You are on page 1of 14

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

REDAO

Chuva forte volta a assustar moradores da regio serrana do RJ; mortes chegam a 710. A chuva forte que atingiu a regio serrana do Rio voltou a assustar moradores nesta tera-feira (18/01/2011). O nmero de mortos em consequncia do temporal da semana passada chega a 710, segundo ltimo balano divulgado pela Secretaria de Estado de Sade e Defesa Civil. Por volta das 16h30, a chuva voltou a cair forte na regio serrana. Apesar da chuva, o trabalho de resgate de vtimas dos deslizamentos da semana passada prossegue, assim como as obras de desobstruo de estradas e de reconstruo da infraestrutura das cidades atingidas. Segundo a reprter, outra cena que chama a ateno a solidariedade das pessoas. H uma grande mobilizao da cidade para ajudar s vtimas que esto em abrigos de emergncia. "As pessoas trazem donativos de roupas, alimentos, dinheiro. Eu estive no ginsio ontem noite e havia vrios colches espalhados pelo cho com vtimas e a cada momento passava um voluntrio oferecendo ajuda, gua, fralda para criana, brinquedo. Realmente impressionante a mobilizao", relata a jornalista.
Folha de So Paulo, 18 de janeiro de 2011.

Proposta de Redao Redija um texto dissertativo em prosa, sobre o tema proposto, no qual voc exponha suas ideias de forma clara, coerente e em conformidade com a forma culta da lngua, sem se remeter a nenhuma informao expressa no texto dado. A redao dever ser escrita com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Critrios bsicos de avaliao: fidelidade proposta apresentada; relevncia das informaes apresentadas; coerncia, coeso e clareza na exposio das ideias; atendimento s normas da lngua culta; ateno ao limite de linhas (20 a 30).

Mdio Assistente em Administrao

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

LNGUA PORTUGUESA
As questes de 1 a 4 referem-se ao texto abaixo. Canudos era o ponto de equilbrio para esse serto castigado pela misria, secas, submetido a um atraso, que chamo de planejado. A guerra teve o objetivo de tentar desfazer as ideias que estavam sendo ali criadas. Ideias de igualdade, de liberdade. Essa vivncia independente, esse processo alternativo de comunidade inquietaram o poder. Canudos estava transformando a terra numa entidade humana, que acolhe as pessoas, as pessoas vm e moram na terra, usufruem os frutos da terra, ento era preciso destruir essa tese. Essa terra me, acolhedora, que no seu tero recebe os chamados deserdados, que foram expulsos, desapropriados, que foram dispersos como massa de manobra. Ento, agora que essa terra passa a ser o leito sagrado, ao redor de um rio, que acolhe essa massa, os canhes vm ensinar que a terra contra o homem, a mulher, o povo (Pe. Enoque de Oliveira, in: Atlio Garret, Elizete Gomes, Silvion Chaves. Canudos terra em chamas. So Paulo: FTD, 1997, p. 39).

3. Observe o trecho: Canudos estava transformando a terra


numa entidade humana. Essa tese pode ser traduzida em: A) Canudos tornou-se um desvalidos e famintos. aglomerado de sertanejos

B) Embora se tratasse de uma terra spera e seca, a regio de Canudos contrariava a aridez pela sua fertilidade. C) Canudos foi terra acolhedora por desafiar a guerra e a fora das classes dominantes. D) Canudos propaga preceitos de liberdade e de igualdade; assim, torna-se um lugar acolhedor. E) Canudos no modifica o paradigma de um serto miservel e seco.

4. O trecho Essa terra me, acolhedora, que no seu tero


recebe os chamados deserdados passaria por mudanas de sentido se a estrutura fosse: A) Essa terra, que me acolhedora, recebe no seu tero os chamados deserdados. B) Essa terra me, acolhedora, que no seu tero recebe os denominados deserdados. C) Os chamados deserdados so recebidos no tero dessa terra me acolhedora. D) Os chamados deserdados so recebidos nessa terra pelo tero de uma me acolhedora. E) Essa terra me, que acolhe, que recebe os chamados deserdados em seu tero.

1. Dadas as inferncias seguintes sobre o texto,


I. Considerando a objetividade das afirmaes de seu autor, no possvel destacar elementos estruturais inerentes dissertao argumentativa. II. Para fundamentar o argumento central, o autor recorre ao sentido generalista de guerra, o qual se associa ideia de mecanismo de revoluo e proteo de classes sociais desfavorecidas. III. Por acolher os que foram dispersos como massa de manobra, a terra desenvolve uma relao materna entre esses deserdados, expulsos e desapropriados. IV. Segundo o autor, o atraso da regio sertaneja tambm est relacionado a uma atitude de intencionalidade. verifica-se que A) somente l e lV so verdadeiras. B) somente III e IV so verdadeiras. C) l, ll e lll so verdadeiras. D) somente lll verdadeira. E) somente I e lll so verdadeiras.

As questes de 5 a 7 referem-se ao texto abaixo. UM CO APENAS Subidos, de nimo leve e descansado passo, os quarenta degraus do jardim plantas em flor, de cada lado; borboletas incertas; salpicos de luz no granito eis-me no patamar. E a meus ps, no spero capacho de coco, frescura da cal no prtico, um cozinho doente, com todo o corpo ferido; gastas as mechas brancas de pelo; o olhar dorido e profundo, com esse lustro de lgrimas que h nos olhos das pessoas muito idosas. Com grande esforo acaba de levantar-se. Eu no lhe digo nada; no fao nenhum gesto. Envergonha-me haver interrompido o seu sono. Se ele estava feliz, eu no devia ter chegado. J lhe faltavam tantas coisas, que ao menos dormisse: tambm os animais devem esquecer, enquanto dormem (Ceclia Meireles).

2. O segundo perodo do texto diz que A guerra teve o


objetivo de tentar desfazer as ideias que estavam sendo ali criadas. Isso quer dizer que A) o sentido de igualdade e liberdade no seria compartilhado por uma comunidade de estrutura social to primitiva. B) conferiu quela estrutura social agrria a independncia e a igualdade. C) o desejo de sobreviver das coisas que a terra pudesse oferecer sucumbia diante do marcante apelo capitalista que era estabelecido pela classe social dominante. D) a terra no serviria comunidade em funo de sua aridez e tambm dos conflitos sociais que poderiam desestabilizar as relaes incipientes. E) aquele ncleo de sobreviventes estabelecia uma forma de vida autnoma que, naturalmente, inquietava a classe dominante.

5. Ao escrever sobre um co doente, Ceclia Meireles explora


formas de comunicao centradas na expresso do Eu. Isso quer dizer que A) no h inteno emotiva em seu texto. B) seu objetivo envolver o leitor, seduzir, convencer. C) a nfase est na subjetividade da autora, na sua condio de expressar opinies. D) h uma manuteno dos aspectos expressivos a partir do canal de comunicao. E) a nfase recai principalmente sobre a construo do texto, sobre a arrumao das palavras no espao grfico.

Mdio Assistente em Administrao

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

6. A expresso do texto o olhar dorido e profundo pode ser


traduzida por: A) Olhar interrupto e significativo. B) Olhar desprendido e atento. C) Olhar entorpecido e sensvel. D) Olhar emocionado e penetrante. E) Olhar consternado e penetrante.

10. Nas linhas 2 e 4, a palavra que , respectivamente,


A) conjuno subordinativa e conjuno integrante. B) pronome relativo e conjuno integrante. C) conjuno integrante e conjuno subordinativa. D) pronome relativo e pronome relativo. E) conjuno integrante e conjuno integrante.

11. Dados os perodos seguintes, quanto ao emprego do acento 7. Que outros elementos estruturais poderiam ser acrescidos
ao trecho Com grande esforo acaba de levantar-se. Eu no lhe digo nada sem subverter a norma culta, nem mudar o sentido? A) Com grande esforo, acaba de levantar-se. No digo nada a ele. B) No lhe digo nada, ento levanta-se com grande esforo. C) Eu no lhe digo nada, portanto ele acaba de levantar-se com grande esforo. D) Com grande esforo, o cozinho, acaba de levantar-se. Eu no digo nada a ele. E) O cozinho levanta-se com grande esforo. Eu no digo-lhe nada. grave, I. Casos de preconceito expem uso indiscriminado da palavra racismo, confundida com injria e apologia violncia. II. Aquelas condutas esto ligadas ideia de excluso, de eliminao e de bice concreto ao exerccio de um direito. III. s vezes, vemos nos noticirios pessoas atingidas em sua honra por expresses alusivas a origem social ou tnica. IV. s vsperas do fim de ano, talvez valha a pena esclarecer a questo. quais esto corretos? A) I, II e III. B) I, II e IV. C) II e IV, somente. D) I, II, III e IV. E) I e II, somente.

8. Em qual opo o emprego do pronome oblquo viola a


norma-padro da lngua portuguesa? A) Foi impagvel ler Luis Fernando Verissimo e Moacyr Scliar, para ficar somente neles, dando dicas de como se inspirar no dia a dia para criar textos. B) Quando fui colocar os exemplares da revista Lngua na caixa, a capa da edio 60 chamou-me ateno. C) Alagoa o nome faz todo ouvinte confundir com o Estado de Alagoas, mas trata-se de uma cidadezinha no extremo sul de Minas Gerais. D) A biblioteca pessoal do poeta Fernando Pessoa j encontra-se disposio dos internautas-leitores E) A iluso metafsica a de um esprito comum, que nos envolve chegou a ns como fragmentao.

12. Em qual perodo h voz passiva sinttica?


A) Praticaram-se aes solidrias. B) Arrependeu-se de se haver associado ao irmo. C) A garota penteou-se diante do espelho. D) As inscries para o concurso j foram abertas. E) A notcia foi lida pelo reprter.

13. Dados os perodos seguintes, quanto concordncia verbal,


I. O diretor com os coordenadores do curso elaboraram as ementas. II. Cerca de 70% dos candidatos chegou atrasado ao exame de seleo. III. O candidato fez um discurso como se existsse vrias pessoas ouvindo. IV. Nem uma nem outra chave servem para abrir a porta. V. O peixe ou o frango sero servidos com os mesmos acompanhamentos. verifica-se que esto pertinentes A) II e IV, apenas. B) I, IV e V. C) I, III e V. D) III, IV e V. E) I e V, apenas.

As questes 9 e 10 referem-se ao texto seguinte. 1 3 5 O colgio Hugo Sarmento, em So Paulo, decidiu levar para a sala de aula uma ferramenta virtual que muitos adolescentes j dominam. O limite de 140 caracteres imposto pelo microblog Twitter est permitindo que alunos do ensino fundamental exeram sua veia literria por meio do gnero conhecido como microconto. (Revista Lngua Portuguesa. dez. 2010, p. 8)

9. As expresses em negrito (linhas 1, 2 e 4) classificam-se,


respectivamente, como A) sujeito adjunto adverbial complemento nominal B) aposto objeto direto complemento nominal C) ncleo do sujeito adjunto adnominal objeto indireto D) aposto objeto direto agente da passiva E) sujeito adjunto adverbial agente da passiva

Mdio Assistente em Administrao

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

14. Dados os perodos seguintes, quanto regncia verbal,


I. Custou-me fazer o que o meu irmo estava pedindo. II. Ele preferia morrer que renunciar s suas ideias. III. As histrias da vov no agradam mais s crianas. IV. O meu pai deu-me dinheiro para pagar ao mdico. V. O mais que eu poderia aspirar, na pea, seria o papel de gal ou de vilo. quais esto incorretos? A) II, III e V. B) I, II e IV. C) I, II e III. D) II e III, apenas. E) II, IV e V.

LEGISLAO
16. Nos termos da Constituio Federal, correto afirmar:
A) durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado em igualdade de condies com novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. B) autorizada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. C) as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. D) decreto do Poder Executivo reservar percentual de at vinte por cento dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso. E) depender de aprovao prvia em concurso pblico a investidura em cargo pblico, requisito no obrigatrio para o acesso ao emprego pblico.

15. Com base no texto seguinte,


A vida de Paulo Barreto, o Joo do Rio, digna de folhetim. Enfrentou os preconceitos de uma sociedade conservadora (era mulato e homossexual), tornou-se um dos jornalistas e escritores mais populares de seu tempo, conquistou o respeito de dois presidentes, colecionou desafetos poderosos, chegou Academia Brasileira de Letras e morreu antes dos 40 anos, dentro de um txi, fulminado por um ataque cardaco. as vrgulas foram usadas para separar A) o vocativo, oraes coordenadas e o adjunto adnominal. B) o aposto, oraes coordenadas e o adjunto adverbial. C) o vocativo, palavras de idntica funo sinttica e o adjunto adverbial. D) o aposto, oraes explicativas e o adjunto adverbial. E) o aposto, palavras de idntica funo sinttica e a orao reduzida.

17. Com relao ao Prego, assinale a opo incorreta.


A) vedada a exigncia de pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que no sero superiores ao custo de sua reproduo grfica, e aos custos de utilizao de recursos de tecnologia da informao, quando for o caso. B) tipo de licitao utilizada para a aquisio de bens e servios comuns, ou seja, aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais do mercado. C) O procedimento de seleo realizado caracterizado por propostas e lances em sesso pblica. D) Pode ser realizado nas formas presencial e eletrnico. E) O prazo de validade das propostas ser de 60 (sessenta) dias, se outro no estiver fixado no edital.

18. Segundo as normas do Cdigo de tica dos Servidores


Pblicos Civis Federais, indique a opo que no representa uma vedao expressa aos referidos agentes pblicos. A) Usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material. B) Deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. C) Exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso. D) Resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes morais, ilegais ou aticas e denunci-las. E) Prejudicar deliberadamente a reputao de servidores ou de cidados que deles dependam.
Mdio Assistente em Administrao

outros

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

19. Nos termos da Lei Federal n 8.112, de 1990 (Regime


Jurdico dos Servidores Pblicos Federais), no correta a opo que afirma que A) a investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. B) punvel com a pena de demisso, considera-se inassiduidade habitual a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de trinta dias consecutivos. C) o concurso ser de provas ou de provas e ttulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrio do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensvel ao seu custeio, e ressalvadas as hipteses de iseno nele expressamente previstas. D) readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. E) a quitao com as obrigaes militares e eleitorais um dos requisitos bsicos para investidura em cargo pblico.

22. De acordo com o Regimento Geral da Universidade Federal


de Alagoas, indique qual das seguintes opes incorreta. A) Alm das Pr-Reitorias, funcionaro junto Reitoria rgos de assessoramento, como o caso da Chefia de Gabinete GR, rgos de apoio administrativo, como o caso do Departamento de Administrao de Pessoal DAP, e rgos de apoio acadmico, como o caso da Biblioteca Central BC. B) A Universidade Federal de Alagoas oferece Cursos de Educao Superior nos seguintes nveis: cursos de graduao; cursos de ps-graduao; cursos sequenciais; e cursos de extenso. C) s Unidades Acadmicas (UA), organizadas por rea de conhecimento, compete desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extenso, administrando-as de modo autnomo sob a superviso geral da Reitoria e de acordo com as diretrizes emanadas do Conselho Universitrio. D) Junto Reitoria, funcionaro seis Pr-Reitorias, quais sejam: Estudantil PROEST; de Extenso PROEX; de Graduao PROGRAD; de Pesquisa e Ps-Graduao PROPEP; de Gesto de Pessoas e do Trabalho PROGEP; e de Gesto Institucional PROGINST. E) O Conselho de Unidade Acadmica, rgo colegiado de carter consultivo em matrias atinentes ao ensino, pesquisa, extenso, poltica acadmica e de interesse da rea, presidido pelo/a Coordenador/a da Unidade Acadmica, e ser composto por representantes do corpo docente da referida Unidade.

20. De acordo com a Lei n 8.666, no hiptese de resciso


unilateral do contrato administrativo: A) razes de interesse pblico, de alta relevncia e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela mxima autoridade da esfera administrativa a que est subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato. B) a subcontratao total ou parcial do seu objeto, a associao do contratado com outrem, a cesso ou transferncia, total ou parcial, bem como a fuso, ciso ou incorporao, no admitidas no edital e no contrato. C) a lentido do seu cumprimento, levando a Administrao a comprovar a impossibilidade da concluso da obra, do servio ou do fornecimento, nos prazos estipulados. D) a dissoluo da sociedade ou o falecimento do contratado. E) a alterao social ou a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa, ainda que no prejudique a execuo do contrato.

23. Com relao Lei do Processo Administrativo Federal, Lei


n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, com alteraes posteriores, assinale a opo incorreta. A) A intimao no processo administrativo observar a antecedncia mnima de trs dias quanto data de comparecimento. B) legitimado como interessado no processo administrativo a pessoa ou a associao legalmente constituda quanto a direitos ou interesses difusos. C) No podem ser objeto de delegao a edio de atos de carter normativo, a deciso de recursos administrativos e as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. D) No processo administrativo ser observada a adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados. E) A avocao difere da delegao por ser esta informada pela desnecessidade de subordinao hierrquica entre o delegante e o delegado, desde que no exista bice legal, e pela responsabilizao conjunta do delegante e do delegado. Por outro lado, na avocao necessria a existncia de subordinao hierrquica e o regime de responsabilizao incide somente sobre a autoridade que avocou a competncia.

21. Com relao ao tratamento dado Educao na


Constituio Federal, assinale a opo incorreta. A) A educao bsica pblica ter como fonte adicional de financiamento a contribuio social do salrio-educao, recolhida pelas empresas na forma da lei. B) O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at 5 (cinco) anos de idade. C) O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. D) As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. E) A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de vinte, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino.

Mdio Assistente em Administrao

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

24. Com relao ao Estatuto da UFAL, correto afirmar:


A) so atribuies da Unidade Acadmica, alm de outras definidas em seu Regimento Interno, e no mbito de sua competncia, propor a celebrao de contratos, acordos e convnios. B) a Universidade Federal de Alagoas oferece cursos de educao superior no nvel de extenso, abertos aos diplomados em cursos de graduao, classificados mediante processo seletivo, nos seguintes nveis: de aperfeioamento, de especializao e outros. C) a pesquisa tem dentre seus objetivos a democratizao do acesso ao saber, a elevao do nvel cultural da populao e a interveno solidria junto comunidade para a transformao social, inclusive a relao respeitosa entre conhecimento popular e conhecimento cientfico e filosfico. D) os cursos de educao profissional so aprovados pela Unidade Acadmica, conforme a rea do conhecimento. E) compete ao Conselho de Curadores, alm de outras atribuies definidas no Regimento Geral, aprovar o recebimento pela UFAL de subvenes, doaes, heranas, legados e de cooperaes financeiras resultantes de convnios com entidades pblicas e privadas.

INFORMTICA
Nas questes a seguir, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

26. No um exemplo de conexo de hardware utilizada para


conectar perifricos ao computador: A) Porta Serial. B) HDMI. C) PS/2. D) HTTP. E) USB.

27. A proposio seguinte,


No Windows XP, a tecla TAB, dentre outras funes, utilizada para alternar o foco ou seleo entre os objetos, botes, cones e atalhos contidos na rea de Trabalho. est A) incorreta, pois a tecla TAB funciona somente em editores de texto. B) incorreta, pois no possvel mudar o foco ou seleo na rea de Trabalho do Windows XP. C) incorreta, pois a tecla TAB tem a funo de alternar o uso de letras maisculas e minsculas no teclado. D) incorreta, pois para alternar o foco ou seleo na rea de Trabalho utilizada a tecla F1. E) correta.

25. Acerca dos princpios do Direito Administrativo, assinale a


opo correta. A) O princpio da eficincia preconiza que a atividade administrativa deve ser exercida com presteza, qualidade e rendimento funcional. B) O princpio da publicidade impe a presena do nome do gestor pblico nos atos e obras do Poder Pblico. C) O princpio da autotutela relacionado ao controle que a administrao pblica exerce sobre seus prprios atos, por meio do qual ela anula os atos ilegais, inconvenientes e inoportunos. D) O princpio da segurana jurdica possibilita, nos processos administrativos, a aplicao retroativa por parte da Administrao Pblica de nova interpretao. E) O princpio da moralidade administrativa extrado dos critrios pessoais do administrador pblico.

28. Dadas as proposies a seguir, a respeito do funcionamento


do Windows Explorer do Microsoft Windows XP, I. possvel ordenar por nome a visualizao dos objetos, contidos em uma pasta, com um clique simples do mouse sobre a coluna Nome. II. possvel abrir uma nova janela do Windows Explorer utilizando o atalho de teclas Ctrl+N. III. Para acessar o menu Arquivo pode ser utilizado o atalho de teclas Ctrl+A. verifica-se que est(o) correta(s) apenas a(s) proposio(es) A) II. B) I e II. C) I e III. D) I. E) II e III.

29. A tecla Pause Break do teclado serve para


A) ativar e desativar as teclas numricas a direita do teclado. B) suspender o carregamento de uma pgina web. C) bloquear uma tentativa de invaso ao computador. D) parar a inicializao do computador. E) parar a execuo de um um arquivo de vdeo no computador.

Mdio Assistente em Administrao

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

30. Analisando as afirmativas sobre a digitao de documentos


no Microsoft Word 2003,

33. Tecnologia muito utilizada por portadores de deficincia e


tambm por pginas web de bancos e outras instituies que necessitam de segurana: A) teclado virtual. B) teclado abnt2. C) mouse ptico. D) monitor LCD. E) mouse pad.

I. O comando Cltr+B serve para acionar a janela Bordas e


sombreamento....

II. O Comando Ctrl+Enter insere uma quebra de linha. III. Sempre que necessrio recomendvel salvar o
documento ativo, portanto, para salvar um arquivo utilizando o teclado, pode ser utilizado o comando Ctrl+S.

IV. Na Barra de ferramentas Formatao, os botes

, so usados para inserir marcadores e numerao, respectivamente.

34. Analisando as afirmativas sobre o BrOffice,


I. A verso mais atual disponvel do BrOffice.org a BrOffice.org 2.5. II. No Writer, possvel Exportar diretamente para arquivos no formato .pdf. III. No Writer, o comando Ctrl+Y utilizado para refazer/repetir a(s) ltima(s) ao(es). verifica-se que A) apenas II e III so verdadeiras. B) apenas I e II so verdadeiras. C) apenas I e III so falsas. D) apenas a II verdadeira. E) todas so verdadeiras.

verifica-se que A) apenas II e III so verdadeiras. B) todas so falsas. C) apenas IV verdadeira. D) todas so verdadeiras. E) apenas I falsa.

Utilize a figura a seguir para responder a questo 31.

31. Analisando as afirmativas sobre o Microsoft Word 2003,


I. A imagem informa que o cursor encontra-se na seo 1. Para inserir uma nova seo no documento o usurio poder conseguir no caminho: Menu Inserir > Quebra.... II. A Informao 7/7, indica que o cursor est posicionado na pgina 7 de um documento que tem um total de 7 pginas. III. A informao Col 16, mostra a distncia, em nmero de caracteres, da margem esquerda ao ponto de insero. verifica-se que A) apenas I falsa. B) apenas II verdadeira. C) apenas III verdadeira. D) todas so verdadeiras. E) todas so falsas.

35. Analisando as afirmativas sobre o Calc,


I. A partir do Calc, possvel abrir um novo documento em branco no Writer. II. No Calc, o comando Ctrl+F utilizado para abrir a janela Localizar e substituir. III. No Calc, a informao do Zoom, aparece na barra de Status. verifica-se que A) apenas I e III so falsas. B) apenas I e II so falsas. C) apenas a II verdadeira. D) apenas II e III so verdadeiras. E) todas so verdadeiras.

32. Analisando as afirmativas sobre o Microsoft Excel 2003,


I. Para abrir um arquivo que foi utilizado recentemente, o usurio poder encontr-lo na lista de arquivos do Menu Arquivo. Essa quantidade de arquivos listados alterada no caminho: Menu Ferramentas > Opes > Guia Geral. II. Os botes , so respectivamente utilizados para aumentar e diminuir a quantidade de casas decimais em uma clula. III. O boto , utilizado para efetuar uma classificao decrescente. verifica-se que A) todas so verdadeiras. B) apenas I verdadeira. C) apenas I e II so verdadeiras. D) apenas II e III so falsas. E) apenas I e III so falsas. 6
Mdio Assistente em Administrao

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
36. Dadas as inferncias bsicas de todo texto oficial,
I. A conciso, que evita a duplicidade de interpretaes que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto. II. O uso do padro culto de linguagem, em princpio, de entendimento geral e por definio, avesso a vocbulos de circulao restrita, como a gria e o jargo. III. A formalidade e a padronizao, que possibilitam a imprescindvel uniformidade dos textos. IV. A impessoalidade, que faz desaparecer do texto os excessos lingusticos que nada lhe acrescentam. verifica-se que A) somente I verdadeira. B) somente II e III so verdadeiras. C) somente II e IV so verdadeiras. D) todas so verdadeiras. E) somente III verdadeira.

38. Mtodo de arquivamento um plano preestabelecido de


colocao dos documentos que visa facilidade de guarda e pesquisa. Nessa direo, qual a opo abaixo em que a indicao do mtodo est correta? A) O mtodo de arquivamento numrico o mais indicado para os arquivos especiais como, por exemplo, os arquivos fotogrficos, por ser um mtodo do sistema direto permitindo a recuperao da informao de forma mais gil. B) No mtodo geogrfico onde o critrio de classificao seja Estado, Cidade e Correspondente, primeiro coloca-se em ordem crescente pelo nome do Estado, para depois ordenar as cidades priorizando as capitais dos estados. C) O mtodo numrico faz parte do sistema direto de arquivamento, uma vez que a consulta efetuada diretamente no arquivo, sem a necessidade de recurso auxiliar. Contudo, o seu perfeito funcionamento est condicionado ao emprego de Regras de Alfabetizao. D) O mtodo alfabtico tambm conhecido por mtodo especfico, sendo um dos mais perfeitos mtodos de arquivamento, pois o nico a recuperar os documentos segundo o seu contedo. E) Quando o principal elemento de classificao de um documento um nmero (por exemplo: processo, legislao, documentos protocolados etc.), a melhor forma de organizao para o arquivo o mtodo por assuntos. as inferncias seguintes sobre documentos e organizao de arquivos, gesto de

37. O conceito de relaes humanas considera todo tipo de


ralao social ou interao entre os indivduos. Como tal, a opo incorreta : A) um dos problemas para a falta de produtividade no trabalho muitas vezes est relacionado insatisfao do trabalhador com o ambiente de trabalho e as vezes tambm com as pessoas que ali esto. B) as diretrizes tcnicas e atividades que visam melhorar os contatos pessoais entre os funcionrios de uma instituio (pblica ou privada) e o pblico em geral constituem aquilo que se chama de atendimentos do pblico ou relaes com o pblico, ou ainda relaes com o pblico em geral. C) a motivao das pessoas no trabalho depende de dois fatores: higinicos e motivacionais. Os fatores motivadores referem-se "s condies fsicas e ambientais de trabalho, o salrio, os benefcios sociais, as polticas da empresa, o tipo de superviso recebida, o clima de relaes entre a direo e os empregados, os regulamentos internos", entre outros. Os fatores higinicos referem-se ao contedo do cargo, s tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si, produzindo efeitos duradouros de satisfao e aumento de produtividade em nveis de excelncia. D) a expresso relaes humanas tem sido empregada com frequncia, para referir-se a relaes interpessoais, que podem ocorrer entre uma e outra pessoa, entre membros de um grupo e entre grupos numa organizao. E) as atitudes profissionais como "apatia, indiferena, descompromisso, irresponsabilidade, relao desumanizada com o pblico, falta de motivao, insatisfao e falta de criatividade" so consideradas decorrentes de dificuldades no desenvolvimento do trabalho, devendo ser ressaltada a necessidade do desenvolvimento de sensibilidade no que tange a um gerenciamento mais reflexivo, crtico, flexvel, humano, que d oportunidade para maior participao dos elementos da equipe e dos clientes.

39. Dadas

I. A Lei n 8.159/1991, conhecida como Lei dos Arquivos, e o decreto de criao do Sistema de Gesto de Documentos de Arquivo (SIGA) so marcos jurdicos da implantao da gesto de documentos na administrao pblica federal. II. Os instrumentos de gesto arquivstica, como, por exemplo, o plano de classificao e a tabela de temporalidade so as bases tcnicas do programa de gesto de documentos. III. A primeira fase da gesto de documentos, denominada criao de documentos, compreende o controle, a utilizao e o armazenamento dos documentos necessrios para a realizao ou facilitao das atividades de uma organizao. IV. A noo de pr-arquivo est superada, sob o ponto de vista terminolgico, no mbito da comunidade arquivstica brasileira, que passou a utilizar o conceito de arquivo corrente. verifica-se que A) somente I, II e III so verdadeiras. B) somente II e III so verdadeiras. C) todas so verdadeiras. D) somente I e II so verdadeiras. E) somente II e IV so verdadeiras.

Mdio Assistente em Administrao

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

40. Dadas as inferncias seguintes sobre as diferenas entre


convnio e contrato administrativo, I. No contrato, os interesses entre os partcipes so convergentes, enquanto no convnio, os interesses so divergentes. II. No convnio, existe uma mtua colaborao, mas jamais se cogita de preo e remunerao, sendo que esta ltima essencial para o contrato. III. No convnio, possvel que o partcipe se desvincule a qualquer tempo, sem qualquer sano, o que no ocorre na contratao, que uma obrigao do contratado, o qual receber srias sanes na hiptese de resciso. IV. Convnios so acordos firmados por entidades pblicas de qualquer espcie, ou entre estas e organizaes particulares, para realizao de objetivos de interesse comum dos partcipes. verifica-se que A) somente II, III e IV so verdadeiras. B) todas so verdadeiras. C) somente I e III so verdadeiras. D) somente I e IV so verdadeiras. E) somente I, II e IV so verdadeiras.

43. Dadas as inferncias sobre os objetivos institucionais da


UFAL, I. Promover a extenso, aberta participao da populao, visando difuso das conquistas e benefcios resultantes da criao cultural e da pesquisa cientfica geradas na instituio. II. Incentivar o trabalho de pesquisa e a investigao cientfica, visando o desenvolvimento da cincia e da tecnologia e da criao e difuso da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive. III. Promover a divulgao de conhecimentos culturais, cientficos e tcnicos que constituem patrimnio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicaes ou de outras formas de comunicao. IV. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar servios especializados comunidade e estabelecer com esta uma relao de reciprocidade. verifica-se que A) todas so verdadeiras. B) somente III verdadeira. C) somente I e IV so verdadeiras. D) somente II verdadeira. E) somente I e II so verdadeiras.

41. O patrimnio o objeto administrado que serve para


propiciar s entidades a obteno de seus fins. Como tal, so atribuies do setor de patrimnio, exceto a opo: A) extrair, encaminhar e controlar os Termos de Responsabilidade dos bens mveis dos diversos centros de responsabilidade do rgo. B) encaminhar s unidades de controle patrimonial inventrios de bens pertencentes ao rgo. os

44. Em relao ao processo de inventrio na administrao


pblica, no correto afirmar: A) na Administrao Pblica o inventrio obrigatrio, pois a legislao estabelece que o levantamento geral de bens mveis e imveis ter por base o inventrio analtico de cada unidade gestora e os elementos da escriturao sinttica da contabilidade. B) a fim de manter atualizados os registros dos bens patrimoniais, bem como a responsabilidade dos setores onde se localizam tais bens, a Administrao Pblica deve proceder ao inventrio mediante verificaes fsicas pelo menos uma vez a cada cinco anos. C) na Administrao Pblica, o inventrio entendido como o arrolamento dos direitos e comprometimentos da Fazenda Pblica, feito periodicamente, com o objetivo de se conhecer a exatido dos valores que so registrados na contabilidade e que formam o Ativo e o Passivo ou, ainda, com o objetivo de apurar a responsabilidade dos agentes sob cuja guarda se encontram determinados bens. D) um instrumento de controle para verificao dos saldos de estoques nos almoxarifados e depsitos, e da existncia fsica dos bens em uso no rgo ou entidade, informando seu estado de conservao, e mantendo atualizados e conciliados os registros do sistema de administrao patrimonial e os contbeis, constantes do sistema financeiro. E) os inventrios na Administrao Pblica devem ser levantados no apenas por uma questo de rotina ou de disposio legal, mas tambm como medida de controle, tendo em vista que os bens nele arrolados no pertencem a uma pessoa fsica, mas ao Estado, e precisam estar resguardados quanto a quaisquer danos. 8

C) auxiliar os analistas de planejamento durante a elaborao da previso da receita oramentria. D) efetuar a identificao patrimonial, por meio de plaquetas (metlicas ou adesivas altamente colantes), fixadas nos bens mveis de carter permanente. E) registrar as transferncias de bens quando ocorrer mudana fsica deles ou quando houver alteraes do responsvel.

42. Na correspondncia oficial, os documentos do Padro Ofcio


devem obedecer a uma forma de apresentao. Assim, qual a opo abaixo em que a forma de apresentao est incorreta? A) No Padro Ofcio para smbolos no existentes na fonte Times New Roman, poder-se- utilizar as fontes Symbol e Wingdings. B) No Padro Ofcio o incio de cada pargrafo do texto deve ter 2,5 cm de distncia da margem esquerda. C) No Padro Ofcio no deve haver abuso no uso de negrito, itlico, sublinhado, letras maisculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatao que afete a elegncia e a sobriedade do documento. D) Todos os tipos de documentos do Padro Ofcio devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm. E) No Padro Ofcio deve ser utilizada fonte do tipo Arial de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citaes, e 10 nas notas de rodap.

Mdio Assistente em Administrao

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

45. De acordo com descrio de rgos da UFAL, enumere a


segunda coluna de acordo com a primeira. 1coluna ( 2coluna ) o rgo de fiscalizao econmicofinanceira da UFAL, compe-se de um representante do Ministrio da Educao, um representante do Conselho Regional de Contabilidade, um representante do Conselho Regional de Economia, um representante do Conselho Regional de Administrao, um representante do corpo docente, um representante do corpo discente e um representante do corpo tcnicoadministrativo. ) o rgo mximo de execuo administrativa e acadmica da Universidade cujos membros so integrantes do corpo docente da UFAL, eleitos na forma da legislao em vigor, deste Estatuto e do Regimento Geral, para mandato de quatro (04) anos. ) rgos pertencentes Reitoria, para atender s necessidades administrativas comuns da Instituio, conforme o disposto no Regimento Geral. Alm disso, rgos vinculados Reitoria, quando tenham objetivos comuns a vrias Unidades Acadmicas ou ofertem servios especficos comunidade, conforme o disposto no Regimento Geral. Ademais, so os vinculados s Unidades Acadmicas, quando sua natureza e finalidade predominantes forem relacionadas s respectivas reas de conhecimento, conforme disposto no Regimento Geral. ) rgos organizados por reas de conhecimento realizam as atividades de ensino, pesquisa e extenso da Universidade, administrando-as de modo autnomo, observadas as diretrizes emanadas do Conselho Universitrio e a superviso geral da Reitoria. ) rgo de deliberao superior da UFAL, compe-se de 70% (setenta por cento) de representantes do corpo docente, 15% (quinze por cento) de representantes do corpo discente e 15% (quinze por cento) de representantes do corpo tcnico administrativo da Universidade.

46. A Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso devida


ao servidor que, em carter eventual, I. Atuar como instrutor em curso de formao, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente institudo no mbito da administrao privada. II. Participar de banca examinadora ou de comisso para exames orais, para anlise curricular, para correo de provas discursivas, para elaborao de questes de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos. III. Participar da logstica de preparao e de realizao de concurso pblico envolvendo atividades de planejamento, coordenao, superviso, execuo e avaliao de resultado, quando tais atividades no estiverem includas entre as suas atribuies permanentes. IV. Participar da aplicao, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso pblico ou supervisionar essas atividades. Dadas as assertivas acima, verifica-se que A) somente III e IV so verdadeiras. B) somente II, III e IV so verdadeiras. C) somente I e II so verdadeiras. D) todas so verdadeiras. E) somente II e III so verdadeiras.

1. Conselho Universitrio CONSUNI

( 2. Conselho de Curadores CURA

47. Em qual opo abaixo est correta as condies sobre a


posse e o exerccio do servidor pblico da Unio? A) Quatro meses antes de findo o perodo do estgio probatrio, ser submetida homologao da autoridade competente a avaliao do desempenho do servidor, realizada por comisso constituda para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo. B) A posse ocorrer no prazo de quarenta e cinco dias contados da publicao do ato de provimento. C) de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse. D) O servidor que deva ter exerccio em outro municpio em razo de ter sido removido, redistribudo, requisitado, cedido ou posto em exerccio provisrio ter, no mnimo, vinte dias de prazo e, no mximo, quarenta, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede. E) Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de trinta e cinco meses durante o qual a sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo.

3. Reitoria

( 4. Unidades Acadmicas

5. rgos de Apoio

A sequncia correta, de cima para baixo, est na opo A) 1 3 4 5 2 B) 2 3 5 4 1 C) 1 3 5 4 2 D) 2 3 4 5 1 E) 31452

Mdio Assistente em Administrao

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

48. Em relao a gesto de materiais, no correto afirmar:


A) periodicamente, as organizaes pblicas devem efetuar a contagem fsica de seus itens em estoques e em processos, para comparar a quantidade fsica com os dados contabilizados em seus registros, a fim de eliminar as discrepncias que possam existir entre os valores contbeis e o que realmente existe em estoque. B) ao contrrio do que ocorre na iniciativa privada, nas empresas estatais e autrquicas, como tambm no servio pblico em geral, as aquisies de qualquer natureza obedecem compra parcelada. C) a administrao de materiais no setor pblico corresponde, no seu todo, ao planejamento, organizao, direo, coordenao e controle de todas as tarefas necessrias a definio de qualidade, aquisio, guarda, controle e aplicao dos materiais destinados s atividades operacionais da instituio. D) para aperfeioar o controle de materiais so utilizados mtodos de classificao, em que, itens so agrupados por suas caractersticas semelhantes, sendo a Curva ABC um dos mtodos mais utilizados. E) armazenagem, manuseio e controle dos produtos so componentes importantes e essenciais do sistema logstico, pois seus custos envolvem elevada percentagem dos custos totais logsticos de uma organizao pblica.

50. De acordo com as funes tpicas da Administrao de


Materiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1 coluna ( 1. Controle de Estoque ( 2.Classificao de Material 2 coluna ) Responsvel pela identificao (especificao), classificao, codificao, cadastramento e catalogao de material. ) Responsvel pela gesto econmica dos estoques, por meio do planejamento e da programao de material, compreendendo a anlise, a previso, o controle e o ressuprimento de material. ) Encarregado do controle e normalizao das transaes de recebimento, fornecimento, devolues, transferncias de materiais e quaisquer outros tipos de movimentaes de entrada e de sada de material. ) Responsvel pela gesto fsica dos estoques, compreendendo as atividades de guarda, preservao, embalagem, recepo e expedio de material, segundo determinadas normas e mtodos de armazenamento. ) Responsvel pela gesto, negociao e contratao de compras de material por meio do processo de licitao. O setor de Compras preocupa-se sobremaneira com o estoque de matria-prima.

( 3. Aquisio / Compra de Material

( 4. Armazenagem /Almoxarifado

49. Dadas as inferncias da gesto financeira na administrao


pblica, I. Como qualquer empresa produtora de bens ou servios, um prestador de servios pblico ou privado pode ser visto como uma entidade transformadora de recursos: ela utiliza os recursos fsicos, humanos e tecnolgicos de que dispe (ou que obtm) para produzir servios que, por sua vez, so entregues populao. II. Em sua definio mais estrita, a administrao financeira no setor pblico no tem como objetivo imediato prover e gerenciar os recursos financeiros necessrios consecuo das atividades da organizao. III. A administrao financeira contribui para o objetivo da organizao pblica, aumentando sua eficincia ou controlando seus custos. IV. Em termos de alocao de recursos, o servidor pblico deve preocupar-se com que esses recursos sejam distribudos alocados da melhor forma possvel, isto , com eficincia alocativa. Ou seja, os diferentes recursos ou insumos (pessoal, materiais, equipamento e tecnologia) devem ser combinados de maneira a maximizar o resultado ou produto pretendido e evitar gargalos e desperdcios, que tm sempre como consequncia um custo maior do que o necessrio. verifica-se que A) somente II e IV so verdadeiras. B) somente I e III so verdadeiras. C) somente I, III e IV so verdadeiras. D) todas so verdadeiras. E) somente I e IV so verdadeiras. ( 5. Movimentao de Material

A sequncia correta, de cima para baixo, est na opo A) 1 3 5 4 2 B) 2 3 4 5 1 C) 2 1 5 4 3 D) 2 3 5 4 1 E) 31452

51. Para McGee e Prusak, a informao constituda de dados


que, independentemente da forma sob as quais so coletados, processados, organizados e ordenados, assumem significado e contexto. Dados em uso so aqueles que pressupem a participao de usurios para manipullos no seu contexto. Assinale a opo abaixo relacionada que se caracteriza como um motivo relevante para uma pessoa procurar informao. A) Busca por problemas. B) Obstruo de fatos. C) Necessidade de ampliar o conhecimento. D) Envolvimento em questes pessoais de outrem. E) Crescimento do desconhecimento cientfico.

Mdio Assistente em Administrao

10

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

52. Durante o desempenho de suas atribuies, o servidor


pblico muitas vezes precisa atender diretamente o cidado. Na relao direta com o indivduo que est sendo atendido, o servidor responsvel pelo atendimento deve observar uma srie de requisitos para desempenhar de forma correta seu trabalho. Qual das opes listadas a seguir corresponde a um desses requisitos? A) Ouvir o cidado. B) Usar palavras inadequadas. C) Agir com sarcasmo e prepotncia. D) Discutir com quem est sendo atendido. E) Apresentar aparncia desleixada.

56. Como denominada a entidade da Universidade Federal de


Alagoas constituda pelos corpos docente, discente e tcnico-administrativo, diversificados em suas atribuies e funes, e unificados pelos princpios que norteiam as aes da Instituio? A) rgo de Apoio. B) Reitoria. C) Conselho Universitrio. D) Comunidade Universitria. E) Unidade Acadmica.

57. Dentre os requisitos bsicos para investidura em cargo


pblico relacionados a seguir, qual pode ser relativizado por universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais, sob condies especficas? A) Nvel de escolaridade exigido para o cargo. B) Idade mnima de dezoito anos. C) Aptido fsica. D) Aptido mental. E) Nacionalidade brasileira. contratar novos funcionrios, uma organizao necessita que seu setor de recursos humanos utilize tcnicas e instrumentos que auxilie as gerncias imediatas a identificar profissionais adequados para cada uma das funes requeridas. Em tal contexto, pode ser utilizada uma tcnica especfica que envolve fazer as mesmas perguntas a todos os candidatos ao cargo e comparar as respostas a partir de um padro estabelecido. Essa tcnica conhecida como

53. Verifica-se na atualidade a valorizao da liderana


democrtica como elemento capaz de ampliar as possibilidades de crescimento profissional dos diferentes colaboradores da organizao. Um dos elementos destacados nesse tipo de ambincia o do fornecimento de feedback como processo de ajuda para mudana de comportamento. Implica em comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informaes sobre como sua atuao est afetando outras pessoas. Para que esse feedback seja efetivo ele precisa ser conduzido de forma coerente. Assinale a opo que apresenta uma exceo ao que se espera desse instrumento gerencial. A) Especfico ao invs de geral. B) Imposto ao invs de solicitado. C) Oportuno. D) Claro. E) Descritivo ao invs de avaliativo.

58. Para

A) recrutamento.

54. A classificao de documentos os agrupa sob um mesmo


tema, como forma de agilizar sua recuperao e facilitar as tarefas arquivsticas relacionadas com a avaliao, seleo, eliminao, transferncia, recolhimento e acesso aos documentos. O tipo de classificao considerado obrigatrio feito por A) nmero de entrada. B) tamanho. C) assunto. D) interesses gerais. E) tempo.

B) avaliao em grupo. C) entrevista estruturada. D) seleo. E) dinmica de grupo.

59. Manual de Redao Oficial da Presidncia da Repblica


afirma: Em uma frase, pode-se dizer que redao oficial a maneira pela qual o Poder Pblico redige atos normativos e comunicaes. Interessa-nos trat-la do ponto de vista do Poder Executivo. Dadas as caractersticas seguintes, referentes a esse tipo de redao, I. Impessoalidade. II. Uso do padro culto da linguagem. III. Clareza. IV. Conciso. V. Formalidade. VI. Uniformidade. verifica-se que A) todas so verdadeiras. B) somente I, II, III e VI so verdadeiras. C) somente I, II e V so verdadeiras. D) somente III, IV e VI so verdadeiras. E) somente II e IV so verdadeiras.

55. A estrutura formal de uma organizao se caracteriza por


ser oficialmente definida com todas as formalidades e padres vigentes quanto forma de preparao e divulgao de normas a respeito. A forma grfica pela qual essa estrutura formal encontrada conhecida como A) simples comunicados. B) descrio de cargos. C) fluxograma. D) organograma. E) instrues.

Mdio Assistente em Administrao

11

Concurso UFAL 2011

Prova tipo 1

6 - FEV - 2011

60. Almoxarifado o local destinado a guardar e conservar


materiais, em recinto adequado sua natureza, tendo a funo de destinar espaos onde permanecer cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localizao, equipamentos e disposio interna acondicionados poltica geral de estoques da organizao. Espera-se que o almoxarifado seja capaz de A) servir como depsito genrico de itens aleatrios. B) assegurar que o material necessrio seja adquirido assim que seu estoque chegue ao nvel zero. C) preservar a qualidade e as quantidades exatas. D) promover divergncias de inventrio. E) possuir instalaes adequadas sem a necessidade de recursos de movimentao.

64. O Decreto n 6.170/2007 define convnio como sendo


acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferncia de recursos financeiros de dotaes consignadas nos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social da Unio e tenha como partcipe, de um lado, rgo ou entidade da administrao pblica federal, direta ou indireta, e, de outro lado, rgo ou entidade da administrao pblica estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando execuo de programa de governo, envolvendo a realizao de projeto, atividade, servio, aquisio de bens ou evento de interesse recproco, em regime de mtua cooperao". Entre os principais partcipes de um convnio h aquele que prope o ajuste, sugerindo seus principais objetivos e apresentando plano de trabalho a ser aceito pelo(s) outro(s) partcipe(s). Esse partcipe conhecido como A) concedente. B) convenente. C) interveniente. D) referente. E) proponente.

61. Christopher (1997) faz uma conceituao segundo a qual o


processo de gerenciar estrategicamente a aquisio, movimentao e armazenagem de materiais, peas e produtos acabados (e os fluxos de informaes correlatas) atravs da organizao e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura atravs do atendimento dos pedidos a baixo custo. Essa a definio para A) logstica. B) armazenamento. C) custdia. D) gerenciamento. E) movimentao.

65. A Universidade Federal de Alagoas oferece cursos em


diferentes nveis. Aqueles que so abertos aos candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pela instituio no ato de sua criao, conforme suas finalidades so denominados como cursos de A) extenso. B) ps-graduao. C) sequenciais. D) a distncia. E) graduao.

62. A Secretaria do Tesouro Nacional definiu e desenvolveu, em


conjunto com o SERPRO, o Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI, para suprir o Governo Federal de um instrumento moderno e eficaz no controle e acompanhamento dos gastos pblicos. Esse instrumento se caracteriza pelo(a) A) inconsistncia dos dados utilizados em razo da diversidade de fontes de informaes. B) emprego de controles de disponibilidades oramentrias e financeiras por meio de registros manuais. C) existncia de mecanismos eficientes no sentido de evitar o desvio de recursos pblicos e permitir a atribuio de responsabilidades aos maus gestores. D) despreparo tcnico de parte do funcionalismo pblico. E) defasagem na escriturao contbil de pelo menos, 45 dias entre o encerramento do ms e o levantamento das demonstraes Oramentrias, Financeiras e Patrimoniais.

63. Ao receber um documento em seu setor de trabalho, o


funcionrio dever garantir o bom atendimento aos usurios e a correta manipulao dessa documentao. Para tanto, espera-se que o funcionrio A) coloque-o na bandeja de espera. B) proceda ao recebimento sem questionamento. C) encaminhe informalmente o documento para o setor adequado. D) arquive imediatamente o documento. E) execute os procedimentos de protocolo. 12
Mdio Assistente em Administrao

You might also like