You are on page 1of 3

Todo projeto de construção civil envolve uma grande quantidade de materiais e funcionários que estão, na maioria das vezes

, trabalhando em um cronograma apertado. Não é nenhuma surpresa que, no final da maioria dos projetos, o canteiro de obras esteja bastante confuso, cheio de detritos, materiais extras e sujeira. Antes que o prédio possa ser considerado completo, o local deve ser limpo de todos os materiais de construção e o canteiro de obras deve ser limpo de cima para baixo. Esse trabalho é tipicamente realizado por uma equipe de limpeza de construção.
-----------------------------------------------------

As grandes empresas podem ter um departamento específico para essa finalidade em suas equipes ou elas podem terceirizar o trabalho de limpeza para outras companhias especializadas. A primeira providência é investigar os requisitos de reciclagem da sua região. Na maioria dos estados, as construtoras são obrigadas a reciclar alguns materiais, incluindo madeira, drywall, metal e até mesmo concreto. Verifique com o departamento de reciclagem ou secretaria de Meio Ambiente de seu estado ou município para ver o que é necessário e quais regras devem ser seguidas.

Descartar materiais de construção é uma das fase finais da limpeza do canteiro de obras

Verifique com a equipe de planejamento se o projeto está dentro das certificações LEED ou de outros atributos de construção verde. No âmbito do programa LEED, um projeto precisa reciclar até 95% de restos de construção. Para que o projeto obtenha essas certificações, a equipe de limpeza deve respeitar as normas LEED e fazer o descarte correto dos resíduos de construção civil. Configure áreas separadas no local onde seus funcionários ou trabalhadores podem coletar materiais para eliminação. Para trabalhos menores, use lixeiras individuais. Em projetos maiores, use cercas de plástico para bloquear uma área. Marque suas áreas de coleta, com áreas separadas para drywall, metais, madeira e qualquer outro material que está sendo reciclado. Conforme seus funcionários recolhem esses materiais, eles podem coloca-los em áreas apropriadas.

Você vai ter que pagar por esses dois serviços. Por fim. Remova adesivos nas janelas delicadamente raspando-los pela parte de fora.Contratar uma empresa para limpeza da construção é uma opção interessante para empreiteiras Alugue caçambas de entulho para acomodar vários materiais que não podem ser reciclados. vidro e pisos. A empresa de entulho geralmente não aceitará betão ou de alvenaria por causa do peso. bancadas e equipamentos. pois eles podem afetar qual tipo de materiais de limpeza podem ser usados. incluindo uma para resíduos gerais. Novamente. remova os dispositivos de proteção. Remova todos os itens maiores do local e coloque-os na área apropriada ou no lixo correto. lavar janelas e espelhos. mantenha todos os requisitos do projeto LEED em mente. tais como papelão e tampas plásticas de equipamentos. tomando cuidado para proteger o vidro. Contrate empresas de descarte e reciclagem para pegar os materiais. especialmente cobre ou alumínio. A limpeza final inclui varrer e esfregar o chão. mas pode recuperar parte desses custos quando reciclar metais. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ .

tijolos ou blocos de concreto Em local fechado ou coberto por lonas plásticas. passagens e escadarias. telhas. demarcados e cobertos. Dicas de como armazenar materiais no canteiro de obras Areia e brita Terreno precisa estar pavimentado Materiais devem ser separados por baias e cobertos por lona plástica Cimento e cal Material devem ser armazenados sobre estrados de madeiras e ficar em ambiente fechado e livre de umidade Madeiras. * Para incentivar esse cuidado. * Coletar e remover regularmente entulhos e sobras de material Armazenamento deve ser em locais pré-estabelecidos. Respeite as recomendações de estocagem dos fabricantes reduzindo perdas de materiais. Recicle as embalagens de papel e de plástico. . faça uma festa financiada com a venda desse material O canteiro organizado proporciona * Otimização dos trabalhos: o trabalho vai render e sempre melhorar * Redução das distâncias entre estocagem e emprego do material * Redução dos fatores de risco de acidentes * Bom aproveitamento da área dos canteiros A obra requer limpeza diária como varrição * Desobstruir as vias de circulação. Devem ser mantidas na embalagem original até a instalação Barras de ferro e tubos e conexões Devem ser separadas de acordo com a bitola e ficar em local coberto e seco Tintas Devem ficar em local coberto. seco e livre de altas temperaturas.O Canteiro de obra limpo e organizado * Facilita o serviço: fica mais fácil localizar os materiais que serão utilizados na tarefa do dia * Evita acidentes de trabalho: * Colabora com o meio ambiente por separar. armazenar e destinar os resíduos para locais que reciclem ou reutilizem o material. para que possam ser distribuídas nos locais onde serão instaladas. O ideal é que sejam entregues em embalagens paletizadas Louças sanitárias O ideal é que cheguem à obra apenas quando os pavimentos estiverem erguidos. para não ficar exposta ao tempo.