You are on page 1of 13

1.

PROTEO PULPAR toda manobra teraputica, que visa impedir ou amenizar os efeitos de agresses que possam ser sofridas pelo rgo dental. 2. DENTINA: Tbulos. A medida que se aproxima da polpa, maior ser densidade de tbulos dentinrios por rea e maior ser o dimetro dos tbulos. Sendo a permeabilidade de fluidos proporcional ao nmero e dimetro dos tbulos, quanto mais profunda a cavidade, maior a permeabilidade da dentina.

3. PERMEABILIDADE: Idade do dente, Grau de mineralizao dos tbulos, Modificaes teciduais na dentina, Localizao na prpria dentina, Razo entre tbulos e dentina intertubular. 4. DENTINA PERITUBULAR: Circunda os tbulos, Apresenta menor contedo de colgeno, Apresenta maior concentrao mineral, (relacionada alta atividade odontoblstica ao seu Redor.) 5. DENTINA INTERTUBULAR: Localiza-se entre os anis de dentina peritubular, Compe a massa dentinria propriamente dita. Concentra-se principalmente na dentina superficial. Seu volume inversamente proporcional proximidade da polpa. Apesar de seu alto grau de mineralizao rico em fibras colgenas envolvidas por substncia fundamental amorfa. 6. IMPORTNCIA DA MANUTENO DA VITALIDADE PULPAR Dentina primria:

aquela formada durante o desenvolvimento do dente at o momento do irrompimento na boca. Dentina secundria: aquela formada fisiologicamente depois do completo desenvolvimento do dente e sua exposio a estmulos externos. 7. IMPORTNCIA DA MANUTENO DA VITALIDADE PULPAR Dentina terciria:

aquela que se forma a partir de injrias fsicas(abfrao), qumicas(eroso), cries, restauraes, etc. Pode ser: Reacional a agresso no suplanta a resistncia dos odontoblastos. (odontoblastos primrios) o aquela que se forma a partir de injrias fsicas(abfrao), qumicas(eroso), cries, restauraes,etc.

Reparadora a agresso leva a uma injuria irreversvel dos odontoblastos. o aquela formada por uma nova gerao de clulas, que se diferenciaram

em odontoblastos, e secretam este tipo de dentina reparadora . 8. IMPORTNCIA DA MANUTENO DA VITALIDADE PULPAR A polpa dentria apresenta mecanismos para limitar danos causados por agentes agressores. Esses mecanismos de defesa so representados pelo: Esclerosamento dos tbulos dentinrios, Formao de dentina terciria, Sensibilidade dolorosa.

9. RESPOSTA DO COMPLEXO DENTINO-PULPAR ESTMULOS: Formao de tecido mineralizado.

Inicialmente - esclerosamento local dos tbulos. Deposio de dentina peritubular em regies subjacentes a leso cariosa. Reduo do dimetro dos tbulos.

Em seguida - Deposio focal de uma matriz de dentina terciria nas proximidades da agresso.

Que leva a um aumento da distncia entre o agente agressor e as clulas pulpares, Diminui a permeabilidade dentinria .

10. SUCESSO DA TERAPIA PULPAR: Depende: Correto diagnstico da condio pulpar. Procedimentos operatrios: Remoo do agente agressor, Controle da infeco, Isolamento do complexo dentino-pulpar de injurias adicionais.

Aplicao de biomaterial de capeamento para estimular processos biolgicos que levem a respostas dentinognicas especficas. Restaurao da cavidade para proteger a rea tratada da microinfiltrao bacteriana.

11. REGIES AFETADAS PELA LESO: Dentina cariada profunda: Pode ser mantida e tratada com procedimentos teraputicos especficos. Clinicamente sensvel escavao. Dentina esclerosada: Regio de resposta crie. Sua misso tornar a dentina menos permevel difuso de produtos txicos polpa dental. 12. Diagnstico clnico da polpa Aspectos a serem considerados: Condio clnica inicial do dente(polpa). A polpa resistir s manobras operatrias? Caracterstica da leso cariosa presente. crnica ou aguda? Quantidade e qualidade da dentina remanescente. Profundidade Extenso

Idade do paciente. Idade do dente. Tipo de procedimento restaurador / protetor que ser realizado. 13. Diagnstico clnico da polpa Dor - espontnea ou provocada? Dor - Dentinria ou pulpar? Dentinria: Aguda Lancinante, Provocada por estmulos especficos; Toque Frio cido Doce Desidratao

Fibras mielnicas menores Desaparece assim que o agente etiolgico removido.

Pulpar: Evoluo lenta, Pulstil, Aumenta em decbito, Pode ser difusa podendo dificultar a identificao do dente acometido. Fibras nervosas maiores no mielnicas 14. Diagnstico clnico da polpa fatores que afetam a recuperao da polpa: Levam ao reparo:

Selamento da cavidade Curativo compatvel biologicamente, Inflamao mnima, Crie lenta ou crnica, Hidrxido de clcio ou cimentos, pices amplos com bom suprimento, Corte com refrigerao, Esclerose dos tbulos Bases biologicamente compatveis.

Retardam o reparo: Infiltrao marginal Drogas causticas e hipertnicas Inflamao crnica severa, Crie aguda de rpida evoluo Compostos de formaldedo Trauma que dilacera vascularizao apical Corte sem refrigerao Tratos mortos(maior permeabilidade) Monmeros livres

15. Estratgia de Proteo: Dentina: Uma espessura adequada de dentina capaz de isolar termicamente, alm de impedir a penetrao de agentes irritantes do material restaurador e da microinfiltrao. cavidades: Superficiais aqum, ao nvel ou que ultrapassem ligeiramente a juno amelodentinria.

Rasas 0,5 a 1,0 alm da juno amelo-dentinria Mdias 1,0 a 2,0mm alm da juno amelodentinria. Profundas Bastante profundas Com exposio pulpar 16. Estratgia de Proteo: Objetivos prticos da proteo pulpar: Impedir percolao e microinfiltrao Minimizar alteraes trmicas. Condutibilidade trmica, Difusividade trmica, Coeficiente de expanso trmica.

Proteo contra o galvanismo. Sensibilidade devida a presena de metais dspares, gerando formao de corrente eltrica. Induzir a formao de dentina reparadora. Selar tbulos dentinrios expostos pelo preparo. 17. Estratgia de Proteo: Limpeza de cavidades: Visa eliminar resduos que possam interferir com a interao entre materiais restauradores e o substrato dentrio. No ser txico aos tecidos dentinopulpares. Facilitar a ao de agentes protetores. Combater ou eliminar microrganismos patognicos. 18. Limpeza de cavidades: Agentes desmineralizantes. cido fosfrico a 37%, cido ctrico a 50%,

EDTA a 15%, cido poliacrlico a 10%. 19. Limpeza de cavidades: Agentes no-desmineralizantes. Solues de hidrxido de clcio(gua de cal), Hipoclorito de sdio(Dakin 0,5% ou Milton -1%), Detergentes(Tergensol, Tergidrox) Solues fluoretadas(vitashield, tubulicid), gua oxigenada a 3% ou 10 vol., Solues de clorexidine(Cav Clean, Consepsis, Cavity Cleanser).

20. REQUISITOS DE UM MATERIAL PROTETOR IDEAL: Compatibilidade biolgica, Estimular a recuperao da polpa, Insolubilidade no meio bucal, Isolante trmico e eltrico, Propriedades bactericida e bacteriosttico Adesividade s estruturas dentrias, Resistncia mecnica para suportar a mastigao, Vedar margens cavitrias. 21. MATERIAIS DISPONVEIS: Verniz cavitrio: Isolante trmico e eltrico. Resina natural(copal) ou sinttica dissolvida em solvente orgnico(acetona, clorofrmio, ou ter). Minimiza a difuso de ons metlicos da restaurao para a estrutura dentria. 22. MATERIAIS DISPONVEIS: Hidrxido de clcio: (forramento proteo biolgica)

Comprovada capacidade de favorecer a formao de dentina reparadora Protege a polpa de estmulos trmicos e eltricos. Propriedade anticariognica. Direto na polpa promove necrose e coagulao superficial, culminando com a formao de uma barreira mineralizada. P ou pasta (PA) Cimentos de ativao qumica, Cimentos resinosos fotoativos. 23. MATERIAIS DISPONVEIS:MTA agregado de trixido mineral Inicialmente utilizado como material de cirurgia parendodnticas, estimulador apecificao, Tratamentos conservadores da polpa, Em dentstica uma alternativa ao hidrxido de clcio. Biocompatvel, Elevada resistncia mecnica, Possibilidade de ser usado em superfcies midas, Custo elevado. Partculas hidroflicas de fosfato de clcio e xido de clcio, em presena de gua, transformam-se em hidrxido de clcio . em contato com dixido de carbono dos fluidos orais, transforma-se em carbonato de clcio. estimula a fibronectina que ir mediar a diferenciao das clulas pulpares em odontoblastos. 24. MATERIAIS DISPONVEIS: Cimentos para Base: C. de xido de zinco e eugenol (OZE) C. de fosfato de zinco C. de policarboxilato de zinco C. de ionmero de vidro(CIV) Age, essencialmente, como um substituto daquela dentina destruda pela crie, preparo cavitrio ou ambos.

25. MATERIAIS DISPONVEIS: Bases: CARACTERSTICAS: Espessura mnima de 0,75mm Resistncia fora de condensao, tenses mastigatrias e fraturas..

CONSIDERAES CLNICAS: Seleo do material depende da extenso e desenho da cavidade e do tipo de material restaurador. EX. compsito hidrxido de clcio e ionmero de vidro. Amlgama hidrxido de clcio( tipo dycal), OZE, ou CIV e verniz 26. MATERIAIS DISPONVEIS: Cimento de xido de zinco e eugenol (OZE) Apresentao: P e lquido Duas pastas TIPOS I Cimentao temporria II Restaurao Temporria ou intermediria e Base III Forro de cavidades 27. MATERIAIS DISPONVEIS: Cimento de xido de zinco e eugenol (OZE) Indicaes: REST. TEMPORRIAS ou INTERMEDIRIAS BASES PARA ISOLAMENTO TRMICO CAPEAMENTO PULPAR OBTURAO DE CANAIS RADICULARES CIMENTOS CIRRGICOS CIMENTAO TEMPORRIA

28. MATERIAIS DISPONVEIS: Cimento de xido de zinco e eugenol (OZE) Efeito sedativo para a polpa( andino) Biocompatvel ( PH+/_ 7) gua e calor aceleram a presa, Placa resfriada retarda a reao de presa Consistncia de massa de vidraceiro. Quanto maior a relao p/lq. + rpida a presa ; + biolgico e + resistente. 29. Outros cimentos: Cimentao: o uso de uma substncia moldvel que tem como objetivo selar ou cimentar duas partes mantendo-as juntas. C. FOSFATO DE ZINCO C. SILICOFOSFATO DE ZINCO* C. POLICARBOXILATO DE ZINCO C. IONMERO DE VIDRO C. RESINOSOS 30. Outros cimentos: Fosfato de zinco COMPOSIO: P xido de zinco xido de Magnsio xido de bismuto Lquido: cido fosfrico gua Fosfato de alumnio

Fosfato de zinco.

31. Outros cimentos: Fosfato de zinco VANTAGENS Boas caractersticas de manipulao. comprovada longevidade. Fina linha de cimentao (agente de cimentao universal)

DESVANTAGENS: Irritante pulpar No adesivo No apresenta propriedades anticariogenicas.

32. Outros cimentos: fosfato de zinco MANIPULAO- CONSIDERAES: Consistncia depende da situao clnica Relao P/LQ. segundo instrues do fabricante Interfere prop. Fsicas e biolgicas Solubilidade resistncia

Placa resfriada tempo de trabalho Dispensar o lquido somente ao espatular Incorporar peq. incrementos 15 20 seg. No final usar a maior rea da placa Exotermia propriedades biolgicas

Trabalhar com Campo operatrio seco

Armazenagem do lq. frasco vedado

33. Outros cimentos: Policarboxilato de zinco COMPOSIO: P xido de zinco xido de magnsio Fluoreto estanhoso

LQ. soluo aquosa de cido poliacrlico ou copolmeros de cido carboxlico( cido itacnico)

34. CARACTERSTICAS: 1 sistema com caractersticas adesivas Anticariognico (POUCO) Biocompatvel Armazenar o lq. Em temp. ambiente. Tempo de trabalho- 2,5 min. Tempo de presa - 6 9 min. Limpeza da cavidade remoo de smear layer P incorporado em grandes pores

35. Outros cimentos: Resinosos POLIMERIZAO: Foto Convencional DUAL

INDICAES: CIMENTAO DE BRAQUETES LAMINADOS CERMICOS LAMINADOS DE COMPSITOS

PRTESES ADESIVAS CIMENTAES METLICAS

COMPOSIO: Matriz - BisGma Cargas slica ou partculas de vidro (10 15m) e/ou slica coloidal.

36. Outros cimentos: Resinosos VANTAGENS: Virtualmente insolveis limite de fratura Boa unio esmalte/dentina Boa longevidade

DESVANTAGENS: 37. Fim No anticariognico Remoo crtica de excessos

You might also like