You are on page 1of 14

Assíncrona Na comunicação assíncrona, a interação pode se dar independente da presença dos interlocutores, podendo ser realizada em momentos distintos

. Disponível em: http://www.lynn.pro.br/pdf/educatec/brito.pdf

Outras palavras que serão linkadas ao mesmo item:

Comentários (0)

AVA Ambientes virtuais de aprendizagem (do inglês: Virtual learning environment) são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EaD são usados para complementar aulas presenciais. Ex: Moodle, SOLAR, TelEduc, Blackboard, etc. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem

Comentários (0)

B Behaviorismo substantivo masculino

1.F. que ou aquele que se especializa ou é adepto da teoria e/ou dos métodos do behaviorismo Fonte: Dicionário Houaiss Outras palavras que serão linkadas ao mesmo item: . teoria. Skinner (19041990). tratamento e/ou diagnóstico) 2. ling doutrina apoiada na psicologia behaviorista e proposta inicialmente por L. que ou o que segue os métodos e conceitos do behaviorismo (diz-se de estudo. 2. que busca explicar os fenômenos da comunicação linguística e da significação na língua em termos de estímulos observáveis e respostas produzidas pelos falantes em situações específicas. Bloomfield (1887-1949) e depois por B. Fonte: Dicionário Houaiss Comentários (0) Behaviorista adjetivo ou substantivo de dois gêneros 1. psic teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais. com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações). sem fazer recurso à introspecção.

e do curso . quando a mensagem enviada não é decodificada no mesmo instante.Comentários (0) C Cadenciada Modalidade da EaD assíncrona na qual as datas de início e término das disciplinas .sapo. o emissor e o receptor têm que possuir uma forma de extrair dados isolados ou blocos de informação". chats e webconferência. "o emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão. Disponível em: <http://meublog5.são antecipadamente estabelecidas. Em qualquer transmissão de dados. .pt/1994. p. ex.html> Comentários (0) Comunicação Síncrona Neste tipo de comunicação. Comentários (0) Comunicação assíncrona Compreende "a transmissão de dados que não recorre à utilização de um sinal de sincronia".blogs.

nele interferindo sem. São atividades típicas de conservação a higienização e o acondicionamento do acervo. que não interferem diretamente no objeto – que visa evitar agressões provenientes da natureza e da ação humana. entretanto.pt/1994.blogs. . através da monitoração e do controle do ambiente de guarda dos acervos e da implantação de processos e rotinas de conservação. Tendo como objetivo a predição e o controle da conduta Comentários (1) Conservação As ações de conservação se dirigem diretamente ao objeto. buscando estabilizar os materiais que o compõem e interroper um processo de degradação.Disponível em: <http://meublog5. alterar seu estado físico ou estético.html> Comentários (0) Condutivismo Base de uma psicologia eminentemente prática. diminuindo a velocidade dos processos naturais de degradação.sapo. Comentários (0) Conservação Preventiva Conjunto de ações não-interventivas – isto é.

br/edipucrs/online/autonomia/autonomia/4. e sim buscar promover caminhos para que o próprio aluno seja sujeito e construa sua autonomia na aprendizagem.5. p. Comentários (0) D Dialógica Segundo Paulo Freire a educação deve ser problematizadora e dialógica. 79).pucrs. Disponível em: http://www. como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão. 1983. midiatizados pelo mundo" (FREIRE. Não se devem tratar os alunos como depósitos de conteúdos.html Comentários (0) dialógico Dialógico : .Comentários (0) Customizada Modalidade da EaD assíncrona na qual os alunos podem iniciar e desenvolver as disciplinas da forma que eles julgarem mais adequada do ponto de vista temporal. "Já agora ninguém educa ninguém.

br/dial%C3%B3gico/ Por Paulo Homero Gozzi (SP) em 12-05-2008 Comentários (0) I Inteligência Artificial .pdf Comentários (0) intencionalidade s. Caráter de intencional. despertando interesse pelo assunto e levando a uma tomada de posição do leitor. entre outras.egov.dicionarioinformal.sons. "Este é um texto que possui um caráter dialógico". diálogo. capacitar o computador de um comportamento inteligente. Assim. ele deve ser lido como início de um debate. debate. fonte: http://www. Por comportamento inteligente devemos entender atividades que somente um ser humano seria capaz de efetuar.IA O conceito de Inteligência Artificial (IA) abraça mais do que a inteligência de máquina. discordando ou concordado. com ela. Dentro destas atividades podem ser citadas aquelas que envolvem tarefas de raciocínio (planejamento e estratégia) e percepção (reconhecimento de imagens.).Que pretende provocar discussão.ufsc. . etc.br/portal/sites/default/files/anexos/6515-6514-1-PB.com.f. dando uma resposta ao autor do texto. http://www. Pretende-se.

org.pdf Comentários (0) .anped. João Augusto. professor/conteúdo e conteúdo/conteúdo. São as relações entre alunos.wikipedia.Filosofia. adaptado ao futuro imediato. Disponível em: http://pt. professores e conteúdo através. Comentários (0) Interação INTERAÇÃO A Interação é um tipo de ação que ocorre entre duas ou mais entidades quando a ação de uma delas provoca uma reação da outra ou das restantes. O uso do second life como ambiente virtual de aprendizagem. Caráter orientado. MATTAR NETO. como também entre professor/professor.org/wiki/Intera%C3%A7%C3%A3o Segundo Moore (1989) interação em EaD são as relações pedagógicas e psicológicas que se estabelecem. de certos conteúdos da consciência. Por oposição à unidirecionalidade do conceito de causalidade. a subjacente bidirecionalidade ou mesmo interatividade é essencial no conceito de Interação.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4711--Int. Disponível em:http://www.

Algo utilizado como padrão a ser seguido.M midiática Um evento midiático (português brasileiro) ou evento mediático (português europeu) é um acontecimento espontâneo ou planejado que atrai a atenção dos meios de comunicação. meios de comunicação social tradicionais e sociedade. do grego: paradeigma) Fonte:http://www. Comentários (0) Midiatização Midiatização pode ser entendida como múltiplos entrecruzamentos entre tecnologias midiáticas. Discutindo o “processo de midiatização”. Fabiane. Disponível em: http://www. Linguística. Exemplo ou tipo de conjugação ou declinação gramatical. campos e atores sociais. exemplo.dicio.br/paradigma/ .com. SGORLA. Gramática. telejornais e jornais na internet etc. Conjunto de termos que podem ser substituídos entre si na mesma posição da estrutura a qual pertencem. modelo.br/revistas/index.php/mediacao/article/view/285 Comentários (0) P paradigma s.fumec. particularmente jornais. (Etm.m.

Comentários (0) R Relação Díalógica A relação dialógica cria um clima que possibilita um processo de avaliação e auto-avaliação da aprendizagem dos alunos sem traumas e bloqueios.br/congresso2010/cd/3042010090204. onde a escola da maioria reduz-se totalmente à inoculação da ideologia dominante.org. Esses requisitos precisam ser apresentados em uma interface que possibilitará efetivamente a aprendizagem. as escolas não eram voltadas totalmente as classes pobres. para que haja interação pelo diálogo.abed. deve-se considerar uma adequada estruturação de conteúdos. uso adequado de hipertextos e a promoção da interatividade. somente os filhos de famílias tradicionais tinham acesso a escolas de qualidade. Fonte: http://www. permitindo assim a livre comunicação. e se apropriavam do saber universal nas escolas particulares de boa qualidade. Nos cursos à distância. tornadose componente essencial do aspecto social da aprendizagem. sendo clara e precisa.pdf Outras palavras que serão linkadas ao mesmo item: Comentários (0) Reprodutivismo O que é uma Educação Reprodutivista? Os críticos reprodutivistas fazem uma teoria denunciando o caráter perverso de escola capitalista. O diálogo na EaD refere-se à interação linguística direta e indireta que acontece entre tutores e alunos. as contradições . produzindo assim.

as pessoas ainda tinham algumas dificuldades em freqüentar a escola. Comentários (0) S Síncrona . ou seja. como parte da preservação documental. estruturais e/ou estéticas. com todo esse processo de transformação. com a universalização. habilidades e cultura que não somente legitimam a cultura dominante. A escola é vista como reprodutora porque fornece às diferentes classes e grupos sociais. http://joaoaeducacaoeabasedetudo. pois se voltavam ao trabalho para sobreviver e só depois começou o interesse pela educação em busca de dias e uma vida melhor.inerentes e necessárias ao capitalismo. a universidade abriu as portas aos pobres e o ensino é voltado a todos. só que a educação hoje é voltada a todos.br/2012/02/educacao-reprodutivista. mas também direcionam os alunos para postos diferentes na força do trabalho. A restauração deve ser feita apenas por especialistas. constituído de intervenções mecânicas e químicas. Na educação sempre houve diferenças de classes e continua ainda. muitos não tinham acesso fácil e interesse também. formas de conhecimento.html Outras palavras que serão linkadas ao mesmo item: Comentários (0) Restauração A restauração. com a finalidade de revitalizar o estado físico de um bem cultural e resgatar seus valores históricos e artísticos.blogspot. é um tratamento bem mais complexo do que a conservação e a conservação preventiva.com. Alguns anos depois com o surgimento da escola publica voltada para todos.

informática e telecomunicações.br Comentários (0) . Fonte: http://www.br/pdf/educatec/brito.wikipedia. Disponível em: http://www.pro. tendo como objetivo a predição e o controle da conduta.pdf Comentários (0) T Telemática A telemática pode ser definida como a área do conhecimento humano que reúne um conjunto e o produto da adequada combinação das tecnologias associadas à eletrônica.lynn. tratamento e transmissão da informação.com.org/wiki/Telem%C3%A1tica Comentários (0) Teoria Condutivista Basease de uma psicologia eminentemente prática.dicionarioinformal. http://pt. aplicados aos sistemas de comunicação e sistemas embarcados e que se caracteriza pelo estudo das técnicas para geração. porém apresentando novos produtos derivados destas.As abordagens síncronas são aquelas onde professor e aluno devem estar utilizando o meio no mesmo instante. na qual estão preservadas as características de ambas.

Englobam Psicologia. políticos e cognitivo. na Teoria da Autonomia e Independência Intelectual o ensino está centrado no estudante. Assim a proposta de ensino fica centrada no estudante. dependendo do tipo de abordagem e dos objetivos da pesquisa. Essa é uma teoria que necessita explorar o campo de conhecimento acerca da aprendizagem de adulto. quais caminhos percorrerem para aprender.Teoria da Autonomia e da Independência Teoria da Autonomia e Independência Intelectual. Peters sugeriu que o Ensino a Distância era um produto da sociedade industrial. http://www. Fonte: Wikipédia Comentários (0) Teoria da Industrialização Em 1967. sociais. deve incentivar o auto-didatismo. Folosofia e Sociologia. econômicos. sustentada por Charles A.ufmt. Ou seja. Essa teoria considera que a EaD por lidar com um público de estudantes que é em sua maioria adulto e trabalhador. se na teoria da industrialização o ensino estava centrado na instituição.pdf Comentários (0) Teoria da Comunicação São estudos acad~emicos que pesquisam os efeitos. pois sendo o adulto capaz de decidir sobre o querer estudar. Wedemeyer (1981). cabe ao estudante decidir sobre como estudar. aqui. origens e funcionamento do fenômeno da comunicação social em seus aspectos tecnológicos. Para . será capaz também de decidir sobre como estudar.nead.br/publicacao/download/Gleyva_Tutoria_EaD.

que inclui planejamento sistemático. a produção em massa. tomada de decisões mais descentralizadas e novos valores relativos à qualidade de vida. procedeu a uma comparação entre o Ensino a Distância e o processo de produção industrial.htm Comentários (0) Teoria da Interação A teoria da Interação à Distância combina um sistema “industrial” estruturado.justificar esta ideia. Fonte: http://www. tais como a divisão do trabalho. a normalização e a centralização. na medida em que diferiam consideravelmente de todas as contribuições propostas até essa altura. evoluindo de acordo com as tendências da nova era pós-industrial: emergência de tecnologias mais individualizadas. tentando identificar características comuns.prof2000. Embora Peters não considerasse as suas ideias como uma teoria do Ensino a Distância. Na altura. a mecanização. princípios e valores da sociedade industrial. estas tiveram um impacto bastante significativo. apresentando uma perspectiva bastante interessante sobre o Ensino a Distância. especialização da equipe de trabalho.pt/users/pcavaco/pagina%20pessoal%20ea/doc/Pagina%20Pessoal%20EA95. Peters segue a mesma linha de pensamento ao descrever o modo como o Ensino a Distância deve adaptar-se às mudanças da sociedade industrial. produção em massa de materiais. O Ensino a Distância era uma opção educativa com sucesso na medida em que era compatível com a organização. auto-expressão e interdependência. Peters argumentava que o Ensino a Distância era um produto da sociedade industrializada. auto-realização. Anos mais tarde. automação. bem como utiliza um conjunto completo de TIC’s na . padronização e controle de qualidade.

na elaboração do currículo e do curso e na organização e gerenciamento do programa educacional.pdf Comentários (0) .ufsc.br/files/2010/12/MOTTA-Alexandre2. sendo que a distância passa a ser um fenômeno pedagógico e não apenas uma questão geográfica. com uma relação mais centrada no aluno e interativa do aluno com o professor. 2007).estruturação de cursos. procurando investigar o efeito que esta distância exerce no ensino e no aprendizado. (Moore e Kearsley. Fonte: http://seminarioformprof.