You are on page 1of 5

PROGRAMA ELEITORAL

Da Lista candidata Junta de Freguesia de Arrifana, pelo Bloco de Esquerda, s eleies Autrquicas de 29 de Setembro de 2013.

O NOSSO LEMA Novos Caminhos.

ENQUADRAMENTO DA CANDIDATURA

Uma candidatura com projecto realista, transparente, possvel e fiscalizado pela populao. Numa altura em que a sociedade se depara com grandes dificuldades econmicas e sociais, essencial trazer mais democracia e participao ao cenrio poltico. Surge assim a necessidade de agir. Com a estagnao da Vila de Arrifana, fruto de decises ou falta delas, por parte do PSD, urgem novos caminhos, novas ideias e aces positivas. O executivo da Junta de Freguesia faz parte do mesmo partido do governo nacional. Por mais que tentem esconder, eles fazem parte do PSD, esse mesmo partido cujos ideais e polticas nos conduziram ao estado actual, com uma obsesso pela austeridade para meramente servir interesses que em nada defendem as necessidades do comum cidado portugus. Neste cenrio e porque acreditamos e sentimos que Arrifana tem muito mais para ser e pode ser, torna-se obrigatrio pensar, elaborar e apresentar um projecto que procure e responda s necessidades dos Arrifanenses, onde o principal enfase reside no realismo e clareza. A ltima palavra ser sempre dos arrifanenses, para eles que estaremos presentes. A nossa funo servir a populao, apenas e s. Ao contrrio do executivo do PSD que deixou Arrifana adormecer e paralisar durante dcadas, sem nunca estar presente para ouvir, aprender e resolver as necessidades das pessoas, a nossa candidatura tem como principal razo de existncia dar voz aos arrifanenses, executando os seus direitos e reivindicaes. Arrifana, no nosso entender, so os arrifanenses, todos aqueles que nasceram, trabalham, vivem e amam a Vila de Arrifana. Todos os arrifanenses desejam o melhor para Arrifana, tm ideias e solues para os desafios. Mas nem todos tiveram a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento desta. Como tal queremos abraar todas as vossas energias para convosco alcanarmos a felicidade e conforto merecidos. 1

Existem novas ideias, diferentes trilhos, outras possibilidades, interpretaes distintas, perspectivas alternativas, que permitam seguir um rumo diferente. Como dizia Carlos Paredes: poder avaliar bem coisas que, talvez nos esclarecessem e nos abrissem novos caminhos caminhos mais actuais uma orientao nova.

LINHAS ORIENTADORAS PARA ARRIFANA Pretendemos uma sociedade sem segredos, sem diferenas sociais. Pessoas que desfrutem de conforto em total segurana. Uma Vila onde se sinta vitalidade e real ligao entre as pessoas e ideias. Onde todos possam apresentar as suas questes, dvidas, desejos e reclamaes. Queremos uma Junta aberta, que sirva as pessoas. Na Nossa viso a Junta no se limita a quatro paredes. Portanto, preciso interveno, dinamismo, progresso e energia.

PROGRAMA
Existem felizmente enormes potencialidades em Arrifana, tanto a nvel do territrio, histria e principalmente das pessoas. Isto o que propomos a nvel de medidas que so exequveis dentro do raio de aco de uma junta de freguesia.

ACO SOCIAL

1. Um dilogo aberto com as instituies, associaes e empresas que tenham uma verdadeira vontade de colocar em prtica um directo apoio s famlias e pessoas em situaes de dificuldades econmico-sociais. 2. Uma nova aco a ser estudada com os cidados conforme as suas necessidades que rompa com a actual burocracia e dificuldades existentes ao apoio social. Uma das medidas passaria por oferecer ajuda no preenchimento dos impressos para pedidos de reforma, isenes na declarao do IRS para pessoas portadoras de deficincia, acesso ao RSI, etc. 3. Criao de um movimento local de angariao de bens a serem disponibilizados s famlias e pessoas mais carenciadas da freguesia. Possveis parcerias com o comrcio local e sensibilizao frequente dos cidados. 4. Criao e implementao do projecto Porcas&Parafusos: Disponibilizao de funcionrios da junta de freguesia para pequenos arranjos domsticos nas habitaes das pessoas idosas e com dificuldades fsicas. 5. Promover junto da populao mais idosa a sensibilizao de rastreios de sade, com a possvel disponibilizao de transporte com alguma frequncia para os locais e unidades de sade. 6. Maior proximidade, dilogo e vigilncia preventiva das situaes de idosos isolados. 7. Criar um espao dedicado ao convvio entre idosos, com enumeras actividades ldicas. 8. Implementar um programa de parceria com as escolas de Arrifana para que os jovens adoptem um idoso, ajudando assim ao relacionamento inter-geracional, partilha de 2

9.

10. 11.

12.

conhecimentos, harmonia e respeito, identificao entre geraes, evitando a solido dos idosos e proporcionando uma vivncia e convivncia diferente aos mais jovens. Procurar junto do IEFP trazer um GIP para Arrifana: Gabinete de Insero Profissional, com o objectivo de apoiar os desempregados na definio ou desenvolvimento do seu percurso de insero ou reinsero no mercado de trabalho, com especial motivao e apoio participao em ocupaes temporrias ou actividades em regime de voluntariado, que facilitem a insero no mercado de trabalho. Dar a conhecer e encaminhar as pessoas para as formaes de primeiros socorros existentes nos Bombeiros Voluntrios de Arrifana. Facilitar o acompanhamento dos idosos mais isolados com a oferta de S-Keepers com ligao aos Bombeiros para aqueles com maiores dificuldades econmicas, disponibilizando e promovendo o mesmo servio a todos os que dele necessitem. Promoo de medidas para a radicao de famlias em Arrifana.

AMBIENTE E ORDENAMENTO URBANO

1. Fazer um inventrio dos espaos verdes para a requalificao dos mesmos. 2. Perguntar aos arrifanenses onde que eles sugerem a criao de um parque com multivalncias, tais como: um lago, rvores, parque infantil, bancos de jardim, aparelhos fixos de ginstica, via pedonal, relva bem tratada, mesas de pic-nic, e promoo de barraquinhas de comrcio artesanal. 3. Uniformizao dos passeios. 4. Acabar com as barreiras arquitectnicas, com especial ateno criao de rampas nos passeios e acessos s passadeiras. 5. Identificar e agir em relao aos imveis em risco de desmoronamento e/ou em mau estado. 6. Renovao e melhoramento da sinaltica de ruas, praas e locais da freguesia, bem como espaos e instituies uteis de interesse geral. 7. Reformulao da localizao e formato das paragens de autocarros. Alterao para um sistema mais ordenado e prtico dos espaos de estacionamento automvel. 8. Reivindicar junto da Indqua e Cmara Municipal de Santa Maria da Feira o arranjo permanente das vias e estradas da freguesia. 9. Embelezamento de murais por parte de artistas locais, como por exemplo a promoo de graffitis artsticos. 10. Criar concurso anual da fachada habitacional mais florida. Disponibilizar livremente sementes de flores e plantas, para uma freguesia mais natural e bela. 11. Levantamento dos fontanrios existentes e quais as medidas a tomar para a conservao e utilizao dos mesmos. 12. Propor aos cidados o repensar do ordenamento e utilizao da praa central junto igreja e cemitrio. 13. Estudar os porqus da actual situao do antigo cinema de Arrifana, e tomar medidas para obrigar requalificao do mesmo. 14. Expandir a rede de pontos de reciclagem, colocando mais fcil disposio dos cidados. 15. Repensar a localizao das passadeiras e colocao de pontos de luz para prevenir atropelamentos e acidentes rodovirios. 3

TRANSPARNCIA E CIDADANIA

1. Uma vez que existe uma nuvem negra e desconhecimento total sobre as condies em que se encontram as contas da junta, fruto da ruinosa aco do executivo PSD na Junta de Freguesia torna-se imperioso exigir uma auditoria e a divulgao e publicao dos resultados. 2. Estranhamente, no existe um site oficial da junta de freguesia, como tal nosso dever a criao do mesmo onde se tornaro pblicos todos os documentos relativos a por exemplo: concursos, mtodos de seleco, aquisies, contabilidade discriminada, servios informativos, agendas, etc. 3. Divulgao mais ampla de informaes peridicas, datas de assembleias de junta, apresentao de projectos e editais. 4. Promover sugestes da parte dos cidados, colectividades, associaes e clubes. 5. Levar junto CMF a discusso de um mais equilibrado modelo de distribuio de verbas pelas freguesias do concelho. 6. Defender intransigentemente a manuteno de todos os servios pblicos prestados na freguesia, e se possvel alargar no apenas a melhoria qualitativa desses mesmos como acrescentar a quantidade de servios. 7. Criar um gabinete de apoio ao cidado sobre endividado. 8. Perseguir e condenar qualquer gnero de corrupo.

EVENTOS CULTURAIS, DESPORTIVOS, JUVENIS E TURSTICOS

1. Maior divulgao e parcerias com as organizaes recreativas para o equilibrado crescimento e vitalidade das mesmas, oferecendo possibilidades de diversos eventos onde estas tenham uma participao mais presente e activa. 2. Transformao da casa da juventude num local mais aberto, mais apelativo, com um complemento dos movimentos e cultura geracionais. Havendo possibilidade disso, colocar o espao preparado para a explorao de um wireless caf oferecendo uma agenda cultural constante, dinamizada pelos jovens. 3. Criar as semanas da feira do livro, artesanato, escultura, pintura e gravao musical, com a presena de personalidades locais ligadas a essas artes. 4. Fomentar as sextas-feiras de cinema ao ar livre. 5. Criar na escola da musica o programa anual de concurso de bandas musicais e o duelo de hip-hop local. 6. Erguer num dos espaos sob a alada da junta um programa de workshops lecionados por pessoas da freguesia desempregadas para um pblico desempregado, promovendo a ocupao activa de pessoas nessa situao. Candidatar a Junta de Freguesia s formaes abrangidas pelo Programa Operacional de Potencial Humano atravs da Direco Geral do Emprego e das Relaes do Trabalho. 7. Criar um arquivo de vdeo com as histrias, capacidades e ofcios das pessoas mais idosas.

8. Fazer parcerias com os clubes e associaes desportivas para implementar um programa de participao pr-sade para as pessoas da terceira idade. 9. Organizar torneios num espao pblico com as condies necessrias para a prtica de jogos tradicionais, tais como: o jogo da malha, cartas, xadrez, damas, domin, etc. 10. Fazer parcerias com as escolas para haver uma maior ligao entre as mesmas e a sociedade, com o objectivo de promover relaes inter-geracionais e de interveno formativa recproca. 11. Melhorar a organizao das festividades locais e o ordenamento da feira dos 4. 12. Aprofundar a divulgao da histria das invases francesas. Expandir a celebrao do dia oficial, criando entre outras iniciativas no s a melhoria da recriao teatral dos eventos, bem como associar enumeras actividades relacionadas. 13. Proporcionar vantagens a associaes nacionais de turismo, empresas de transportes e meios de comunicao social para divulgarem, promoverem e se associarem ao fomento do turismo em Arrifana. 14. Criar uma mini-biblioteca, procurando incentivar as pessoas a doarem livros. Articular com a biblioteca municipal de Santa Maria da Feira o acesso base de livros existente para que se possam requisitar a partir de Arrifana as obras no existentes na minibiblioteca.

COMRCIO, EMPREGO E DINAMIZAO LOCAIS

1. Fazer associaes entre empresas e indstrias de produo de Arrifana para promover a ideia de venda ao pblico de alguns dos seus produtos numa loja de comrcio local. 2. Requalificao dos terrenos ao abrigo da junta, cmara ou abandono por parte de particulares, para que seja possvel a explorao dos mesmos, com objectivo final de distribuir posteriormente o fruto desses mesmos pelas pessoas com maiores necessidades. 3. Sensibilizar os proprietrios das lojas no ocupadas do comrcio local a diminurem as rendas das mesmas com o intuito de atrair o comrcio e ocupao desses espaos. 4. Procurar conseguir convencer a Universidade de Aveiro a leccionar um dos seus cursos em Arrifana.

You might also like