You are on page 1of 18

CLASSICISMO - Lus Vaz de Cames - UNESP, FUVEST, UNICAMP As respostas sero publicadas no dia 25 de novembro 1.

(Unesp) O poema pico de Cames, entre outros ingredientes da epopia clssica, apresenta o chamado 'maravilhoso', que consiste na interveno de seres sobrenaturais nas aes narradas. Quando tais seres pertencem ao universo da Mitologia Clssica, dizse 'maravilhoso pago'; quando pertencem ao universo do Cristianismo, diz-se 'maravilhoso cristo'. Com base nesta informao, a) identifique o tipo de 'maravilhoso' presente na oitava de OS LUSADAS; b) comprove sua resposta com exemplos da prpria estrofe. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Unesp) A(s) questo(es) seguintes tomam por base a oitava estrofe do Canto VI de OS LUSADAS, de Lus de Cames (1524?-1580), e o poema A ONDA, de Manuel Bandeira (1886-1968).

OS LUSADAS, VI, 8 No mais interno fundo das profundas Cavernas altas, onde o mar se esconde, L donde as ondas saem furibundas, Quando s iras do vento o mar responde, Netuno mora e moram as jucundas Nereidas e outros Deuses do mar, onde As guas campo deixam s cidades Que habitam estas midas Deidades. (in: CAMES, Lus de. OS LUSADAS. Lisboa: Imprensa Nacional, 1971. p.195.)

A ONDA a onda anda aonde anda a onda? a onda ainda ainda onda ainda anda aonde? aonde? a onda a onda (in: BANDEIRA, Manuel. ESTRELA DA VIDA INTEIRA. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio Editora, 1966. p.286.)

2. Os dois textos apresentados, separados no tempo por quase quatrocentos anos (a primeira edio de OS LUSADAS de 1572), revelam caractersticas formais tpicas de suas respectivas pocas, mas no deixam de apresentar traos em comum. Releia-os com ateno e: a) mencione duas caractersticas formais tpicas da modernidade que se observam no poema A ONDA; b) aponte um procedimento rtmico presente na estrofe de OS LUSADAS que tambm empregado no poema de Manuel Bandeira. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Ufscar) Os bons vi sempre passar No Mundo graves tormentos; E pera mais me espantar Os maus vi sempre nadar Em mar de contentamentos. Cuidando alcanar assim O bem to mal ordenado, Fui mau, mas fui castigado, Assim que s pera mim Anda o Mundo concertado. (Lus de Cames: Ao desconcerto do Mundo. In: RIMAS. OBRA COMPLETA. Rio de Janeiro: Aguilar Editora, 1963, p.475-6.) 3. Este curto poema de Cames compe-se de partes correspondentes ao destaque dado s personagens (o eu poemtico e os outros). Quanto ao significado, o poema baseia-se em antteses desdobradas, de tal maneira tranadas que parecem refletir o "desconcerto do mundo". Posto isso, a) identifique a anttese bsica do poema e mostre os seus desdobramentos. b) Explique a composio do texto com base nas rimas. 4. O poema est composto com versos de sete slabas e na forma conhecida como "esparsa" que, junto com outras, constitua o estoque de formas medievais que muitos poetas clssicos de Portugal, dentre os quais Cames, continuaram usando no sculo XVI e que se denominavam de "medida velha". Alm dessas formas, Cames usou as italianizantes ou clssicas, que se denominavam de "medida nova". a) Cite outra forma de "medida velha" usada por Cames. b) Cite duas formas de "medida nova". TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Unesp) JAC ENCONTRA-SE COM RAQUEL Depois disse Labo a Jac: Acaso, por seres meu parente, irs servir-me de graa? Dize-me, qual ser o teu salrio? Ora Labo tinha duas filhas: Lia, a mais velha,

e Raquel, a mais moa. Lia tinha olhos baos, porm Raquel era formosa de porte e de semblante. Jac amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moa, Raquel. Respondeu Labo: Melhor que eu te d, em vez de d-la a outro homem; fica, pois, comigo. Assim, por amor a Raquel, serviu Jac sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Disse Jac a Labo: D-me minha mulher, pois j venceu o prazo, para que me case com ela. Reuniu, pois, Labo todos os homens do lugar, e deu um banquete. noite, conduziu a Lia, sua filha, e a entregou a Jac. E coabitaram. (...) Ao amanhecer, viu que era Lia, por isso disse Jac a Labo: Que isso que me fizeste? No te servi por amor a Raquel? Por que, pois, me enganaste? Respondeu Labo: No se faz assim em nossa terra, dar-se a mais nova antes da primognita. Decorrida a semana desta, dar-te-emos tambm a outra, pelo trabalho de mais sete anos que ainda me servirs. Concordou Jac, e se passou a semana desta; ento Labo lhe deu por mulher Raquel, sua filha. (...) E coabitaram. Mas Jac amava mais a Raquel do que a Lia; e continuou servindo a Labo por outros sete anos. (Gnesis, 29,15-30) BBLIA SAGRADA (Trad. Joo Ferreira de Almeida.) Rio de Janeiro: Sociedade Bblica do Brasil, 1962. SONETO 88 Sete anos de pastor Jac servia Labo, pai de Raquel, serrana bela; Mas no servia ao pai, servia a ela, Que a ela s por prmio pretendia. Os dias, na esperana de um s dia, Passava, contentando-se com v-la; Porm o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora assi[m] negada a sua pastora, Como se a no tivera merecida, Comea de servir outros sete anos, Dizendo: -Mais servira, se no fora Pera to longo amor to curta a vida! CAMES. OBRA COMPLETA. Rio de Janeiro: Aguilar, 1963, p. 298. 5. O racionalismo uma das caractersticas mais freqentes da literatura clssica portuguesa. A logicidade do pensamento quinhentista repercutiu no rigor formal de seus escritores, e no culto expresso das "verdades eternas", sem que isto implicasse tolhimento da liberdade imaginativa e potica. Com base nestas observaes, releia os dois textos apresentados e; a) aponte um procedimento literrio de Cames que comprove o rigor formal do classicismo;

b) indique o dado da passagem bblica que, por ter sido omitido por Cames, revela a prtica da liberdade potica e confere maior carga sentimental ao seu modo de focalizar o mesmo episdio. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Unesp) Cessem do sbio Grego e do Troiano As navegaes grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitrias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta. 6. A oitava anterior constitui a terceira estrofe de OS LUSADAS, de Lus de Cames, poema pico publicado em 1572, obra mxima do Classicisismo portugus. O tipo de verso que Cames empregou de origem italiana e fora introduzido na Literatura Portuguesa algumas dcadas antes, por S de Miranda. Quanto ao contedo, o poema OS LUSADAS toma como ponto de referncia um episdio da Histria de Portugal. Baseado nestes comentrios e em seus prprios conhecimentos, releia a estrofe citada e indique: a) o tipo de verso utilizado (pode mencionar simplesmente o nmero de slabas mtricas); b) o episdio da Histria de Portugal que serve de ncleo narrativo ao poema. 7. Uma leitura atenta da estrofe citada revela que o contedo dos primeiros seis versos retomado e sintetizado nos ltimos dois versos. Interprete a estrofe de acordo com esta observao. 8. (Fuvest) Os paradoxos do sentimento amoroso constituem um dos temas favoritos de sua poesia lrica, exercitada sobretudo nos sonetos. a) De que poeta se trata? b) Indique um texto do poeta em que este sentimento contraditrio se manifesta. 9. (Fuvest) I. "Eis aqui se descobre a nobre Espanha, Como cabea ali de Europa toda" II. "Eis aqui quase cume da cabea De Europa toda, o reino Lusitano, Onde a terra se acaba e o mar comea" III. "A Europa jaz, posta nos cotovelos: De Oriente a Ocidente jaz fitando, E toldam-lhe romnticos cabelos Olhos gregos lembrando.

O cotovelo esquerdo recuado, O direito em ngulo disposto Aquele diz Itlia onde pousado; Este diz Inglaterra, onde afastado, A mo sustenta, em que se apia o rosto. Fita com olhar sphyngico e fatal. O Ocidente futuro do passado. O rosto com que fita Portugal." Os textos I e II iniciam respectivamente as estncias 17 e 20 do canto III d' "Os Lusadas", de Lus Vaz de Cames, e o texto III um poema do livro Mensagem, de Fernando Pessoa. a) A que movimento literrio pertence cada um dos autores? b) De que recurso comum aos dois textos se valem os autores para elaborar a descrio da Europa? 10. (Fuvest) Responda s seguintes questes sobre "Os Lusadas", de Cames: a) Identifique o narrador do episdio no qual est inserida a fala do Velho do Restelo. b) Compare, resumidamente, os principais valores que esse narrador representa, no conjunto de "Os Lusadas", aos valores defendidos pelo Velho do Restelo, em sua fala. 11. (Unicamp) "Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente um contentamento descontente; dor que desatina sem doer;" (Lrica de Cames, seleo, prefcio e Notas de MASSAUD MOISS, S. P., Ed. Cultrix, 1963) "Terror de te amar num stio to frgil como o mundo. Mal de te amar neste lugar de imperfeio Onde tudo nos quebra e emudece Onde tudo nos mente e nos separa." (SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN, "Terror de te amar", em Antologia Potica) Dos dois textos transcritos, o primeiro de Lus Vaz de Cames (sculo XVI) e o segundo, de Sophia de Mello Breyner Andresen (sculo XX). Compare-os, discutindo, atravs de critrios formais e temticos, aspectos em que ambos se aproximam e apectos em que ambos se distanciam um do outro. 12. (Unicamp) Leia o seguinte soneto de Cames: Oh! Como se me alonga, de ano em ano, a peregrinao cansada minha.

Como se encurta, e como ao fim caminha este meu breve e vo discurso humano. Vai-se gastando a idade e cresce o dano; perde-se-me um remdio, que inda tinha. Se por experincia se adivinha, qualquer grande esperana grande engano. Corro aps este bem que no se alcana; no meio do caminho me falece, mil vezes caio, e perco a confiana.

Quando ele foge, eu tardo; e, na tardana, se os olhos ergo a ver se inda parece, da vista se me perde e da esperana. a) Na primeira estrofe, h uma contraposio expressa pelos verbos "alongar" e "encurtar". A qual deles est associado o cansao da vida e qual deles se associa proximidade da morte? b) Por que se pode afirmar que existe tambm uma contraposio no interior do primeiro verso da segunda estrofe? c) A que termo se refere o pronome "ele" da ltima estrofe? 13. (Unicamp) "Mas um velho, de aspecto venerando, (...) A voz pesada um pouco alevantando, (...) Tais palavras tirou do experto* peito: - glria de mandar, v cobia. Desta vaidade a quem chamamos Fama. Fraudulento gosto, que se atia Cua aura popular, que honra se chama." (Cames, OS LUSADAS, canto IV) "... e ento uma grande voz se levanta, um labrego** de tanta idade j que o no quiseram, e grita subido a um valado***, que plpito dos rsticos. glria de mandar, v cobia, rei infame, ptria sem justia, e tendo assim clamado, veio darlhe o quadrilheiro uma cacetada na cabea, que ali mesmo o deixou por morto." (Jos Saramago, MEMORIAL DO CONVENTO, p.293) *experto - que tem experincia **labrego - indivduo grosseiro, rude, tosco (...) ***valado - elevao de terra que limita propriedade rstica (Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa) Confrontando os fragmentos anteriores, percebe-se que MEMORIAL DO CONVENTO dialoga com os clssicos. O episdio do Velho do Restelo, do Canto IV de OS LUSADAS, refere-se ao engajamento voluntrio dos portugueses na grande

empresa que foi a descoberta de novos mundos. J no MEMORIAL DO CONVENTO, entretanto, o recrutamento para Mafra deu-se, em geral, fora. a) Cite ao menos uma razo que levou "o rei infame" de MEMORIAL DO CONVENTO a tornar obrigatrio o engajamento de todos os operrios do reino, quaisquer que fossem suas profisses. b) Quem era esse "rei infame" a que se refere o trecho citado e em que sculo essa ao do romance se passa? c) Aponte, no trecho, ao menos uma passagem que indique a irreverncia de Saramago em relao ao texto de Lus de Cames. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Unesp) LNGUA PORTUGUESA Olavo Bilac ltima flor do Lcio, inculta e bela s, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela... Amo-te assim desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, que tens o trom e o silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura! Amo o teu vio agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, rude e doloroso idioma, Em que da voz materna ouvi: "meu filho!" E em que Cames chorou, no exlio amargo, O gnio sem ventura e o amor sem brilho! em TARDE (1919)

LNGUA Caetano Veloso (a Violeta Gervaiseau) Gosto de sentir a minha lngua roar A lngua de Lus de Cames. Gosto de ser e de estar E quero me dedicar A criar confuses de prosdia E uma profuso de pardias Que encurtem dores E furtem cores como camalees. Gosto do Pessoa na pessoa Da rosa no Rosa, E sei que a poesia est para a prosa

Assim como o amor est para a amizade. E quem h de negar que esta lhe superior? E deixa os portugais morrerem mngua, "Minha ptria minha lngua" - Fala Mangueira! Flor do Lcio Sambdromo Lusamrica latim em p O que quer O que pode Esta lngua? em VEL (1984) 14. Alm de Lus de Cames, que aparece mencionado nos dois textos, o poema de Caetano menciona outros dois escritores. Cite pelo menos uma obra importante de cada um destes dois literatos. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Pucsp) I - Um mover de olhos, brando e piedoso, sem ver de qu; um riso brando e honesto, quase forado; um doce e humilde gesto, de qualquer alegria duvidoso; (...) esta foi a celeste formosura da minha Circe, e o mgico veneno que pde transformar meu pensamento. (Luis de Cames) II - Uma noite, eu me lembro... Ela dormia Numa rede encostada molemente... Quase aberto o roupo... solto o cabelo E o p descalo do tapete rente. (Castro Alves) III - Um dia ela veio para rede, se enroscou nos meus braos, me deu um abrao, me deu as maminhas que eram s minhas. A rede virou, O mundo afundou. (Carlos Drummond de Andrade) 15. Os trs fragmentos tratam do mesmo tema, ou seja, a figura feminina. Tendo em vista essa temtica, assinale a alternativa INCORRETA. a) O fragmento I trata a figura feminina de maneira idealizada, transfigurada, divinizada, tornando a relao amorosa impossvel. b) O fragmento II trata a figura feminina de maneira humana, carnal, sensual, tornando a relao amorosa possvel. c) O fragmento III trata a figura feminina de maneira humana, carnal, sensual, tornando a relao amorosa materializada.

d) Os trs fragmentos representam, respectivamente, a figura feminina em concepes diferenciadas, ou seja, clssica, romntica e moderna. e) Os trs fragmentos, ao retratarem a figura feminina, desviam-se dos princpios literrios romnticos e modernos. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Fuvest-gv) "Busque Amor novas artes, novo engenho para matar-me, e novas esquivanas; que no pode tirar-me as esperanas que mal me tirar o que eu no tenho. Olhai de que esperanas me mantenho! vede que perigosas seguranas: que no temo contrastes nem mudanas andando em bravo mar perdido o lenho. Mas, conquanto no pode haver desgosto onde esperana falta, l me esconde Amor um mal, que mata e no se v; que dias h que na alma me tem posto um no sei qu, que nasce no sei onde vem no sei como e di no sei porqu." 16. Relido o poema de dois quartetos e dois tercetos com versos decasslabos hericos e esquema rimtico abba - abba - cde - cde, e considerada a elaborao esttica da linguagem com que tratado o tema, assinalar a alternativa que nomeia que tipo de poema , o seu autor e o movimento literrio em que este se enquadra: a) redondilha Gil Vicente - Humanismo b) soneto - Cames - Classicismo c) soneto - Gregrio de Matos - Barroco d) lira - Cludio Manuel da Costa - Arcadismo e) lira - Cames - Maneirismo 17. (Fuvest) Na LRICA de Cames, a) o metro usado para a composio dos sonetos a redondilha maior. b) encontram-se sonetos, odes, stiras e autos. c) cantar a Ptria o centro das preocupaes. d) encontra-se uma fonte de inspirao de muitos poetas brasileiros do sculo XX. e) a Mulher vista em seus aspectos fsicos, despojada de espiritualidade. 18. (Fuvest) "Amor um fogo que arde sem se ver, ferida que di e no se sente; um contentamento descontente, dor que desatina sem doer." De poeta muito conhecido, esta a primeira estrofe de um poema que parece comprazer-se com o paradoxo, enfeixando sensaes contraditrias do sentimento humano, se examinadas sob o prisma da razo. Indique, na relao a seguir, o nome do autor.

a) Bocage. b) Camilo Pessanha. c) Gil Vicente. d) Lus de Cames. e) Manuel Bandeira. 19. (Fuvest) Considere as seguintes afirmaes sobre a fala do Velho do Restelo, em "Os Lusadas": I. No seu teor de crtica s navegaes e conquistas, encontra-se refletida e sintetizada a experincia das perdas que causaram, experincia esta j acumulada na poca em que o poema foi escrito. lI. As crticas a dirigidas s grandes navegaes e s conquistas so relativizadas pelo pouco crdito atribudo a seu emissor, j velho e com um "saber s de experincias feito". III. A condenao enftica que a se faz empresa das navegaes e conquistas revela que Cames teve duas atitudes em relao a ela: tanto criticou o feito quanto o exaltou. Est correto apenas o que afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III. 20. (Fuvest) Em "Os Lusadas", as falas de Ins de Castro e do Velho do Restelo tm em comum a) a ausncia de elementos de mitologia da Antigidade clssica. b) a presena de recursos expressivos de natureza oratria. c) a manifestao de apego a Portugal, cujo territrio essas personagens se recusavam a abandonar. d) a condenao enftica do herosmo guerreiro e conquistador. e) o emprego de uma linguagem simples e direta, que se contrape solenidade do poema pico. 21. (Mackenzie) Texto1: "Sbolos rios que vo Por Babilnia, me achei, Onde sentado chorei as lembranas de Sio E quanto nela passei." Texto 2: "Enquanto quis Fortuna que tivesse Esperana de algum contentamento, O gosto de um suave pensamento Me fez que seus efeitos escrevesse.

Porm, temendo Amor que aviso desse Minha escritura a algum juzo isento Escureceu-me o engenho ao tormento, Para que seus enganos no dissesse.

vs que Amor obriga a ser sujeitos A diversas vontades! Quando lerdes Num breve livro casos to diversos, Verdades puras so e no defeitos. E sabei que, segundo o amor tiverdes, Tereis o entendimento de meus versos." Sobre os textos acima, correto afirmar que: a) o primeiro faz parte de uma cantiga trovadoresca. b) ambos pertencem obra de Cames, sendo o primeiro um exemplo de medida velha e o segundo, de medida nova. c) o primeiro foi extrado de um auto vicentino e o segundo, de um autor barroco. d) pertencem ao Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. e) tm aspectos evidentemente barrocos, fazendo parte, portanto, da lrica de Gregrio de Matos. 22. (Mackenzie) Na passagem da Idade Mdia para o Renascimento, dois escritores portugueses se destacaram, por apresentar caractersticas que j previam uma nova tendncia filosfica e artstica. Trata-se de: a) Ferno Lopes e Gil Vicente. b) Cames e Bocage. c) D. Dinis e Paio Soares de Taveirs. d) Pe. Vieira e Gregrio de Matos. e) Garcia de Resende e Aires Teles. 23. (Mackenzie) O tom pessimista apresentado por Cames no eplogo de "Os Lusadas" aparece em outro momento do poema. Isso acontece no episdio: a) do Gigante Adamastor. b) do Velho do Restelo. c) de Ins de Castro. d) dos Doze de Inglaterra. e) do Conclio dos Deuses. 24. (Mackenzie) Pe-me onde se use toda a feridade, Entre lees e tigres, e verei Se neles achar posso a piedade Que entre peitos humanos no achei. Ali, co'o amor intrnseco e vontade Naquele por quem morro, criarei Estas relquias suas, que aqui viste, Que refrigrio sejam da me triste.

O trecho evidencia caractersticas: a) da poesia trovadoresca. b) do Barroco portugus. c) de um auto vicentino. d) da poesia lrica de Antero de Quental. e) da poesia pica camoniana. 25. (Mackenzie) Sobre OS LUSADAS, INCORRETO afirmar que: a) dividido em cinco partes e dez cantos. b) o Canto I contm a introduo, a invocao, a dedicatria e o incio da narrativa. c) a pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da histria de Portugal. d) os deuses renem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses. e) no Canto X, a fala do Velho de Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobia excessivas. 26. (Pucsp) Tu s, tu, puro amor, com fora crua Que os coraes humanos tanto obriga, Deste causa molesta morte sua, Como se fora prfida inimiga. Se dizem, fero Amor, que a sede tua Nem com lgrimas tristes se mitiga, porque queres, spero e tirano, Tuas aras banhar em sangue humano. Estavas, linda Ins, posta em sossego, De teus anos colhendo doce fruito, Naquele engano da alma ledo e cego, Que a fortuna no deixa durar muito, Nos saudosos campos do Mondego, De teus fermosos olhos nunca enxuito, Aos montes ensinando e s ervinhas, O nome que no peito escrito tinhas. "Os Lusadas", obra de Cames, exemplificam o gnero pico na poesia portuguesa, entretanto oferecem momentos em que o lirismo se expande, humanizando os versos. O episdio de Ins de Castro, do qual o trecho acima faz parte, considerado o ponto alto do lirismo camoniano inserido em sua narrativa pica. Desse episdio, como um todo, pode afirmar-se que seu ncleo central a) personifica e exalta o Amor, mais forte que as convenincias e causa da tragdia de Ins. b) celebra os amores secretos de Ins e de D. Pedro e o casamento solene e festivo de ambos. c) tem como tema bsico a vida simples de Ins de Castro, legtima herdeira do trono de Portugal. d) retrata a beleza de Ins, posta em sossego, ensinando aos montes o nome que no peito escrito tinha. e) relata em versos livres a paixo de Ins pela natureza e pelos filhos e sua elevao ao trono portugus.

27. (Uel) curiosidade geogrfica e humana e ao desejo de conquista e domnio corresponde, inicialmente, o deslumbramento diante da paisagem extica e exuberante da terra recm-descoberta, testemunhado pelos cronistas portugueses a) Gonalves de Magalhes e Jos de Anchieta. b) Pero de Magalhes Gndavo e Gabriel Soares de Sousa. c) Botelho de Oliveira e Jos de Anchieta. d) Gabriel Soares de Sousa e Gonalves de Magalhes. e) Botelho de Oliveira e Pero de Magalhes Gndavo. 28. (Uflavras) Todas as alternativas so corretas sobre o Padre Jos de Anchieta, EXCETO: a) Foi o mais importante jesuta em atividade no Brasil do sculo XVI. b) Foi o grande orador sacro da lngua portuguesa, com seus sermes barrocos. c) Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramtica da lngua dos nativos. d) Escreveu tanto uma literatura de carter informativo como de carter pedaggico. e) Suas peas apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos. 29. (Ufrs) Leia o soneto abaixo, de Lus de Cames. Um mover de olhos, brando e piedoso, sem ver de qu; um riso brando e honesto, quase forado, um doce e humilde gesto, de qualquer alegria duvidoso; um despejo quieto e vergonhoso; um desejo gravssimo e modesto; um pura bondade manifesto indcio da alma, limpo e gracioso; um encolhido ousar, uma brandura; um medo sem ter culpa, um ar sereno; um longo e obediente sofrimento:

Esta foi a celeste formosura da minha Circe, e o mgico veneno que pde transformar meu pensamento. Em relao ao poema acima, considere as seguintes afirmaes. I- O poeta elabora um modelo de mulher perfeita e superior, idealizando a figura feminina. II- O poeta no se deixa seduzir pela beleza feminina, assumindo uma atitude de insensibilidade. III- O poeta sugere o desejo ertico ao referir a figura mitolgica de Circe. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas III.

c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) I, II e III. 30. (Unesp) Leia as estrofes seguintes e assinale a alternativa INCORRETA: "Mas um velho, de aspeito venerando, Que ficava nas praias, entre a gente, Postos em ns os olhos, meneando Trs vezes a cabea, descontente, A voz pesada um pouco alevantando, Que ns no mar ouvimos claramente, Com saber s de experincias feito, Tais palavras tirou do esperto peito: " glria de mandar, v cobia Desta vaidade, a quem chamamos Fama! fraudulento gosto, que se atia Com a aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justia Fazes no peito vo que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles exprimentas!" (Cames) " mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo resaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar!" (Fernando Pessoa) a) Atravs do tema tratado nas estrofes citadas, podemos dizer que as mesmas pertencem a dois grandes poemas picos da Literatura Portuguesa: OS LUSADAS e MENSAGEM. b) Nessas estrofes, os dois poemas relacionam-se ao mencionarem aspectos negativos das expedies portuguesas. c) No poema de Cames todas as estrofes apresentam oito versos em decasslabos hericos; no poema de Pessoa no h a mesma regularidade. d) Uma das estrofes d'OS LUSADAS revela a fala do Velho do Restelo criticando os sentimentos de glria e cobia na empresa portuguesa. e) Os dois poemas no podem ser relacionados porque, alm de um ser pico e o outro lrico, um pertence ao Renascimento e o outro ao Modernismo. 31. (Fuvest) I. ''Entre brumas, ao longe, surge a aurora. O hialino orvalho aos poucos se evapora, Agoniza o arrebol. A catedral ebrnea do meu sonho

Aparece, na paz do cu risonho, Toda branca de sol" II. "Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o esprito enlaa a dor vivente, No derramem por mim nem uma lgrima Em plpebra demente." III. "Por um lado te vejo como um seio murcho pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende [ainda o cordo placentrio. s vermelha como o amor divino Dentro de ti em pequenas pevides Palpita a vida prodigiosa Infinitamente." IV. "Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito imaginar; No tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada." Na ordem em que esto transcritos, os fragmentos se enquadram respectivamente nos seguintes movimentos literrios: a) I. Simbolismo, II. Romantismo, III. Modernismo, IV. Classicismo; b) I. Modernismo, II. Simbolismo, III Classicismo, IV. Romantismo; c) I. Romantismo, II. Modernismo, III. Simbolismo, IV. Classicismo; d) I. Classicismo, II. Romantismo, III. Modernismo, IV. Simbolismo; e) I. Simbolismo, II. Classicismo, III. Romantismo, IV. Modernismo. GABARITO 1. a) Trata-se do "maravilhoso pago", pois h presena de figuras mitolgicas. b) "Netuno mora e moram as jucundas Nereidas e outros Deuses do mar, onde". 2. a) No poema de Manuel Bandeira h presena dos versos brancos com movimentos ondulatrios nele desenhados pelos versos, e ritmo independente marcado pela paronomsia (jogo de palavras: onda, anda, onde) b) O tema dos dois poemas centra-se na ONDA. Em "Os Lusadas", a reiterao se faz pelos termos: fundo profundas, onde, esconde, donde. Em Manuel Bandeira, os sons de onda permeiam todo o poema; com exceo do artigo A. 3. a) A anttese centra-se na relao entre os "bons" e os "maus". Os desdobramentos da anttese so a punio e a recompensa, que se d da seguinte forma: aqueles que merecem recompensa so punidos; aqueles que merecem punio so premiados. por isso que, segundo o poeta, o mundo est "desconcertado".

b) O poema composto de uma s estrofe com dez versos. As rimas esto dispostas de forma alternadas e justapostas: abb aab; cdd cdc. Em relao ao valor so rimas pobres (eufonia entre palavras da mesma classe gramatical) e ricas (classe gramatical diferentes). 4. a) Cames utiliza-se do "vilancete", cuja modalidade potica inicia-se por um mote (assunto) e glosa (desenvolvimento do assunto propostos) b) O soneto a forma de "medida nova" usada por Cames. Entre outras formas, h: elegia, oitavas, ode, sextina... 5. a) Preferncia pelo soneto petrarquista com rimas e versos decasslabos. b) Cames omite que Jac casou-se com raquel e depois com Lia. 6. a) Decasslabo. b) A viagem de Vasco da Gama s ndias. 7. Cames entende que os feitos dos portugueses so mais grandiosos, por isso pede que cessem de cantar os feitos dos antigos. 8. a) Cames b) "Amor fogo que arde sem se ver" 9. a) Cames: Classicismo Pessoa: Modernismo b) Prosopopia ou personificao. 10. a) O narrador do episdio em questo Vasco da Gama, o heri do poema, que, em dada altura da fbula, assume a funo de personagem-narrador. A fala do Velho do Restelo integra uma unidade narrativa maior em Os Lusadas, que ocupa os cantos III, IV e V. Nela, Vasco da Gama conta ao rei de Melinde toda a histria de Portugal, desde as origens do povo lusitano at a viagem de descoberta do caminho martimo para as ndias, levada a efeito pelo heri do poema. A fala do Velho do Restelo, por sua vez, o desfecho do episdio conhecido como Partida das Naus, em que Vasco da Gama narra como deixou a Torre de Belm, porto do rio Tejo em Lisboa. No relato de sua partida, o capito da armada rememora a despedida, cujo clima de lamento e incerteza. Dentre as pessoas que se manifestaram verbalmente na despedida, Vasco da Gama ficou particularmente sensibilizado pelo discurso do Velho, a ponto de o reconstituir com unidade retrico-discursiva ao rei de Melinde. b) Vasco da Gama representa o ideal expansionista do Imprio Lusitano, que implica a dilatao da f crist e do comrcio ocidental. Como heri do poema, encarna as convices da persona pica, isto , do narrador principal da epopia, que, como manifestao do gnero pico, exalta o assunto da narrativa. Mais precisamente, Vasco da Gama encarna o projeto poltico da Dinastia de Avis, que, adepta das novidades do Renascimento, aplica as conquistas da cincia difuso do comrcio. O Velho do Restelo, como personagem alegrica, representa o ponto de vista contrrio expanso do Imprio Lusitano, por consider-la resultado do desejo de poder pelo

poder. O Velho pode ser entendido, tambm, como manifestao do ideal da Dinastia de Borgonha, que se fundava na ordem feudal e a conseqente preferncia pela economia agrria em desfavor do mercantilismo ascendente. 11. Aproximam-se pelo tema do amor e pela utilizao de anforas. Distanciam-se pela mtrica (versos decasslabos em Cames e livres em Andresen) e pela forma de tratar o amor (em Cames o amor impessoal, e em Andresen pessoal). 12. a) O verbo "alongar" associa-se a cansao da vida. O "encurtar" relaciona-se proximidade da morte. b) H no primeiro verso da segunda estrofe uma oposio entre "gastando" e "cresce". Quanto mais a idade avana, o poeta aproxima-se do fim da vida. c) O pronome "ele" refere-se ao vocbulo "bem". 13. a) Porque tinha medo de morrer e no concluir a construo do Convento de Mafra. b) D. Joo V c) Para Saramago "velho" sinal de incapacidade para o trabalho. Em Cames o "velho" a experincia. 14. Joo Guimares Rosa - Grande Serto: Veredas Fernando Pessoa - Cancioneiro

15. [E] 16. [B] 17. [D] 18. [D] 19. [E] 20. [B] 21. [B] 22. [A] 23. [B] 24. [E] 25. [E] 26. [A]

27. [B] 28. [B] 29. [D] 30. [E] 31. [A]

You might also like