Reflexão Individual do DIRECTOR DE TURMA

Ano Lectivo 2008 / 2009 Ano Nome: Grupo Disciplinar: 240 – Educação Visual e Tecnológica Turma

1. Relação Director de Turma/ Alunos.
Como Directora de Turma, procurei ter com os alunos uma boa relação. Desde o primeiro momento preocupei-me em transmitir-lhes que ao longo do ano podiam contar comigo. Estive sempre disposta a ouvi-los para os ajudar a resolver problemas, converso com eles dentro e fora da sala de aula, no entanto procuro ser exigente no que respeita às suas responsabilidades escolares e no cumprimento das regras estabelecidas na Escola. Sempre me preocupei em incutir nos alunos a necessidade de cumprir as regras estabelecidas, dentro e fora da sala de aula. Foram informados quanto aos seus Direitos como alunos mas, alertados para a importância de cada um em cumprir com os seus deveres.

2. Relação Director de Turma /Encarregados de Educação.
Os Encarregados de educação receberam informações, sobre o aproveitamento, a necessidade de alguns alunos estudarem mais e fazerem sempre os trabalhos de casa, ao longo do ano, pessoalmente ou por escrito. Sempre que alguns alunos apresentaram comportamentos menos adequados, os respectivos Encarregados de Educação foram informados. Em qualquer momento, tiveram conhecimento da real situação dos seus educandos e de todas as ocorrências. Para dar a conhecer todas as informações, foram marcadas várias reuniões, uma em cada fim de período (reuniões para entrega dos registos de Avaliação), foi marcada hora de atendimento semanal aos Encarregados de Educação, foram efectuados contactos via caderneta escolar do aluno, por telefone e carta registada.

3. Relação Director de Turma / Docentes da turma.
Mantive um contacto permanente com os professores ao longo do ano. Todos eles me transmitiram informações sobre a situação de cada aluno e opiniões sobre os progressos observados. Contactei com os encarregados de Educação de uma forma regular e transmiti todas as informações que recolhi.

4. Reuniões de Conselhos de Turma.
Antes de cada Reunião, reuniões intercalares ou reuniões de avaliação efectuei um trabalho prévio de preparação de todos os documentos necessários às mesmas. Forneci informações aos professores da turma sobre todos os alunos e suas famílias. Incentivei e promovi o trabalho em equipa entre todos os professores.

5. Reuniões de Conselhos de Directores de Turma.

Reflexão Individual do DIRECTOR DE TURMA
Enquanto Directora de Turma, estive presente na totalidade das reuniões de Conselhos de Directores de Turma, procurando obter todo o tipo de informação que fosse pertinente para a preparação das reuniões de Conselho de Turma.

6. Relação com o(a) Coordenador(a) de Ciclo.
Procurei manter uma relação próxima com o Coordenador de Ciclo, procurando junto do mesmo, ajuda para qualquer tipo de questão relacionada com Direcção de Turma e Reuniões de Conselho de Turma.

7. Projecto Curricular de Turma.
O Projecto Curricular de Turma, foi elaborado com todos os dados relativos à caracterização da turma e dos alunos. Foi efectuada uma avaliação diagnóstica relativa a cada aluno. Foram identificados os principais problemas a resolver com os alunos. Definiram-se estratégias globais para a turma. Desenvolveram-se estratégias de ensino/aprendizagem através da interdisciplinaridade. Uniformizaram-se critérios de actuação dentro e fora da sala de aula, foram analisadas, seleccionadas e trabalhadas as competências gerais e as metas educativas consideradas prioritárias para a turma em questão. Cada professor adaptou os conteúdos e competências específicas da sua área disciplinar. Foram feitas avaliações do projecto no final de cada período para se poder reestruturar o Projecto em qualquer altura. Este foi actualizado sempre que foi necessário. O Projecto Curricular de Turma, serviu assim para reflectir sobre o seu processo de construção e adequação do currículo nacional à especificidade da escola e dos alunos, serviu ainda para partilhar experiências e evidenciar o papel dos professores na implementação deste.

Além do Projecto Curricular de Turma também efectuei o registo de faltas dos alunos, tanto no dossier como no programa de alunos e organizei e mantive organizado o dossier de turma. Colaborei no processo de pedido de subsídio escolar e no processo de matrículas.

, _____ /_____/ 200 ____ O(A) Docente, __________________

Reflexão Individual do DIRECTOR DE TURMA

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful