You are on page 1of 2

DIFAMAO (ART. 139 CP) Art.

139 - Difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. Exceo da verdade Pargrafo nico - A exceo da verdade somente se admite se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes.

1 conceito a imputao a algum de fato ofensivo sua reputao; o crime daquele que sendo falso ou verdadeiro o fato, imputa-o a algum, com o fim de denegrir a sua reputao. 2 objeto jurdico Tal como o crime de calnia, protege-se a honra objetiva, ou seja, a reputao, a boa fama do indivduo perante sociedade. Pune-se a chamada fofoca. 3 sujeito ativo Trata-se de crime comum. Qualquer pessoa pode ser sujeito ativo deste crime, inclusive o propalador da difamao, uma vez que realiza nova difamao. 4 sujeito passivo Trata-se de crime comum; qualquer pessoa pode s-lo, desde que seja determinada; Inimputveis os menores e os doentes mentais podem ser vtimas deste crime, desde que tenham capacidade suficiente para entender que esto sendo ofendidos em sua honra pessoal; Pessoas jurdicas apesar da divergncia doutrinria, a parte majoritria entende que h possibilidade de a pessoa jurdica ser vtima deste crime contra a honra, pois ela possui reputao, de maneira que a divulgao de fatos abonadores de seu conceito junto sociedade pode acarretar-lhe dano irreparvel; (Mirabete, em sentido contrrio, entende no ser possvel a PJ ser sujeito passivo, tendo-se em vista que os crimes contra a pessoa dizem respeito pessoa fsica h vrios julgados do STJ nesse sentido). Memria dos mortos a lei penal no prev; o fato atpico. desonrados, infames, depravados.

5 elemento objetivo O ncleo do tipo DIFAMAR, que consiste em imputar a algum fato ofensivo reputao; Reputao a estima moral, intelectual ou profissional de que algum goza no meio em que vive; Trata-se de crime de forma livre; No importa para a configurao de crime que a imputao do fato seja falsa ou verdadeira, ao contrrio da calnia, de modo que haver o crime se o fato for verdadeiro; O fato deve ser concreto, determinado, porm, no necessrio descrev-lo minunciosamente.

O fato ofensivo deve chegar a conhecimento de terceiro; Obs: o CP no descreve o verbo propalar, como faz na calnia, porm, a doutrina firmou entendimento de que o propalador, na verdade, comete nova difamao, alis autnoma, pois propalar difamao de algum igualmente difamar. Assim, dever o propalador responder por difamao.

6 elemento subjetivo o dolo de dano, consistente na vontade livre e consciente de difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao; O dolo pode ser direto ou eventual; No importa que o fato seja verdadeiro ou falso; Assim como o crime de calnia, a difamao no se perfaz sem o dolo, que neste caso se chama animus diffamandi; Desta forma, no basta apena o dolo; exige-se um fim especial de agir, consistente na vontade de ofender, denegrir a reputao do ofendido; No existe o crime se o agente atua com animus jocandi, narrandi, consulente, ou ainda, segundo a jurisprudncia, se as expresses so proferidas em razo de discusso ou exaltao emocional.

7 consumao Consuma-se no instante em que terceiro, alm do ofendido, toma cincia da afirmao que macula a reputao; 8 tentativa No se admite quando o caso for de difamao perpetrada por palavra verbal; por meio escrito possvel 9 formas a) Simples caput (pena: deteno de 3 meses a 1 ano e multa) b) Majorada art. 141 (a pena ser aumentada em 1/3); 10 exceo da verdade A difamao, em regra, no admite exceo da verdade, salvo quando o fato ofensivo imputado funcionrio pblico e se relacione ao exerccio de suas funes Obs: no cabe prova da verdade se o fato se relaciona com a privada do funcionrio pblico, ou se este deixar o cargo ou funes pblicas antes da consumao da difamao. Obs: se houver consentimento da vtima no ocorrer o crime; Obs: no h necessidade da presena do ofendido para que ocorra a consumao do crime.

You might also like