You are on page 1of 2

DOMINGO, 29 DE NOVEMBRO DE 2009

Entenda o que so harmnicos: uma explicao simplificada


A distribuio de energia eltrica atravs dos circuitos se d, no Brasil, em corrente alternada freqncia de 60 Hertz. A corrente dita alternada porque ora os eltrons, pequenas partculas de carga negativa que orbitam em torno do ncleo dos tomos do elemento condutor, so impelidos a fluir, de um tomo a outro, em uma determinada direo e no instante seguinte na direo oposta. Complementarmente, a taxa de alternncia do sentido do fluxo dos eltrons no meio condutor denominada freqncia e quando se diz que esta de 60 Hertz, ou seja, de 60 ciclos/segundo, significa que a corrente eltrica alterna sua direo 60 vezes a cada segundo. Sabendo-se disto, pode-se representar graficamente este movimento dos eltrons atravs de uma funo senoidal, onde a curva da tenso dada pela diferena de potencial entre dois pontos distintos do meio condutor a cada instante e a curva da corrente dada pela carga que atravessa uma seo transversal do meio condutor em cada instante e em cada direo do fluxo, como representado na figura abaixo:

O exemplo acima representa uma situao ideal, onde as formas de onda da tenso e da corrente no sofrem deformaes em razo da utilizao de equipamentos eletrnicos como conversores, inversores de freqncia, reatores eletrnicos e mquinas de solda. Nos casos reais, onde os equipamentos citados podem estar presentes, as formas de onda so distorcidas, passando a apresentar caracterstica no-senoidal.

O teorema de Fourier estabelece que cada forma de onda no-senoidal pode ser decomposta em diversas formas de onda de caracterstica senoidal, partindo-se de uma componente fundamental freqncia de 60 Hertz e outras tantas componentes freqncias mltiplas de 60 Hertz, que somadas resultam na forma de onda distorcida observada. A figura abaixo apresenta tal decomposio.

Recebem o nome de harmnicos as formas de onda de freqncia igual aos mltiplos da freqncia fundamental de 60 Hertz. A ordem harmnica de cada componente ser o nmero do mltiplo da freqncia fundamental. Assim, a 3 harmnica a componente de freqncia igual a 180 Hertz e, dessa forma, sucessivamente. Quando a forma de onda distorcida a da tenso, diz-se distoro harmnica de tenso e de forma similar ocorre quando a onda distorcida a da corrente. Altos nveis de distoro harmnica numa instalao eltrica podem causar problemas para as redes de distribuio das concessionrias e para a prpria instalao, assim como para os equipamentos ali instalados. O aumento de tenso na rede causado pela distoro harmnica acelera a fadiga dos motores e as isolaes de fios e cabos, o que pode ocasionar queimas, falhas e desligamentos. Adicionalmente, as harmnicas aumentam o valor mdio quadrtico da corrente eltrica verificada (devido ressonncia srie), causando elevao nas temperaturas de operao de diversos equipamentos e diminuio de sua vida til.
Postado por Gesto Eficiente da Energia s 12:08

Links para esta postagem


Criar um link

Postagem mais recentePostagem mais antigaIncio

You might also like