You are on page 1of 20

As tendncias crticoreprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

Paulo Augusto Bandeira Bernardino


Mestre em Educao e graduado em Filosofia, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). pauloemix@hotmail.com Resumo Este artigo responde a um consenso entre alguns pesquisadores da educao mediante as anlises de Louis Althusser sobre a reproduo do conhecimento na escola. A escola, na perspectiva das tendncias crtico-reprodutivistas, apenas reproduz as relaes de produo capitalistas? Para responder tal questo, realiza-se uma exegese crtica do que Louis Althusser compreende como educao. Palavras-chave: Educao; escola; reproduo; tendncia crtico-reprodutivista.

1 (Re)produo do conhecimento em Louis Althusser?


Uma restrio receptiva das consideraes de Louis Althusser sobre a educao ainda permanece restrita obra

Ideologia e aparelhos ideolgicos de estado1. No entanto,


para ultrapass-la, necessrio afirmar de imediato que aquelas proposies que restringiam a escola, na
1

Classificao sob o nome de tendncia crtico-reprodutivista das obras de: Bourdieu e Passeron - A reproduo; Althusser - Ideologia e aparelhos ideolgicos de estado e Baudelot e Establet - A escola capitalista na Frana (SAVIANI, 1987, p. 39). Observase uma ciso classificatria um pouco distinta, desde a dcada de 1980, entre as teorias da reproduo social representadas por Althusser, Bowles e Gintis, por outro lado, as teorias da reproduo cultural pelos trabalhos de Bourdieu e seus colegas e Basil Bernstein (GIROUX, 2004, p.108.) De acordo com Maria Alice Nogueira, tem-se como representante da teoria da reproduo cultural principalmente Bourdieu, Passeron e seus seguidores. J representando a teoria da reproduo de filiao marxista, principalmente Althusser, Baudelot e Establet, Bowles e Gintis (NOGUEIRA, 1990, p. 50).

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

57

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

perspectiva de Louis Althusser, a um simples aparelho reprodutor das relaes e do modo de produo capitalista do Estado pela via de seu aparelho ideolgico dever ser negada. De forma direta: a escola2 no reproduz as relaes de produo capitalista, mas, na perspectiva de Louis Althusser, ela reproduz as condies de produo do modo de produo capitalista: somente no prprio seio dos processos de produo e de circulao que esta reproduo realizada (ALTHUSSER, 1970, p. 36)3. Essa reproduo no mais que uma afirmao tautolgica, cuja contribuio inauguradora, para o entendimento da escola, compreende que essa instituio o resultado indiscutvel das relaes sociais e que comparvel a qualquer outro fato social (DURKHEIM, 1978). A tautologia presente nessa forma de compreender as formas reprodutivistas justifica-se: porque, se h um modo de produo determinado e a escola est inserida nele, ela reproduzir direta ou indiretamente as condies4 de um modo de produo determinado, seja ele capitalista ou no sob o primado da luta de classes. Como viver um modo de produo diferente daquele no qual o indivduo e a escola inserem-se? Essa questo no restringe a instituio escolar a um imobilismo reafirmador5, no se trata disso. No efetuar o movimento de investir na superestrutura para em seguida mudar a escola6. O que se quer afirmar que o
Instituio escolar. Essa proposio de Louis Althusser encontra-se em seu post scriptum, diga-se de passagem, presente na publicao original de Idologie et appareils idologiques detat (ALTHUSSER, 1970) da revista La Pense. 4 Ressalta-se o cunho crtico do modo reafirmador das posies de Walter Evangelista juntos aos escritos de Louis Althusser. No entanto, inegvel sua contribuio para compreender melhor como a noo de reproduo dever ser tratada: estes aparelhos ideolgicos de Estado reproduzem as condies sob as quais se d a luta de classes. Reproduzem as condies do conflito e no o resultado dele. Logo, permite considerar a famosa oposio produo x reproduo de um ponto de vista bem mais rico e complexo (EVANGELISTA, 2003, p. 211). Retoma-se aqui essa proposio que foi apenas exposta no capitulo 1 sem as devidas consideraes. 5 Para observar a negao de um funcionalismo imobilizador dos aparelhos ideolgicos de Estado, basta recorrer s Notas sobre os aparelhos ideolgicos de Estado: penso que no foram lidas, com a devida ateno, as notas finais de meu ensaio, que destacam o carter <<inconcluso>> de minha anlise, e colocava, explicitamente, no centro da minha concepo, a luta de classe. Pode-se dizer, de fato, que a caracterstica que pode-se extrair de Marx sobre a ideologia afirmar o primado da luta de classes sobre as funes e o funcionamento do aparelho de Estado, dos aparelhos ideolgicos de Estado (ALTHUSSER, 1995, p. 253). 6 Fundamento da crtica de Snyders (1977, p. 10).
2 3

58

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

As tendncias crtico-reprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

modo de produo em que se vive capitalista. A escola e outras instituies participam de forma direta ou indireta na manuteno desse modo de produo sejam instituies pblicas ou privadas (ALTHUSSER, 1970, p. 14). O escrito Idologie et appareils idologiques dtat acompanhado do subttulo destacado entre parnteses (Notas para uma pesquisa)7 (ALTHUSSER, 1970, p. 3). a partir de uma nota para pesquisa que se deduz que toda discusso de Idologie et appareils idologiques dtat tem por finalidade fomentar questes: Qual a questo principal desse escrito? Quais aparelhos ideolgicos contribuem para o processo de reproduo das condies do modo de produo capitalista?8 Contesta-se, por outro lado, que todo projeto dever ser acompanhado de uma resposta, mesmo que parcial. Seja a resposta de Louis Althusser: Os AIE

contribuem, como elemento deste processo, com esta


reproduo. Mas o ponto de vista de sua simples contribuio permanece de difcil compreenso (ALTHUSSER, 1970, p. 36). Perante a operao dedutiva dessa diferente maneira de compreender a escola como um aparelho ideolgico de Estado, rechaa-se a forma panfletria 9 de um imperativo axiomtico pronto e que objetiva apenas sua divulgao. Essa forma precedente de negar a escola como simples reprodutora das relaes de produo capitalistas no suficiente. Para alm da relao entre a escola e o modo de produo no qual ela mesma est inserida, necessrio afirmar tambm que a escola no reproduz os conhecimentos veiculados ou ditados pelo modo de produo capitalista:
Inspirei-me diretamente no prprio escrito de Marx10, que utiliza em diversas oportunidades o conceito de <<produo>> de conhecimentos, para antecipar minha tese central: a idia do conhecimento como produo. (ALTHUSSER, 1976, p. 153).
7 Em nota original do escrito, o editor ratifica o carter inconcluso do percurso seguido por Althusser no artigo que se apresentar: As idias expostas devem ser consideradas apenas como uma introduo a uma discusso [N.D.L.R.] (ALTHUSSER, 1970, p. 3, nota 1). 8 A formulao dessa questo no ipsis litteris da forma que Louis Althusser a formula, mas pretende deixar claro o objetivo de seu artigo. 9 Utiliza-se esse termo da mesma maneira que os textos de Marx foram recebidos ao longo da tradio marxista. 10 Althusser cita a Introduo de Marx de 1857 (ALTHUSSER, 1976, p.153).

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

59

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

Justifica-se a terminologia da elaborao do modo de produo terico, pois se ela no contribui como uma noo existente em Karl Marx, por outro lado, ela uma maneira de refutar as teses de que os conhecimentos produzidos na instituio escolar apenas reproduzem as relaes de produo capitalistas. Para justificar tal afirmao, necessrio compreender que os conhecimentos produzidos no interior da instituio escolar so reafirmados via a tradio marxista-leninista:
Quando Lnin diz sem teoria, no h ao revolucionria, ele fala de uma teoria, aquela da cincia marxista do desenvolvimento das formaes sociais (materialismo histrico). Esta proposta encontra-se em Que Fazer? onde Lnin examina as medidas de organizao e os objetivos do partido social-democrata russo em 1902 (ALTHUSSER, 1977, p. 169, grifo do autor).

Quais seriam, ento, as caractersticas do processo de produo do conhecimento empreendido por Louis Althusser diante de Lnin do Que fazer? Esse questionamento necessrio, j que a partir da que se pode fundamentar que h em Louis Althusser uma forma exacerbada e restrita da produo do conhecimento11 . Para compreender as caractersticas dessa produo dos conhecimentos, preciso definir onde o conhecimento veiculado e quem so os responsveis por sua produo. Onde o conhecimento produzido? Em meio a uma filosofia universitria (ALTHUSSER, 1969b, p. 11, 17, 18), na filosofia universitria francesa (ALTHUSSER, 1969b, p. 13), sendo mais especfico. Os processos de produo do conhecimento so veiculados no interior de uma instituio formal12:
A ao dos comunistas no mundo da Universidade e no mundo da Pesquisa cientfica que lhe
11 Delimita-se de incio que essa forma de produo do conhecimento no uma forma de produo social do conhecimento. 12 As escolas, mesmo que de formao e orientao de cunho marxista sob a figura de um professor que distribui seu conhecimento aos alunos, as universidades e os institutos de pesquisa acadmica.

60

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

As tendncias crtico-reprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

naturalmente ligada, quer dizer a ao dos comunistas estudantes, professores, pesquisadores e funcionrios da administrao deve ser conduzida sobre uma base comum, comportando: 1- O conhecimento da teoria cientfica marxistaleninista; 2- O conhecimento do objeto ao qual essa ao se aplica; a Universidade e os diversos elementos que a compe (educadores, estudantes, pesquisadores, etc.) (ALTHUSSER, 1964, p. 80).

A afirmao de Althusser contundente e no deixa dvidas que h sim uma restrio da noo de educao, tendo como centro ambientes formais-institucionalizados. Mesmo que haja aluso s formas no tradicionais de organizao da escola:
Mas os mestres podem, em certos casos, (cursos para pessoas idosas, cursos de reorientao, etc.) ser mais jovens que seus alunos: muito freqentemente o caso nas situaes das grandes transformaes polticas e sociais, quando se trata, por exemplo, de alfabetizar grandes massas (U.R.S.S. aps 1917; China aps 1949; Cuba; Arglia hoje, etc.) ou dar um ensino de base aos responsveis polticos oriundos diretamente das massas (ex.: os Rabotfak na U.R.S.S. cita Khrouchtchev, que foi aluno, etc.) (ALTHUSSER, 1964, p. 91).

O autor recai com frequncia em uma maneira extenuada de considerar a formao humana para alm dos meios institucionais. A afirmao de uma formao humana faz

jus forma crtica de Thompson quanto ao confinamento


da autoformao do homem em meios institucionais formais:
Mas fora dos recintos da universidade, outro tipo de produo de conhecimento se processa o tempo todo. Concordo em que nem sempre rigoroso. No sou indiferente aos valores intelectuais nem inconsciente da dificuldade de se chegar a eles. Mas devo lembrar a um filsofo marxista que conhecimentos se formaram, e ainda formam, fora dos procedimentos acadmicos. E tampouco eles tm sido, no teste da prtica, desprezveis. Ajudaram homens e mulheres a trabalhar os campos, a construir casas, a manter complicadas organizaes sociais, e mesmo, ocasionalmente, a questionar eficazmente as concluses do pensamento acadmico (THOMPSON, 1981, p. 17).

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

61

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

Mas quem produz esses conhecimentos? No resta qualquer dvida: so os cientistas, entre aqueles que praticam uma Filosofia Espontnea (ATHUSSER, 1969b, p. 9), seja os Filsofos de Ofcio (ALTHUSSER, 1969b, p. 9), os Filsofos de Profisso (ALTHUSSER, 1969b, p. 8) e at mesmo os Filsofos Fabricados (ALTHUSSER, 1969c, p. 8):
existe uma relao entre a filosofia e as cincias, e que esta primeira relao pode ser evidenciada nos prprios cientistas, enquanto so portadores de uma filosofia espontnea a que chamamos filosofia espontnea dos cientistas (F.E.C.) (ALTHUSSER, 1974ab, p. 99).

So esses os locais e as personagens do universo da produo de conhecimentos propostos por Louis Althusser. No entanto, deve-se recorrer a Lnin, do Que fazer? Para Lnin (2006), o movimento espontneo do proletariado uma forma embrionria do consciente13. Pode-se observar, como fonte declarada mesmo em sua autocrtica de julho de 1970, a permanncia de Lnin como fonte primria para as formas de conceber os processos de produo do conhecimento para a perspectiva de Althusser, visto que:
Um fato incontestvel: aps cem anos, toda a histria da humanidade sustentou-se pela Unio do Movimento operrio (e dos povos oprimidos) e pela Teoria marxista (transformada em Teoria marxistaleninista) (ALTHUSSER, 1974a, p. 108).

dessa reafirmao14 de sua fonte que Althusser declarase um marxista-leninista e necessrio observar isso para compreender a noo de educao no filsofo francs. Essa declarao deflagra uma forma epistmica de analisar o conhecimento sob a teoria marxista-leninista por meio de novas propostas metodolgicas, ou, mesmo portando um contedo substitutivo, adquire a caracterstica de permanncia junto s formas de cientificidade das quais se partiu, isso por que:
Consciente ou conscincia significam as formas de apreenso Cientfica para objetivar tanto uma vida consciente quanto uma luta consciente (LENIN, 2006, p.136). 14 Visto que Althusser j havia feito sua declarao de fonte direta a Lenin em 1965 em Pour Marx (Cf. ATLHUSSER, 1977, p. 169). Dessa forma, imprescindvel afirmar que no h mudana de postura com relao aos processos de produo do conhecimento, quanto a quem os produz, em que locais so produzidos e a quem destina-se o resultado dessa produo.
13

62

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

As tendncias crtico-reprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

O fantasma j sobrevoava o Engels de Herr Dhring e Ludwing Feuerbach e fim da filosofia clssica alem e tomou largo assento nas incurses filosficas de Lnin, tanto no Materialismo e empiriocriticismo como nos Cadernos, tendo assombrado tambm ao prprio Lukcs de O que marxismo ortodoxo?, ensaio de abertura de Histria e conscincia de classe, sua obra protomarxista mais clebre. Porm, de Goldmann a Althusser ou de Della Volpe a Sartre, para sinalizar com alguns nomes, passando por tantos outros e se irradiando por todos os escaninhos, que a tendncia sucumbiu de vez canga gnosioepistmica, numa rota cada vez mais excludente, ou antes, que atrelou e submeteu a ela ao exame de qualquer outra temtica, no seu espraiamento saturao por mos cada vez mais repetitivas e menos habilidosas ou sutis (CHASIN, 2009, p. 27).

Observa-se uma retomada de Lnin que expe ao mesmo tempo tanto a postura epistmica de Althusser quanto as reflexes epistemolgicas de Lnin que, como um movimento circular, denunciam a cincia dentro dos limites da prpria cincia, conforme o diagrama apresentado na FIG. 1.

Figura 1: Diagrama de formalizao epistemolgica diante das propostas de Althusser.

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

63

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

Por outro lado, mesmo que haja um desprezo s formas de galgar um fundamento ltimo para demonstrar a verdade, postura de um antiteoricismo, isso no garante a Althusser seu mergulho integral na perspectiva epistmica, tendo em vista as formas de produo do conhecimento. Os fatores que definem ou classificam Louis Althusser nessa perspectiva espalham-se em seus escritos. Seja com a restrio das formas de produo do conhecimento detidas aos meios cientficos formais, seja com as escolas, os laboratrios ou qualquer meio acadmico. Apesar de Althusser negar uma discusso epistmica centrada na definio de um fundamento ltimo para o conhecimento, ele ao mesmo tempo no considera as condies sociais concretas, definidas na perspectiva ontolgica, como condies de possibilidade para que os conhecimentos cientficos sejam produzidos. As condies para a produo do conhecimento traduzem-se no interior de condies do prprio trabalho terico15, mesmo que o autor exclua as teorias do conhecimento como formas de buscar uma garantia para o conhecimento e afirme, em substituio s teorias anteriores Marx, a histria da produo dos conhecimentos. Ser marxista-leninista, para Althusser, partilhar das formas de compreender a relao entre teoria e prtica proposta por Lenin em Que fazer? 16
Quanto mais forte for o impulso espontneo das massas, quanto mais amplo for o movimento, maior e mais urgente ser a necessidade de uma elevada conscincia, tanto no trabalho terico17, como no poltico e de organizao da social democracia (LENIN, 2006, p.161).

Observa-se um claro esforo de correlacionar teoria e prtica nessas passagens de Lnin. No entanto, permanece ntida a autonomia de uma esfera em relao outra. Como
Suas fontes e suas dificuldades (ALTHUSSER, 2006). Essa no uma restrio da parte do autor que escreve essas linhas, mas uma forma de delimitao dessa temtica em Althusser, j que o filsofo francs cita outros textos de Lenin: Materialismo e empiriocriticismo (ALTHUSSER, 1969b; ALTHUSSER, 1995, p. 23), O estado e a revoluo (ALTHUSSER, 1969b; 1995). 17 Cabe ressaltar que o trabalho de abril de 1967 publicado em La Pense recebe exatamente este ttulo: Sur le travail thorique: Difficults et ressources (ALTHUSSER, 2006).
15 16

64

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

As tendncias crtico-reprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

consequncia disso, tem-se um carter diminuto dessas concepes que se interpenetram18. Qual a importncia dessa forma de considerar teoria e prtica para definir a noo de educao em Althusser? Se teoria e prtica interrelacionam-se, mas so esferas autnomas, ento podese deduzir que investir19 os aspectos tericos que preparam o proletariado para luta a caracterstica fundamental do processo educacional. referenciando-se no texto de Lnin que se compreende a perspectiva de Althusser contra um fundamento terico a seu elogio servil e seu culto da

espontaneidade (LENIN, 2006, p. 138). essa


espontaneidade que Althusser ir criticar e classificar como um autodidatismo:
Mas, para apressar a assimilao de um saber existente, mtodo que consiste em partir, munido de bons resultados <<participacionais>>, mas na sombra, tecnicamente ruim: um trabalho coletivo voluntrio tem sentido somente se dirigido por professores ou assistentes, possuindo justamente o saber que os estudantes devem adquirir e a tcnica cientfica da aquisio deste saber: esta tcnica cientfica intitula-se a <<pedagogia>>. A ideologia do autodidatismo, mesmo generosa (seu entusiasmo no pode jamais de fato durar muito tempo) que se desconfia de toda forma <<direcional>>; que distingue entre os grupos de trabalho <<clssicos>> dirigidos pelos assistentes, considerados como grupos de trabalho do velhoestilo e quase-passivos, e os grupos de trabalho <<autnticos>>, porque <<democrticos>> (quer dizer reticente em relao ao apoio que se pode esperar de um assistente) estes ltimos grupos sendo considerados como os verdadeiros G.T.U. 20 nos quais os estudantes << se encarregam da responsabilidade de sua prpria formao>>- esta tentao autodidtica, mesmo dita <<democrtica>>, repousa sobre uma concepo inexata da realidade, no somente do trabalho de pesquisa, mas mesmo do simples trabalho pedaggico (que supe a ajuda daqueles que
18 A perspectiva crtica dessa relao entre teoria e prtica ser tratada com mais afinco na seo 2 deste texto. 19 Investir porque a educao visa formar um proletariado consciente de sua luta espontnea. Por isso, investir significa romper com essa postura espontnea, porque a doutrina terica da social democracia surgiu na Rssia sem nenhuma ligao com o crescimento espontneo do movimento operrio, sendo o resultado natural e inevitvel do desenvolvimento do pensamento entre os intelectuais revolucionrios socialistas (LENIN, 2006, p. 138, grifo nosso). 20 Grupos de trabalho universitrio.

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

65

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

possuem o saber que os estudantes tm por tarefa adquirir) (ALTHUSSER, 1964, p. 93- 94).

Talvez, poder-se-ia deduzir, diante da definio de pedagogia descrita acima, uma valorizao da profisso docente. No entanto, a profisso docente no se resume a essa relao unilateral entre o mestre e o aluno21. A pedagogia adquire aqui uma perspectiva cientfica, porque se edifica em um local bem especfico - a sala de aula de uma universidade:
O saber distribudo uma verdadeira cincia? Ento sua distribuio corresponde verdadeiramente a uma necessidade tcnica, logo a funo pedaggica em essncia s, mesmo se suas formas so relativamente <<velhas>> e a reformar. O saber distribudo uma pura ideologia? Como em certas disciplinas ou em certos cursos? Ento a funo pedaggica est a servio de uma ideologia e, logo, de uma poltica de classe, mesmo se as <<formas>> de ensino so muito <<modernas>>. O saber ensinado de natureza incerta, as <<cincias>> ensinadas so de natureza ainda incertas, problemticas, sem estatuto definido, hesitando entre a ideologia e a cincia, e se fixam geralmente no nvel de tcnicas carregadas de ideologia? Logo a prpria funo pedaggica ambgua, com duplo emprego, tcnica por uma parte, e poltico-ideolgica por outra parte, quais que sejam as formas <<velhas>> ou modernas nas quais este semi-saber distribudo (ALTHUSSER, 1964, p. 89).

So caractersticas especficas do discurso pedaggico: a exposio dos princpios fundamentais do marxismo e a simplicidade e clareza de seu discurso, portanto, acessvel s massas. O exemplo apresentado por Althusser (2006) de um discurso pedaggico do texto de Stlin sobre o

Materialismo dialtico e materialismo histrico. Para o


filsofo, a exposio de Stlin apresenta todas as caractersticas do discurso pedaggico, por qu: a) durante dezenas de anos ensinou o marxismo a milhes de militantes (ALTHUSSER, 2006, p. 45); b) expe bem os princpios fundamentais do marxismo, e de uma maneira
21 Percebe-se que Althusser esqueceu-se da 3 tese Ad Feuerbach, no entanto faz-se necessrio relembr-lo: A doutrina materialista sobre a modificao das circunstncias e da educao esquece que as circunstncias so modificadas pelos homens e que o prprio educador tem de ser educado (MARX, 2007b, p. 533)

66

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

As tendncias crtico-reprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

geralmente precisa (ALTHUSSER, 2006, p. 45); c) D as definies essenciais e sobretudo faz as distines essenciais. (ALTHUSSER, 2006, p. 45) e d) Tem o mrito de ser simples e claro, portanto acessvel s grandes massas (ALTHUSSER, 2006, p. 45). Assim, reafirmam-se as caractersticas essenciais do discurso pedaggico por meio de sua clareza de discurso e, como consequncia dessa sua facilidade, a difuso de um contedo terico-marxista, considerando seus princpios. De outra forma, o discurso ideolgico pode ser caracterizado como aquele que tem por especificidade estar numa posio de negao das caractersticas do discurso pedaggico e cientfico-filosfico. Negao, j que esse tipo de discurso rechaa a exposio de princpios prprios do marxismo por meio de substituio destes pela a mera evidncia familiar que tem como resultado a confuso ideolgica de suas expresses e palavras (ALTHUSSER, 2006, p. 36). Destacase nessa qualificao uma funo pedaggica de carter ambguo do saber distribudo, ora cientfico, ora ideolgico, identificando-a como um semissaber de acordo com o contedo do conhecimento veiculado, mas em ambas as formas tcnicas de efetivar o conhecimento distribudo, sua funo, tratase de uma tcnica cientfica. Outra caracterstica da funo pedaggica a diviso social e a diviso tcnica do trabalho. Althusser, recorrendo sua principal fonte textual, tem como objetivo o movimento ratificador das crticas ao culto espontaneidade desenvolvida por Lenin (2006). De outra forma, se estabelece um ataque frontal de Louis Althusser a uma interpretao equivocada de Antnio Gramsci quanto forma com que o italiano registra sua clebre frase na qual todos os homens so filsofos (GRAMSCI, 2006a). Observa-se que Louis Althusser reconhece que Gramsci identifica dois elementos paradoxais nessa quantificao universal entre homens e filsofos: 1- um elemento de passividade e 2- a constituio de um elemento de certa ordem das coisas, inteligvel (ALTHUSSER, 1995, p. 32).

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

67

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

A forma equivocada traduz-se na compreenso de que Gramsci considera apenas ao primeiro elemento da contradio [1], e no considera o segundo [2] (ALTHUSSER, 1995, p. 32). Essa perspectiva de interpretao da frase todos os homens so filsofos comete o erro de afirmar que o elemento de passividade se sobressai: Distinguimos ento rigorosamente 1) a filosofia espontnea dos cientistas, e 2) a concepo do mundo dos cientistas. Estas duas realidades esto unidas por laos profundos, mas podem e devem ser distinguidas (ALTHUSSER, 1974ab, p. 100). Observa-se que Althusser nega que h verdadeiros requisitos para essa possibilidade22 dos indivduos tornarem-se filsofos, seja possuindo uma concepo do mundo criticamente coerente, seja ter a conscincia de uma historicidade prpria. Para justificar sua acusao a Gramsci, Althusser constri uma barreira intransponvel entre dois tipos de filosofia: a do senso comum e a que conhece (pela razo cientfica):
O essencial, neste momento, observar bem que no se deve confundir a filosofia do senso comum, que incerta na expresso popular, com a Filosofia no sentido forte do termo, a filosofia <<elaborada>> por filsofos (Plato... os Esticos, etc., Marx, Lenin) que pode ou no se difundir, ou antes, ser difundida entre as massas populares (ALTHUSSER, 1995, p. 33).

Para ser justo com Gramsci, determina-se que a ideia que o povo tem da filosofia presente na expresso tomar as coisas com filosofia (GRAMSCI, 2006a, p. 98) possui um ncleo sadio do senso comum. J que senso comum no apenas sinnimo de conhecimento vulgar, mas tem caractersticas difusas e dispersas de um pensamento genrico de certa poca, em certo ambiente popular, que um produto e um dever histrico (GRAMSCI, 2006a, p. 98). Torna-se impossvel a separao entre uma filosofia
22 Althusser corrige aquilo que j explcito em Gramsci: Neste sentido, no se pode mais dizer que todo homem espontaneamente filsofo (ALTHUSSER, 1995, p. 34).

68

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

As tendncias crtico-reprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

cientfica e uma filosofia vulgar ou popular, se esta no compreendida apenas como um conjunto desagregado de ideias e opinies (GRAMSCI, 2006a,). Dessa maneira, h uma busca em Gramsci (2006a) do equilbrio entre os intelectuais e o povo simples, negando uma filosofia caracterizada por grupos restritos de intelectuais ou uma cultura especializada, reafirmando uma filosofia que permite um contato permanente com os simples. dessa forma que a filosofia torna-se histrica, por meio desse contato. Acontece, ento, a passagem dos elementos intelectuais puramente individuais para se transformar em vida 23. Quando se opera um confronto de perspectivas, importante observar que a proposta de Gramsci, no Caderno 12, de elevao intelectual das massas no se restringe apenas a esta elevao, mas aos limites da diviso entre os intelectuais e os simples (GRAMSCI, 2006 a, p. 102).

2 A formao humana e a escolha ontolgica


Empreende-se uma ao reafirmadora no que tange s formas de produo do conhecimento, examinando sua maneira de proceder (MARX, 1978a, p. 117). Em contraposio a essa perspectiva, destaca-se uma forma filosfica cientfica centrada nas chamadas filosofias da cincia empreendidas pelo neopositivismo, representado principalmente pelo chamado crculo de Viena (HAHN; NEURATH; CARNAP, 1986, p. 19). Desse crculo, o destaque recai em Rudolf Carnap, mas suas fontes esto, desde os fins do sculo XIX, com o papel significativo dos escritos de Ernest Mach (MOULINES, 1982, p. 320)24. Destaca-se o papel da matematizao ou dos procedimentos da fsica-matemtica, servindo de contedo de um aparato metodolgico destinado a orientar as especificidades da efetividade dada25.
Movimento assegurado pela poltica. Desde 1885, com a publicao da Anlise das sensaes, de Ernest Mach. 25 Ao definir a tarefa a qual objetivo da anlise lgica, Rudolf Carnap afirma que essa a investigao dos fundamentos do conhecimento, o que entendemos como filosofia cientfica em contraposio com a metafsica (CARNAP, 1965, p. 84, grifo nosso).
23 24

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

69

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

A efetividade dada uma vez que h regras que regem os fatos concretos que so oferecidos e passveis de uma interveno cientfica. A essa forma metodolgica de um procedimento lgico-gnosioepistmico se contrape uma forma instituidora ontolgica. Ao caracterizar essa forma ontolgica primgena, estabelece-se o papel das faculdades intelectuais humanas destitudas de uma organizao metodolgica que impe uma normalizao reguladora da efetividade dada. Essa normalizao fruto de uma tradio marxista que se estabelece durante a Segunda Internacional, mas que veio se desenvolvendo por meio de uma concepo de cincia proveniente de uma correlao do marxismo com os moldes metodolgicos das cincias biolgicas, especialmente o darwinismo. Em contraposio, ressalta-se o papel receptivo da conscincia perante o carter concreto-ntico da totalidade complexa dada, mas observa-se a importncia significativa dos procedimentos do pensamento em seu carter ativoteleolgico de suas elaboraes, visando resoluo de situaes em que a prpria prxis impe. Destaca-se uma forma de prxis que pressupe uma interao terica inseparvel dos aspectos cotidianos ou das contradies reais. Desvanecem-se os aspectos restritivos da diviso entre um objeto - aspectos empricos - e o sujeito - seus aspectos subjetivos. Demonstra-se uma correlao e reformulao terica entre um sujeito - como homem ativo - e um objeto - como atividade sensvel. Conclui-se uma ntima relao entre a prxis e a atividade subjetiva, desmascarando uma falsa impermeabilidade entre teoria e prtica na constituio dos processos de produo e reproduo social do conhecimento. Assegura-se uma forma de produo do conhecimento para alm da caracterizao cientfica do mesmo. Dessa forma, compreende-se que a noo de educao esteve presente no decorrer dessas anlises em carter ampliado, considerandoa como uma formao humana. A caracterizao da formao humana na perspectiva de Istvn Mszros no

70

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

As tendncias crtico-reprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

se restringe a processos institudos por uma educao formal e: Portanto, no surpreendente que na concepo marxista a efetiva transcendncia da auto-alienao do trabalho seja caracterizada como uma tarefa inevitavelmente educacional (MSZROS, 2008, p. 65). Por outro lado, a afirmao de uma formao humana de maneira alguma pretende destituir o papel da educao formal no contexto das relaes sociais. A crtica de Istvn Mszros educao formal oferece uma alternativa a ela prpria, e no sua extino. Dessa forma, ultrapassa-se a restrio atributiva de compreender a produo de conhecimento gerada e gerenciada apenas por meios formais ou institucionalizados26, tal como se houvesse locais apropriados para a produo do mesmo. A afirmao do carter teleolgico do trabalho como atividade sensvel direcionada a um fim um exemplo da negao de tal institucionalizao formal. Sua capacidade de edificao teleolgica exterior ao homem e ao mesmo tempo edificadora de sua prpria formao, o seu carter subjetivo, justifica essa negao e restrio formal dos conhecimentos produzidos e adquiridos.

26

Compreende-se, para o tema proposto neste artigo, essa instituio representada pela escola. Mas essa transcendncia no nega a escola como uma das fontes de constituio da produo e reproduo do conhecimento em suas diversas formas.

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

71

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

Referncias
ALTHUSSER, L. Problmes tudiants. Nouvelle

Critique: Revue Du Marxisme Militant, Paris, n. 152,


p.80-111, jan. 1964. ALTHUSSER, L.; BALIBAR, E. Lire le capital. v. 1. Paris: Petite Collection Maspero, 1969a. ALTHUSSER, L. Lnine et la philosophie. Paris : Franois Maspero, 1969b. ______. Idologie et Appareils Idologiques d tat. La

Pense. Revue du Rationalisme Moderne, Paris, Editions


Sociales, n. 151, mai-juin, 1970. ______. lments d Autocritique. Paris: Librairie Hachette, 1974aa. ______. Philosophie et philosophie spontane des savants

(1967). Paris: Franois Maspero, 1974ab.


______. Soutenance d Amiens. In:______. Positions (1964-

1975). Paris: Editions Sociales, 1976.


______. Pour Marx. Paris: Franois Maspero, 1977. ______. Aparelhos ideolgicos de estado: nota sobre os aparelhos ideolgicos de estado (AIE). Traduo de Walter Jos Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983. ______. Sur Marx et Freud. In:______. crits sur la

psychanalyse. Freud et Lacan. Textes reunis et presentes


par Olivier Corpet et Franois Matheron. Paris: STOCK/ IMEC, 1993.

72

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

As tendncias crtico-reprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

______. Sur la reproduction. Introduction de Jacques Bidet. Vendme: Presses Universitaires de France, 1995. ______. crits philosophiques et politiques. Paris: Editions Stock/IMEC, 1997a. Tome I. ______. crits philosophiques et politiques. Paris: Editions Stock/IMEC, 1997b. Tome II. ______. Sobre a reproduo. Traduo de Guilherme Joo de Freitas Teixeira. Petrpolis: Vozes, 1999. ______. Sur le travail thorique. Difficults et ressoucers. In:______. Penser Louis Althusser. Les dossiers de pense. Pantin: Le Temps des Cerices, 2006. ______. Lavenir dure longtemps: suivi de, les faits. dition prsente par Olivier Corpet et Yann Moulier Boutang. Paris: Stock ; IMEC, 2007. ______. Sur la politique du Parti lgard des travailleurs

intellectuels. Archives dpartementales de Seine-SaintDenis et des Archives du PCF, des Fonds Waldeck Rochet , bote 7, dossier 2. Disponvel em: <http:// www.gabrielperi.fr>. Acesso em: 12 dez. 2009. CARNAP, R. La superacin de la metafsica mediante el anlisis lgico del lenguage. In: AYER, A. J. El

positivismo lgico. Mxico: Fondo de Cultura


Econmica, 1965. CHASIN, J. Marx: estatuto ontolgico e resoluo metodolgica. So Paulo: Boitempo, 2009. DURKHEIM, E. Educao e sociologia. 11. ed. Traduo de Loureno Filho. So Paulo: Melhoramentos, 1978.

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

73

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

EVANGELISTA, W. J. A filosofia do marxista Althusser e a psicanlise. In: BOITO JUNIOR, A. et al.Marxismo e

cincias humanas. So Paulo: Xam, 2003.


GIROUX, H. A. Teora y resistencia en educacin. Una pedagoga para la oposicin. 6. ed. Mxico: Siglo XXI editores, 2004. GRAMSCI, A. Cadernos do crcere. 4. ed. v. 1. Traduo de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. HAHN, H.; NEURATH, O.; CARNAP, R. A concepo cientfica do mundo - O Crculo de Viena. Traduo de Fernando Pio de Almeida Fleck. Cadernos de Histria e

Filosofia da Cincia, So Paulo, n. 10, p. 5-20, 1986.


LENIN, V. I. Que fazer?: a organizao como sujeito poltico. Traduo Rubia Prates Goldoni. So Paulo: Martins Fontes, 2006. MARX, K. Introduo crtica da economia poltica. In:______. Manuscritos econmico-filosficos e outros

textos escolhidos. Seleo de textos de Jos Arthur


Giannotti. Tradues de Jos Carlos Bruni et al. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1978a. ______. Ad Feuerbach (1845). In:______. A ideologia

alem: crtica da mais recente filosofia alem em seus


representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemo em seus diferentes profetas (18451846). Traduo de Rubens Enderle, Nlio Schneider e Luciano Cavini Martorano. So Paulo: Boitempo, 2007b. MSZROS, I. A educao para alm do capital. 2. ed. So Paulo: Boitempo, 2008.

74

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

As tendncias crtico-reprodutivistas e Louis Althusser: (re)produo do conhecimento?

NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educao do final dos anos 60/incio dos anos 70: o nascimento do paradigma da reproduo. Em Aberto, Braslia, p. 49-58, n. 46, abr/ jun, 1990. SAVIANI, D. Tendncias e correntes da educao brasileira. In: MENDES, D. T. (Coord.) Filosofia da

educao brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilizao


Brasileira, 1987. THOMPSON, E. P. A misria da teoria: ou um planetrio de erros. Uma crtica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

75

Paulo Augusto Bandeira Bernardino

The critical-reproductive tendencies and Louis Althusser: (re)production of knowledge?

Abstract This article answers to a consensus among some researches in the education field through Louis Althussers analysis of the reproduction of knowledge in the school.Does the school, in the critical-reproductive tendency perspective, simply reproduce the capitalist production relations? To answer this question, we do an interpretation of Louis Althussers understanding of education. Keywords: education; school; reproduction; criticalreproductive tendencies.

Recebido em: 29/9/11 Aprovado em: 9/1/12

76

Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 57-76

You might also like