You are on page 1of 7

FUNRIO 6/9/2009 TEXTO 1 Direitos humanos Desaparecidos

MINISTRIO DA JUSTIA Agente Administrativo

1 anulada

No Brasil no existem dados oficiais que determinem a quantidade de crianas e adolescentes desaparecidos anualmente; contudo, dos casos registrados, um percentual de 10 a 15% permanecem sem soluo por um longo perodo de tempo, e, s vezes, jamais so resolvidos. Visando a dar visibilidade a essa problemtica, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, desde 2002, constituiu uma rede nacional de identificao de crianas e adolescentes desaparecidos, com o objetivo de criar e articular servios especializados de atendimento ao pblico e coordenar um esforo coletivo e de mbito nacional para busca e localizao dos desaparecidos. Hoje temos cadastrados no site da ReDesap 1247 casos de crianas e adolescentes desaparecidos no Pas. Desde a sua criao j foram solucionados 725 casos, sendo que se constatou que uma das causas mais comuns de desaparecimento a fuga do lar por conflito familiar. [...] (Fonte: http://desparecidos.mj.gov.br/Desaparecidos/) Questo 1 O texto I , predominantemente, A) B) C) D) E) narrativo. expositivo. argumentativo. injuntivo. dialogado.

Questo 2 Sobre o texto I, correto afirmar que A) cerca de 10 a15% das crianas e adolescentes brasileiras desaparecem anualmente. B) entre 10 e 15% dos casos de crianas e adolescentes desaparecidos nunca sero solucionados. C) at hoje, 725 casos de crianas e adolescentes desaparecidos foram solucionados. D) anualmente h 1247 casos de crianas e adolescentes desaparecidos no Brasil. E) se desconhece oficialmente quantas crianas e adolescentes desaparecem por ano no Brasil. TEXTO II Cadastro nico para crianas e adolescentes desaparecidos Paula Mairan Temos cadastro nico de veculos/ Mas no de crianas/ Carros valem mais... Entoavam ontem os artistas mirins da Cia Aiacom durante o espetculo Crianas das Amricas: seres invisveis ou heris da resistncia?, que abriu ontem o II Encontro da Rede Nacional de Identificao e Localizao de Crianas e Adolescentes Desaparecidos (Redesap), no Centro de Convenes Sulamrica, na Cidade Nova.

FUNRIO 6/9/2009 [...]

MINISTRIO DA JUSTIA Agente Administrativo

2 anulada

O congresso iniciou com a divulgao do balano parcial de 2008 do SOS Crianas Desaparecidas, da Fundao da Infncia e Adolescncia (FIA) do Governo estadual: de 100 registros no estado, 80 voltaram para casa, mas 20 no foram localizadas ainda. E restam 119 casos sem soluo acumulados nos ltimos 12 anos. No por acaso o Rio se tornou sede do evento responde por 20% dos registros de desaparecimento registrados no pas, alado ao primeiro lugar nesse ranking entre os estados, to sinistro quanto invisvel, pela baixa visibilidade pblica. - Esse um problema invisvel porque no queremos enxerg-lo argumentou o gerente do programa SOS Crianas Desaparecidas, Luiz Henrique de Oliveira. Ocorre em famlias submetidas a um contexto de violncia, pobreza e falta de polticas pblicas. [...] (Jornal do Brasil, 03 de dezembro de 2008) Questo 3 Temos cadastro nico de veculos/ Mas no de crianas/ Carros valem mais.... O vocbulo que poderia ser inserido antes da ltima orao, mantendo o sentido original A) B) C) D) E) nem. portanto. embora. conquanto. entretanto.

Questo 4 Sobre os textos I e II, INCORRETO afirmar que A) apenas o segundo relaciona o desaparecimento de crianas e adolescentes a questes econmicas. B) ambos ressaltam a necessidade de tornar visvel o assunto do desaparecimento de crianas e adolescentes. C) apenas o primeiro fornece dados numricos nacionais sobre o desaparecimento de crianas e adolescentes. D) ambos mencionam nmeros expressivos de casos no solucionados de crianas e adolescentes desaparecidos. E) ambos apresentam nmeros contraditrios sobre o desaparecimento de crianas e adolescentes. TEXTO III Crianas desaparecidas (Madeleine McCann) Madeleine McCann, 4 anos, sequestrada da Praia da Luz, Portugal, em 3 de maio de 2007. Esta criana desapareceu misteriosamente enquanto dormia com seus irmos gmeos menores. De frias em terras lusas, os pais saram para comer uma pizza a algumas centenas de metros de onde as crianas ficaram. A polcia portuguesa maciamente criticada pelo desempenho nas buscas. A

FUNRIO 6/9/2009

MINISTRIO DA JUSTIA Agente Administrativo

3 anulada

mdia inglesa no d trgua. Os pais, resilientes, permanecem em Portugal. JK Potter Rowling oferece recompensa por informaes que levem menina, David Metro Beckham idem. Este post um exerccio de comparao e contraste entre as realidades mundiais. Pausa O que poderia estar acontecendo no Brasil? Tantas crianas desaparecendo, tantas pessoas com suas vidas em destroos pelas perdas. Podemos, no mnimo, divulgar. (Fonte: http://fundodegarrafa.blogspot.com/2007/05/crianas-desaparecidas.html) Questo 5 Sobre o texto III, retirado de um blog, pode-se afirmar que A) prope uma reflexo sobre a falta de divulgao dos casos de desaparecimento de crianas no Brasil. B) critica a publicao excessiva de notcias sobre o caso do desaparecimento de Madeleine McCann. C) acusa, nas entrelinhas, os pais de Madeleine pelo desaparecimento misterioso da filha. D) ironiza o pagamento de recompensa ao mencionar nomes de JK Rowling e Davi Beckham. E) clama por uma pausa no desaparecimento de crianas tanto no Brasil quanto no mundo. Questo 6 A palavra post, que aparece no texto III, um exemplo de A) B) C) D) E) estrangeirismo. neologismo. decalque. clich. galicismo.

Questo 7 para comer uma pizza A algumas centenas de metros de onde as crianas ficaram... O vocbulo a seguir que pertence mesma classe gramatical que o A do trecho em destaque A) B) C) D) E) ESTA, em: Esta criana desapareceu misteriosamente... A, em: A mdia inglesa no d trgua. AS, em: ...contraste entre as realidades mundiais. DE, em: De frias em terras lusas... TANTAS em: Tantas crianas desaparecendo...

TEXTO IV Como prevenir medidas adotadas para se evitar o desaparecimento ORIENTAES AOS PAIS - Orientar os filhos a no aceitarem doces, presentes, ou qualquer outro objeto de estranhos, podendo aceit-los de conhecidos e parentes, somente com prvio consentimento dos pais.

FUNRIO 6/9/2009

MINISTRIO DA JUSTIA Agente Administrativo

4 anulada

- Manter bom relacionamento com a vizinhana. - Procurar conhecer as pessoas que convivem com seu filho. - Participar ativamente dos eventos envolvendo o seu filho, como aqueles ocorridos em escolas e aniversrios. - Ensinar ao seu filho o seu nome completo, endereo e telefone e os nomes dos pais e irmos. - No autorizar o seu filho a brincar na rua sem a superviso de um adulto conhecido. - Evite deixar o seu filho em casa sozinho. - Providenciar a carteira de identidade do seu filho, atravs do Instituto de Identificao. - Faa com que as pessoas, que necessitam de ateno especial, que vivem sob sua responsabilidade tenham sempre consigo (no bolso ou gravado em uma medalha) seus dados de identificao. - Observe o comportamento do seu filho, ficando atento s possveis mudanas. - Conhea o tipo sanguneo e o fator RH da criana. - Seja amigo do seu filho, deixando-o vontade para confidenciar-lhe os seus problemas ou vitrias. [...] (Fonte: http://www.desparecidos.mg.gov.br) Questo 8 No texto IV, observa-se uma ausncia de paralelismo sinttico. Marque a opo que explica esse fato. A) a pontuao dos tpicos apresenta problemas, pois todos deveriam terminar com ponto e vrgula, no com ponto final. B) a estrutura sinttica dos tpicos diferente, pois alguns se iniciam com verbo no infinitivo e outros no imperativo. C) a coeso textual apresenta problemas, em virtude da repetio em todos os tpicos das palavras filho ou filhos. D) a opo por verbos nominais dificulta a manuteno do paralelismo, pois eles no so flexionados. E) A diversidade de registros existente, pois, em alguns tpicos, v-se a utilizao de maior formalidade que em outros. Questo 9 Alm do fato de todos se referirem ao desaparecimento de crianas e adolescentes, comparando os textos I, II, III e IV, pode-se afirmar que A) h uma incongruncia entre os textos III e IV, j que o III menciona o caso do desaparecimento da menina inglesa Madeleine, cujos pais tomaram todas as medidas de segurana citadas no texto IV e, mesmo assim, no puderam evitar a fatalidade. B) observa-se uma complementaridade entre os textos I, II, III e IV, pois todos eles se referem ao desaparecimento de crianas e de adolescentes no Brasil como um fenmeno derivado da pobreza e da carncia de informaes. C) nota-se uma oposio entre os textos I, II e IV, visto que o I e o II mencionam a dificuldade da resoluo de muitos casos de crianas e adolescentes desaparecidos, mas no IV no h recomendao especfica para ajudar na localizao e na identificao posterior desses menores. D) v-se uma coincidncia entre os textos II, III e IV, pois eles deixam clara a necessidade de divulgao da realidade que envolve o desaparecimento de crianas e adolescentes no Brasil, bem como as suas principais causas.

FUNRIO 6/9/2009

MINISTRIO DA JUSTIA Agente Administrativo

5 anulada

E) existe uma contradio entre os textos I e IV, pois o I atribui aos problemas domsticos o desaparecimento da maioria das crianas e de adolescentes, enquanto as recomendaes do IV se referem principalmente a perdas acidentais e a raptos. TEXTO V Comisso anistia perseguidos na guerrilha do Araguaia A Comisso de Anistia do Ministrio da Justia vai a So Domingos do Araguaia, no sul do Par, nesta quinta-feira, para anunciar, em ato pblico, o resultado do julgamento de 91 processos de anistia poltica. Segundo o Ministrio, o episdio de represso Guerrilha do Araguaia, que deixou cerca de 70 mortos e desaparecidos, ter uma reparao histrica. (...) Mais de 30 anos depois, o Brasil pedir desculpas oficiais aos moradores e camponeses vitimados por esta que considerada a maior operao militar do Pas desde a participao na 2 Guerra Mundial, afirmou Paulo Abro, presidente da Comisso de Anistia do Ministrio da Justia. (...) (Folha de So Paulo, 17/06/2009) Questo 10 De acordo com a leitura do texto V, anistia significa A) B) C) D) E) dvida. ilegalidade. esquerdismo. perdo. revanche.

Questo 11 Segundo o Ministrio, o episdio de represso Guerrilha do Araguaia, que deixou cerca de 70 mortos e desaparecidos, ter uma reparao histrica. O vocbulo que no trecho acima um(a) A) B) C) D) E) conjuno. preposio. artigo. pronome. verbo.

Questo 12 Segundo o Ministrio, o episdio de represso Guerrilha do Araguaia, que deixou cerca de 70 mortos e desaparecidos, ter uma reparao histrica. No mesmo trecho destacado na questo anterior, para que ter passe para o plural, tero, necessrio que os seguintes vocbulos tambm estejam no plural: A) B) C) D) E) o ministrio/ Guerrilha. o episdio/deixou. cerca/represso. uma reparao histrica. segundo/do Araguaia

FUNRIO 6/9/2009 TEXTO VI

MINISTRIO DA JUSTIA Agente Administrativo

6 anulada

Ministrio da justia lana campanha de um ano da Lei Seca Braslia, 10/06/09 (MJ) A partir desta quarta-feira (10), quem passar por Braslia (DF), Belo Horizonte (MG), Florianpolis (SC) e So Paulo (SP) ser surpreendido nas ruas e nos bares com aes inusitadas da campanha No deixe a bebida mudar o seu destino, Dirigir alcoolizado crime e pode dar cadeia. (...) margem das rodovias de grande movimento, instalaes mostram carros reais batidos dentro de imensas garrafas de bebida. Alm disso, sucatas de veculos circularo pelas cidades em guinchos, com a mensagem: Beber uma viagem? Talvez a ltima. Outro diferencial a realizao de atividades em bares. Casais de atores simularo uma discusso: o marido tenta deixar o bar dirigindo, mesmo aps ter ingerido bebida alcolica. A encenao percorrer mais de 300 bares das quatro cidades capitais dos estados que concentram os maiores ndices de acidentes em rodovias. (...) Aps a apresentao, [o Ministro]Tarso [Genro]destacou ainda que a mudana no comportamento dos motoristas deve ocorrer a partir da conscientizao dos brasileiros. um ato de conscincia dos cidados. As pessoas chamam a lei de seca, mas no uma lei seca. uma lei que probe o motorista de beber. Isso protege vidas e no permite que famlias sejam destrudas. um ato de legtima defesa no permitir que os motoristas bebam, disse. A campanha do Ministrio da Justia inclui ainda anncios de rdio e Internet, outdoors, e uma srie de aes em estradas, pedgios e postos policiais em 36 cidades de 14 estados. (Fonte: http://www.mj.gov.br) Questo 13 Em Beber uma viagem? h um(a) A) B) C) D) E) metonmia metfora hiprbole paradoxo eufemismo

Questo 14 A alternativa que NO apresenta um exemplo das aes inusitadas da campanha No deixe a bebida mudar o seu destino, Dirigir alcoolizado crime e pode dar cadeia : A) anncios de rdio e Internet, outdoors. B) instalaes mostrando carros reais batidos dentro de imensas garrafas de bebida. C) sucatas de veculos circularo pelas cidades em guinchos, com a mensagem: Beber uma viagem? Talvez a ltima. D) casais de atores simulando uma discusso e o marido tentando deixar o bar dirigindo, mesmo aps ter ingerido bebida alcolica. E) realizao de atividades em bares.

FUNRIO 6/9/2009

MINISTRIO DA JUSTIA Agente Administrativo

7 anulada

Questo 15 A orao que a mudana no comportamento dos motoristas pode ser classificada como A) B) C) D) E) subordinada substantiva subjetiva. subordinada adverbial causal. coordenada sindtica explicativa. subordinada substantiva objetiva direta. coordenada assindtica.

Questo 16 margem das rodovias de grande movimento... Diferente do exemplo destacado, o nico caso em que o acento grave foi usado de forma ERRADA, nas alternativas abaixo, A) B) C) D) E) ficamos vontade no evento. refiro-me minha irm. chegarei uma hora, no ao meio dia. dirija-se qualquer moa do balco. medida que os anos passam, fico pior. GABARITO 1 9 B X 2 10 E D 3 11 B D 4 12 E B 5 13 A B 6 14 A A 7 15 D D 8 16 B D

Esta prova foi anulada e no h gabarito oficial. Este gabarito foi criado por mim Paulo Paranhos e conferido pelo professor Marcelo Rosenthal.

You might also like