You are on page 1of 7

Universidade Federal de Uberlndia campus Patos de Minas Turma: Engenharia de alimentos Perodo: 2 Disciplina: Qumica Orgnica Professoar: Dra.

. Sabrina Nunes Vieira PRTICA : DENSIDADE DE LQUIDOS ORGNICOS 1) OBJETIVO Determinar a densidade de lquidos orgnicos, conhecer as vidrarias adequadas a estes procedimentos e compreender os fatores que afetam o valor da densidade. 2) INTRODUO Densidade: Materiais homogneos em geral, nas quantidades que habitualmente manipulamos, apresentam uma razo constante entre sua massa e seu volume; a essa razo, que pode ser definida como massa por unidade de volume, chamamos de densidade absoluta ou de massa especfica do material. Representamos a densidade por : =m V ou m=V

Evidentemente, d no mesmo dizer que a massa de um material homogneo proporcional a seu volume, sendo a constante de proporcionalidade chamada de densidade absoluta. So usadas muitas unidades diferentes para a densidade, mas a mais comum g/mL (o mesmo que g/cm). Por exemplo, a massa de 1,00 L de gua 1,00x10 g; sua densidade, ento, 1,00 kg/L = 1,00 g/mL. Densidade relativa de um material a relao entre a massa especfica e a massa especfica de outro material tomada como padro para comparao (a gua a substncia mais usada para essa finalidade; como sua densidade 1,00 g/mL, a densidade relativa de um material em relao gua numericamente igual sua densidade absoluta, pelo menos com os trs ou quatro algarismos significativos que normalmente utilizamos). lquido = mlquido padro mpadro A determinao da densidade de lquidos muito simples, pois podemos medir com relativa facilidade tanto a sua massa como seu volume. J no se pode dizer o mesmo de slidos e de gases, pois precisamos usar tcnicas mais elaboradas para medir a massa dos gases e o volume de slidos. Em geral, para os slidos ou gases, mais simples medir a densidade relativa. Como exerccio, voc pode imaginar mtodos para medir volumes de slidos, massas de gases e densidades relativas.
1

Alm da facilidade mencionada, a densidade de lquidos pode ser medida ainda mais facilmente com a utilizao de densmetros, que so aparelhos de vidro que flutuam nos lquidos e propiciam uma leitura direta da sua densidade em uma escala. No usaremos densmetros neste experimento, porque nossa finalidade aprender a fazer as medidas mais fundamentais. O que estivemos dizendo at aqui sobre densidade presume que a temperatura seja definida e constante. Sabemos que, ao variar a temperatura, o volume dos corpos varia tambm, mas sua massa permanece constante, o que resulta obrigatoriamente em variao de densidade. Por isso, quando se medem ou se fornecem valores de densidade, deve-se informar a que temperatura os valores foram determinados. A Tabela 1 mostra a densidade da gua a vrias temperaturas (o valor mximo de 0,999973 g/cm, a 3,98C), o que lhe dar uma ideia de quanto essa variao. Isso o ajudar a decidir a relevncia de considerar a temperatura nos casos especficos que tiver de resolver. Neste experimento, voc vai realizar medidas de massa, de volumes de lquidos orgnicos e de temperatura.

Tabela 1 Densidade da gua a vrias temperaturas. t (C) 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 (g/cm) 0,99984 0,99994 0,99997 0,99994 0,99985 0,99970 0,99950 0,99924 0,99894 0,99860 0,99820 0,99777 t (C) 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 (g/cm) 0,99730 0,99678 0,99623 0,99565 0,99503 0,99437 0,99369 0,99297 0,99222 0,99144 0,99063 0,98979

2.1) Medidas de volumes De um modo geral, para medidas aproximadas de volume de lquidos, usam-se cilindros graduados ou provetas, enquanto que, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e bales volumtricos, que constituem o chamado material volumtrico. Aparelhos volumtricos so calibrados pelo fabricante e a temperatura padro de calibrao de 20 ou 25C. A medida do volume feita comparando-se o nvel do lquido com os traos marcados na parede do recipiente. A leitura do nvel para lquidos transparentes deve ser feita na tangente ao menisco, estando a linha de viso do operador perpendicular escala graduada, para evitar erro de paralaxe. Com lquidos escuros, a leitura feita na parte superior do menisco.

a.

Picnmetro

O picnmetro uma vidraria especial para estudos de determinao de densidades de lquidos. Tratase de um pequeno frasco de vidro construdo cuidadosamente de forma que o volume do lquido que ser inserido no apresente variao de volume. Ele possui uma abertura larga e uma tampa esmerilhada perfurada como um tubo capilar (figura). Alguns deles podem vir acompanhados de um termmetro para medida de temperatura diretamente no recipiente de anlise.

2.2)

Medidas de massa

As medidas de massa so feitas com balanas, que geralmente so os aparelhos de maior preciso em laboratrios qumicos, e so tambm dos mais delicados.
3

As balanas so usualmente classificadas de acordo com sua preciso, sendo os seguintes os tipos mais comuns: Semi-analtica: Preciso de 10 mg (0,01 g). Capacidade de 300-500 g. Analtica: Preciso de 0,1 mg (0,0001 g). Capacidade 150-200 g. H muitos outros tipos de balanas, com diferente preciso e capacidade. Quanto ao modo como funcionam, as balanas de laboratrio so de dois tipos: mecnicas ou eletrnicas. As balanas mecnicas comparam a massa do que se quer pesar com a massa de pesos padres; hoje em dia quase todas as balanas tm seus pesos dentro de uma caixa fechad a, e eles so colocados sobre o travesso ou retirados por meio de botes externos. As balanas eletrnicas dispem de um sensor de presso colocado sob o prato; a informao eltrica fornecida pelo sensor convertida eletronicamente para leitura direta do peso em um mostrador digital. Balanas eletrnicas so, em geral, muito mais fceis de operar. Voc praticamente s tem que lembrar de coisas bem bsicas, como ligar a balana e verificar o zero (ou zerar) antes de colocar o objeto a ser pesado no prato. possvel, tambm, fazer a operao de tarar um recipiente: produtos qumicos no podem ser colocados diretamente no prato da balana, mas devem ser pesados sobre um pedao de papel manteiga (slidos, apenas!) ou no interior de um frasco de vidro, como um pesa-filtros ou um bquer etc. Suponhamos que se vai usar um pedao de papel: claro que seria necessrio, antes, pesar o papel, para depois subtrair esse peso do total e obter o peso do produto qumico que foi colocado sobre o papel. Nas balanas mecnicas, tem que se fazer isso mesmo, obrigatoriamente (Na verdade, existem balanas mecnicas que tambm possuem sistemas para tarar recipientes, mas estas no so to comuns). Nas eletrnicas, porm, pode-se colocar o papel sobre o prato e zerar a balana com o papel em cima, operao chamada de tarar; ao colocar o produto qumico, o mostrador digital j dar o seu peso, no sendo necessrio subtrair o peso do papel. As balanas mecnicas, em geral, so menos robustas e exigem muito cuidado para sua operao: preciso no se esquecer de usar trava e semi-trava corretamente, jamais pondo ou tirando objetos do prato com a balana destravada, sob a pena de inutilizar o instrumento. Alguns cuidados bsicos para operao de balanas, qualquer que seja seu tipo, incluem: 1. No iniciar uma pesagem se o prato estiver sujo. Com a balana travada, limpar o prato com o pincel. Se o prato estiver molhado, enxugue com o papel higinico e comunique ao professor. 2. No colocar produtos qumicos diretamente no prato. Se cair acidentalmente, trave a balana e limpe com o pincel. Se for lquido, enxugue com papel higinico e comunique ao professor.

3. No se apie sobre a mesa da balana; elas so sensveis ao nivelamento e daro resultados errados se desniveladas. Pela mesma razo, no tira a balana do lugar (no pode nem mesmo arrastar s um pouquinho). 4. Verifique o nvel das balanas antes de iniciar a pesagem. 5. No pesar objetos que estejam molhados pelo lado de fora. 6. No pesar objetos quentes ou frios (pesagens em temperatura diferente da ambiente requerem cuidados especiais). Balanas analticas, aquelas que podem pesar at 0,1 mg, so especialmente sensveis e exigem outros tantos cuidados; seu prato fica encerrado dentro de uma caixa com portas de vidro, para que as correntes de ar no perturbem a pesagem. Geralmente no possvel ler o peso com portas abertas, porque o prato da balana fica oscilando e no produz leitura estvel. Cuidados especiais com balanas analticas: 1. No abrir ou fechar portas da caixa de vidro com a balana destravada. 2. No colocar ou tirar objetos do prato com a balana destravada. 3. No pegar objetos a serem pesados com a mo: a gordura deixada pelos dedos altera o resultado das ultimas casas. Use pinas, ou pegue o objeto com um pedao de papel (voc pode usar o papel como se fosse uma luva, ou pode fazer um anel de papel dobrado e us-lo como um tipo de pina). 4. Nas balanas mecnicas, sempre use a trava ou a meia trava para trocar os pesos maiores, s destravando quando for ajustar o boto dos pesos menores (fraes de grama) aquele que fica do outro lado. Naturalmente, no so apenas esses cuidados que iro garantir uma boa pesagem. Voc tem que usar o bom senso em tudo que faz para obter resultados de qualidade. No caso especfico deste experimento, por exemplo, claro que quando se for pesar o balo volumtrico vazio, ele tem que estar bem seco; no se pode esquecer de incluir a tampa do balo na pesagem e no se pode troc-la quando for pes-lo cheio de lquido. Depois de pesar o balo vazio, voc no pode mais peg-lo com a mo at pes-lo cheio, se estiver usando balana analtica, para no alterar o resultado. No se pode colocar o balo num lugar sujo de sua bancada, porque a sua sujeira pode aderir ao balo e alterar o peso; e assim por diante.

2.3)

Medidas de temperatura

As medidas de temperatura so feitas por leitura direta de um termmetro apropriado. H muitos tipos de termmetro em uso nos laboratrios, mas a grande maioria de mercrio e varia apenas na faixa e na preciso da escala. Os principais cuidados a serem tomados ao efetuar uma medida de temperatura so:

1. Assegurar-se de que todo o bulbo do termmetro esteja mergulhado no meio cuja temperatura se quer medir (na realidade seria necessrio considerar a imerso com que o termmetro foi calibrado, mas o mtodo simplificado apresentado acima satisfatrio). 2. Esperar at que tenha ocorrido equilbrio trmico entre o meio e o bulbo do termmetro antes de efetuar a leitura; melhor ainda fazer vrias leituras a intervalos regulares (de 30 segundos, por exemplo) at que a leitura permanea constante; este valor constante final a temperatura correta.

3) MATERIAL

- Picnmetros; - Pisseta com gua destilada - Pipeta Pasteur; - Acetona; - lcool etlico; - Hexano; - Termmetro; - Balana analtica e semi-analtica; - Bcker de 50 mL

4) EXPERIMENTAL

Temperatura Ambiente Em um local do laboratrio acessvel a todos, ser colocado um termmetro no qual voc dever ler a temperatura ambiente a aproximadamente cada 15 minutos durante todo o tempo que durar o experimento. Cada vez que ler a temperatura, anote esse valor juntamente com o horrio (horas, minutos e segundos) em que foi feita a leitura. Voc dever, depois, fazer uma tabela com esses dados. Horrio (h, min, s) T / oC

gua: Em uma balana analtica eletrnica, pesar o picnmetro (com tampa) previamente limpo. Espere estabilizar e anote os valores de massa. Adicionar com o auxlio de uma pipeta Pasteur gua at a borda. Tampar com cuidado 6

prestando ateno no lquido ascendendo o tubo capilar interno at o topo. Secar o picnmetro na parte externa e pesar novamente. Anotar o peso da gua pela subtrao do peso do picnmetro vazio.

Amostra: Com o picnmetro seco, pes-lo novamente. Adicionar a amostra de lcool etlico seguindo o mesmo procedimento acima. Medir a massa de lcool etlico. Sabendo que o volume de lcool etlico foi o mesmo da gua: dlcool = mlcool x dgua mgua Sabendo da massa de gua, da massa do lcool e da densidade da gua dada a temperatura que ela se encontra (tabela acima) pode-se calcular a densidade relativa do lcool etlico. Fazer o mesmo para a acetona.

5) QUESTIONRIO

1.) O que acontece com o valor da densidade se um experimento para se determinar a densidade da gua fosse realizado temperaturas maiores que a temperatura ambiente? Por que? 2.) Sabe-se que gua e leo no se misturam. Por que quando h vazamento de leo nos oceanos, o leo fica na camada acima da gua? 3.) Qual balana, analtica ou semi-analtica a mais recomendada para se usar no experimento de determinao de densidade da gua, baseado na tabela com os valores apresentados? Por que? 4.) Por que os valores de densidade medidos no so os mesmos valores apresentados nos rtulos dos frascos? 5.) Chegue na frmula apresentada no item amostra baseado em que os volumes medidos de gua e lcool etlico ou gua e acetona so iguais:

6) REFERNCIA BIBLIOGRFICA
- CONSTANTINO, M.G.; SILVA, G.V.J; DONATE, P.M.. Fundamentos de Qumica Experimental. So Paulo, Edusp, 2004. - Baccan, N.; de Andrade, J.C.; Godinho, O.E.S. e Barone, J.S., "Qumica Analtica Quantitativa Elementar", 3 ed., Editora Edgard Blcher Ltda, So Paulo, 2004, p.292. - RANGEL, R.N., Prticas de Fsico-Qumica, 3a. ed., Edgard Blucher, 2006. - CASTELLAN, G. Fundamentos de Fsico-Qumica. Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1986. - ATKINS, P. W., PAULA, J., Fsico-Qumica, Vol. 1, 2 e 3, LTC, 2004.

You might also like