You are on page 1of 5

1.

Introdução:

Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Teoricamente, toda a reação química ocorre em dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Quando se exerce uma ação sobre um sistema em equilíbrio, ele desloca-se no sentido que produz uma minimização da ação exercida. Conforme o Principio de Le Châtelier:  Equilíbrio e temperatura: Um aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a reação endotérmica. Uma diminuição da temperatura desloca o equilíbrio para a reação exotérmica (lei de van't Hoff).  Equilíbrio e concentração: Um aumento da concentração de um participante desloca o equilíbrio no sentido da reação em que este participante é consumido. Uma diminuição da concentração de um participante desloca o equilíbrio no sentido da reação em que este participante é formado. A finalidade desse experimento visa mostra a variação do equilíbrio em uma reação química, segundo o princípio de Le Châtelier.

Página 1 de 5

Resultados: [Co(H2O)6]2+(aq. água destilada. No Tubo 05 adicionou-se 5 gotas da solução de KCl 0. pipeta de 10 ml. solução 1mol/l de C2H5OH. O Tubo 03 foi colocado em banho de gelo (béquer com gelo).1mol/l de KCl.) ↔ [CoCl4]2-(aq. Materiais e Métodos: . solução 1mol/l de NaOH. No Tubo 08 adicionou-se 5 gotas de HCl concentrado.Foram comparados os resultados das reações aquecidas e resfriadas (Tubo 02 e Tubo 03) interpretados os resultados em termos de deslocamento de equilíbrio como mostrado abaixo: TUBO COR INICIAL COR FINAL PADRÃO VIOLETA ROSA AQUECIDO VIOLETA AZUL RESFRIADO VIOLETA ROSA Página 2 de 5 . solução de 1mol/l de HCl. 3. HCl concentrado até obter a cor violeta deixando o Tubo 01 como padrão de cor. 2 gotas foram adicionadas de H2SO4(conc. solução de 0. solução 1mol/l de CH3COOH. No Tubo 06 adicionou-se alguns cristais de KCl sólido.1mol/l e. pipeta Pasteur.) + 6 H2O(aq. Metodologia: . Em seguida:          O Tubo 02 foi aquecido em banho-maria. solução 0.1mol/l de AgNO3. solução 0.25mol/l de CoCl2. capela.Preparou-se 10 tubos de ensaio enumerados e colocou-se em todos 10 gotas de solução aquosa de CoCl2 0. 5 gotas foram adicionadas de H2SO4(conc. ácido sulfúrico concentrado. bastão de vidro.25mol/l. béquer de 50 ml e 500 ml. estante para tubos de ensaio. No Tubo 04 adicionou-se 5 gotas da solução de KCl 0.1mol/l. solução 1mol/l de Ca(OH)2.). posteriormente. solução de fenolftaleína.) .2. ácido clorídrico concentrado.1mol/l. No Tubo 07 adicionou-se alguns cristais de KCl sólido.).)+4Cl-(aq.Tubos de ensaio pequenos. posteriormente. adicionou-se nos Tubos 02 até o 10. No Tubo 10 adicionou-se 10 gotas de água destilada. No Tubo 09 adicionou-se 2 gotas da solução de AgNO3 0.

a Keq se deslocou para os reagentes. quando um novo equilíbrio foi atingido: Tubo [CO2+] [Cl-] [CoCl42-] 4 AUMENTA AUMENTA DIMINUI 5 DIMINUI DIMINUI 6 DIMINUI DIMINUI 7 DIMINUI DIMINUI 8 DIMINUI DIMINUI 9 10 AUMENTA AUMENTA AUMENTA AUMENTA DIMINUNI DIMINUI AUMENTA AUMENTA AUMENTA AUMENTA *No Tubo 09 houve formação de precipitado de AgCl2.Na reação direta esse equilíbrio é endotérmico.dos reagentes que reagem com Ag. pois é um sal pouco solúvel fazendo com que haja uma diminuição do 4Cl. Página 3 de 5 .Foram comparadas as concentrações de cada espécie envolvida no equilíbrio químico durante o aquecimento e resfriamento como mostrado no quadro abaixo: 2+ [CO ] [Cl-] [CoCl42-] AQUECIMENTO DIMINUIÇÃO DIMINUIÇÃO AUMENTO RESFRIAMENTO AUMENTO AUMENTO DIMINUIÇÃO ..Comparando as cores das soluções dos Tubos 04 até o 10 com padrão do Tubo 01interpretando os resultados em termos de deslocamento de equilíbrio como mostram o quadro abaixo: Cl. assim o produto [CoCl4]2 tenta suprir o Cl que reagiu com AgCl. durante o resfriamento. . .) H2O Tubo 04 Cor ROSA 05 AZUL 06 AZUL 07 AZUL 08 AZUL 09 ROSA 10 ROSA .(aq. aumentando o Co do lado dos reagentes.) Cl-(aq.Quanto ao deslocamento do equilíbrio nos Tubos 04 ao 10 apurou-se que: Tubo 04 Deslocamento: Reagente Justificativa: Pois o KCl reagiu com Cl dos reagentes o aumentando. .)+H2SO4 KCl(s) KCl(s)+ H2SO4 HCl AgCl(aq. pois a reação ganha calor.Durante o aquecimento do Tubo 02 a Keq se deslocou para os produtos e no Tubo 03.Registrou-se no quadro abaixo o que aconteceu com a concentração (diminuição e aumento) de cada espécie.A expressão matemática para a constante do equilíbrio (Keq) para o estudo acima fica sendo: [ ][ ] [ ][ ] .

Tubo 06 Deslocamento: Produto Justificativa: Pois o KCl reagiu com o Cl dos reagentes aumentando a concentração dos produtos. . tentando suprir o Co dos reagentes.O H2SO4 influência mais na posição de equilíbrio. pois H+ neutralizando Cl-. Tubo 09 Deslocamento: Reagente Justificativa: Pois o AgCl diminuiu o Cl dos reagentes para reagir com a Ag diminuindo o produto aumentando. Tubo 07 Deslocamento: Produto Justificativa: Pois o KCl e H2SO4 favorecendo o aumento de Cl reagindo com o Co dos reagentes produzindo mais produtos. através da Keq: [ [ ][ ] ][ ] Página 4 de 5 .Com a adição do KCl(s) após a adição do H2SO4 afeta mais significamente o equilíbrio. Tubo 08 Deslocamento: Produto Justificativa: Pois o HCl favoreceu o aumento de Cl reagindo com Co formando mais produtos. . .As alterações ocorridas pela diluição provocada no Tubo 10. pois aumenta a velocidade da reação enquanto o KCl(s) e o KCl 0. pois atua como catalisador. este reagiu com o Cl e este reagiu com o Co dos reagentes formando mais produtos.Foi observado no Tubo 09 com adição de AgCl houve alteração do equilíbrio.Foi verificado que o H2SO4 influencia no equilíbrio. mas não é consumido. assim aumentando a velocidade da reação. Tubo 10 Deslocamento: Reagente Justificativa: Pois o H2O hidratou os reagentes assim aumentando sua concentração.1Mol/l aumentam a concentração dos reagentes.Tubo 05 Deslocamento: Produto Justificativa: Pois adicionado o HSO. faz com que diminua o tempo de reação para formar produto. . pois o Co reage com Ag diminuindo a sua concentração enquanto o produto tentou suprir os reagentes deixando a reação rosa e formando o precipitado de cloreto de prata. .

fisica.Foi comprovado.http://pt.net/quimica/resumo21. Referências Bibliográficas: .http://www.htm . que o equilíbrio químico pode ser perturbado através de temperaturas (endotérmica e exotérmica) e pela concentração das reações.wikipedia.Conclusão: . utilizando-se a lei de Le Châtelier aplicada a experimentos práticos.org/wiki/Equil%C3%ADbrio_qu%C3%ADmico Página 5 de 5 .