You are on page 1of 10

Zang fu Auteroche Esta teoria estuda a actividade fisiolgica das vsceras, suas modificaes patolgicas e relaes recprocas, englobando

o tambm a relao entre os Zang fu com os tecidos, pele, carne bem como com os rgos dos sentidos, nariz, boca

CORAO
- Comandar os vasos, encerrar o Shen, a sua abertura est na

lngua, sendo protegido por ataques nocivos pelo invlucro do corao o Xin Bao Luo.

Funes:
O corao governa o sangue e os vasos
Impulsiona o sangue para que este circule nos vasos Pode ser dividido em duas funes distintas - Governa o sangue Mover e impulsionar o sangue. O pulmo ajuda, j que este que governa o Qi. - Governar os vasos manter os vasos cheios e em bom estado. Quando o Qi do Corao abundante o sangue circula sem parar e pode corresponder s necessidades de todo o organismo. A fora e a fraqueza desta circulao reflectem os estados dos pulsos e as alteraes da cor do rosto. O Qi do corao abundante: - Vasos cheios, pulso tranquilo, rosto rosa e brilhante O Qi do corao insuficiente - Pulso vazio, ou tnue e fraco. Rosto plido Desaparecimentos sbito do sangue do Corao - Rosto branco, bao. Rosto e pele descorados H estagnao de sangue - Pulso rugoso, o rosto Roma uma cor azulada, a cair para o roxo.

O corao encerra o Shen


Manifestao externa da vitalidade do corpo, representando a conscincia que comanda o Corao.

Realiza os processos de recepo de fenmenos vindos do exterior e da produo de actividade mental. O sangue o suporte material da conscincia. Quando o sangue e o Qi do Corao so abundantes, o pensamento vivo, o pensamento claro. O inverso pode suscitar insnias, abundncia de sonhos, amnsia, agitao mental. A sua manifestao no Rosto, a sua abertura na Lngua. Na Lngua acontecem vrias manifestaes, tal como no Rosto. Pode-se apresentar plida, arroxeada, com varicosidades Afecta o Discurso, na sua forma e contedo.

BAO
Est situado no Aquecedor Mdio e as suas principais funes so de dirigir o transporte / transformao do Jing Qi dos alimentos, a subida do que puro, de conter o sangue nos vasos.
Transporte e transformao das matrias nutritivas, faz subir o que puro. a) Transformao e transporte do Qi . O Qi do Bao separa a essncia dos alimentos e transforma em Jing Qi adquirido. . O Qi do Bao transporta a essncia, fazendo-a subir aos Pulmes e ao Corao onde transformada em Qi e em sangue.
. O Qi do Bao envia a essncia dos alimentos para todo o corpo.

Um mau funcionamento desta funo pode levar a alteraes digestivas, dilataes abdominais, fadiga, emagrecimento. b) Transformao, separao e movimento dos lquidos orgnicos (via das aguas) . O Qi Bao separa os lquidos puros dos impuros. . Transporta os lquidos puros, fazendo-os subir aos Pulmes para serem distribudos pela pele. Um mau funcionamento desta funo pode levar ao Edema generalizado . Transporta os lquidos impuros, fazendo-os descer ao Intestino Delgado.

c) Transporte e transformao da humidade . O Qi do Bao transporta o excesso de lquidos nos meridianos, tecidos e rgos para fora do corpo onde so eliminados.

O bao retm o sangue nos vasos


O Qi do Bao permite ao sangue correr livremente e impede que se espalhe fora deles. Um enfraquecimento, leva a que o sangue transborde. Hematomas

O Bao comanda a carne e os membros


O Bao o rgo que tem a funo de silo, rege o transporte e a transformao da essncia dos alimentos a fim de produzir e nutrir os msculos.

A abertura do Bao na boca, sua manifestao externa so os Lbios.


Quando o bao est em vazio, o Qi e o Xue ficam em fracos, a boca e os lbio ficam plidos, secos, ou murchos e amarelos. Se estiver normal, os lbios esto vivos e hmidos.

A subida do Qi
- O no haver subida do Qi pode acontecer a queda dos rgos Aptose Esta subida mantm os rgos nos seus lugares. - Subida do Yang Qi brilhante ou do Yang Qi vertical. o que nos permite ver , ouvir, falar. - Subida do Jing Qi para o Pulmo - Subida dos Jin Ye para o Pulmo

Yi

Pensamento, Memria O mau funcionamento do Bao pode levar a: - Obsesso - Manias - Perfeccionismo excessivo.

PULMO
rgo impar, situado no Aquecedor Superior. Dirige o Qi, governa a Difuso, controla a descida e a eliminao, regula a circulao na via das guas.

Dirige o Qi ; Governa o Qi
Dirige o Qi da Respirao, especifico, para formao do Zong Qi, como tambm o Geral, Qi em todo o corpo. Faz o transporte generalizado, dinamizao do movimento do Qi. Se o Qi do Pulmo for insuficiente aparecem problemas como a respirao sem fora, ou a falta desta, voz baixa, astenia.

O Pulmo controla a descida e a eliminao ( e regula a via das aguas)


Do Qi
a) Descida do ar inspirado
. O Qi do Pulmo desce, transportando o ar inspirado at aos Rins. Os Rins devem segurar o ar inspirado.

Um mau funcionamento pode levar ao aparecimento de sinais como peito oprimido, tosse, asma.

Dos lquidos orgnicos


b) Descida dos lquidos orgnicos . O Qi do Pulmo faz descer os lquidos orgnicos aos Rins e Bexiga.

Um mau funcionamento pode levar a mico difcil, edemas

Rege a difuso
Sempre para o espao entre a pele e os msculos a) Distribuio do Qi defensivo . Distribui o Qi defensivo (Wei Qi) por todo o corpo no espao entre os msculos e a pele. b) Distribuio dos lquidos orgnicos . Distribui os lquidos orgnicos por todo o corpo no espao entre os msculos e a pele. . Humedece a pele. . Regula a abertura e o encerramento dos poros e a transpirao

A abertura do Pulmo no Nariz.


J que aqui por onde passa a respirao, esta torna-se a sua abertura.

Manifesta-se na pele e no pelo


Alteraes de cor e textura.

Alberga a alma corprea


. Sentimento - tristeza e perda

RIM
Tm trs funes principais - armazenar a essncia - Governar a agua - Receber o Qi

Est tambm ligado ao crescimento e reproduo

A sua abertura nas Orelhas, governam os orifcios da parte inferior. A sua manifestao nos cabelos
Mais propriamente na sua VITALIDADE.

Armazena o Jing, rege o crescimento e a reproduo


Jing inato e adquirido. Rege o crescimento e a reproduo atravs de ciclos de desenvolvimento. So de 7 em 7 anos nas Mulheres, de 8 em 8 nos Homens. A essncia do Rim . constituda pelo Jing inato e pelo Jing adquirido. . Controla as diversas fases do desenvolvimento humano (nascimento, puberdade, menopausa e morte) . Produz a medula ssea. . Est na base da formao do Qi do Rim e do Yuan Qi: . A essncia do Rim transformada em Qi do Rim pela aco aquecedora e evaporadora do Fogo do Rim. . A essncia do Rim ao ser dinamizada pelo Qi do corpo (em geral) forma o Yuan Qi.

Os rins governam a agua ( via das aguas)


Abrir e fechar o porto
. Abre e fecha o porto de modo a controlar o fluxo dos lquidos orgnicos no aquecedor inferior.

Apoiar a Bexiga . Providencia o Qi para que a Bexiga possa armazenar e transformar a urina. Controlar a funo dos Intestinos
. Controla a funo dos Intestinos na separao dos lquidos orgnicos.

Humedecer os Pulmes . Vaporiza lquidos orgnicos para os Pulmes no secarem. Apoiar o Bao . O Yang do Rim d ao Bao o calor que ele necessita para manter a sua funo de transporte e transformao dos lquidos orgnicos

Asseguram a recepo do Qi
O Zong Qi desce do Pulmo onde deve ser recepcionado e agarrado pelo Rim

Produzem a Medula, governam os ossos, sua manifestao est nos cabelos


O Jing forma a medula, que considerada uma vscera extraordinria. Esta medula vai alimentar a: - Medula dos ossos (da se dizer que governa os ossos) - Espinal-medula - O crebro ou mar das medulas

ZHI
Fora de vontade Qualidade mental, psquica. o que nos d a Persistncia. A energia para nos mantermos mesmo quando as adversidades so muitas. H diferena entre o Zhi e o impulso inicial que dado pela Vescula. Um a continuao o outro o inicio.

FIGADO
As funes principais do Fgado so de aplainar e assegurar a regulao; de encerrar e conservar o sangue; de comandar os tendes.

Funo de aplainar e assegurar a regulao


Actua na circulao e regulao do Qi. Assegura o bom andamento e a facilidade dos movimentos e transformao do Qi. Garante assim a regulao da actividade dos rgos e vsceras. Manifesta-se em trs direces: - Regulao dos sentimentos A actividade mental e afectiva uma das manifestaes do Shen, que comandada pelo Corao e mantm relaes estreitas com o Fgado. A funo do Fgado de assegurar um livre fluir do Qi tem um efeito fundamental no estado emocional. Se a funo est normal, o Qi flu livremente e a vida emocional est feliz. Se a circulao livre do Qi est lesada, a circulao do Qi est lesada, a circulao do Qi est obstruda, o Qi fica restringido e ocasiona frustrao emocional, depresso, ou raiva contida , acompanhada por sintomas como a dor no hipocndrio, a sensao de opresso no peito, irritabilidade etc. A raiva faz com que o Qi suba e estagne no peito. - Regulao da digesto e assimilao Actua sobre a digesto, de um lado ajudando os movimentos de subida e de descida do Qi do Bao e do Estmago, do outro lado pela formao de Blis a partir do Qi excedente do Fgado. No estado saudvel, esta funo do Fgado assegura a assiste a funo digestiva do Estmago e do Bao, ou seja a existncia de dois movimentos distintos de Qi, ao nvel do Aquecedor Mdio. Se existe estase de Qi do Fgado este pode invadir o Estmago, impedindo a descida de Qi do Estmago, com o aparecimento de sintomas como: os arrotos, regurgitao cida, nusea ou vmito. Se invade o Bao, obstrui a sua funo de transformao e transporte, impedindo o Qi do Bao de subir de que resulta, habitualmente, uma diarreia.

- Movimentao do Triplo Aquecedor, liberao das via das aguas Comanda a movimentao do Triplo Aquecedor.

Conservar e encerrar o sangue


O Fgado o orgo mais importante no armazenamento do Sangue e ao fazer isto, ele regula o volume do Sangue em todo o corpo, em qualquer altura. a) O Fgado regula o volume de Sangue no corpo de acordo com a actividade fsica. Quando o corpo est em repouso o Sangue volta ao Fgado, quando o corpo est activo o Sangue vai para os msculos. Ao regular o volume de Sangue o F. exerce uma aco determinante no nivel energtico da pessoa. Se existe uma perturbao nesta funo haver falta de Sangue e de nutrio onde e quando necessrio, e a pessoa cansar-se- fcilmente. As funes do F. de armazenar e regular o Sangue influncia indirectamente a resistncia do corpo contra os factores patognicos (outros como o Qi do Pulmo e o Qi defensivo, tm uma influncia directa). Contudo, se a pele e os msculos no forem bem nutridos pelo Sangue apresentam maior debilidade na luta contra os factores patognicos. b) A funo do Fgado de armazenamento do Sangue tem uma influncia marcada na menstruao e na prtica clnica. Se o Fgado armazena o Sangue normalmente, no existem problemas menstruais. Se o Fgado est deficiente, haver amenorreia (ausncia dos perodos menstruais) ou oligomenorreia. Se o Sangue do Fgado est em excesso ou quente, haver menorragia (perda excessiva de sangue durante a menstruao) ou metrorragia. Muitos dos problemas ginecolgicos derivam de alteraes do Qi do Fgado ou do Sangue. Se existe Estase do Qi do Fgado, esta pode causar estase de Sangue e perodos dolorosos com tenso pr-mestrual e aparecimentos de cogulos no Sangue menstrual. Tambm uma perturbao da funo de armazenamento do Sangue do Fgado afecta o equilbrio dos meridianos Ren Mai e Chong Mai, os dois vasos curiosos que apresentam uma relao estreita com o tero.

O Sangue do Fgado tambm humedece os olhos e os tendes. Se o Sangue do Fgado est deficiente, haver viso turva, espasmos musculares e contracturas ou tenso nos tendes. Por outro lado, existe uma influncia recproca entre o Fgado e o Sangue. - Se o Sangue est deficiente ou tem calor, pode afectar a funo do Fgado. - Se a funo do Fgado est perturbada pode afectar a qualidade do Sangue, causando certo tipo de doenas de pele como eczemas ou a psoriasis.

Funo de comandar os tendes e de ter a sua aparncia exterior na unhas


A aparncia exterior v-se nas unhas. As unhas so um produto subsidirio dos seios dependem do Sangue do Fgado. Se falta nutrio e humedecimento s unhas estas tornam-se quebradias, secas e escuras. Pode comandar os tendes e bainhas musculares porque o sangue alimenta os. O estado dos seios, incluindo os tendes, afecta a capacidade de movimento do corpo e esta depende da nutrio e humedecimento do Sangue do Fgado. O Qi do alimento entra no Estmago, a essncia refinada extrada dos alimentos, vai para o Fgado e o Qi em excesso do Fgado flui para os seios. Se o Sangue do Fgado abundante os seios so humedecidos e nutridos assegurando a suavidade dos movimentos articulares e das aces musculares.

Tem a sua abertura nos Olhos


O Qi e o Sangue do Fgado irrigam os olhos

Alberga a Alma Etrea


O Hum Yang por natureza (ope-se alma Corprea) e depois da morte sobrevive ao corpo, fluindo para um mundo de energias, subtis, no-materiais. Influencia a capacidade de planear a vida e de encontrar um sentido para a mesma. Influencia capacidade de planear a vida.

Bom equilbrio do Qi do Fgado criatividade e tomada de decises O Vento afecta o Fgado O Fgado pode causar convulses O Fgado chega do lado esquerdo

You might also like