You are on page 1of 7

1

INTRODUO

01

"Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades. O tempo no para". Cazuza

"O verdadeiro objetivo da cincia a verdade; em contrapartida, o verdadeiro objetivo das artes o prazer". Gotthold Lessing

Como seriam belas as esttuas equestres se constassem apenas dos cavalos! Mario Quintana

A palavra museu, de origem grega, significa "templo das musas", e j era usado em Alexandria para 1 designar o local destinado ao estudo das artes e das cincias . Apesar de os museus existirem desde a dcada de 1750, como galerias particulares das famlias nobres 2 europeias, o primeiro museu de carter pblico somente foi criado na Frana Ps Revoluo Francesa . O Governo Revolucionrio decidiu, em 1793, expor a primeira coleo acessvel a todos, exibindo elementos da famlia Bourbon, a qual era a soberana da Frana at a Revoluo. O local deste museu era o antigo castelo do Louvre, utilizado como residncia pela famlia real antes de se mudarem para Versalhes. Com o desenvolvimento da cultura museolgica e da tradio de expor peas de arte, os espaos de exposio ficaram cada vez mais especficos. Temos hoje museus especficos para determinados estilos, como o MOMA, e para determinadas expresses artsticas, como o MuBE. O museu hoje considerado como o espao onde a arte pode exercer o posto de protagonista, ou de coprotagonista, juntamente com a edificao.

O MuBE

02

"...E o bairro ganhou mais que um centro cultural: o Museu da Escultura Brasileira. Ele rene um museu de escultura e um de paisagismo, cujo conjunto compe um jardim pblico."
3

Portal Vitruvius

Conhecido por ser mais uma praa que um edifcio, o Museu Brasileiro da Escultura projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que entre outros prmios foi laureado com o Pritzker. Suas geometrias puras sobrepostas em planos contnuos so o resultado do projeto vencedor de um concurso fechado. Sua construo iniciou em 1988 e terminou em 1995. O projeto de paisagismo de Burle Marx.

1 Histria dos museus. Disponvel em: museus.art.br 2 Idem 3 Trecho extrado da matria "Museu da Escultura Brasileira, utopia construda em So Paulo". Disponvel em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.018/828.

A edificao um cone da arquitetura moderna brasileira, e sua relao geomtrica entre espaos internos/externos, assim como seu programa, foram tema de artigos acadmicos e jornalsticos. Seu acervo conta com obras de renomados escultores brasileiros, como Arcngelo Ianelli, Snia Ebling e outros. A pgina do MuBE descreve a arquitetura do edifcio como: O seu edifcio-sede um dos mais significativos da obra de Paulo Mendes da Rocha. Um dos grandes nomes da arquitetura moderna brasileira, o arquiteto reconhecido por propor solues criativas mas, plenamente, inseridas na paisagem. Uma grande viga perpendicular via principal e um vo livre de 60 metros tornam o museu referncia inconfundvel na paisagem do bairro. O prdio foi erguido em concreto aparente, com reas expositivas abrigadas abaixo do nvel da rua, tornando o silncio parte do ambiente interno. Alm de reas expositivas, auditrio, rea administrativa e para cursos, o museu conta com um 4 jardim projetado por Burle Marx, que complementa o espao e mais uma das atraes da instituio ".

TERRENO

03

"O MuBE ocupa uma rea de 7.000 metros quadrados no Jardim Europa, bairro nobre da capital paulista, caracterizado por residncias em grandes lotes arborizados. O museu est localizado em uma rea triangular formada pela confluncia de uma das principais vias do bairro, a Avenida Europa, com a Rua Alemanha" . Site do MuBE
5

O terreno localiza-se no bairro do Jardim Amrica, um dos bairros dos jardins. Assim como outras obras de urbanismo brasileiras construdas seguindo os preceitos da cidade jardim inglesa - dentre elas as cidades colonizadas por ingleses no Norte do Paran, como Londrina e Maring - os bairros dos jardins possuem geometria orgnica e suas vias tm como base as curvas de nvel. A densa arborizao e a largura das vias tambm so itens marcantes desta linguagem. A nova ala do MuBE dever ser um marco da arquitetura brasileira em uma regio tradicional de So Paulo. O terreno escolhido situa-se adjacente a dois museus: o MIS - Museu da Imagem e do Som de So Paulo, e do MuBE, Museu Brasileiro da escultura. Apesar de estarem um ao lado do outro, os dois museus no possuem linguagem arquitetnica unssona. O MIS foi projetado na dcada de 1960 e inaugurado na dcada de 1970. O MuBE foi projetado no final da dcada de 1980 e inaugurado na dcada de 1990. A relao entre a nova ala do MuBE e seus vizinhos ser um grande desafio a ser superado. Outro desafio a ser superado a relao do complexo com a cidade. Projetado como um catalisador social, o MuBE, em sua configurao original, era completamente aberto rua. Da surge o conceito de Paulo Mendes da Rocha idealizar o edifcio como uma grande praa. Atualmente existe uma barreira entre a arquitetura e a rua, abrindo-a em 2 pontos, uma adjacente ao MIS; e outra na poro inferior do terreno. Com a nova ala, o MuBE ser um catalisador social ainda maior, e a relao com seu entorno e com a cidade - seja em afirmao ou em negao - dever ser levado em considerao pelos participantes. Situado ao lado do MuBE, na esquina entre as ruas Alemanha e Bucareste, o terreno, com 4.670m de rea possui grande arborizao. Suas ruas possuem pouco trfego, o que permite grande sinergia entre espao interno e externo. Sua proximidade Avenida Europa permite fcil acesso para e do museu.
2

4 Museu Brasileiro da Escultura - arquitetura. Disponvel em: http://mube.art.br/o-museu/arquitetura/ 5 Idem

PROGRAMA DE NECESSIDADES
Estacionamento Portaria 50 vagas para estacionamento de veculos; 50 vagas para estacionamento de motos; 50 vagas para estacionamento de bicicletas; rea de circulao apropriada.

04

Caf 200m de espao de caf, incluindo cozinha, espao para mesas, bar, etc.; Banheiro feminino com ocupao para 5 pessoas ao mesmo tempo; Banheiro masculino com ocupao para 5 pessoas ao mesmo tempo; rea de circulao apropriada.
2

Museu 200m de Foyer multiuso; Bilheteria; Chapelaria; 2 200m para galeria permanente; 2 2 300m para 3 galerias temporrias (100m para cada uma); Instalaes sanitrias de acordo com a distribuio das galerias; rea de circulao apropriada.
2

As reas especificadas servem apenas como referncia, estando os autores das propostas livres para alterar suas dimenses.

INSCRIES

05

Podem se inscrever grupos de no mximo 5 (cinco) integrantes, compostos por estudantes brasileiros e/ou estrangeiros, devidamente matriculados em cursos de graduao em arquitetura no Brasil e/ou no exterior, que possam comprovar suas matrculas. As inscries devem ser feitas unicamente por meio do site Projetar.org. Para efetuar a inscrio necessrio preencher os dados pessoais de cada integrante do grupo. A inscrio somente efetivada aps o envio de comprovante de matrcula em curso de arquitetura no Brasil e/ou exterior de todos os integrantes do grupo e do pagamento da taxa de inscrio. Para efetiva participao no concurso as equipes devem se inscrever e enviar as propostas de trabalho.

NO podem se inscrever
Pessoas que j tenham terminado sua graduao em arquitetura (colaram grau), mesmo que ainda no tenham recebido seu diploma, CAU, etc.; Estudantes que tenham relao de parentesco de primeiro e/ou segundo grau com os jurados do concurso; Estudantes de ps-graduao de qualquer rea; Estudantes que no possam comprovar sua matrcula

Taxa de inscrio
A taxa de inscrio por grupo de R$ 100,00, a ser paga por meio de boleto gerado pelo sistema de inscrio do Portal Projetar.org ou por meio do sistema de pagamentos PagSeguro.

Calendrio
01|05 - Lanamento do Edital e abertura das inscries; 24|06 - Prazo final para inscries das equipes (prorrogado para 26|06); 30|06 - Prazo final para entrega das propostas pelas equipes inscritas; 15|07 - Prazo final para julgamento das propostas; 20|07 - Publicao dos resultados no Portal Projetar.org

Lngua oficial
A lngua oficial do concurso a lngua portuguesa.

ENTREGA DAS PROPOSTAS

06

Cada grupo deve entregar, em meio digital, 1 prancha em tamanho A1, orientao paisagem (com maior dimenso na horizontal), conforme modelo disponvel para download na rea restrita das equipes do Portal Projetar.org. Esta prancha deve conter todos os desenhos que a equipe considere pertinentes para a avaliao da banca. A escala, assim como o estilo de graficao, livre - ficando a critrio do grupo a melhor maneira de apresentar seu trabalho. Recomenda-se que os grupos mantenham uma margem invisvel de 2 cm para cada lado da prancha, possibilitando melhor leitura das propostas pelos jurados. A rea de 2,5 cm de altura localizada na parte interior da prancha-modelo, onde consta a identificao do Portal Projetar.org, deve ser respeitada nas pranchas entregues pelos grupos. Na parte inferior direita desta rea, onde no modelo est escrito nome grupo, deve ser inserido o nome do grupo, exatamente como consta na sua inscrio, com fonte ARIAL corpo 15pt. A entrega das propostas dever ocorrer unicamente por meio do Portal Projetar.org. Dever ser feito o upload do arquivo da proposta na rea restrita das equipes no portal. O arquivo a ser entregue deve estar no formato .jpg, com tamanho mximo de 10MB. A entrega dever ocorrer at s 23h59 do dia 30/06, domingo. Aps este horrio o mecanismo de upload ser automaticamente encerrado e as propostas no enviadas, assim como as propostas em processo de upload sero desclassificadas.

Arquivos disponveis para download


Na rea restrita das equipes no Portal Projetar.org esto disponveis para download os seguintes arquivos: Edital do concurso; Arquivo .dwg contendo o modelo da prancha a ser entregue; Arquivo .dwg com a base planialtimtrica da regio do MuBE; Imagens do entorno do MuBE.

JURADOS
Andr Nunes

07

Arquiteto do GRUPO SP. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (FAUUSP). Cursa Ps-Graduao pela Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo (AEC) curso Civilizao Amrica: Geografia, Cidade e Arquitetura. Participou da equipe vencedora do "Concurso para a Sede do Sebrae Nacional em Braslia", da equipe do projeto selecionado para a Trienal de Arquitetura de Lisboa 2010 no concurso internacional A House in Luanda: Patio and Pavilion ; e Quinto lugar no "Concurso para modernizao do Teatro Castro Alves".

Juan Parada Formado em Escultura pela Escola de Msica e Belas Artes do Paran, e especialista em histria da arte moderna e contempornea pela mesma instituio. Comeou a pesquisar cermica em 2003 e foi um dos membros fundadores do coletivo Interluxartelivre. Trabalha com instalaes, esculturas, intervenes urbanas e inseres espaciais. Pesquisa sobre tridimensionalidade, relaes tempo-espao e dilogos arquitetnicos. Experiencia a interseo entre circuitos de arte. O carter mltiplo de sua pesquisa resultado do cruzamento de diversos campos, como o do design, da botnica e da arquitetura. Seus trabalhos no se encerram em si, estabelecem relaes com o contexto em que se inserem e transbordam para o mundo, sugerindo processualidade, impermanncia e instabilidade, e buscando situaes paradoxais em sua prpria linguagem. Entre as ltimas mostras destacam-se: a exposio coletiva Abre Alas, exibida na galeria A Gentil Carioca, em 2013; A Memria da Matria, apresentado no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba 2012; e a exposio O Estado da Arte, com o coletivo Interluxartelivre no Museu Oscar Niemeyer, 2010.

Caio Smolarek Dias Scio fundador e idealizador do Portal Projetar.org. Mestre em Arquitetura com nfase em paisagem urbana pela Politcnica de Milo. Representou o Brasil em intercmbios de estudo para a Inglaterra, Estados Unidos, Austrlia e Peru. Iniciou faculdades de Jornalismo e de Histria, e concluiu a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em 2007. especialista em Docncia do Ensino Superior e concluiu um semestre do Mestrado em Gesto Urbana, em 2008, na PUC-PR. pesquisador em Histria e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano, apresentando trabalhos em conferncias na sia, Amricas e Europa. docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz e scio do Studio CSD, participando de equipe tcnica que elabora Planos Diretores para municpios paranaenses, alm de projetos nas reas comercial e residencial de diversas escalas no Brasil e exterior.

AVALIAO

08

Processo
O processo de julgamento se inicia com a entrega dos projetos pelas equipes participantes. A partir deste momento, os jurados tero 15 dias para realizar seu julgamento, de forma individual, por meio do Portal Projetar.org. A partir da finalizao do julgamento pelos jurados, o Portal Projetar.org ter 5 dias para organizar a premiao, certificados, comunicar os parceiros e publicar os resultados no portal. O processo de julgamento dos trabalhos, assim como a inscrio das equipes e envio das propostas, ocorre de forma online, por meio do Portal Projetar.org, com o objetivo de potencializar a transparncia do processo de julgamento, evitando que uma liderana possa influenciar a deciso dos demais jurados.

Critrios
Os projetos sero avaliados pelos seguintes critrios:

Apresentao: Habilidade de claramente expressar as ideias geradoras da proposta, assim como sua respectiva qualidade de apresentao. Integrao com o entorno: Habilidade em relacionar a proposta, seja por integrao ou contraste, evoluo ou revoluo, etc., com o entorno imediato. Soluo funcional: Habilidade de compreenso do programa e sua respectiva resoluo no terreno. Design: Habilidade de originalidade na proposta e criao de carter para a edificao.

PREMIAO

09

Os resultados sero disponibilizados no Portal Projetar.org no dia 20/7. Aps a divulgao dos resultados, a Projetar.org tem um prazo de at 7 dias teis para entrar em contato com as equipes vencedoras e inform-las a respeito da forma de entrega dos prmios. A premiao ser distribuda como se segue: Primeiro colocado: R$ 1.000,00 + publicao do projeto em revistas e blogs parceiros + certificado; Segundo colocado: R$ 500,00 + Publicao do projeto em revistas e blogs parceiros + certificado; Terceiro colocado: R$ 300,00 + Publicao do projeto em revistas e blogs parceiros + certificado; Menes honrosas (at duas): Publicao do projeto em revistas e blogs parceiros + certificado.

NOTAS ADICIONAIS

10

Quaisquer alteraes realizadas neste edital sero divulgadas no Portal Projetar.org e na Fanpage (www.facebook.com/Projetar.org), sendo de responsabilidade das equipes acompanhar as informaes disponibilizadas nestes canais. Com a entrega da proposta pelas equipes inscritas, a Projetar.org reserva-se do direito de public-los em quaisquer meios, digitais e/ou impressos, que venham a ser convenientes com o seu interesse. Os autores do projeto reservam o direito autoral da proposta. O projeto objeto deste concurso fruto de uma atividade acadmica, e no ser edificado. A Projetar.org no foi contratada pelos proprietrios do terreno objeto deste concurso para realiz-lo. A Projetar.org no tem nenhuma relao com os proprietrios do terreno objeto deste concurso.

AGRADECIMENTOS

11

A Projetar.org agradece aos parceiros, que colaboraram com este concurso. Agradece, ainda, aos membros do jri que se dispuseram a colaborar com esta atividade.

You might also like