You are on page 1of 11

Gois e o desejo pela Repblica: movimentos favorveis ao republicanismo nos relatos de Oscar Leal (1889-92).

Aline da Costa Luz1 Ao longo dos estudos sobre as contribuies dos viajantes estrangeiros histria de Gois, percebe-se que, em grande parte das bibliografias sobre o assunto utilizam-se os relatos de viajantes que aqui estiveram na primeira metade do sculo XIX. Os relatos produzidos por Saint-Hilaire, Pohl, Castelnau e Gardner foram bastante utilizados para a apreenso do perodo na regio. No entanto, percebe-se que pouco, ou nada, se utiliza dos relatos produzidos pelo viajante portugus Oscar Leal, o que torna a elaborao deste trabalho instigante ao mesmo tempo em que surgem questionamentos pela no utilizao de fonte to interessante. Um dos motivos em que podem pesar na no utilizao dos relatos de Oscar Leal, o distanciamento temporal de sua expedio com a dos demais viajantes. Leal esteve em Gois com o intuito de escrever sobre a regio por duas vezes, 1882 e 1889. Os demais viajantes, em sua maioria, estiveram aqui na primeira metade do sculo. Das duas expedies de Oscar Leal Gois foram produzidas duas obras: Viagens ao Centro do Brasil (publicado em Lisboa em 1886) e Viagens s Terras Goyanas Brazil Central (publicado no Brasil pela UFG, na coleo Documentos Goianos em 1980). Oscar Leal era filho do Comendador Jacinto Leal de Vasconcelos, portugus que residia no Rio de Janeiro. Realizou sua primeira viagem com o intuito de escrever sobre a regio de Gois quando tinha apenas 20 anos (1882). Por influncia de seu pai, estudou em Portugal e viajou pela Europa, e quando retorna ao Brasil, iniciou uma srie de viagens pela Amrica, como Argentina, Uruguai e Paraguai. Faz-se importante a analise dos relatos produzidos por esse autor uma vez que trazem aspectos inovadores em relao aos demais viajantes. Devido a esse distanciamento temporal, existem aspectos diferenciados no que se refere s caractersticas da regio e ao que se compreendia por progresso ou atraso.

Graduada em Histria - UFG/Jata, especialista em Histria Cultural UFG. Professora substituta no IFG/Cmpus Jata

Os relatos de Oscar Leal possuem caractersticas semelhantes aos demais viajantes no que se refere a ter como padres norteadores a realidade europia. Apesar de morar no Rio de Janeiro, onde alm de exercer a profisso de dentista se aventurava na produo teatral, Leal estudou em Portugal e conheceu grande parte da Europa. No foi financiado por nenhuma instituio cientfica, existindo uma maior flexibilidade em seus relatos, que, de acordo com tico Vilas Boas da Mota (1980), apia-se na maneira de enxergar o mundo pelo lado otimista, engraado e irnico. O prprio viajante reitera a importncia de seu trabalho no prefcio que faz obra em que este trabalho se sustenta, Viagens s Terras Goyanas Brazil Central, afirmando que a obra serve para atestar que algum se preocupa em tornar Gois mais conhecido, por ser uma regio em que pouco se tem falado at o momento de sua escrita. Ao mesmo tempo em que Leal critica violentamente certas caractersticas da provncia, se mostra um apaixonado pela viagem regio e desligado de qualquer instituio cientfica. Nos diz o viajante: Amenizando tanto quanto estiver em minhas foras este despretensioso trabalho relatarei as peripcias da viagem mais linda que tenho feito atravez dos sertes do Brazil, pois bem sei que a maioria dos leitores prefere a descripo desataviada, cujo estylo sendo fluente, deleita e ilumina o esprito simultaneamente. Para este fim, como de costume, sem filiar-me nesta ou naquela escola, lembro que a minha penna s obedece arte individualista, escrevendo como penso e como sinto. (LEAL, 1892) Apresenta-se ento, uma srie de observaes presentes no dirio de viagem de dizem respeito histria de Gois no final do sculo XIX, trazendo caractersticas relevantes sobre as diferenas entre as regies goianas, bem como as manifestaes referentes Proclamao da Repblica, associada pelo viajante com o sonho pelo progresso que a regio necessitava, o que torna um dos aspectos mais relevantes de sua analise. Os relatos da viagem se iniciam em Campinas, So Paulo, de onde o viajante parte de trem at Uberaba, Minas Gerais. Em todas as paradas, o viajante descreve aspectos da alimentao e algumas dificuldades encontradas nas estradas de ferro da regio.

A partir de Uberaba a viagem ocorre a cavalo, sempre com um ou mais companheiros, que o auxiliam como guia ou como simples companhia. So sempre alvo de comentrios as condies de instalao encontradas pelo caminho, que muitas vezes Leal utiliza como forma de auxiliar aqueles que queiram fazer viagens pela regio. Ainda em Minas Gerais, prximo a Alegrete, Leal descreve as boas condies de instalao de um rancho em que resolve passar a noite, mas que possui uma pssima cozinha. Leal relata: Pedimos o favor de nos preparar trs dzias de ovos e mais o que houvesse para ceiarmos. Qual no foi porm o nosso espanto, quando ao irmos para a meza encontramos apenas uma terrina com feijo e uma dzia de ovos fritos e virados dois a dois para se nos fazer crer que eram as trs dzias. O feijo de to velho e duro ningum o poderia trincar e muito menos fazer a coeo dele no estomago. [...] O leitor h de me perdoar, ser franco ao narrar certos factos, porque entendo que a no lhe ministrar a verdade, melhor fora depor a penna e cuidar noutra cousa. Quem paga no pede abuso e o sujeito que se colloca beira de uma estrada, deve ser mais hospitaleiro do que explorador. Isto vae pois com vista aos viajantes inexperientes. (LEAL, 1892, p. 20-21) Aqui percebemos caractersticas alimentares das regies prximas bem como as condies que encontraria aquele que se dispusesse a fazer viagens para conhecer os territrios do serto. A chegada a Gois se d em 14 de maio de 1889 na cidade de Santa Rita onde j se iniciam as crticas ao comportamento da populao. Dizia ele penalizado que, as pessoas caminhavam para o tmulo. Em vez de falar, bocejavam; de andar, se arrastavam; de viver, vegetavam. Sem encontrar o desenvolvimento urbano e industrial vigente na Europa, critica a falta de ambio pelo luxo, pelo dinheiro e pelo conforto. Ao chegar na regio de Piracanjuba, se queixa da ausncia de investimentos em cultura, afirmando que era um lugar mau para as artes, mas que isso era uma caracterstica geral das regies centrais do Brasil. Em sua postura cientificista afirma: Em quase todos os pontos centraes do Brazil ainda hoje no passa de mytho o apparecimento de pessoas verdadeiramente habilitadas para qualquer mister. Extremamente desconfiada e ao mesmo tempo invejosa, muita gente s trata de desprestigiar aquelles que so o orgulho da sciencia, ao passo que os

charlates locaes so cobertos de deferncia. No se d no entanto isso s com os estranhos. Filhos mesmo de Goyaz que conseguem se diplomar, so alli victimas de sua ousadia. (Idem, p.44) Sobre as cidades que se desenvolveram com a extrao do ouro, principalmente Gois e Pirenpolis, o viajante traa uma srie de crticas ao comportamento da populao, as condies de atuao da imprensa e as estruturas urbanas dessas cidades. So poucos os elogios dados a essas cidades. Leal permanece por pouco tempo na Cidade de Gois, dedicando mais tempo cidade de Pirenpolis. A falta de estruturas foi atribuda preguia da populao em reivindicar melhorias. Afirmavam a Leal que certas comodidades eram impossveis de existirem no serto, que no se conformava, afirmando que a misria era conseqncia da conformao do povo sertanejo com essas condies. O comportamento em relao s mulheres tambm ressaltado em seus relatos. Logo no inicio de sua viagem, no trem que ligava Campinas a Uberaba, Leal encontrase com duas moas que compartilham com ele o desejo de que o Brasil deixasse de ser uma monarquia e se tornasse uma repblica mas acrescentam o desejo de verem uma maior liberdade s mulheres. Em sua estadia em Pirenpolis, o viajante se queixa das mulheres se limitarem muitas vezes ao reduto de suas residncias e no receberem educao, criando o que ele chama de meninas tolas. Diz Leal: Uma rapariga, que desde os primeiros dias da infncia principia a conhecer o mundo, a lanar a vista sobre o bom e o mau, illustrando-se e desenvolvendo-se, de dia para dia, chegada a hora em que se avisinha do precipcio, ter foras, saber e conhecimento para evita-lo, porque o cultivo da intelligencia e a prtica da vida, fazem-na poder distinguir o visvel do apparente. Outro tanto no sucede menina tola, inexperiente, sem rudimento de convivncia. (Idem, p.79) Em seu estudo sobre o olhar dos viajantes sobre a mulher goiana, Cludia Lemes (2009) afirma que a ausncia das mulheres nos espaos pblicos era algo que incomodava a esses estrangeiros. Com isso, infere-se que a concepo que eles traziam da Europa de espao pblico e privado era bem distinta da encontrada no Brasil do sculo XIX. (p. 87-88).

Dentre as inmeras informaes relatadas por Oscar Leal, que em muito se assemelham, no que se refere ao olhar eurocentrista de estranhamento s estruturas vigentes, quelas produzidas pelos viajantes que estiveram em Gois na primeira metade do sculo XIX, Leal se mostra inovador ao associar o progresso a uma concepo pouco vigente at 1870: a Repblica.

Oscar Leal e a Repblica como progresso. Torna-se interessante analisar as manifestaes favorveis repblica que Leal encontra ao longo de seu percurso. Assim como a associao que Leal faz da condio de atraso com o regime poltico vigente, no caso, a Monarquia. Jos Murilo de Carvalho (2011), em um estudo sobre o movimento republicano que se inicia a partir do Manifesto de 1870, aborda sobre as influncias intelectuais e defesas que eram consideradas primordiais queles que aderiram o movimento. O autor afirma que em uma grande parcela dos que defendiam o republicanismo, a ideia de repblica j se associava automaticamente ideia de democracia. Carvalho coloca tambm que os partidos republicanos tiveram vida irregular e muito diversificada geograficamente, tendo como principais ncleos do movimento o Rio de Janeiro, So Paulo e em menor escala Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Par. (2011, p. 142). Vindo do Rio de Janeiro, Leal associava Repblica democracia (quando se referia a republicanos os chamava de partidrios das ideias democrticas) e em sua obra demonstra manifestaes republicanas em Gois. Percebe-se que Oscar Leal era um republicano convicto, que acreditava que o pas s se tornaria livre se proclamasse a repblica. A sua viagem se inicia meses antes da proclamao, em maro de 1889, e em vrias ocasies, o viajante profere discursos, cria clubes republicanos, como faz em Uberaba, e critica o regime monrquico associando-o ao atraso. Logo no incio de seu trajeto, ao encontrar com as moas no trem que ligava Campinas ao Triangulo Mineiro, ao ser questionado se era republicano Leal responde: Que pergunta, excellentissima senhora. Qual homem de posio independente que mostrando ser patriota deixa de querer ver a real independncia de seu pas? (LEAL, 1892, p. 3).

E assim se repetem as manifestaes ao longo de todo o percurso. Em Uberaba, que em 20 de maro de 1889 recebera visita do Conde DEu, esposo da Princesa Isabel que sucederia D. Pedro II no trono Imperial, Leal afirma que tal visita foi oportuna para aqueles que eram contrrios monarquia e adeptos das ideias democrticas ajudando-os a fundar um clube republicano, chamado 20 de maro, que se iniciou com 30 membros. Leal no descreve maiores informaes sobre esse clube, que se funda como forma de protesto monarquia e reflete sobre a pouca simpatia que a populao tinha sobre a figura do Conde DEu. A idia de que o republicanismo se associa ao progresso fica clara na visita de Oscar Leal cidade de Monte Alegre. Para ele, a cidade est em pleno desenvolvimento graas influencia do republicano Vilella de Andrade, coronel com maior prestgio poltico da cidade, contando com quase todo o eleitorado. Escusado dizer que esse bom velho, homem adiantado e patriota, republicano e como elle todos os que o acompanham. (LEAL, 1892, p. 24). O viajante descreve os estabelecimentos da cidade que so raros na regio e o aumento no comrcio da cidade devido aproximao da via frrea e, segundo ele, tudo tendia a melhorar. J em Gois, na cidade de Santa Rita, Leal se felicita com a presena de Carlos Marquez, que descreve como: Um homem de boa idade, alegre, jovial e faceta, estremamente sympathico, amigo dos amigos e sobretudo um fino sectrio das idias modernas. Filiado ao partido republicano, manifesta-se sempre de uma maneira brilhante na exposio succinta de suas crenas; no fala grita, no brinda berra, e tudo isso pelo fanatismo a que o arrasta a idia da liberdade. que naquele corao h patriotismo e abnegao simultaneamente. (Idem, p. 31) Juntamente a Carlos Marquez e Augusto de Freitas, Leal organiza uma reunio com cerca de vinte pessoas promovendo brindes futura repblica e criando um manifesto republicano, que dizia: Ns abaixo assignados declaramos que dora avante adherimos s idias republicanas, visto conhecermos que s a republica trar a felicidade para a nossa ptria.. Alguns dias aps a assinatura do manifesto republicano, um dos membros, um professor pblico, que havia participado com sua assinatura, pede para que retirem sua assinatura. Chamado de Sr. B., Oscar Leal lamenta a retirada da assinatura e a atribui ao

cargo e a falta de liberdade existente no regime vigente. Alem disso, ressalta ironicamente que ainda durante a monarquia, o pobre Sr. B. perdeu seu emprego, pois a escola de Santa Rita foi fechada. Quando se encontrava em Pirenpolis, Leal recebe a notcia de que o ministrio presidido por Joo Alfredo, um dos ltimos ministrios conservadores da monarquia de D. Pedro II, fora substitudo por um ministrio libera, Leal afirma que isso pouco faria diferena. Disse ele: tudo a mesma cousa. Venha a republica que a salvao do paiz. Isso sim! (Idem, p.60). Para Leal, Gois era uma regio muito rica e que lhe era reservada grande prosperidade, mas essa no chegava devido a pequenez dos administradores abastardados por nefasta poltica. No entanto, para ele, existia em Gois uma pequena parcela de homens que se esforavam para melhorar o desenvolvimento da regio. Leal teve a notcia da proclamao da repblica no Rio de Janeiro apenas no dia 5 de dezembro de 1889, na cidade de Corumb, e descreve sua reao como cheia de alegria por ver sua ptria livre. Dirige-se ento para Pirenpolis, cidade onde ocorriam as comemoraes pela proclamao. L proferiu um discurso em favor da repblica, seguido de trs vivas da multido. Para Leal, o povo da cidade mostrou-se patriota e orgulhoso de ver o pas caminhar progressivamente. Maria de Lourdes Mnaco Janotti afirma que os historiadores contemporneos proclamao da Repblica viram seu advento como uma fatalidade histrica. O mundo havia modernizado e o regime monrquico estava fadado a ser substitudo pelo republicano para ento alcanar maior progresso (JANOTTI, 2000). As demais manifestaes favorveis ao republicanismo se do na regio sudoeste de Gois, ultima regio visitada por Oscar Leal. interessante a forma em que o viajante descreve as cidades da regio que, na sua concepo, possuem uma potencialidade de desenvolvimento bem maior. As cidades so fadadas ao progresso. Diferentemente das cidades que se desenvolveram com a explorao do ouro, que Leal tanto critica, as cidades da regio sudoeste, como Rio Verde e Jata, apesar de pouco desenvolvidas, possuam um fluxo econmico bastante significativo, assim como tinham maior possibilidade no desenvolvimento das artes.

No aniversrio da Proclamao da Repblica, Leal se encontrava em Rio Verde (Dores do Rio Verde), onde organizou uma comemorao, que ele descreve: A 15 de novembro, 1 aniversrio da proclamao da repblica, estando ainda em Rio Verde, dirigi-me a varias pessoas e consegui festejar a grande data com uma passeata e marche aux flambeaux, que teve lugar na mesma noite, estando a frente das principaes casas iluminadas. (...) Assim no passou desapercebido tal dia, at mesmo nos sertes do Brasil, porque mais vale a boa vontade e patriotismo de uns, do que a indiferena e falta de patriotismo de centenas de ignorantes que por toda parte pullulam. (LEAL, 1982, p. 181). A ltima cidade visitada por Leal em Gois foi Jata, que chega regio do povoado de por volta do dia 17 de novembro de 1890. Foi acolhido na fazenda do comendador Seraphim de Barros que, para Leal, era a mais importante de toda a regio. Descreveu a aparncia de Seraphim como abatida devido morte do artista portugus Miranda, sentida em toda a comarca. No percurso, descreve o solo da regio e critica os comportamentos violentos dos indgenas, que com freqncia matavam pessoas. Vencidas cinco lguas, chegaram ao povoado de Jata, hospedando-se na melhor casa disponvel. Sobre o povoado, Leal relata que: O Jatahy conquanto seja uma povoao to recente que ainda tem a ventura de abrigar vivos os seus fundadores, hoje uma villa notvel pelos seus edificios pblicos e particulares, construdos por mos hbeis, e pelo magnfico local em que se acha situada. a ultima povoao que existe nesta banda de Goyaz (LEAL, 1892, p. 193). Em 1890, Jata contava com uma rua e duas que no apresentavam muito movimento. Existiam tambm casas de fazendas, tavernas, oficinas de ferreiro, de carpinteiro, duas escolas pblicas. A arquitetura de algumas casas no agradava ao viajante por serem simples e rsticas. No contava com mdicos, utilizando na maioria das vezes de curandeiros. Para Leal, o povoado progredia sensivelmente, sem necessitar de pedir auxlio ao governo estadual e, apesar de ser menor que Rio Verde, tinha maior potencial por ser influenciada por patriotas. Em geral, quando Leal chamava algum de patriota se referia a pessoas adeptas ao republicanismo.

Oscar ajuda a fundar em Jata uma sociedade dramtica (teatro), levando cena variadas peas. Para ele, o povo da cidade era alegre e hospitaleiro, gostavam da dana e da msica, apesar de no utilizarem nenhum mtodo para seu exerccio. Ao analisar a cultura da regio, afasta as festas populares das antigas tradies coloniais. Leal participa da organizao das eleies do povoado, criticando bastante aqueles que se posicionavam contra os ideais republicanos. Terminada a sua visita, parte com destino a Argentina, onde encontraria melhores condies para voltar para o Rio de Janeiro. Percebe-se, ao longo dos relatos produzidos por Oscar Leal, aspectos da histria de Gois que ainda carecem de discusso. A questo dos movimentos favorveis repblica um desses aspectos, uma vez que so apontados como manifestaes tardias e inexpressivas (PALACIN, 1994, p.80), e por isso, to pouco discutidos. Luis Palacin(1994) afirma que a Proclamao da Repblica, em 15 de novembro de 1889, nada representou para o povo goiano. Esse fato poltico somente surtiu efeito nas unidades administrativas e polticas, pouco afetando os fatores scio-econmicos e culturais. Para o autor, permanecem as mesmas lideranas polticas, que se alternaro no poder, e pouco se altera na realidade vivida pelos goianos. Nota-se que so poucas as discusses sobre o perodo que antecede proclamao e os primeiros anos da Repblica em Gois. A historiografia regional, no que se refere ao perodo republicano, vai se ocupar principalmente das conseqncias para Gois do Golpe de Estado de 1930, que leva Getlio Vargas presidncia da Repblica, deixando vago o perodo que o antecede. Mas essas discusses no sero desenvolvidas nesse trabalho, que procurou demonstrar como a obra de Oscar Leal, permite novos estudos sobre um curto intervalo de tempo, que no foi abordado por outros viajantes estrangeiros e pouco discutidos pela historiografia regional. So caractersticas que se associam a uma concepo de modernidade associada ao regime poltico republicano. BIBLIOGRAFIA CARVALHO, Jos Murilo de. Os bestializados: O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo, SP: Companhia das Letras, 1987.

_________________________. Repblica, democracia e federalismo Brasil, 18701891. In: Varia Histria, Belo Horizonte, vol. 27, n 45: p. 141-157. Jan/Jun 2011. CHAUL, Nasr Fayad. Caminhos de Gois da construo da decadncia aos limites da modernidade. Goinia, GO: Editora UFG, 2002. HEYNEMANN, Cludia Beatriz. O Teatro da Natureza. Revista Nossa Histria, Rio de Janeiro, n 12, p. 46-51. Outubro, 2004 JANOTTI, Maria de Lourdes Mnaco Janotti. O dilogo convergente: Polticos e historiadores no incio da repblica. In: FREITAS, Marcos Cezar Freitas de. (org.) Historiografia Brasileira em Perspectiva. So Paulo, SP: Editora Contexto, 2000. LEAL, Oscar. Viagem s Terras Goyanas (Brazil Central). Goinia, GO: Editora UFG, 1980. LEMES, Cludia Graziela Ferreira. O olhar dos viajantes sobre a mulher goiana no sculo XIX. In: LEMES, Cludia Graziela Ferreira. MENEZES, Marcos Antonio de. NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa (org.). Historiar: interpretar objetos da cultura. Uberlndia, MG: EDUFU, 2009. NAXARA, Mrcia Regina Capelari. Cientificismo e Sensibilidade Romntica: Em busca de um sentido explicativo para o Brasil no sculo XIX. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2004. PALACN, Lus. MORAES, Maria Augusta de SantAnna. Histria de Gois. 6 Ed. Goinia, GO: Editora UCG, 1994. ______________. O sculo do ouro em Gois. 4 Ed. Goinia, GO: Editora UCG, 1994.

RIBEIRO, Jos Eustquio. 2004. Viagens, Viajantes e Livros de Viagem o interior do Brasil na primeira metade do sculo XIX (1812-1850). Dissertao de mestrado. Programa de Ps-Graduao em Histria da Unesp Franca. Franca. So Paulo. Brasil Revista USP, n. 30. Dossi Brasil dos Viajantes. So Paulo: USP, CCS, 1996, junho/julho/agosto.

You might also like