You are on page 1of 3

Aula III

Tarifao de Energia Eltrica

- Introduo A Implantao de medidas de eficientizao energtica geralmente est associada a elevados custos quando comparados aos possveis decrscimos nas faturas de energia eltrica. Compreender a estrutura tarifria e como so calculados os valores expressos nas notas fiscais de energia eltrica importante passo na tomada de deciso em projetos envolvendo eficincia energtica. A conta de energia reflete a forma como a mesma utilizada. O estudo e o acompanhamento das contas de energia tornam-se ferramentas importantes para a execuo de um gerenciamento energtico em instalaes e para a adequao do instrumento contratual entre a concessionria e o consumidor, podendo implicar em reduo de despesas com eletricidade.

Principal instrumento regulatrio Resoluo da ANEEL n 414 de 09 de novembro de 2010.

O sistema tarifrio de energia eltrica um conjunto de normas e regulamentos que tem por finalidade estabelecer o preo final da eletricidade para os diferentes tipos de consumidores.

Uma importante evoluo do sistema tarifrio brasileiro ocorreu com a implantao da tarifa horo-sazonal.

O Sistema Eltrico - Gerao - Transmisso - Distribuio

A energia entregue ao consumidor deve atender a sua demanda e satisfazer a padres de qualidade e continuidade. Os investimentos no sistema eltrico devem ser pautados de forma a garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento e, ao mesmo tempo, no elevar demais o custo do produto ofertado. O Regime das cargas ligadas a um sistema eltrico no fixo. Desta forma, o sistema deve estar dimensionado para atender as situaes de mxima carga. As diferentes unidades consumidoras (residencial, industrial, comercial, rural, iluminao pblica, entre outras) apresentam efeitos combinados sobre o sistema eltrico.

Definies e Conceitos

- Curva de Carga Tpica de uma unidade consumidora ao longo de um dia.

- Energia Eltrica Ativa o uso da potncia ativa durante qualquer intervalo de tempo. a parcela da energia fornecida ao consumidor e que efetivamente convertida em outra forma de energia. Unidade: quilowatt-hora (kWh).

- Energia Eltrica Reativa a energia eltrica que circula continuamente entre os diversos campos eltricos e magnticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-ampre-reativo-hora (kVArh).

- Demanda mdia das potncias eltricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema eltrico pela parcela da carga instalada em operao na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado, expressa em quilowatts (kW) e quilovoltampre-reativo (kvar), respectivamente. - Demanda Mxima a demanda de maior valor verificada durante um certo perodo (dirio, mensal, anual, etc.)

- Demanda Mdia a relao entre a quantidade de energia (kWh) consumida durante um certo perodo de tempo e o numero de horas deste perodo.]

- Demanda Medida (kW): maior demanda de potncia ativa, verificada por medio, integralizada em intervalos de 15 (quinze) minutos durante o perodo de faturamento. Considerando um ciclo de faturamento de 30 dias, tem-se 720 horas e 2880 intervalos de 15 minutos. - Demanda Contratada (kW): demanda de potncia ativa a ser obrigatria e continuamente disponibilizada pela distribuidora, no ponto de entrega, conforme valor e perodo de vigncia fixados em contrato, e que deve ser integralmente paga, seja ou no utilizada durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW). - Demanda Faturvel (kW): valor da demanda de potncia ativa, considerada para fins de faturamento, com aplicao da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kW). - Fator de Carga: a razo entre a Demanda Mdia e a Demanda Mxima da unidade consumidora, ocorridas em um mesmo intervalo de tempo.

O Fator de Carga reflete ento a relao entre o consumo real de energia e o consumo que haveria se a carga solicitasse, durante todo o tempo, uma potncia igual demanda mxima. Deve-se procurar trabalhar com um Fator de Carga o mais prximo possvel da unidade.

You might also like