You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

FACULDADE DE DIREITO
Metodologia Jurdica

Comentario do texto Exerccio:


Neste pas est tudo de qualquer maneira. No h rei e nem rook. Cada um faz o que quer e ningum manda em ningum. Deixa-me curtir a life (in Barracas do Museu) a) Comente o texto acima, tendo em considerao a Constituio da Repblica de Moambique de 2004.

Guiao de Correco:
Situao: data: sem data, Autor: anonimo, Referncia: texto narrativo, Local: Barracas do Museu. Palavras-chaves: Pas, qualquer maneira, rei, rook, ningum manda em ningum , curtir, life. Sentido ou contexto do texto: O autor deste texto exterioriza um sentimento de desabafo, tristeza, frustao diante da situao a que ele vive no seu dia a dia. Plano: Introduo - Neste pais esta tudo de qualquer maneira - No h rei nem rook. Cada um faz o que quer - Ningum manda em ningum. - Curtir a life Concluso Bibliografia

Introduo
O comentrio que segue versa em torno de um desabafo proferido nas Barracas do Museu. O mesmo pretende atingir as principais linhas de pensamento do autor do texto proferidas em torno do Estado moambicano como um Estado e sociedade desregrada, onde cada indivduo goza de uma liberdade sem limites. Liberdade esta que ainda violando os direitos e liberdades fundamentais no prev nenhuma sano. difcil equiparar uma realidade social e uma realidade legislativa. Quando se fala de Moambique, fala-se ao mesmo tempo de um Estado de Direito como assim o consagra o artigo 3 da Constituio da Repblica de Moambique (CRM), baseado na legalidade e promoo da justia. nesta ordem de ideias que se pretende comentar de maneira sucinta e persuasiva as principais ideias do texto em questo. O comentrio visa como objectivo mostrar a verdadeira organizao do Estado e da sociedade moambicana e demonstrar a impertinncia do autor quanto as suas afirmaes. Este comentrio no se resume numa simples questo tcnica, mas sim, numa anlise realstica do Estado moambicano no contexto da sua estrutura e ordem que ser fundamentada com base na Constituio de Moambique de 2004.

Comentrio
1. Neste pas est tudo de qualquer maneira. Quando o autor afirma que o pas est de qualquer maneira, isto constitui uma falsa apologia olhando para a situao real que o pas vive. O pas no est de qualquer maneira, em primeiro lugar, Moambique um Estado de Direito1 sendo Estado de Direito pressupe a existncia de uma ordem jurdica que se apoia nos orgos estaduais instituidos, sem prejuzo de orgos no estatais, que velam pela ordem e harmonia social. Em segundo lugar, aliado a este artigo, est o disposto no n. 2 do artigo 38 da CRM que prev sanes aos infractores da lei. Razo para dizer que em Moambique as coisas no esto de qualquer maneira, pese embora ser uma das caracteristicas de Direito a sua violabilidade.
1

Vide, artigo 1, da CRM.

2. No h rei nem rook. Cada um faz o que quer. A afirmao do autor de que no ha rei nem rook leva a entender a inexistncia de uma autoridade neste pas. No obstante, o artigo 133 da CRM consagra 5 orgos de soberania, dos quais cito alguns que so: o Presidente da Repblica, como alto magistrado da Nao e o garante da Constituio; a Assemblia da Repblica, rgo legislativo que emana leis; e os tribunais que exercem a funo jurisdicional velando pelo cumprimento das normas, punindo os infractores. No h ningum que faz o que quer pois o n. 2 do artigo 46 dispe que dever de todo o cidado cumprir as obrigaes previstas na lei e de obedecer as ordens emanadas das autoridades legtimas e conferidas pela lei, como mencionado acima. 3. Ningum manda em ningum. Ninguem manda em ninguem Esse caso para dizer-se que o autor deste comentrio enfatiza a existncia de um Estado Natural o que realmente no constitui a verdade. Neste pas h leis, autoridades legtimas que exercem as suas funes (de acordo com o contrato social), para que haja ordens, para que se viva em harmonia e garanta-se a estabilidade social, embora que essa estabilidade no se esgota neles. No obstante, constitui o dever de cada cidado fazer a sua parte, de acordo com o previsto no art. 45 da CRM que estabelece que todo cidado deve contribuir para o desenvolvimento da comunidade nacional na medida das suas possiblidade e capacidade. Caso para perguntar ao cidado em aluso se tem contribuido para a comunidade nacional?! E desta feita, pode-se dizer que h uma ordem no pas, ordem estabelecida tanto pelas autoridades legtimas em coordenao com cada cidado nacional para que a harmonia social seja plena e ntegra. O dever de respeitar as autoridades e cumprir as leis deve ser observada escrupulosamente por cada cidado.

Concluso
A ideia de conceber o pas como uma socieadade desregrada, onde tudo se faz, uma liberdade sem limites brota quando a ordem estebelecida no corresponde e no consegue justificar a realidade prtica e social do pas. Porm, pese embora a Consitutio de Moambique seja programtica e os seus ideais sejam ainda concebidos como uma utopia, deixa de ser correcto afirmar que neste pas esteja tudo de qualquer maneira. Porque , ainda que, no contexto prtico no seja notvel em muitos momentos da vida a justia e ordem social, no correcto afirmar que o nosso pas seja desregrado e que nele cada um faz o que quer, pois a constituio coloca limites liberdade de todo o cidado quando estabelece no seu artigo 38 que todo o individuo tem o dever de respeitar a ordem 3

constitucional e que os actos contrrios ao estabelecido na Constituio esto sujeitos a sano nos termos da lei. Ou seja, em Moambique existe ordem e todo aquele que violar tal ordem estar sujeito a sofrer sano nos termos da lei.

BIBLIOGRAFIA Constituio da Repblica de Moambique de 2004, BR. n. 51, 1 Srie , de 22 de Dezembro de 2004.

De: Chunda Gones e Fernado Buacala 4

You might also like