You are on page 1of 12

Biodiversidade e Sade Pblica: questes para uma nova abordagem

Biodiversity and Public Health: issues for a new approach


Aurea Maria Zllner Ianni
Pesquisadora Cientfica do Instituto de Sade SES-SP Docente da FCMSC-SP E-mail: aureanni@isaude.sp.gov.br

Resumo
Verificar o estado da biodiversidade e as intervenes que provocaram ou provocam a sua destruio ou comprometem a sua conservao implica problematizar aspectos fundamentais do fenmeno da vida, das relaes entre sade e ambiente. Na dinmica ecolgica, a freqncia de determinados seres vivos depende em grande medida da freqncia de outros seres vivos. Tambm na sade, a histria de cada doena dependente da histria de todas as doenas, da histria natural e da dos homens. A emergncia e reemergncia de doenas infecto-contagiosas colocam em evidncia a fragilidade do equilbrio ambiental. Esses problemas implicam necessidade de reposicionar o limiar crtico das relaes do homem com a natureza, do biolgico com o social. Articular a interface dessas categorias por meio da Epidemiologia, disciplina estruturante da Sade Pblica no Brasil, possibilita desvendar as implicaes ecolgicas dessa prtica social. Palavras-chave: Sade Pblica; Ambiente; Epidemiologia; Diversidade biolgica; Populaes.

Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005 77

Abstract
To verify biodiversity today and the human interventions that cause and determine its destruction or conservation implies considering the phenomenon of life and the relationship between environment and health. In ecological processes the frequency of plants, animals and humans depends on the frequency of all living entities. The same happens in health where the natural history of a disease depends on the history of all diseases. It depends on natural history and on human history. The emergence and re-emergence of infectious diseases demonstrate the environmental fragility balance. These problems necessarily replace the critical threshold between men and nature relationship, between biological and social categories. Disclosing the connection between these categories through Epidemiology, a structural discipline of Public Health in Brazil, permits to disclose the ecological consequences of this social practice. Keywords: Public Health; Environment; Epidemiology; Biological diversity; Populations.

Introduo
A degradao ambiental que pe em risco a sustentabilidade ecossistmica mundial tem suas implicaes diretas nas condies de sobrevivncia das populaes. No contexto da crise ambiental em que estamos submersos, a biodiversidade e as mudanas climticas globais destacam-se como os principais temas dessa problemtica. A discusso sobre essas questes tem revelado o risco que elas representam para as geraes futuras bem como apresentam claramente as incertezas do conhecimento que se tem sobre elas. Por isso, cabe discuti-las, no apenas em seus aspectos tcnicos e cientficos, mas tambm em suas bases polticas, econmicas e sociais. Em todo o mundo, a rea da sade manifesta fenmenos preocupantes. No so somente riscos potenciais, mas agravos crescentes sade e integridade individual ou coletiva, que tm produzido conseqncias destruidoras no conjunto das populaes. o caso da recrudescncia das antigas infeces e o surgimento de novas a emergncia, reemergncia e permanecncia das doenas infecciosas. Degradao ambiental e agravos sade expressam, portanto, uma crise ecolgica stricto sensu. Grande parte desses problemas conseqncia direta de aes humanas sobre o meio, incluindo, por exemplo, os riscos de explorao de novos nichos ecolgicos, as progressivas ondas migratrias de homens e mulheres por todas as partes do mundo, o desenvolvimento industrial exponencial, a falta de resoluo dos problemas da fome e desnutrio, o crescimento das desigualdades sociais, as condies de vida das populaes urbanas e rurais, as novas tecnologias, a bioengenheirizao exacerbada dos alimentos e dos medicamentos, a resistncia aos antibiticos etc. Esses inmeros aspectos constituem fragmentos de um quadro nico e complexo da sade das populaes em sua relao com o ambiente. Assim o panorama complexo das inter-relaes entre sade e ambiente. Essas relaes implicam questes de prticas sociais, pblicas, comunitrias, individuais e de conhecimentos tericos, empricos, cientficos, tecnolgicos, de senso comum.

78 Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005

Os sistemas vivos so aqueles pertencentes aos mais complexos nveis de organizao: organismos individuais, populaes, sociedades (organizao dos indivduos de uma mesma espcie), comunidades (sistemas de populaes, geralmente muitas espcies) e ecossistemas. Sistemas vivos incluem, tambm, os homens e suas sociedades, comunidades, economia, poltica, cultura; tudo isso em interao. Se ecologia (...) estudo do lugar onde se vive, com nfase sobre a totalidade ou padro dos organismos e o seu ambiente (Odum, 1988), a recrudescncia das doenas infecciosas, ou seja, as mudanas do perfil epidemiolgico das populaes desnudam, em certa medida, o desequilbrio ecolgico global, evidenciando a fragilidade do padro dos organismos e seu ambiente, a fragilidade do lugar onde se vive e com quem se vive. Esses so alguns dos desafios e das dificuldades da Ecologia e, conseqentemente, da Sade Pblica, que resultam do esforo de tratar as complexidades, as multiplicidades em contnua interao. nesse contexto que se torna pertinente o estudo das intervenes do homen no ser humano no ambiente e nas populaes. Uma dessas formas de interveno tem sido as aes de sade, especialmente aquelas voltadas s coletividades, adstritas ao campo da Sade Pblica, da Medicina Social. A Sade Pblica pode, por isso, ser considerada, a um s tempo: um campo, um conhecimento, uma tecnologia, uma prtica social da ao do homemser humano sobre as populaes diversas as humanas e as da natureza: animais, vegetais, virticas, bacteriolgicas. A sade vincula homemseres humanos e ambiente, natureza e sociedade.

Biodiversidade e Processo SadeDoena


So os processos ecolgicos, tecnolgicos e culturais que, articulados entre si, determinam as formas de apropriao e transformao da natureza, e esses processos refletem valores e interesses sociais diversos bem como relaes de poder conflitantes que se constituem na expresso histrica das relaes sociais e das formas de apropriao/reapropriao da natureza. Por isso, problematizar os processos ecolgicos implica problematizar aspectos fundamentais do fenmeno da biodiversidade.

O termo biodiversidade, contrao de diversidade biolgica, foi introduzido na dcada de 1980, sculo XX, por cientistas que se inquietavam com a ao humana sobre os organismos vivos. Na poca verificava-se uma intensa interveno sobre a variabilidade das espcies vivas por meio de prticas de extermnio, recriao e transformao (Lvque, 1999). Diversidade biolgica refere-se variedade e variabilidade dos organismos vivos e complexidade ecolgica onde eles ocorrem. Biodiversidade tambm a variedade funcional e estrutural das diferentes formas de vida genticas, das populaes, das espcies, das comunidades e dos diferentes nveis ecossistmicos. Dentre os fatores que caracterizam a diversidade incluem-se o nmero de espcies (riqueza), a sua relativa abundncia (uniformidade), a presena de espcies particulares (composio), a interao entre as espcies (efeitos aditivos) e a variao temporal e espacial nessas propriedades (Tommasino e Foladori, 2001). A biodiversidade envolve os seres vivos, seu material gentico e os complexos ecolgicos e tambm os fluxos, os nexos, as articulaes e as aes por meio dos quais esses seres se mantm relacionados. Nesse sentido, a biodiversidade expressa no s a variedade da vida como a importncia dessa variedade. Ela expressa as bases sobre as quais as diferentes formas de vida se apiam e dependem mutuamente. Do desenvolvimento e do equilbrio da biodiversidade depende a manuteno dos processos de evoluo de todo o mundo vivo. Ainda que a maior parte das definies de biodiversidade dem nfase primordial s entidade , por exemplo, as espcies , elas contemplam tambm a idia de processo em dois aspectos: primeiro, reconhecendo que uma das dimenses da biodiversidade a variedade de funes que as entidades desempenham; segundo, incorporando as interaes ecossistmicas como componentes constitutivos da biodiversidade (Gaston, 1996). Essa questo bastante contempornea e vem se tornando recorrente para os eclogos; diz respeito aos estudos de comunidades. Esses estudos tm se preocupado no apenas com a existncia, a importncia ou a perda da variabilidade de espcies como tambm com a transio e a contingncia das interaes entre as espcies, as comunidades, as populaes e os ecosSade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005 79

sistemas em geral (Southwood, 1986), porque se sabe que as interaes, os processos e as funes esclarecem tanto ou mais a complexidade do mundo vivo quanto as entidades em si. Na sade, processos e interaes tambm tm sido objeto de problematizao. No se pode considerar sadedoena como estados biolgicos e sociais estticos. A idia de sadedoena implica variaes e adaptaes contnuas. O passo do saudvel ao enfermo comea com um perodo silencioso que pode ser muito curto ou muito longo, muitas vezes sem que se tenha meios tcnicos para descobri-lo. Sade e doena no so estados em si, mas, ao contrrio, contingncias que se contrapem relativamente uma outra em constante movimento no processo da vida. No parece possvel definir sade em termos absolutos e somente objetivos, muito menos pensar que sade a simples ausncia de doena. Sadedoena um processo que varia segundo os tempos histricos e sociais, os ambientes e as circunstncias ecolgicas. Na medida em que esses estados so muito variveis, so por isso mesmo dinmicos e se transformam de acordo com as pocas, as condies de vida concreta das populaes, as culturas. O indivduo so aquele que demonstra harmonia dinmica dos nveis fsico, mental e social com o seu ambiente, incluindo as variaes biolgicas do seu organismo (posto que nenhum estado definitivo). Os estados de sade e doena representam, portanto, grandes extremos da variao biolgica dos corpos, com uma infinita gradao intermediria entre esses plos, muitas vezes imperceptvel. Eles so a resultante de intercmbios do organismo humano em adaptar-se fsica, mental e socialmente s condies variveis do ambiente. H dois tipos de fatores gerais que influenciam a capacidade de adaptao e tolerncia dos homens aos fatores adversos a nossa biologia que sobrepujem a capacidade humana de adaptao: as imperfeies biolgicas (anatmicas, fisiolgicas hereditrias e congnitas) e os fatores adversos a nossa biologia, que podem existir no ambiente. A adaptao biolgica , por isso mesmo, um problema no apenas dos indivduos, mas tambm de comunidades, de populaes, de espcies (San Martin, 1979, p. 63). Exemplo desse fenmeno a quase onipresena de agentes infecciosos no ambiente causando doenas somente em algumas circunstncias e em alguns in-

divduos. H uma relao entre o agente infeccioso, os seres humanos e o ambiente que inibe ou atenua a sua natureza infecciosa. A epidemia de tuberculose dos pases industrializados do Ocidente no sculo XIX, por exemplo, deveu-se, em grande parte, ao imenso estresse provocado pelas muitas horas de trabalho, pela m nutrio da populao trabalhadora e pobre e pelos baixos padres de moradia. Assim que esses padres sociais melhoraram, as taxas de tuberculose imediatamente declinaram, precedendo qualquer terapia especfica ou profiltica (Kormondy e Brown, 2002). O objetivo ltimo da sade no deve ser, portanto, a reparao do organismo mas, e sobretudo, a transformao das condies e modos de vida que se encontram na origem dos processos de adoecimento. Essas questes revelam que, na dinmica ecolgica da natureza das espcies humanas e naturais, a freqncia de determinados seres vivos depende em grande medida da freqncia de outros seres vivos, sejam eles vegetais, animais ou humanos, bem como dos diferentes determinantes sociais. A histria de cada doena tambm depende da histria de todas as doenas, da histria dos homens.

Epidemiologia: a disciplinarizao das prticas em Sade Pblica


A Sade Pblica constitui, nas sociedades modernas, o campo das prticas sociais que lida com os problemas de sade das populaes, e a Epidemiologia a disciplina bsica desse campo de estudo e intervenes. A Epidemiologia constituiu-se disciplina cientfica no incio do sculo XIX, para cumprir uma dupla tarefa: por um lado, produzir conhecimentos cientficos acerca da distribuio e determinao do processo sadedoena em populaes humanas e, por outro, fornecer os subsdios aos servios de sade para o controle de doenas e agravos sade (Barata, 2000, p. 313). Essa disciplina constitui-se, portanto, um dos instrumentos estruturais da sobrevivncia do homem moderno: a sua sade. A Epidemiologia subsidia e nutre os saberes, as prticas sociais, as aes, as construes de conhecimentos no que diz respeito sade das comunidades, coletividades. uma disciplina que orienta as aes em populaes humanas e seu ambiente.

80 Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005

Disciplina bsica da Medicina Social, da Sade Pblica, Coletiva, a Epidemiologia tem sua inspirao nas mximas iluministas da medicina social, e olhando de soslaio para o mtodo das cincias naturais, (...) coloca-se, ainda no sc. XIX, o desafio de conhecer objetivamente as leis do comportamento coletivo da sade e da doena (Ayres, 1995, p.29). Tem como objeto de estudo os fenmenos de sade de populaes e em populaes (Castellanos, 1997) e, por isso, tem sido tradicionalmente definida como a cincia que estuda a distribuio das doenas e suas causas em populaes humanas, sejam elas um nmero expressivo de pessoas, agregados em sociedades, comunidades, grupos demogrficos, classes sociais e/ ou outros coletivos de seres humanos. Ela estuda os estados particulares de ausncia ou presena de enfermidades dos homens sob a forma de doenas infecciosas (sarampo, rubola, DST/AIDS, dengue etc.), no-infecciosas (diabetes, cardiopatias, doenas mentais etc.) e agravos integridade fsica (homicdios, suicdios, contaminaes etc.) (Almeida Filho e Rouquayrol, 1990). O objetivo epidemiolgico situase, portanto, no organismo social e, estabelecendose uma analogia Clnica, pode-se dizer que a Epidemiologia se prope examinar o corpo populacional, ou seja, descrever os agravos que a ocorrem, apontar as causas e orientar a indicao dos meios de controle e profilaxia (Forattini, 1996). A Sade Pblica em seus primrdios foi marcadamente subsidiada por muitos estudos que demonstraram as relaes entre os problemas de sade de comunidades e suas condies de vida, compreendidas, ento, essencialmente como condies sanitrias bsicas, formas de alimentao e condies de trabalho. Podem ser citados como exemplo alguns trabalhos pioneiros como o de Virchow, na Alemanha, que relacionou condies de vida e agravos sade, o estudo ecolgico de Durkheim sobre a freqncia e a distribuio do suicdio associadas s culturas protestantes e catlicas na Europa Ocidental, as descries de Farr sobre a sade dos trabalhadores das minas, o estudo de Snow sobre o clera na Inglaterra, os de Villerm sobre as condies de sade dos trabalhadores txteis na Frana; na Amrica Latina, pode-se citar os trabalhos de Finlay, em Cuba, sobre o papel dos mosquitos na transmisso da febre amarela e os de Chagas, no Brasil, sobre a tripanossomase america-

na. Esses estudos epidemiolgicos contriburam para demonstrar que a relao entre a situao de sade e as condies do meio ambiente era mediada pelas condies de vida e de trabalho das populaes e pelos agentes etiolgicos (Barreto, 1990). Desde fins do sculo XVII, com o aperfeioamento do microscpio, milhes de seres animados, protozorios e bactrias, que viviam em completa indiferena s preocupaes humanas, passaram a ser revelados e identificados (Thomas, 1996, p. 200). No sculo XIX, com as descobertas de Pasteur e o advento da bacteriologia, consolidaram-se as bases da investigao experimental calcada nas cincias biolgicas; tornou-se possvel provar que microorganismos provocavam doenas em seres humanos. Estabeleceu-se, assim, o arcabouo de uma concepo ancorada nas cincias positivistas em que o princpio da causalidade explicava quase tudo: para cada agente etiolgico, uma doena. Dessa forma, criam-se bases para a busca incessante dos agentes etiolgicos e seus mecanismos de transmisso (Castellanos, 1998). O campo reconhecido como Sade Pblica tem sua gnese no desenvolvimento da Medicina Social do sc. XVIII, cuja base era uma certa tecnologia do corpo social. A Medicina Social foi aquela que representou a extenso do controle da sociedade sobre os indivduos para alm da ideologia e da conscincia, ou seja, para alm da constituio dos Estados, partidos polticos, direitos de cidadania etc.; ela estendeu o controle da sociedade esfera do corpo humano; segundo Foucault (1993, p. 80), (...) foi no biolgico, no somtico, no corporal que, antes de tudo, investiu a sociedade capitalista (...). Essa extenso do controle social aos limites dos corpos humanos e que encontrou na socializao da Medicina sua configurao histrica moderna, ocorreu em funo de dois aspectos fundamentais: o primeiro deles foi a concepo vigiada de cidadania, que requeria incorporar e, sobretudo, controlar a sociedade como um todo, principalmente as classes sociais emergentes, como foi o caso, por exemplo, da criao da polcia mdica na Alemanha de 1764 que mantinha, por meio do sistema de vigilncia, o controle dos indivduos sos e doentes; o segundo foi o impacto negativo sobre as condies de sade das populaes, que assumia propores inusitadas e crescentes em decorrncia da concentrao de trabalhadores fabris em reas urbanas

Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005 81

desprovidas de estrutura adequada a essa nova configurao demogrfica e territorial, o que gerava srias conseqncias dinmica populacional da poca. A Medicina Social surgiu, ento, como socializao da prtica mdica, compreendida como a Medicina voltada incorporao do corpo biolgico ao social e, em larga medida, vinculada dinmica do ambiente urbano moderno, s concentraes das populaes. Com razes na Medicina Social, constituda no sculo XVIII, o sculo XIX v consolidar-se o campo da Sade Pblica. Desde meados desse sculo tornam-se crescentes os estudos sobre as doenas endmicas e epidmicas a partir da compreenso de que elas acarretavam problemas para uma comunidade inteira. Foi nesse perodo, portanto, que se institucionalizou essa prtica, estabelecendo-se as (...) formas institucionais que serviriam para suplementar, mais tarde, um conhecimento mdico mais acurado e efetivo, como a superviso de servios locais por uma comunidade central, e a criao da funo de mdico de Sade Pblica (Rosen, 1994, p.180). Estruturada administrativamente na esfera dos poderes pblicos e dos aparelhos de Estado, a Sade Pblica/Medicina Social, constituiu, desde ento, um campo muito prprio aquele voltado ao enfrentamento dos problemas concernentes sade das populaes. A partir das primeiras dcadas deste sculo desenvolveu-se o que se pode denominar de novo higienismo. Com bases na proposta de reestruturao da escola mdica contida no Relatrio Flexner, publicado em 1910, a orientao passou a ser predominantemente biomdica. Iniciou-se um perodo de expanso das funes polticas dos governos, incluindo-se a as legislaes sanitrias. Segundo Rosen (1994, p.350) Talvez no exista, na histria recente, um processo mais fascinante do que a metamorfose do Estado liberal, no intervencionista, vigia noturno, do sculo XIX, ao atual Estado do bem-estar, onde j se aceitava o princpio da interveno e controle do Estado na Sade. Nesse novo contexto, a Sade Pblica se estruturou sob o mesmo ngulo biolgico-experimental que embasava a Medicina moderna, crescentemente subjugada ao domnio da clnica. Esse novo higienismo estruturou-se, portanto, no pensamento mdico-clnico, referenciado nos corpos individuais em sua expresso demogrfica, os quais passaram a serem vistos como conjuntos de individualidades, massifica-

dos. De um arcabouo populacional passou-se, aos poucos, a um arcabouo de conjuntos de indivduos e, posteriormente, a grupos de risco (Ayres, 1997). A aspirao bsica da ao da Sade Pblica passou a ser, ento, a diminuio dos riscos de adoecer. O impacto integral desse compromisso pde ser verificado em depoimento de Hermann Biggs, lder da sade pblica norte-americana e pioneiro no controle da tuberculose que, em 1911, afirmou que (...) a doena em grande parte um mal eliminvel. Continua a afligir a humanidade no apenas em virtude do conhecimento incompleto de suas causas e da falta de higiene individual e pblica: tambm as duras realidades econmicas e industriais e as condies de moradia infames a estimulam muito (...) (Rosen, 1994, p.350). Paralela e intrinsecamente vinculada a esse processo, a Epidemiologia, neste sculo, ampliou seu papel na consolidao de um saber cientfico sobre a sade humana, seus determinantes e suas conseqncias, subsidiando crescentemente as prticas da Sade Pblica em trs aspectos principais: 1) a disciplina desenvolve tecnologias efetivas para o chamado diagnstico de sade das populaes, fornecendo subsdios para o planejamento e a organizao das aes em sade; 2) a investigao epidemiolgica incrementa o avano do conhecimento sobre os determinantes do processo sadedoena, tal como ocorre em contextos coletivos, contribuindo para o avano correspondente no conhecimento etiolgico-clnico; 3) a metodologia epidemiolgica pode ser empregada na avaliao de programas, atividades e procedimentos preventivos e teraputicos, tanto no que se refere ao sistema de servios quanto ao impacto das medidas de sade na populao (Almeida Filho e Rouquayrol, 1990). A Sade Pblica consolida-se, dessa forma, com bases na Epidemiologia conhecimento e prtica voltados para o diagnstico e a interveno sobre populaes, coletivos, grupos, massa , e estruturada sobre dois princpios bsicos: a busca do agente etiolgico, causador da doena, e a ao voltada aos corpos dos indivduos sob risco em sua expresso de grupos, populaes, massa. Desde ento, a Epidemiologia, por meio das prticas clnicas e de Sade Pblica, tem penetrado esferas mltiplas e diversificadas das dinmicas sociais e ambientais ao se propor o enfrentamento do processo sadedoena em populaes; isso tanto no que diz

82 Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005

respeito aos conhecimentos que tem produzido quanto s intervenes concretas que tem provocado. uma disciplina que transita, evidentemente, entre o emprico e o terico, entre prticas e conhecimentos, entre indivduos e coletivos, entre meios, naturais e sociais. , portanto, na confluncia dos agentes etiolgicos e dos corpos humanos que se estabelece a tenso entre natural e social; o combate aos microorganismos tendo por referncia os corpos dos indivduos constitui o cenrio do controle das doenas, a fronteira, a zona de transio entre o biolgico e o social.

Sujeio do Mundo Natural, Sujeio do Mundo Social


Lucien Sfez (1996) em seu livro A Sade Perfeita formulou uma idia aterradora: a de que, diante do aparente fracasso dos grandes projetos ideolgicos da modernidade, contra o aparente fracasso da histria, entra em cena, em substituio, o iderio da sade perfeita. Segundo ele, (...) se h um lugar que resiste dissoluo do sentido, este lugar o nosso corpo, centro e foco de uma identidade, portador de continuidade da espcie humana, garantia se est em boa sade de uma vida de bem estar desembaraada das doenas que comprometem o equilbrio da natureza (p. 41). Por isso o corpo humano se apresenta como ltimo reduto para a consolidao de um projeto ideolgico da (ps)modernidade, tornando-se fonte e foco de pesquisas, intervenes tecnolgicas, injunes polticas, prticas autoritrias, de controle, culminando numa certa moral sanitria politicamente correta. Se antes, as doenas e males estavam fora do corpo dos indivduos, cabendo-lhes a defesa dessa invaso, ocupao e contaminao, agora, com as terapias gnicas, implantes de tecidos, reuso de rgos, etc. esse combate instala-se, definitivamente, no ser humano. O inimigo no est mais no exterior, inimigo a combater ou civilizar como o selvagem de antanho. Ele est no interior, no [ser] humano que quer destruir o equilbrio do planeta, na cidade, em nossos genes. Aqui ainda a imagem de um selvagem trabalha o imaginrio. Este selvagem, este primitivo, o homem geneticamente perfeito, so, robusto, que vive por muito tempo numa natureza generosa reconciliada consigo mesma e com o homem. Este primitivo perfeito

nos estende o espelho de nossos limites, de nossas imperfeies, de nossas doenas (mesmo as doenas mentais) e de nossos erros. Em suma, as utopias sociais dos sculos XIX e XX tinham criado a imagem do selvagem que definia em oco o civilizado. A utopia tecnolgica do sculo XXI, de tipo bio-ecolgico, cria a imagem de um outro primitivo, o selvagem em ns, modelo a ser atingido que refuta a fatalidade, a das doenas ainda tratadas tarde demais (Sfez, 1996, p.31). Se atualmente este iderio penetra de fato em todas as esferas da vida social a cultura, a poltica, a economia, as relaes dos homens com a natureza, etc. , a utopia da sade perfeita resulta no incremento de uma higienizao eugnica que se configura, por exemplo, na construo do corpo virtual em seus possveis e provveis desdobramentos: a ausncia de doenas, a estetizao, a hereditariedade controlada, a imortalidade, dentre muitos outros aspectos. As marcas corporais que as diferentes sociedades imprimem nos corpos de seus integrantes exprimem, simbolicamente, a estrutura social como um todo. Dessa forma, o corpo simboliza a sociedade, e os poderes e perigos atribudos estrutura social, guardadas as devidas propores, so nele reproduzidos (Queiroz e Otta, 1999, p. 32). Hoje, para alm das marcas dos rituais simblicos tradicionais, imprimem-se nos corpos as marcas simblicas da (ps)modernidade, prteses, rgos transplantados, tecidos, vrus, bactrias. No nova nem recente a tematizao ideolgica do homem e seu corpo como objeto e sujeito de conhecimentos e prticas da cincia e tecnologia. Desde o sculo XIX, com o aparecimento das cincias empricas como a biologia, a economia e a filologia, e o desenvolvimento dos estudos de representao pelas cincias humanas por meio da antropologia, da sociologia e da psicologia, abriu-se um imenso universo de possibilidades de estudo do homem. A sociedade capitalista desenvolveu; a partir de ento, uma poderosa ao poltica sobre o corpo passou a constituir um conjunto muito complexo. Tomemos o exemplo da filantropia no sculo XIX: pessoas que vm se ocupar da vida dos outros, de sua sade, da alimentao, da moradia (...) mais tarde, desta funo confusa saram personagens, instituies, saberes (...) uma higiene pblica, inspetores, assistentes sociais, psiclogos (...) Naturalmente, a medicina desempenhou o

Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005 83

papel de denominador comum (...) Era em nome da medicina que se vinha ver como eram instaladas as casas, mas era tambm em seu nome que se catalogava um louco, um criminoso, um doente (Foucault, 1993, p.151). Como o desenvolvimento da medicina se deu com bases na fisiologia (anatomia animada) e na patologia (sistema classificatrio de doenas), teve como efeito, em termos do saber, (...) transformar a medicina num discurso disciplinar sobre a doena (Luz, 1988, p.85). Nesse sentido, a sade perfeita ressoa, em larga medida, ao prprio saber mdico, sanitrio e resulta dele. Com o advento da bacteriologia e a consolidao da Medicina Social no sculo XIX, a busca da ordem o invadiu as prticas sanitrias na sua totalidade por meio das campanhas higienizadoras e da interveno nos corpos humanos; (...) no ocasional que o modelo explicativo do adoecer tenda, na medicina moderna, cada vez mais para a metfora da invaso, num contexto de batalhas sucessivas, na guerra entre as enfermidades e o organismo humano, que tem por limite, sempre recuado, a histria individual e coletiva dos seres humanos no espao e no tempo (Luz, 1988, p. 86). O pavor das epidemias uma das manifestaes humanas mais significativas e que atravessa todos os tempos histricos. Na Idade Mdia, por exemplo, a ordem impunha-se como uma situao em que cada um deveria conhecer o seu lugar na vasta hierarquia criada por Deus e que ia do criador s lesmas. O oposto, o caos, estava em toda a parte e no cessava de roer e ameaar as gentes e seu mundo (Turner, 1990). Obviamente as epidemias constituam uma dessas convulses de caos. Datam dos sculos XVI e XVII a adoo das prticas de isolamento das cidades que, por meio da construo de muralhas ambientais, tentavam impedir a penetrao das pestes, das epidemias eram as chamadas quarentenas. Posteriormente, essa estratgia estendeu-se aos indivduos doentes e se traduziu nas prticas de isolamento em dispensrios e sanatrios. Portanto, a consolidao de um higienismo baseado no combate ao agente microbiano nos corpos dos indivduos caminha em direo a uma idia de sade absoluta, para alm das doenas, das imperfeies, dos limites de tempo e espao territorial, social, populacional, corporal. Este higienismo ressoa, em certa medida, utopia bioecolgica ao legitimar, em sentido amplo, o iderio de uma sade perfeita. Por isso,

Medicina Social, Sade Pblica, Epidemiologia legitimam, enormemente, o cenrio utpico da higienizao unificadora do mundo. Se os germes do Velho Mundo eram entidades dotadas de tamanho, peso e massa, (...) tambm precisavam de transporte para cruzar os oceanos, algo que os marinheiros inadvertidamente lhes forneceram. Uma vez em terra firme e alojados no corpo de novas vtimas em terras novas, a sua taxa de reproduo (chegavam a dobrar em vinte minutos) permitia que superassem todos os imigrantes de maior porte na rapidez com que se proliferavam e na velocidade de sua expanso geogrfica. Os patgenos incluem-se entre os organismos mais daninhos existentes (Crosby, 1993, p. 175). Os rgidos mecanismos de vigilncia epidemiolgica, no mbito do Regulamento Sanitrio Internacional, so resduos desse perodo, das quarentenas. Nos pases do norte, especialmente nos EUA, a sade internacional geralmente tratada apenas como um esforo de proteo nacional contra a invaso das doenas j controladas (Carvalheiro, 1995, p.129). Estabelecida a unificao microbiana do mundo, presenciou-se, nas dcadas que medeiam os sculos XIX e XX, as intervenes de maior progresso na luta contra as doenas epidmicas. Com fortes razes na histria natural, o novo higienismo da Sade Pblica, ancorado no modelo biomdico, serviu-se, crescentemente, do teor prtico e til da bacteriologia. Essa Sade Pblica pensa a natureza como algo que, desde que conhecida, poder e dever ser dominada, gerida e utilizada a servio da sade humana. Os micrbios, os agentes etiolgicos, tm de ser destrudos ou modificados pela interveno sanitria para a existncia plena da vida humana, para a sua preservao. A Sade Pblica, nutrida das cincias naturais, preserva o iderio do domnio sobre a natureza. Trata-se do processo que se pode denominar de objetivao da natureza, mediante o qual o ser humano atua sobre a natureza, considerando-a apta apenas para fins prprios e modificando a ordem natural preexistente. O ser humano converte-se no sujeito de uma natureza que o seu objeto. E, esse processo acarreta na natureza efeitos em duas dimenses: numa delas, sobre o meio abitico e os demais seres vivos; na outra, sobre o prprio ser humano, incluindo a uma crescente mediao do corpo como objeto (de trabalho, de cincia, de tecnologia) (Foladori, 1996).

84 Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005

Um artigo de divulgao cientfica em Sade Pblica publicado no Jornal O Estado de S. Paulo1 ilustra bem esses princpios: Quando, na dcada de 1950, o Brasil erradicou (grifo nosso) o Aedes Aegipty, o vetor urbano da febre amarela e da dengue, levou menos de 10 anos e empregou em todo o Pas, excetuando-se o Estado de So Paulo, cerca de 3.500 agentes no perodo de maior atividade. ramos pouco mais de 50 milhes, a maioria na rea rural ou em pequenas cidades. No se pode comparar os resultados excelentes conseguidos por Emlio Ribas e Oswaldo Cruz no incio do sculo 20, nem os dos servios de sade pblica na metade do mesmo sculo, com a situao dos dias atuais. O trecho parece reproduzir exatamente o que Thomas (1996) assinala sobre as concepes prevalecentes nas cincias naturais quando de sua constituio; ao citar Forsyth (p. 32), que preconizava (...) familiarizar-se tanto quanto possvel com a economia e a histria natural de todos esses insetos, na medida em que, desse modo, estaramos aptos a achar o mtodo mais adequado de destru-los (...), o controle da natureza ainda parece ser a utopia dos cientistas modernos; o triunfo da razo humana sobre a paixo da natureza, o triunfo da ordem sobre o caos. Os fatores ambientais so os mesmos que fomentam a sade ou produzem a enfermidade. O ser humano moderno um ser eminentemente social, dependendo em todos os nveis de vida da organizao social na qual est inserido. Para alm dos fatores fsicos e biolgicos do meio, as condies culturais, econmicas e sociais influenciam o nvel de sade das coletividades. Nesse sentido, todos os fatores do ambiente tm importncia fundamental tanto nos estados de sade quanto nos de doena. Assim, de que se trata, afinal, erradicar uma doena? Control-la? Elimin-la? O que quer dizer no existir? Estar ausente de um lugar apenas e no se alastrar por determinada populao humana, ou no existir em parte alguma do mundo, nem mesmo entre animais? A idia de erradicao das doenas, de seu controle ou extermnio, implica num pensamento sanitrio que vislumbra uma higienizao impraticvel, irreal, e que, na busca desenfreada desse objetivo, contribuiu signi-

ficativamente para abrir caminho para devastaes provocadas por vrus, germes, bactrias, microorganismos; tanto pela ruptura da patocenose, isto , suprimindo doenas que serviam de barragem contra provveis doenas emergentes, quanto pela facilitao para a transmisso e mutao (competio e co-evoluo) aceleradas de microorganismos em funo das prprias prticas mdico-sanitrias (Grmeck, 1995). Da mesma forma, pode-se sugerir que esse pensamento sanitrio vem subsidiando interferncias em diferentes nveis na biodiversidade, pois se deve considerar a importante distino entre duas direes da ao humana sobre a diversidade biolgica: uma que corresponde esfera do nativo, natural, ou seja, conservao e sobrevivncia das espcies em seu prprio meio, e a outra, que corresponde esfera artificial, reflexiva, regenerao e manipulao feitas pelos homens como a transferncia de genes, introduo de espcies, etc. (Gaston, 1996). Os microorganismos (como, de resto, todo universo biolgico, fsico-qumico) esto, afinal, presentes em toda parte. Eles no desapareceram do planeta quando europeus e americanos limparam seus territrios na era ps-industrial. Eles no desaparecem com as invenes e descobertas cientficas de medicamentos, antibiticos e vacinas. Eles no desaparecem com campanhas sanitrias higienizadoras. Microorganismos so causadores de doenas e so, simultaneamente, fontes de inovao evolutiva. A maior parte da evoluo ocorreu com o que repudiamos como micrbios. Sabemos agora que todas as formas de vida evoluram das menores formas de vida, as bactrias. No precisamos aceitar bem este fato. Os micrbios, principalmente as bactrias, so destratados como inimigos e denegridos como germes. (...) Esse ponto de vista perturbador para algumas pessoas (Margulis, 2001, p. 12). No h, portanto, microorganismo totalmente novo. Nenhum deles surge do nada. Ele vem de um ancestral que deveria ter caractersticas genticas vizinhas e que deve ter se perpetuado em algum lugar, em alguma populao humana ou animal. Esse ancestral no era necessariamente patognico, ou ento muito pouco, em relao populao animal ou humana.

1 A Dengue e as mazelas da modernidade de Jos da Silva Guedes e Luiz Jacintho da Silva. Artigo publicado no jornal O Estado de So Paulo, 07 de maio de 2001, p. A 11.

Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005 85

No foi seno com a emergncia do vrus da imunodeficincia humana que se tornaram gritantes os limites e imposies em relao dinmica global da sade para alm da vacinao em massa e programas de controle de diarrias. Atravs do prisma da AIDS foi possvel para os especialistas em sade pblica testemunhar o que consideravam hipocrisia, crueldade, falhas, inadequao de instituies sagradas da humanidade, incluindo a as instituies mdicas, cientficas, religiosas, judicirias, a prpria OMS (Organizao Mundial de Sade) e sistemas de governo. A presena do HIV pode ser um sinal do que h por vir. necessrio aprender muito ainda sobre os microorganismos, necessrio reconhecer que mudanas em nvel micro no ambiente podem afetar a vida em nvel macro, global (Garret, 1994 e Berlinguer, 1990). Sabe-se hoje que no h uma estabilidade das espcies do mundo microbiano. Ao contrrio, estas entidades esto expostas a uma presso seletiva que, muitas vezes, no ocorre em tempos longos. Contrariamente a muitas concepes, atualmente superadas, a escala de tempo desses processos evolutivos no necessariamente longo nem secular. Alm disso, a socializao dessas espcies, nas atuais sociedades complexas, torna esse ritmo muito mais rpido. Um exemplo bastante pertinente so as bactrias resistentes que surgem nos hospitais e que apresentam uma dinmica de seleo natural e plasticidade altamente acelerada (Possas, 2001). A participao da vida em comunidades envolve a interao de populaes distintas que tm, como principal resultado, a co-evoluo, que se expressa nos diferentes nveis da vida e desenvolvimento das espcies, como por exemplo em nvel gentico, dos habitats, e outros. Da mesma forma que h competio entre as espcies, h interaes que levam co-evoluo (Forattini, 2002). A freqncia de cada doena depende em grande parte da freqncia de outras doenas numa mesma populao. A histria de cada doena dependente da histria de todas as doenas. A tendncia da vida independente se aglomerar e ressurgir em uma nova totalidade em um nvel mais elevado e de maior organizao (Forattini, 2002 p.19). A simbiose, sistema em que membros de diferentes espcies vivem em contato fsico e que pode comear como uma forma desconfortvel de formas de vida distintas, pode es-

tar na origem das principais inovaes evolutivas. O HIV e outros vrus podem ter tido a sua origem. A dificuldade de combater este vrus reside no seu potencial adaptativo. Ele consegue driblar os mecanismos de defesa do hospedeiro com a ajuda de mutantes secundrios (Eigen, 1997, p.26). Essas questes colocam a necessidade de reposicionar o limiar crtico das relaes do homem com a natureza, do biolgico com o social, e o homem situa-se na confluncia da estrutura e do movimento de ambos: biolgico, por ser social, social, por ser biolgico.

Consideraes Finais
As prticas hegemnicas em Sade Pblica, nutridas pela Epidemiologia, estiveram, como se pde verificar, orientadas pela lgica da determinao do homem sobre a natureza. A produo social da natureza no questo nova nem na cincia nem nas prticas sociais diversas; so constitutivas das sociedades nas suas diferentes configuraes histricas. O que se discute aqui, a concepo de sociedade e natureza, de relao biolgico-social, que iluminou as prticas sanitrias nessa interveno do homem sobre a natureza, ou mais especificamente, sobre a espcie humana. Subjaz a essas intervenes as idias de controle, erradicao, como se os objetos da natureza pudessem estar submetidos aos desgnios humanos. Subjaz, tambm, a idia de que tais prticas, aplicadas na perspectiva da proteo e preservao da sade humana, seriam, necessariamente, positivas, e permitiriam, em longo prazo, a eliminao de muitas das doenas, atingindo-se um estado de sade perfeita. A imprevisibilidade do social e do natural foi, nesse sentido, pouco contemplada. Os fenmenos socionaturais, no entanto, evidenciam (e denunciam), cada vez mais, essa imprevisibilidade. No h congelamento das espcies no mundo dos microorganismos, assim como no h o congelamento das populaes em geral, microbianas, vegetais, animais, humanas. Todos se movem, ou so movidos, atravessam fronteiras, enfrentam adversidades, desmembram-se e recompem-se numa dinmica especialmente acelerada no contexto atual. Os fenmenos socionaturais evidenciam, tambm, a interatividade, a co-evoluo, o mutualismo, etc. A freqncia de cada doena depende, em grande parte,

86 Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005

da freqncia de todas as doenas. Tambm se sabe que o novo no surge do nada. No h microorganismo totalmente novo, e seu desenvolvimento pode vir a ser patognico, ou no. H, ainda, as mudanas em nvel micro (organismos), que podem ter conseqncias em nvel macro (espcies, populaes, ambientes). Nesse sentido, as prticas em Sade Pblica tm sido fonte de criao, estimulao, desequilbrio e destruio da diversidade biolgica. Essa a esfera artificial da ao humana sobre a diversidade biolgica, segundo Gaston (1996): a das manipulaes feitas pelos homem. A Sade Pblica, nessa perspectiva, destri e produz diversidade biolgica. Essa uma questo importante que tem que ser posta no campo das prticas em sade coletiva, na perspectiva de novas abordagens tendo em vista o necessrio equilbrio ecolgico e a sustentabilidade das espcies. O tema da biodiversidade tem de ser encarado no apenas no que se refere preservao ou conservao das espcies, mas tambm a criao, inveno ou disseminao artificial de seres, especialmente quela referente expanso artificial da diversidade biolgica. Essa questo crucial para a Sade Pblica, pois um campo em que prticas de conservao/ preservao e de criao/destruio constituem plos contraditrios e necessrios de uma mesma e grande estratgia que a garantia da sade/sobrevivncia das populaes humanas. Exemplo esclarecedor desse paroxismo so as prticas de imunizao, que envolvem, numa mesma rede, desde as pesquisas laboratoriais com genes, tecidos, seres vivos diversos, micropopulaes, etc. at as estratgias de vacinao em massa e que desconsideram, na maioria dos casos, fatores ecolgicos importantes como, por exemplo, o impacto da induo nos experimentos, os processos demogrficos prprios de determinadas regies ou segmentos da populao, dinmicas ecossistmicas nas quais as diferentes populaes (animais, microorganismos e humana) esto inseridas, determinantes importantes como etnia, padro nutricional dos imunizados, etc., o que conforma um quadro complexo no que se refere ao equilbrio e interao das espcies com o meio. Nesse contexto, prticas sociais diversas e em especial as de Sade Pblica , no encontram mais refgio; no h qualquer possibilidade de externalizao dos riscos seno para a prpria sociedade, ou

seja, tais prticas so simultaneamente resultado de desenvolvimento cientfico-tecnolgico e fonte de risco, colocando sociedade, sade pblica e biodiversidade como temas necessariamente vinculados, co-relacionados, auto-reflexivos.

Referncias
ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z.. Epidemiologia. Rio de Janeiro: APCE/ABRASCO, 1990. AYRES, J. R. de C. M. Epidemiologia e emancipao. So Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: ABRASCO, 1995. AYRES, J. R. de C. M. Sobre o risco: para compreender a epidemiologia. So Paulo: Hucitec, 1997. BARATA, R. B. Epidemiologia e cincias sociais. In: BARATA, R. B.; BRICEO-LEN, R. (Org.). Doenas endmicas: abordagens sociais, culturais e comportamentais. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2000. p. 313-330. BARRETO, M. L. A epidemiologia, sua histria e crises: notas para pensar o futuro. In: COSTA, D. C. (Org.). Epidemiologia : teoria e objeto. So Paulo: HUCITEC-ABRASCO, 1990. p. 19-39. BERLINGUER, G. Globalizao e sade global. Estudos avanados, So Paulo, v. 13, n. 35, p. 21-38, 1999. CARVALHEIRO, J. da R. A epidemiologia salvou-se por milagre, mas a sade pblica soobrou. Sade e Sociedade, So Paulo, v. 4, n. 1-2, p. 127-132, 1995. CASTELLANOS, P. L. Epidemiologia, sade pblica, situao de sade e condies de vida: consideraes conceituais. In: BARATA, R. B. (Org.). Condies de vida e situao de sade. Rio de Janeiro: ABRASCO, 1997. p. 31-75. CASTELLANOS, P. L. O ecolgico na epidemiologia. In: ALMEIDA FILHO, N. de et al (Org.). Teoria epidemiolgica hoje: fundamentos, interfaces e tendncias. Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. p. 129-147 (Srie Epidemiolgica, n. 2). CROSBY, A. W. Imperialismo ecolgico: a expanso biolgica da Europa: 900-1900. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. EIGEN, M. O que restar da biologia do sculo XX. In: MURPHY, M. P.; ONEILL, L. A. J. (Org.). O que vida? 50 anos depois: especulaes sobre o futuro da biologia. So Paulo: UNESP, 1997. p. 13-33.

Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005 87

FOLADORI, G. Las fuerzas que guan el comportamiento humano con su ambiente. In: RAMREZ, A. L.; HERNNDEZ, P. F. (Coord.). Sociedad y medio ambiente: contibuciones a la sociologia ambiental en America Latina. Mxico: Associacin Latinoamericana de Sociologia, 1996. p. 29-49. FORATTINI, O. P. Epidemiologia geral. So Paulo: Artes Mdicas, 1996. FORATTINI, O. P. O pensamento epidemiolgico evolutivo: sobre as infeces. Revista de Sade Pblica, So Paulo, v. 36, n. 3, p. 257-262, jun. 2002. FOUCAULT, M. Microfsica do poder. So Paulo: Graal, 1993. GARRET, L. A prxima peste. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. GASTON, K. J. What is biodiversity? In: GASTON, K. J. (Ed.). Biodiversity: a biology of numbers and difference. Oxford: Blackwell Scientific Publications, 1996. p. xx-xx. GRMEK, M. O Enigma do aparecimento da AIDS. Estudos Avanados, So Paulo, v. 9, n. 24, p. 229-238, 1995. KORMONDY, D. J.; BROWN, D. E. Ecologia humana. So Paulo: Atheneu, 2002. LVQUE, C. A biodiversidade. Bauru: EDUSC, 1999 LUZ, M. T. Natural, racional, social: razo mdica e racionalidade cientfica moderna. Rio de Janeiro: Campus, 1988. MARGULIS, L. O planeta simbitico. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. POSSAS, C. de A. Social ecosystem health: confronting the complexity and emergence of infectious diseases. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 31-41, jan./fev. 2001. QUEIROZ, R. da S.; OTTA, E. A beleza em foco: condicionantes culturais e psicobiolgicos na definio da esttica corporal. In: QUEIROZ, R. da S (Org.). O corpo do brasileiro: estudos de esttica e beleza. So Paulo: SENAC, 1999. p. 13-66. ROSEN, G. Uma histria da sade pblica. So Paulo: UNESP, 1994. SAN MARTIN, H. Ecologia de la salud y de la enfermedad. In: ______ . Ecologia humana y salud: el hombre y su ambiente. Mxico: La Prensa Mdica Mexicana, 1979. p. 56-68. SFEZ, L. A sade perfeita: crtica de uma nova utopia. So Paulo: Loyola, 1996. SOUTHWOOD, T. R. E. The concept and nature of the community. In: GEE, J. H. R.; GILLER, P. S. (Ed.). Organization of communities: past and present. Oxford: Blackwell Scientific Publications, 1986. THOMAS, K. O homem e o mundo natural. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. TOMMASINO, H.; FOLADORI, G. (In)certezas sobre la crisis ambiental. Ambiente e Sociedade, Campinas, v. 4, n. 8, p. 49-68, 2001. TURNER, F. O esprito ocidental contra a natureza. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

Recebido em: 06/12/2004 Aprovado em: 08/03/2005


88 Sade e Sociedade v.14, n.2, p.77-88, maio-ago 2005

You might also like