enchimento (ou reguladora) ou perfure o cilindro. Escreva Vazio no cilindro e descarte-o de forma adequada em um recipiente para materiais metlicos.

2 3

AVISO

Certifique-se de que o cilindro est completamente vazio antes de tentar remover a haste da vlvula ou perfurar o reservatrio.

23

2 Manuteno e resoluo de problemas

24

3
3

Instalao e especificaes
As especificaes constantes desta seo so aplicveis ao IntelliVue G1 M1013A e ao IntelliVue G5 M1019A. O IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A devem ser instalados por pessoal tcnico qualificado.

Uso previsto
O IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A fornecem uma medio da concentrao de gases respiratrios e anestsicos por infravermelho no dispersivo e uma medio paramagntica de oxignio (Fast O2). O IntelliVue G1 M1013A foi projetado para operar com os monitores IntelliVue MP5/20/30/40/50 e MX600/700 da Philips. O IntelliVue G5 M1019A foi projetado para operar com os monitores IntelliVue MP5/20/30/40/50/60/70/80/90 e MX600/700/800 da Philips. Nem todas as combinaes de produtos esto disponveis em todos os pases. Todos os analisadores de gases esto previstos para medir os gases de vias areas de pacientes submetidos a ventilao em instituies mdicas e hospitalares. O IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A no so destinados a fins teraputicos.
CUIDADO

A lei federal dos Estados Unidos limita a venda deste equipamento por um mdico ou a pedido do mesmo. Utilize somente linhas de alimentao eltrica especiais para hospitais. No armazene nem opere o analisador de gases na ausncia das condies de armazenagem e operao descritas nesse captulo. No exponha o analisador de gases a calor excessivo ou a raios solares, o que poderia provocar excesso de aquecimento do aparelho e resultar em leses. Evite qualquer tipo de bloqueio da circulao de ar que possa provocar excesso de aquecimento do analisador de gases e resultar em leses. Siga estritamente as instrues de montagem e instalao descritas no Service Guide (Guia de Suporte, somente em ingls) para evitar danificar o analisador de gases ou que o aparelho montado sobre o mesmo caia. Vibraes ou choques mecnicos podem causar efeitos adversos nos valores da medio de gases.

25

3 Instalao e especificaes

Informaes sobre o fabricante


Escreva para a Philips no endereo: Philips Medizin Systeme Boeblingen GmbH Hewlett-Packard-Str. 2 71034 Boeblingen Alemanha Visite nosso web site: www.philips.com. Copyright 2012. Koninklijke Philips Electronics N.V. Todos os direitos reservados.

Responsabilidade do fabricante
A Philips considera-se responsvel por efeitos sobre a segurana, confiabilidade e desempenho do equipamento somente se: as operaes de montagem, ampliao, reajustes, modificaes ou reparaes forem executadas por pessoas autorizadas pela Philips. a instalao eltrica da sala onde se localiza o equipamento obedecer s normas nacionais. o equipamento for utilizado de acordo com as instrues de uso correspondentes.

Para garantir a segurana, utilize somente peas e acessrios especificados para o uso com o IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A. Em caso de uso de outras peas, a Philips no se responsabilizar por danos causados ao equipamento. Consulte seu contrato de venda para obter informaes detalhadas sobre a garantia do produto.

Smbolos
Estes smbolos aparecem nos analisadores de gases: Smbolos Consulte os documentos que acompanham o equipamento Ligar/Desligar* Configurao* Em espera *

Aterramento equipotencial Indicador de entrada eltrica Indicador de sada de gs

Identifica o ano e ms de fabricao Indicador de sada eltrica Indicador de entrada de gs

Corrente alternada A pea aplicada dispe de proteo especial contra choques eltricos (tipo BF de acordo com a norma IEC 60601-1) e prova de desfibrilador

26

3 Instalao e especificaes

Smbolos Aterramento de proteo Conector RS232 A pea aplicada dispe de proteo especial contra choques eltricos (tipo CF de acordo com a norma IEC 60601-1) e prova de desfibrilador

O aparelho cumpre com a Diretriz do Conselho 93/42/EEC de 14 de junho de 1993 (Diretriz de Equipamentos Mdicos).
*

Nos EUA, estes smbolos so substitudos pelo texto em ingls.

Informaes sobre segurana da instalao


AVISO

O IntelliVue G1 M1013A somente deveria ser utilizado com os monitores de pacientes IntelliVue MP5/20/30/40/50 e MX600/700 da Philips. As conexes a outros aparelhos poderiam resultar em risco segurana. O IntelliVue G5 M1019A somente deveria ser utilizado com os monitores de pacientes IntelliVue MP5/20/30/40/50/60/70/80/90 e MX600/700/800 da Philips. As conexes a outros aparelhos poderiam resultar em risco segurana. Se vrios aparelhos estiverem conectados a fios de extenso com vrias tomadas, a soma das correntes de fuga no poder exceder os limites indicados nas normas IEC/EN 60601-1 e IEC 60601-1-1 respectivamente. Consulte o pessoal de suporte tcnico.

OBS.

A responsabilidade pelo cumprimento de todas as exigncias da norma EN/IEC 60601-1-1 (requisitos de segurana para sistemas eletromdicos) cabe a quem montar ou modificar as unidades eletromdicas ao instalar um sistema eletromdico ou a quem montar e modificar sistemas eltricos conforme essa norma.

27

3 Instalao e especificaes

Aterramento

O IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A devem estar devidamente aterrados durante o funcionamento. Se no houver uma tomada de trs entradas disposio, consulte o eletricista responsvel do hospital. Nunca utilize um adaptador de trs para dois fios. Se o IntelliVue G1 M1013A ou o IntelliVue G5 M1019A forem usados em exames internos cardacos ou cranianos, verifique se a sala possui sistema de aterramento equipotencial, ao qual o monitor e o IntelliVue G1 M1013A ou o IntelliVue G5 M1019A devero estar conectados separadamente. As combinaes de equipamentos mdicos com equipamentos no mdicos devem ser feitas em conformidade com a norma IEC 60601-1-1. Nunca use uma rgua de tomadas ou fio de extenso ao combinar equipamentos, a menos que a tomada tenha sido especificamente fornecida para ser usada com esses equipamentos. O analisador de gases usa fusvel neutro/de polo duplo.

Aterramento equipotencial

Combinao de equipamentos

Fusveis

Instrues de instalao
Consulte o Service Guide (Guia de Suporte, somente em ingls) do analisador de gases para obter informaes mais detalhadas sobre a respectiva instalao.

Altitude e presso baromtrica


A altitude e a presso baromtrica afetam os valores das medies de gases. O monitor anfitrio deve ser configurado durante a instalao de acordo com a altitude e presso baromtrica corretas, dentro dos valores de presso adequados para as instalaes hospitalares. Os analisadores de gases medem a presso baromtrica com cada calibrao do zero. Se a presso baromtrica medida no analisador de gases for mais de 60 mmHg diferente dos parmetros do monitor, o INOP Erro de zero ser emitido para indicar que a configurao de altitude incorreta ou o sensor de presso est com defeito. Neste ltimo caso, as converses de concentrao (vol %) para presso parcial (mmHg, kPa) poderiam estar erradas.

Especificaes do IntelliVue G1 M1013A e do IntelliVue G5 M1019A


Especificaes de segurana
O IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A cumprem com as normas: IEC 60601-1:1988 + A1:1991 + A2:1995; EN 60601-1:1990 + A1:1993 + A2:1995; UL 60601-1:2003; CAN/CSA C22.2#601,1-M90; IEC 60601-1-2:2001; EN 60601-1-2:2001. Classificao (de acordo com a norma IEC 60601-1): Classe 1, Tipo BF, Operao contnua. Este equipamento ISM compatvel com a norma canadense ICES-001. Cet appareil est conforme la norme NMB-001 du Canada. A possibilidade de riscos resultantes de erros do software foi minimizada, em conformidade com as normas ISO14971:2000, EN 60601-1-4:1996 + A1:1999 e IEC 60601-1-4:1996 + A1:1999.
28

3 Instalao e especificaes

Especificaes fsicas e eltricas


Analisador de gases IntelliVue G1 M1013A IntelliVue G5 M1019A Peso < 4 kg < 4 kg Tamanho (A x L x P) 93 x 306 x 232 mm 93 x 306 x 232 mm

Consumo de energia: de pico: 45 W, normal: 25 W Faixa de potncia: 100 - 240 V CA Presso sonora: < 60 dB Se o monitor anfitrio ficar sem energia por menos de um minuto, a monitorizao ser reiniciada com todos os parmetros ativos sem alteraes. Se o monitor anfitrio ficar sem energia por mais de um minuto, seu comportamento depender da configurao. Se a opo Predefin autom estiver configurada como Sim, o perfil predefinido ser carregado ao recuperar a alimentao eltrica. Se a opo Predefin autom estiver configurada como No e a alimentao eltrica voltar em um lapso de 48 horas, todos os parmetros ativos sero mantidos. A configurao Predefin autom feita no modo de Configurao do monitor de paciente.

Especificaes ambientais
Se o IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A forem armazenados ou utilizados em condies de temperatura e umidade diferentes das citadas, talvez no atendam s especificaes de desempenho aqui mencionadas. Quando as especificaes ambientais para o IntelliVue G1 M1013A, o IntelliVue G5 M1019A e produtos relacionados forem diferentes, deve-se utilizar especificaes que sejam em comum para todos os produtos. Item Faixa de temperatura Faixa de umidade Condio Em funcionamento Fora de funcionamento Em funcionamento Faixa 10 a 40C -20 a 65C 5 a 90% de umidade mxima relativa (RH) a 40C (no condensante) 5 a 90% de umidade mxima relativa (RH) a 65C -305 m a 2.900 m -305 m a 5.000 m 70 kPa a 106 kPa 50 kPa a 106 kPa Depois de ligado: 1 a 2 minutos para medir, 6 minutos para preciso total

Fora de funcionamento Faixa de altitude Faixa de presso atmosfrica Tempo de aquecimento Em funcionamento Fora de funcionamento Em funcionamento Fora de funcionamento

29

3 Instalao e especificaes

Especificaes de medies
Parmetro CO2 Item Faixa Preciso Resoluo Tempo de elevao O2 Faixa Preciso Resoluo Tempo de elevao N2O Faixa Preciso Resoluo Tempo de elevao Halotano Enflurano Isoflurano Sevoflurano Desflurano Preciso Resoluo Tempo de elevao FRva Faixa Preciso Resoluo Critrios de deteco Faixa Especificaes 0 a 76 mmHg 0,5 vol% ou 12% relativa, o que for maior 1 mmHg 350 ms, normalmente 5 a 100 vol% 3 vol% 1 vol% 500 ms, normalmente 0 a 100 vol% 2,0% vol +8% relativo 1 vol% 500 ms, normalmente Halotano: 0 a 8,5 vol% Enflurano: 0 a 10,0 vol% Isoflurano: 0 a 8,5 vol% Sevoflurano: 0 a 10,0 vol% Desflurano: 0 a 20,0 vol% 0,15% vol +15,0% relativa 0,05 vol% 500 ms, normalmente 0 a 60 rpm 1 rpm 1 rpm Limiar adaptvel.

Especificaes de preciso referentes a BTPS para mmHg, kPa e STPD para vol% a 40 - 60% de umidade relativa. Todas as especificaes de desempenho e preciso so vlidas com base no tubo de amostra de gases M1658A, incluindo o coletor de gua M1657B e o adaptador para vias areas 13902A. Correo de umidade: Em caso de CO2, a correo da umidade pode ser configurada como mido ou Seco. mida: p [mmHg] = c [Vol%] * (p_abs - p_H2O)/100 Seca: p [mmHg] = c [Vol%] * p_abs /100 Onde: p = presso parcial, c = concentrao de gs, p_abs = presso no circuito respiratrio, p_H2O 47 mmHg, presso parcial do vapor de gua do gs de exausto (37C, 100% rh). No caso dos demais gases, as leituras sero indicadas em valores secos. Taxa do fluxo de amostragem: 200 ml/min 20 ml/min Tempo de atraso da amostra: Todas as medies e alarmes esto sujeitos a atrasos de 5 segundos.
30

3 Instalao e especificaes

Tempo de resposta total do sistema = 5 + 0,5 segundos (soma do tempo de atraso e do tempo de elevao). Vazamento < 5 ml/min Entrada de ar < 50 ml por zero As calibraes automticas do zero compensam o desvio de preciso da medio automaticamente. Especificaes de alarmes de Faixa de limite mximo IntelliVue G1/G5 CO2fe mximo 20 a 76 mmHg (2,7 a 10,1 kPa) Atrasos 19 s, se no houver calibrao automtica do zero dentro desse perodo.

CO2fe mnimo CO2mi mximo O2in mximo O2in mnimo N2Oin HAL/ISO/ENF in/fe mximo HAL/ISO/ENF in/fe mnimo SEV in/fe mximo SEV in/fe mnimo DES in/fe mximo DES in/fe mnimo FRva mxima

10 a 75 mmHg (1,3 a 10,0 kPa) 0 a 20 mmHg (0 a 2,7 kPa) 19 a 100 vol% 18 a 99 vol% 0 a 82 vol% 0,1 a 7,5 vol%

0,0 a 7,4 vol%

0,1 a 9,0 vol% 0,0 a 8,9 vol% 0,2 a 20,0 vol% 0,0 a 19,8 vol% Neonatal: 30 a 60 rpm Adultos e peditrico: 10 a 60 rpm

FRva mnima

0 a 55 rpm

parmetros <20 rpm: menos de 9s > 20 rpm: menos de 19 s atingido em um lapso de 2 segundos depois do critrio de alarme (respirao no detectada no perodo de atraso definido), se no houver calibrao automtica do zero

Atraso de apneia

10 a 40 segundos

31

3 Instalao e especificaes

Especificaes de alarmes de Faixa de limite mximo IntelliVue G1/G5 Somente IntelliVue G5: Tempo de resposta da identificao do agente

Atrasos

14 segundos para o primeiro agente, 19 segundos para o segundo agente no mx., 0,3 vol%

Limiar de deteco/ identificao do primeiro agente Limiar de deteco/ identificao do primeiro agente

Todos os agentes

Todos os agentes

no mx. 0,4 vol% de um segundo agente, se um segundo agente for acrescentado ao desflurano. Isto provoca identificao da combinao deste ltimo, se a concentrao do segundo agente exceder 10 vol% da concentrao atual de desflurano.

Gases e vapores interferentes


Os nveis de gases listados a seguir no apresentam influncia sobre a preciso especificada do IntelliVue G1 M1013A e do IntelliVue G5 M1019A. Gs ou vapor xido nitroso Halotano Enflurano Isoflurano Sevoflurano Xnon Hlio Nvel do gs em % da frao do volume 60 4 5 5 5 No aplicvel para Xnon 50

Propulsores de inalantes com No aplicvel para propulsores de inalantes com dosador dosador Desflurano Etanol Isopropanol Acetona Metano 15 0,3 0,3 0,1 3

32

3 Instalao e especificaes

Testes de segurana e desempenho


Deve-se observar todas as normas nacionais sobre qualificao do pessoal de controle e das instalaes para execuo de medies e ensaios. Consulte a seo sobre manuteno para obter a lista dos testes exigidos. As informaes sobre os testes de segurana e desempenho e o que fazer caso os instrumentos no obedeam a essas especificaes se encontram no Service Guide (Guia de Suporte) do analisador de gases.

Especificaes sobre compatibilidade eletromagntica (EMC)


CUIDADO

O IntelliVue G1 M1013A e o IntelliVue G5 M1019A no devem ser usados com equipamento de ressonncia magntica (RM). Quando estiver usando equipamentos eletromdicos, tome cuidados especiais quanto compatibilidade eletromagntica (EMC). Os equipamentos de monitorizao devem ser operados de acordo com as informaes sobre EMC fornecidas neste manual. Os equipamentos mveis e portteis de comunicao por radiofrequncia (RF) podem afetar os equipamentos eletromdicos.

Acessrios de acordo com as normas de EMC


Todos os acessrios listados na seo sobre acessrios obedecem aos requisitos da norma IEC 60601-1-2:2001.
AVISO

O uso de acessrios diferentes dos especificados pode causar aumento da emisso eletromagntica ou reduo da imunidade eletromagntica do equipamento de monitorizao.

Emisses eletromagnticas
Os analisadores de gases so adequados para serem utilizados nos ambientes eletromagnticos especificados na tabela abaixo. obrigatrio garantir que eles sejam utilizados nesses ambientes. Teste de emisso Emisses de radiofrequncia (RF) Compatibilidade Evitando interferncia eletromagntica Grupo 1 Os analisadores de gases utilizam a energia de RF somente para funes internas. Portanto, suas emisses de RF so muito baixas e provavelmente no causaro nenhuma interferncia nos equipamentos eletrnicos que estiverem prximos. Os analisadores de gases devem ser usados em qualquer tipo de local que no seja domstico, e naqueles diretamente conectados rede pblica de energia de baixa voltagem que abastece os prdios residenciais.

Emisses de RF CISPR 11 Emisses de harmnicos IEC 61000-3-2 Oscilaes de voltagem IEC 61000-3-3

Classe A no aplicvel no aplicvel

33

3 Instalao e especificaes

AVISO

O IntelliVue G1 M1013A somente pode ser usado empilhado com monitores de pacientes IntelliVue MP5/20/30/40/50 e MX600/700. O IntelliVue G5 M1019A somente pode ser usado empilhado com monitores de pacientes IntelliVue MP5/20/30/40/50/60/70/80/90 e MX600/700/800.

Imunidade eletromagntica
Os analisadores de gases so adequados para serem utilizados nos ambientes eletromagnticos especificados. O usurio deve garantir que sero usados dentro de um ambiente adequado, conforme descrito abaixo. Teste de imunidade Descarga eletrosttica (ESD) IEC 61000-4-2 IEC 60601-1-2 Nvel de teste 6 kV de contato 8 kV no ar Nvel de conformidade 6 kV de contato 8 kV no ar Diretrizes para ambientes eletromagnticos Os assoalhos devem ser de madeira, cimento ou cermica. Se os assoalhos forem revestidos com material sinttico, a umidade relativa dever ser de pelo menos 30%. A qualidade da rede eltrica deveria ser a normal para ambientes comerciais e/ou hospitalares.

Transientes/surtos eltricos rpidos IEC 61000-4-4

2 kV para linhas de alimentao eltrica 1 kV para linhas de entrada/sada

2 kV para linhas de alimentao eltrica 1 kV para linhas de entrada/sada

Descarga IEC 61000-4-5

Modo diferencial de Modo diferencial de A qualidade da rede eltrica 1 kV 1 kV deveria ser a normal para Modo comum de Modo comum de ambientes comerciais e/ou hospitalares. 2 kV 2 kV 3 A/m Nenhum aparelho com campos magnticos de frequncia especial de alimentao (transformadores, etc.) deveria ser operado nas proximidades deste equipamento.

Campo magntico da 3 A/m frequncia eltrica (50/ 60 Hz) IEC 61000-4-8

34

3 Instalao e especificaes

Teste de imunidade

IEC 60601-1-2 Nvel de teste

Nvel de conformidade

Diretrizes para ambientes eletromagnticos

Quedas de tenso e < 5% UT (> 95% de interrupes por curtos queda em UT) em linhas de durante 0,5 ciclo alimentao eltrica 40% UT (60% de IEC 61000-4-11 queda em UT) durante 5 ciclos

< 5% UT (> 95% de A qualidade da rede eltrica queda em UT) deveria ser a normal para ambientes comerciais e/ou durante 0,5 ciclo hospitalares. Se o uso do 40% UT (60% de monitor exigir funcionamento queda em UT) contnuo tambm durante durante 5 ciclos interrupes do fornecimento eltrico, recomenda-se equipar 70% UT (30% de 70% UT (30% de o monitor com bateria interna queda em UT) queda em UT) ou fonte ininterrupta de durante 25 ciclos durante 25 ciclos alimentao (UPS). < 5% UT (> 95% de < 5% UT (> 95% de queda em UT) queda em UT) durante 5 s durante 5 s 3 V/m Distncia de separao recomendada deste equipamento em relao a transmissores mveis e portteis de comunicao por RF com potncia de transmisso P1, incluindo suas linhas: 1,2 m x P Distncia de separao recomendada deste equipamento em relao a transmissores mveis e portteis de comunicao por RF com potncia de transmisso P1, incluindo suas linhas: 1,2 m x P

RF conduzida IEC 61000-4-6

150 kHz - 80 MHz: 3 V/m

RF irradiada IEC 61000-4-3

80 MHz - 2,5 GHz: 3 V/m

3 V/m

Nesta tabela, UT a voltagem de corrente alternada (CA) anterior aplicao do nvel de teste.
1

Para P, deve ser introduzida a maior potncia irradiada de equivalncia isotrpica possvel do transmissor de RF (valor em Watt). Tambm poder ocorrer interferncia nas proximidades de equipamentos marcados com o smbolo de interferncia . As potncias dos campos de transmissores mveis, portteis ou fixos de rdio frequncia no local de instalao deste equipamento deveriam ser inferiores a 3 V/m na faixa de frequncia de 150 kHz a 2,5 GHz e inferiores a 1 V/m acima de 2,5 GHz.

35

3 Instalao e especificaes

Distncia de separao recomendada


Os analisadores de gases devem ser usados em ambientes eletromagnticos onde exista um controle dos distrbios irradiados de RF. O proprietrio ou usurio dos analisadores de gases pode ajudar a evitar interferncia eletromagntica mantendo uma distncia mnima entre equipamentos mveis e portteis de comunicao por RF e os analisadores de gases, segundo recomendado abaixo, de acordo com a potncia mxima de sada dos equipamentos de comunicao. Frequncia do transmissor Equao 150 kHz a 80 MHz d = 1,2 P 80 MHz a 800 MHz d = 1,2 P 800 MHz a 2,5 GHz d = 2,3 P

Potncia nominal mxima Distncia de separao Distncia de separao Distncia de separao de sada do transmissor 0,01 W 0,1 W 1W 10 W 100 W 0,1 m 0,4 m 1,3 m 3,8 m 12,0 m 0,1 m 0,4 m 1,3 m 3,8 m 12,0 m 0,2 m 0,7 m 2,3 m 7,3 m 23,0 m

* Distncia de 3 V/M dos transmissores com frequncias de 150 kHz a 2,5 GHz, caso contrrio, distncia de 1 V/m.

36

4
4

Alarmes de pacientes e INOPs


Este captulo lista, em ordem alfabtica, os alarmes de pacientes e os alarmes tcnicos (INOPs) gerados pelos analisadores de gases, independentemente da sua prioridade.

Mensagens de alarmes de pacientes


Mensagem de alarme
*** Apneia

Condio

Indicao

ou

*** Apneia x:yy ** COfe mx

A respirao parou durante mais os valores numricos piscam, tempo do que o perodo lmpada de alarme vermelho, predefinido de apneia. xxx alarme sonoro. indica a durao da apneia. O limite mximo do alarme de os valores numricos piscam e CO2 final expirado foi excedido. o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro. O valor de CO2 final expirado os valores numricos piscam e caiu abaixo do limite mnimo de o limite mnimo destacado, o LED do alarme amarelo se alarme. acende, alarme sonoro. Excedido o limite mximo de alarme de CO2 final expirado. os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro.

** COfe mn

** COmi mx

** FRVA mx

A frequncia respiratria das vias os valores numricos piscam e areas excedeu o limite mximo o limite mximo destacado, o de alarme. LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro. A frequncia respiratria das vias os valores numricos piscam e areas caiu abaixo do limite o limite mnimo destacado, o mnimo de alarme. LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro. O limite mximo de alarme final os valores numricos piscam e expirado foi excedido. o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro.

** FRVA mn

** <Ident agente> fe mx

37

4 Alarmes de pacientes e INOPs

Mensagem de alarme
** <Ident agente> fe mn

Condio O valor final expirado ficou abaixo do limite mnimo de alarme. Excedido o limite mximo de alarme final expirado.

Indicao os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro. os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro. os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro.

** <Ident agente> in mx

** <Ident agente> in mn

O valor final expirado ficou abaixo do limite mnimo de alarme.

** Mist agt CAM >3

Foi detectada uma mistura de LED de alarme amarelo, alarme agentes e a soma dos 2 sonoro. componentes de CAM + CAM (N2O) de 3 CAM (no corrigida) Excedido o limite mximo de alarme de N2O inspirado. os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro. os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro.

** NOin mx

** Ofe mx

O limite mximo de alarme de O2 final expirado foi excedido.

** Ofe mn

O valor de O2 final expirado caiu os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o abaixo do limite mnimo de LED do alarme amarelo se alarme. acende, alarme sonoro. O limite mximo de alarme de O2 inspirado foi excedido. os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro. os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro. os valores numricos piscam e o limite mximo destacado, o LED do alarme amarelo se acende, alarme sonoro.

** Oin mx

** Oin mn

O valor O2 final expirado ficou abaixo do limite mnimo de alarme. O valor de O2 inspirado ficou abaixo de 18% de volume.

***Oin pouco oxig

38

4 Alarmes de pacientes e INOPs

Mensagens de alarmes tcnicos (INOPs)


Mensagem e indicao de INOP Providncia a ser tomada
Altr escala CO Altr escala <Ident agente>

A forma de onda de CO2 aparece cortada. Selecione uma escala de onda mais adequada para exibir toda a forma de onda. A onda mostrada do agente est cortada (DES/ENF/HAL/ SEV/ISO). Selecione uma escala de onda mais adequada para exibir toda a forma de onda. A onda de N2O aparece cortada. Selecione uma escala de onda mais adequada para exibir toda a forma de onda. A forma de onda de O2 aparece cortada. Selecione uma escala de onda mais adequada para exibir toda a forma de onda.

Altr escala NO Altr escala O <Analisador gases> - Imposs medir

No momento, o Analisador de Gases no pode medir <GASES>. Se este INOP continuar, consulte o tcnico Valores numricos substitudos por responsvel. -?-, som de INOP
<Analisador gases> desligado

Som de INOP

O analisador de gases desligou todos os componentes internos possveis devido a superaquecimento. Isto faz com que o analisador de gases esfrie antes de reiniciar a monitorizao. Se este INOP continuar, consulte o suporte tcnico. Para reiniciar a monitorizao de gases, selecione Sair da espera no menu Config <Analisador gases>. tcnico responsvel.

<Analisador gases> em espera

<Analisador gases> incompatvel Verso no compatvel do Analisador de Gases. Consulte o

Som de INOP

<Analisador gases> No disponvel

O analisador de gases se encontra desconectado ou desligado.

Som de INOP

<Analisador gases> sem respir

Nenhuma atividade respiratria detectada. Verifique as Os valores numricos de inspirado conexes do paciente. e final expirado mostram o mesmo valor
Aquecimento <Analisador gases> Autoteste <Analisador gases>

O Analisador de Gases ainda no alcanou a temperatura de funcionamento e a preciso da medio pode ser reduzida.

O autoteste do Analisador de Gases est em execuo. Para Valores numricos substitudos por iniciar a monitorizao, espere at que este INOP desaparea. -?Calculando agente CO - Imposs medir

O analisador de gases est calculando a concentrao do agente. Aguarde at o trmino do clculo.

No momento, o analisador de gases no pode realizar nenhuma Valor numrico substitudo por -?-, medio de CO2. Se este INOP continuar, consulte o tcnico som de INOP responsvel.
Correo CAM?

A correo avanada da CAM est ativa, mas sem valores referentes idade e/ou temperatura do paciente. Digite esses valores.

39

4 Alarmes de pacientes e INOPs

Mensagem e indicao de INOP Providncia a ser tomada


Erro componente<Analisador gases>

Existe uma falha em um componente do analisador de gases. Alguns parmetros poderiam no estar disponveis ou so medidos com menor preciso. Desligue o analisador de gases e ligue-o novamente. Se o INOP continuar, consulte o tcnico responsvel. h ocluso ou toro nos tubos de exausto e substitua-os se necessrio. Inicie novo zero manualmente. Se ocorrer falha no processo de zero mais de uma vez, consulte o suporte tcnico.

Erro de zero <Analisador gases> Erro na calibrao do zero do Analisador de Gases. Verifique se

Valores numricos exibidos com ?

Erro ID agente

Existe um problema com a identificao automtica do agente. Valores numricos substitudos por Para continuar a monitorizar, alterne para a seleo manual do -?-, som de INOP (no modo agente. No possvel obter o valor numrico do Analisador de automtico) Gases de forma confivel. Consulte o tcnico responsvel.
Erro medida agente

Existe um problema com a identificao automtica do agente. Valores numricos substitudos por Desligue o analisador de gases e ligue-o novamente. Se este -?-, som de INOP INOP continuar, consulte o tcnico responsvel.
Erro no <Analisador gases>

Existe um problema com o Analisador de Gases. Verifique a Valores numricos substitudos conexo com o monitor. Desligue o analisador de gases e liguepor-?-, som de INOP, LED de o novamente. Se este INOP continuar, consulte o tcnico configurao do analisador de gases responsvel. poderia estar piscando
Erro zero ID agent

Erro na calibrao de zero da identificao automtica do Valores numricos substitudos por agente. Para continuar a monitorizar, alterne para a seleo -?-, som de INOP (no modo manual do agente. Consulte o tcnico responsvel. automtico)
Erro zero O

Falha na calibrao de zero de O2. Consulte o tcnico Valores numricos substitudos por responsvel. -?-, som de INOP
Exc limite CO

Som de INOP

O valor de CO2 superior ao intervalo de medio. Se houver suspeita de valores mximos falsos, consulte o tcnico responsvel. O valor de <AGT> superior ao intervalo de medio. Se houver suspeita de valores mximos falsos, consulte o tcnico responsvel. Existe um problema com a medio de N2O. Se este INOP continuar, consulte o tcnico responsvel. Existem problemas com a medio de O2. Se este INOP continuar, consulte o tcnico responsvel.

Exc limite <Ident agente>

Som de INOP

Exc limite NO

Som de INOP
Exc limite O

Som de INOP

40

4 Alarmes de pacientes e INOPs

Mensagem e indicao de INOP Providncia a ser tomada


Execut zero <Analisador gases> Zero automtico em andamento. Se ocorrer erro no primeiro

Primeiro zero: valores numricos exibidos com ?

zero automtico, o sistema tentar novamente. Se ocorrer novo erro, o INOP Erro de zero <Analisador gases> ser ativado.

(Somente G1/G5: substitudos por Obs.: O IntelliVue G1 e o IntelliVue G5 tentam 3 zeros antes que o INOP seja mostrado. -?- em caso de apneia), Segundo/terceiro zero: valores numricos no disponveis, som de INOP
<Ident agente> - Imposs medir

O Analisador de Gases no consegue medir o agente exibido no Valores numricos substitudos por momento (DES/ENF/HAL/SEV/ISO). Se este INOP -?-, som de INOP continuar, consulte o tcnico responsvel.
Limite FRva exced

A frequncia respiratria medida superior ao limite mximo Valores numricos exibidos com -?- mensurvel. , som de INOP.
Medida <Ident agente> c/erro

O valor numrico do agente no pode ser obtido com Valores numricos substitudos por segurana. Se este INOP continuar, consulte o tcnico -?responsvel.
Mistura agentes

Valores numricos exibidos com ? ou substitudos por -?-, o IntelliVue G5 M1019A pode mostrar tambm dois valores numricos vlidos
NO - Imposs medir

O Analisador de Gases detectou mais de um agente na amostra de gs. A preciso da medio ser reduzida durante o uso do IntelliVue G5 M1019A.

No momento, o analisador de gases no pode realizar nenhuma Valores numricos substitudos por medio de N2O. Se este INOP continuar, consulte o tcnico -?-, som de INOP responsvel.
O - Imposs medir

No momento, o analisador de gases no pode realizar nenhuma Valores numricos substitudos por medio de O2. Se este INOP continuar, consulte o tcnico -?-, som de INOP responsvel.
Ocluso <Analisador gases>

Certifique-se de que a linha de amostragem e os tubos da linha Valores numricos substitudos por de exausto no estejam torcidos. Verifique se no h acmulo -?-, som de INOP de gua no adaptador para vias areas. Retire o lquido e reposicione o adaptador, se necessrio. Certifique-se de que a porta do adaptador esteja virada para cima. Tente substituir a linha de amostragem, o coletor de gua ou a linha de exausto. Se este INOP continuar, consulte o tcnico responsvel.
Preciso <Analisador gases>?

Valores numricos exibidos com ?

A preciso de medio do Analisador de Gases pode estar reduzida. Verifique se a entrada de gs, o coletor de gua e a tubulao da tomada de gs no esto obstrudos. Se este INOP continuar, consulte o tcnico responsvel.

41

4 Alarmes de pacientes e INOPs

Mensagem e indicao de INOP Providncia a ser tomada


Reinic med agente

A medio do agente est reiniciando. Aguarde at que este INOP desaparea antes de reiniciar a monitorizao. primeira deteco de atividade respiratria.

Supr alarme <Analisador gases> Os alarmes do Analisador de Gases sero suspensos at a Verif coletor gua

Som de INOP

O coletor de gua est cheio. Verifique se a linha de amostragem e/ou o coletor de gua no esto desconectados. Nem todos os valores ou medies necessrios para realizar o clculo se encontram disponveis ou alguns dos valores exigidos so questionveis. Verifique as origens das medies e confirme se todas esto ativadas e se nenhuma tem o status de no vlida ou questionvel.

Verif origens CAM

Pode ser emitido som de INOP

42

Acessrios do Analisador de gases


5

Todos os acessrios listados abaixo podem ser usados tanto com o IntelliVue G1 M1013A quanto com o IntelliVue G5 M1019A. Descrio Adaptador curvo para vias areas Unidades por embalagem 20 Nmero de pea 13902A M1612A M1655B M1656B M1657B Tempo de utilizao uso em um nico paciente uso em um nico paciente uso em vrios pacientes uso em um nico paciente uso em vrios pacientes, deve ser substitudo a cada 15 dias ou antes, quando estiver cheio. uso em um nico paciente uso em vrios pacientes

Adaptador reto para vias 20 areas Linha de retorno de exausto de gases Filtro de retorno de exausto de gases Coletor de gua 1 20 25

Tubo para amostra de gases (2,6 m) Tubo de exausto de gases

20 1

M1658A M1015-40001

43

5 Acessrios do Analisador de gases

44

6
6

Cuidados e limpeza
Para limpar e desinfetar seu equipamento, use somente substncias e mtodos aprovados e listados pela Philips neste captulo. A garantia no cobre os danos causados pelo uso indevido de substncias ou mtodos. A Philips no garante a eficcia das substncias qumicas ou mtodos listados como meio de controle de infeces. Consulte o responsvel pelo controle de infeces ou o epidemiologista do hospital. Para obter detalhes mais abrangentes sobre os agentes de limpeza e sua eficcia, consulte a publicao Guidelines for Prevention of Transmission of Human Immunodeficiency Virus and Hepatitis B Virus to Health Care and Public-Safety Workers emitida pelo U.S. Department of Health and Human Services, Public Health Service, Centers for Disease Control, Atlanta, Gergia, em fevereiro de 1989. Consulte, tambm, as regulamentaes locais aplicveis existentes na sua instituio e pas.

Generalidades
Mantenha o analisador de gases, os cabos e os acessrios livres de p e sujeira. Aps a limpeza e desinfeco, examine com ateno todos os componentes do seu equipamento. No os use se observar sinais de deteriorao ou danos. Se tiver que devolver qualquer equipamento para a Philips, descontamine-o primeiro. Observe as seguintes precaues gerais: dilua sempre o produto de acordo com as instrues do fabricante ou use a concentrao mnima. no permita a penetrao de lquidos na caixa. no mergulhe nenhuma parte do equipamento em lquido. no despeje lquidos no equipamento. nunca use materiais de limpeza abrasivos (como palha de ao ou polidor de prata). nunca use alvejante.

45

6 Cuidados e limpeza

CUIDADO

Se derramar lquido no equipamento ou acessrios, entre em contato com o pessoal de manuteno ou com o engenheiro responsvel da Philips. Desligue o analisador de gases durante a limpeza e desinfeco, j que o aparelho pode ser danificado se houver entrada ou absoro de lquidos ou vapores de materiais de limpeza. Nunca deixe o analisador de gases funcionando sem um coletor de gua conectado, porque p ou agentes de limpeza aspirados podem danificar o instrumento irreversivelmente. De preferncia, desligue o analisador de gases ou passe para o modo de Espera.

OBS.

A presena de produtos orgnicos de limpeza ou de gases que contm freon poderia influir na preciso da medio dos gases por infravermelho.

Limpeza
Faa a limpeza com um pedao de pano sem pelos, umedecido em gua morna (40C, no mximo) e sabo, detergente diludo no custico, tensoativo ou agente de limpeza base de amonaco ou lcool. No use dissolventes fortes, como acetona ou tricloroetileno. A linha de retorno de exausto de gases do analisador de gases (M1655B) tambm pode ser limpa e desinfetada. No mergulhe nem deixe o tubo de molho. No deixe que gua ou solues de limpeza penetrem nos conectores do analisador de gases. Limpe em volta dos soquetes dos conectores, no sobre eles.

Desinfeco
CUIDADO

Solues: No misture solues desinfetantes (como alvejantes e amonaco), devido ao risco de gerar gases perigosos. Limpe o sistema antes de desinfet-lo. Os agentes de desinfeco recomendados so: Nome de produto Isopropanol Bacillol AF Tipo de produto Ingredientes lquido lquido, spray Isopropanol a 80% 100 g de concentrado contm: Propan-1-ol 45,0 g; Propan-2-ol 25,0 g; Etanol 4,7 g Etanol 100 mg/g Propan-2-ol (= 2-Propanol) 90 mg/g; Propan-1-ol (= 1Propanol) 60 mg/g 1-Propanol a 50%

Bacillol 25

lquido

Meliseptol
46

spray

6 Cuidados e limpeza

Nome de produto Accel TB RTU Limpador-desinfetante Toalhinhas Carpe Oxivir Tb Tb DiemTM/MC Oxivir Tb

Tipo de produto Ingredientes lquido spray toalhinhas spray 0,5% de perxido de hidrognio acelerado Perxido de hidrognio acelerado a 0,5% Perxido de hidrognio acelerado a 0,5% Perxido de hidrognio acelerado a 0,5%

Virucida geral, bactericida, tuberculocida, fungicida, sanitizador, prontos para usar Toalhinhas Carpe DiemTM/MC Tb Super Sani-Cloth Toalhinhas germicidas descartveis SANI-CLOTH PLUS Toalhinhas germicidas descartveis SANI-CLOTH HB Germicidal Toalhinhas germicidas descartveis toalhinhas toalhinhas toalhinhas toalhinhas 0,5% de perxido de hidrognio acelerado Isopropanol a 55% Cloretos de amnia quaternria a 0,5% Isopropanol a 15% Cloretos de amnia quaternria a 0,25% Isopropanol a < 0,15% Cloretos de amnia quaternria a 0,14%

Acessrios do Analisador de gases


No limpe, desinfete nem esterilize o tubo de amostras de gases (M1658A), o adaptador das vias areas (13902A ou M1612A) nem o filtro de retorno de exausto de gases (M1656B).

47

6 Cuidados e limpeza

48

ndice remissivo
L
limpeza 45 controle de infeces 45 mtodo 46 substncias recomendadas 46

A
acessrios 43 acessrios, conexo 9 smbolo de corrente alternada 26 ajuste das escalas de onda 11 ajustes 26 alarmes 12 alarmes de FRVA 12 alarmes durante calibrao do zero 12 alarmes e INOPs 37 ampliaes 26 analisador de gases, utilizao 5 atraso do alarme de apneia 11

D
descarte 23 cilindro de gs 23 peas e acessrios 23 desempenho 30 desinfeco 45 controle de infeces 45 substncias recomendadas 46

M
manuteno 21 agendamento 22 cabos 21 fios 21 inspeo visual 21 medio de gases 8 menu Config do AG 10 menus de configurao 10 modificaes 26 modo em espera 18 montagem 26

E
emergncia de anestesia e identificao do agente 13 endereo, Philips 26 escala de ondas, ajuste 11 analisador de gases, utilizao 5 especificaes 28 altitude 28 ambiente 29 baromtrica 28 desempenho 30 especificaes de desempenho 30 especificaes de medies 30 esterilizao 45 controle de infeces 45

C
calibrao 19 calibrao (zero) 19 calibrao do zero 19 CAMacd 14 cilindro de gs 23 vazio, descarte de 23 coletor de gua 8 troca 22 confiabilidade 26 configurao do tempo de atraso do alarme de apneia 11 controle de infeces 45 desinfeco 45 esterilizao 45 limpeza 45 correo da ATPD (Temperatura e presso ambientais, a seco) 11 correo da BTPS (Condies corporais, temperatura corporal, presso ambiente) 11 correo de umidade 11 cuidados e limpeza 45 clculo da CAM 14

O
onda 11 escala 11 tamanho 11

G
gases medidos 5

P
painel traseiro 7 peas e acessrios 26 portas de conexo 7 programa de manuteno 22

I
identificao automtica do agente 13 identificao do agente 12 automtico 13 durante emergncia de anestesia 13 intercmbio de agentes 13 limite da identificao 13 manual 13 identificao manual do agente 12 informaes de contato com a Philips 26 informaes do fabricante 26 informaes sobre segurana 20 instalao 26 intercmbio de agentes anestsicos 13

R
reparaes 26 resoluo de problemas 22 retirada das amostras de gases do circuito 18 retirada do gs 17

S
segurana 26 intervalo para manuteno 22 monitor 27 seleo dos valores numricos exibidos 11 sistema de aterramento equipotencial 26 supresso automtica de alarmes 12 smbolo da data de fabricao 26 smbolo da interface RS-232 26

49

smbolo de aterramento de proteo 26 smbolo de corrente alternada 26 smbolo de entrada de gs 26 smbolo de entrada eltrica 26 smbolo de espera 26 smbolo de ponto de exclamao 26 smbolo de sada de gs 26 smbolo de sada eltrica 26 smbolo de prova de desfibrilador 26 smbolos 26

T
teclas e partes principais 6 teclas e peas 6 testes de desempenho e segurana 33 troca do coletor de gua 22

V
visor 6

50

Nmero de publicao 4535 643 29041 Publicado na Alemanha 02/2012

*453564329041*

You might also like