You are on page 1of 51

Unidade I

COMUNICAO EMPRESARIAL

Profa. Ma. Andrea Mors

Comunicao empresarial
Definio: Compreende um conjunto complexo de atividades, aes, estratgias, produtos e processos desenvolvidos para reforar a imagem de uma empresa ou uma entidade junto aos seus pblicos de interesse ou opinio pblica.

Comunicao empresarial
A linguagem, uma construo social da humanidade atravs dos tempos, o instrumento usado para comunicao. (PIMENTA, 2006, p. 24)

Formas de comunicao
Oral. Escrita. Cientfica. Musical.

Signos: conceitos
A linguagem um conjunto de signos com regras para serem combinadas. O signo qualquer coisa que faz referncia a outra coisa ou ideia. Significante g a forma concreta do que q ele representa, como a palavra, o gesto, o som etc.

Signos

Significados dos signos


Gramatical: depende da relao com os outros signos. Contextual: varia conforme o contexto em que est inserido. Significado g referencial: o prprio p p sentido atribudo s palavras pelo dicionrio. Denotativo: quando o prprio signo indica um objeto ou suas qualidades.

Elementos do processo
Emissor: aquele que envia a mensagem. Cdigo: conjunto organizado de signos. Meio: canal, mdia utilizada. Receptor: aquele que recebe a mensagem. mensagem

Elementos do processo (cont.)


Decodificao: entender o cdigo. Ambiente: contexto da comunicao. Rudo: atrapalha a compreenso. Feedback: retorno ao emissor.

Processo de comunicao

Consiste em um emissor transmitindo uma mensagem, atravs de um meio, para um receptor que reage. (KOTTER, 1977)

Contexto
O contedo e o contexto de uma comunicao se combinam para confirmar o significado. O contexto o cenrio total, o sistema completo que o envolve.

Significado
A linguagem em comum que empresta significado mensagem. Linguagem tudo o que serve comunicao humana: palavras, sons, gestos, sinais, smbolos etc.

Dificuldades na comunicao
Faltando qualquer um dos elementos (emissor, mensagem, receptor), a comunicao no acontece. Falta de disponibilidade. Importncia p do fator humano.

Interatividade
Qual dos seguintes elementos no faz parte do processo de comunicao? a) Emissor. b) Receptor. c) Feedback. Feedback d) Canal. e) Pretexto.

Comunicao interpessoal
um mtodo de comunicao que promove a troca de informaes entre as pessoas. Quem comunica, comunica alguma coisa a algum. Sensibilidade para o sentido de expresses faciais, voz, gestos e posturas de habilidade para responder, de forma adequada, s situaes interpessoais.

Fatores que interferem na comunicao interpessoal


Pessoais. Sociais. Fisiolgicos. Personalidade. Linguagem. Psicolgicos.

Fatores pessoais
Conhecimento. Aparncia. Linguagem corporal. Contato visual. Expresso facial. Voz.

Fatores sociais
Educao. Cultura. Crenas. Normas sociais. Religio.

Outros fatores
Fisiolgicos: dificuldades causadas pelas limitaes pessoais. Personalidade: esforo de objetividade e evitar subjetividade nas relaes. Linguagem: g g cdigo g x audincia. Psicolgicos: rtulos e esteretipos.

Fala x escrita
No se fala como se escreve, nem se escreve como se fala. Fala: possui recursos como sonoridade, gestos e expresso facial. Escrita: supera p os limites do espao p e do tempo, tem a tendncia de ser melhor elaborada.

Comunicao oral
Palavras faladas carregam emoo: diversidade de significados (contexto); inflexes da voz: entonao pode mudar a direo do discurso. Gesto: ao comunicativa comunicativa, uso comedido. Fisionomia do comunicador.

Comunicao escrita
Mais eficiente no caso de: mensagens longas; dados quantitativos. Evita mudanas no contedo simblico das mensagens. Tangibilidade.

Falha de comunicao

Nveis de linguagem
Diversidade: cada pessoa utiliza os recursos de forma diferente. Fatores regionais: diferenas entre diversas regies. Ex.: mandioca, , aipim, p , macaxeira. Fatores socioculturais: grau de escolarizao e formao cultural. Fatores contextuais: o emissor altera sua fala de acordo com o ambiente e o momento. momento

Linguagem verbal
Modificao com o passar dos anos. Nveis de fala: Nvel formal (culto): discursos acadmicos e trabalhos cientficos. Nvel informal (popular): bilhetes bilhetes, amigos amigos, redes sociais.

Linguagem verbal e no verbal


O ser humano faz uso de muitos signos na comunicao, no apenas da linguagem. O no verbal complementa o verbal. Uso adequado q de cada uma = sucesso. Tudo que envolve o processo de comunicao importante. Linguagem no verbal: comunica sem palavras.

Uma imagem vale mais que mil palavras.

Interatividade
Dentre os fatores que interferem na comunicao interpessoal, podemos citar: pessoais, sociais, fisiolgicos, linguagem, psicolgicos e: a) Personalidade. b) Profisso. c) Sexo. d) Experincia. e) NDA.

Comunicao oral
Apresentaes constantes no trabalho e na vida pessoal. Habilidade que pode ser: aprendizado; treino; dom natural.

Apresentaes
Seu contedo mais importante que o show. Use recursos que esteja acostumado ou aprenda com antecedncia. Quando Q falamos sobre o que q conhecemos, no h motivo para insegurana ou timidez. Treine, treine e treine mais uma vez. Tenha um plano B.

Sucesso em apresentaes
Preparo e conhecimento. Definio dos objetivos. Persuadir e influenciar. Fazer-se entender. Adequao audincia.

Recursos audiovisuais
Defina e teste com antecedncia. Exemplos: Data show. Flip chart. DVDs (filmes). Retroprojetor. Computadores. Lousa e giz.

Evite erros
Ateno sua postura. Mantenha contato visual com a plateia. Posicionamento do apresentador. Teste a visualizao dos slides, das fontes e das imagens imagens. Cuidado na escolha de cores e contrastes. Distribua materiais no incio ou ao final.

10 regras para o visual de sua apresentao


1. Coloque um ttulo. 2. Faa legendas. 3. Escreva com letras legveis. 4. Limite a quantidade de tamanho das letras. letras 5. Componha frases curtas.

10 regras para o visual de sua apresentao (cont.)


6. Use poucas linhas. 7. Use cores. 8. Use apenas uma ideia em cada visual. 9. Utilize apenas uma ilustrao em cada visual. visual 10. Retire tudo o que prejudicar a compreenso da mensagem.

Planejando a apresentao
Montagem de um mapa mental com abertura, os principais contedos e fechamento. Organize o tempo, montando uma sequncia lgica. Pense nos recursos extras para enriquecer seu contedo.

Planejando a apresentao (cont.)


Enquadre o contedo no tempo disponvel, priorizando os itens principais. Adque seu vocabulrio. Prepare-se p para os questionamentos p q ou os imprevistos.

Interatividade
Ao fazer uma apresentao, qual o item mais importante? a) Conhecer a plateia. b) Dominar o assunto da apresentao. c) Montar um show de tecnologia com diversos recursos. d) Distribuir brindes. e) Ler os slides.

Importncia na comunicao

Outros recursos corporais


Gestos. Expresses faciais. Emoes e sentimentos.

Durante a apresentao
Movimentao. Postura. Contato visual.

Comeando a apresentao
Cative a audincia. Explique as razes do encontro. Conte quem voc e por que est ali. Mostre os benefcios.

Comeando a apresentao (cont.)


Explique a durao e as formas de interao. Traga informaes interessantes. Leve reflexo. Compartilhe sua experincia experincia. Seja criativo.

Voz
Varie a entonao ao longo da apresentao. Tom adequado a cada contexto. Faa pausas e respire. Pronncia e dico dico. Vcios de linguagem e muletas.

Terminando sua apresentao


Faa um resumo e uma concluso. Fixe os conceitos apresentados. Frase de efeito! Agradea. Elogie a participao. Esteja aberto a crticas e comentrios. Avalie a apresentao para evoluir sempre.

Cuidado com
Piadas. Grias e linguagem chula. Postura rgida e autoritria. Uso de clichs e frases feitas. Improviso. Roupas e bijuterias exageradas.

Debates
Definio: manifestao das ideias de pessoas. Todos tm direito palavra e todas as ideias so debatidas livremente. Vence o argumento mais consistente ou mais bem apresentado.

Debates
Estabelecer regras: quem fala; por quanto tempo; como a rplica.

Organizao de debates
Tema. Mediador. Debatedores. Argumentao. Pesquisa. Posicionamento.

Interatividade
Dentre todos os conceitos vistos para construir e fazer uma boa apresentao, qual dos seguintes itens no se enquadra? a) Entonao da voz. b) ) Escolha da roupa. p c) Preparao do contedo. d) Recursos audiovisuais. e) NDA.

AT A PRXIMA!

You might also like