You are on page 1of 2

Itercelebrao dos tratados internacionais

Ato jurdico por meio do qual se manifesta o acorde de vontades entre dois ou mais sujeitos de direito internacional. Em outras palavras, a expresso do acordo de vontades, estipulando direitos e obrigaes entre sujeitos de direto internacional. Para o direito internacional irrelevante o mtodo eleito pelo estado para promover a recepo da norma convencional em seu ordenamento jurdico, importa-lhe apenas que est seja cumprida de boa-f pelas partes. Fases de celebrao dos tratados: 1 No plano internacional: 1. Negociao: o exerccio da diplomacia na qual os estados negociam arranjos polticos e jurdicos do futuro tratado; 2. Assinatura: o ato unilateral em que em regra encerrada a negociao, autenticando o texto elaborado e manifestada a pr-disposio das partes em celebrar o tratado. OBS. Nos acordos executivos a assinatura j representa a celebrao. 2 No plano interno: 1 Competncia Privativa do Presidente: Nos termos do art. 84 inciso VIII da CF, compete privativamente ao presidente da Repblica, celebrar tratados, sendo estes, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;

Cabe ressaltar que tal atribuio pode ser delegada, no caso, ao plenipotencirio, que aquele recebe uma carta conferindo-lhe plenos poderes do Presidente para represent-lo na celebrao do tratado. 2 Congresso Nacional: Aps a assinatura do Presidente, encaminhada uma mensagem ao congresso para o incio da promulgao do Tratado:
Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional;

Aps a anlise constitucional e passar por todas as comisses do CN, o tratado ir a plenrio com qurum de maioria simples, recebendo ento a forma de Projeto de Decreto Legislativo, ou seja, com status de lei ordinria.

OBS. Os acordos executivos no so apreciados pelo CN. 3 Assinatura do Presidente da Repblica (j em forma de decreto); 4 Publicao no Dirio Oficial; (De volta do plano internacional) 5 Comunicao mediante a carta de ratificaao; Ratificao o ato pela qual o estado manifesta o consentimento definitivo; 6 Registro do tratado internacional na secretaria da OI. OBS: Tratados que versam sobre direitos humanos: aprovao de 3/5 dos membros do CN em dois turnos de votao para se transformar em emenda constitucional. Trata-se de decreto legislativo com status de emenda constitucional. Tratados internacionais de direitos humanos que no passaram por essa votao tero status normativo de supralegalidade. Em outras palavras, visa atualizar o ordenamento jurdico de tal maneira a se sobrepor toda legislao sobre essa matria, mas no tem status constitucional.

Sistema Internacional de direitos humanos.

Mar territorial e pr-sal e a explorao de petrleo

Estrutura do d. internacional publico

You might also like